Buscar

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudos – Ciência Sociais
1) Quais as diferenças entre o conhecimento sociológico formal e o senso comum?
O conhecimento no senso comum seriam as representações que podem ser construídas no decorrer da vida, baseados em uma realidade local e cotidiana tendo sido efetuadas sem método nem crítica é um conhecimento rico, porém desarticulado e não sistemático, destituído de valor científico, Já o conhecimento sociológico formal, por sua vez exige que o conhecimento esteja subordinado a regras rigorosas do discurso responsável, considerando uma multiplicidade de mundos, e o sentido atribuído à vida humana seus eventos e circunstâncias. ainda que isso não seja possível totalmente, uma vez que o sociólogo enquanto pesquisador não consegue desligar-se completamente do objeto que busca compreender pelo fato de ele mesmo estar inserido em seu objeto. e não consegue também afastar completamente as noções do senso comum uma vez que as interações a serem estudadas pela sociologia formal já foram analisadas e nominadas pelo senso comum, tornando-se também produto desse. 
 
2) O que são os fatos sociais para Durkheim?
São um conjunto de representações coletivas, compreendem os modos como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia, sua organização, moeda, idioma, são os valores de uma sociedade. Valores que se constituem enquanto uma convenção, possuem uma realidade objetiva e determinista, independente do sentimento ou da importância que alguém individualmente lhes dá.
3) Qual a perspectiva de Durkheim sobre o suicídio? Diz respeito a uma permanência estrutural ou ele diz sobre a importância das variações individuais?
Drurkhein acredita no suicidio como um fato social , tendo 3 tipos o egoísta, o altruísta e o anômico, e para ele as variações individuais são meras ressonâncias do estado moral da sociedade 
4) O que é a imaginação sociológica?
A imaginação sociológica é a capacidade que temos de enxergar a realidade que estamos vivendo enquanto um cenário amplo, possibilitando-nos transitar entre perspectivas que nos permitem compreender a história e a biografia e a relação entre ambas dentro de uma sociedade. Nos leva a questionar a estrutura da sociedade, sua posição diante da história humana e que variedades de homens dominam essa sociedade, é compreender as transformações sociais e a forma como essas se relacionam com as características individuais se fundamenta na necessidade de conhecer o sentido social e histórico do indivíduo no período em que este existe . É por meio da imaginação sociológica que buscamos compreender o mundo e a nós mesmos. 
 
5) Quais são os tipos de dominações para Weber?
A dominação para Weber um estado de coisas onde uma vontade manifesta do dominador ou dos dominadores exerce tamanha influência sobre os atos de outros, de forma a ser tão socialmente relevante, estes atos atuam sobre os dominados como se esses tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência). A dominação pode ser legal, tradicional ou carismática 
6) O que seriam as ações sociais para Weber? E a sociologia compreensiva? 
A ação é definida por Weber como toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ação. Quando tal orientação tem em vista a ação de outros agentes que podem ser “individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos” a ação passa a ser definida como social. 
Pode ser racional - com relação a fins, objetivos prévios 
Racional - com relação a valores - relacionado a valores 
Afetiva - com relação a passividades amor, ódio 
Tradicional - baseado na cultura tradição 
A sociologia compreensiva busca compreender e interpretar a ação social, o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida a outro não se propondo a julgar a validez de tais atos nem a compreender o agente enquanto pessoa. Compreender uma ação é captar e interpretar sua conexão de sentido, que será mais ou menos evidente para o sociólogo.