Buscar

simulado climatologia

Prévia do material em texto

1.) (2,0 pontos) De acordo com o esquema abaixo, trace e indique os planos do equador, dos paralelos e os meridianos do planeta Terra. 
2.") (2,0 pontos) Explique a importância das coordenadas de posição para a meteorologia e climatologia agrícola, definindo os conceitos de longitude, latitude e altitude.
A latitude, por sua vez, é a medida angular da distância em graus de um ponto na superfície da Terra em relação ao equador, que é uma linha imaginária que circunda o planeta de leste a oeste. A latitude é medida tanto para norte quanto para sul do equador, variando de 0 a 90 graus.
A altitude é a medida da distância vertical de um ponto na superfície da Terra em relação ao nível do mar. Essa medida é importante para a climatologia agrícola, pois a temperatura, umidade e pressão do ar variam de acordo com a altitude.
Juntas, as medidas de longitude, latitude e altitude permitem que se determine a posição geográfica exata de um determinado ponto na superfície da Terra. Com base nessas informações, os meteorologistas e climatologistas podem fazer previsões sobre as condições climáticas e meteorológicas futuras de uma determinada região, e entender como esses fatores afetam a agricultura local.
3.") (2,0 pontos) De acordo com os movimentos de translação e rotação e a declinação solar se determina
as estações climáticas do ano. Mediante a informação, posicione as respectivas datas e estações do ano.
evidenciando o solstício e o equinócio para o hemisfério sul.
Primavera: começa em 22 ou 23 de setembro no hemisfério sul, no equinócio de primavera. Nesse momento, o sol está diretamente acima da linha do equador, e os dias e noites têm a mesma duração. A primavera termina em 21 ou 22 de dezembro, no solstício de verão.
Verão: começa em 21 ou 22 de dezembro, no solstício de verão, quando o sol atinge sua maior declinação em relação ao equador, estando diretamente acima do Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul. Durante o verão, os dias são mais longos e as noites são mais curtas. O verão termina em 20 ou 21 de março, no equinócio de outono.
Outono: começa em 20 ou 21 de março, no equinócio de outono, quando o sol está novamente diretamente acima da linha do equador. Durante o outono, os dias começam a encurtar e as noites ficam mais longas. O outono termina em 20 ou 21 de junho, no solstício de inverno.
Inverno: começa em 20 ou 21 de junho, no solstício de inverno, quando o sol atinge sua maior declinação em relação ao equador, estando diretamente acima do Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul. Durante o inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas. O inverno termina em 22 ou 23 de setembro, no equinócio de primavera.
4.") (2.0 pontos) "As mudanças climáticas de origem antropogênica influenciam no ciclo hidrológico natural", mediante essa afirmativa relacione essas mudanças na atividade agronômica em função da Meteorologia e Climatologia.
 Exemplo disso se dá na adubação da área e um excesso de Irrigação, que faz com que os moléculas do fertilizante e do agua evaporem para a atmosfera antes mesmo de ser absorvida pelo solo. As moléculas do fertilizantes é mais densas do que a da agua retardando assim as chuvas em determinado local.
5.) (2,0 pontos) Explique quais são os fatores de Macroclima e como eles atuam para a seguinte variabilidade
térmica dos respectivos locais: Cuiabá→ Amplitude térmica mensal entre 8 e 17°C 
Salvador Amplitude térmica mensal entre 3 e 6°C
Os fatores do macroclima são aqueles que influenciam o clima em uma ampla região, como um país ou um continente. Esses fatores incluem latitude, altitude, relevo, maritimidade e massas de ar.
No caso de Cuiabá, a amplitude térmica mensal entre 8 e 17°C pode ser explicada por alguns desses fatores. Cuiabá está localizada em uma região de latitude baixa, próxima à linha do equador, o que significa que recebe uma grande quantidade de radiação solar ao longo do ano. Além disso, a cidade está localizada em uma região de baixa altitude, o que contribui para o aumento da temperatura.
O relevo também pode influenciar a temperatura em Cuiabá. A cidade está localizada em uma região de planalto, rodeada por montanhas, o que pode dificultar a circulação de ar e aumentar a temperatura. Além disso, a região é caracterizada por um clima tropical, com chuvas concentradas no verão e seca no inverno, o que pode contribuir para a variação da temperatura ao longo do ano.
Já em Salvador, a amplitude térmica mensal entre 3 e 6°C é influenciada por outros fatores. Salvador está localizada em uma região de latitude média, o que significa que recebe uma quantidade moderada de radiação solar ao longo do ano. Além disso, a cidade está localizada em uma região de baixa altitude, o que contribui para o aumento da temperatura.
No entanto, a região é caracterizada por um clima tropical úmido, com chuvas ao longo do ano e sem uma estação seca definida. Isso significa que a variação da temperatura ao longo do ano é menor, pois a presença de umidade ajuda a manter a temperatura mais constante. Além disso, Salvador está localizada na costa, o que faz com que a cidade receba a influência da brisa marítima, que pode ajudar a manter a temperatura mais amena.

Continue navegando