Buscar

Teste de Bowie Dick

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teste de Bowie & Dick 
O Teste Bowie & Dick precisa de uma folha-teste, que serve como indicador químico tipo 2 sem chumbo, que é sensível ao vapor, ele fica posicionado dentro de um pacote ao meio de vários papéis,. Este “cenário” simula uma situação real de uma carga com alto grau de dificuldade de penetração e esterilização, portanto opera com uma margem de segurança para a qualificação da eficiência da autoclave testada. O pacote-teste tipo Bowie & Dick é colocado na bandeja, sozinho, o mais próximo possível do dreno, dentro da câmara e inox, para ser submetido ao processo de esterilização, com 3 pré-vácuos, pressão de 2,3 kPa a 134°C, durante 3,5 minutos.
Depois de submetido ao ciclo de esterilização, a qualificação se dá quando constatada mudança uniforme de coloração, de acordo com a prescrição do fabricante do Teste Tipo B&D. Caso se constatem áreas com manchas de coloração mais claras e/ou esfumaçadas nas linhas escuras da folha-teste, isso indicaria falha no sistema de remoção do ar e falha na penetração do agente esterilizante (VAPOR) e a autoclave, neste caso, não pode e nem deve ser utilizada, pois não estaria qualificada para o processo.
Esse teste foi desenvolvido para testar a eficiência da remoção de ar pela bomba de vácuo e para monitorar autoclaves com pré e pós-vácuo. São calibrados para reagir (corar) aos tempos de 134 graus por 3,5 minutos ou 121 graus de 16,9 minutos. A tinta é isenta de chumbo e metais pesados desenvolvidos em conformidades com a norma ISO 11.140 partes 1,3,4,5

Outros materiais