Buscar

Ponto 4 - Atos, termos, prazos e nulidades processuais

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCS
FACULDADE DE DIREITO - FDIR
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Professor: Dr. Daniel Queiroz Pereira
ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS
 
1
1
1
I – Atos processuais
● Conceito: “O ato processual constitui-se numa espécie de ato jurídico que objetiva a constituição, a conservação, o desenvolvimento, a modificação ou a extinção da relação processual” (Renato Saraiva).
● Praticado pelas parte, pelo juiz ou pelos órgãos auxiliares da Justiça.
I.1 – Classificação:
 Corrente objetiva: postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e atos de provimento (sentenças, despachos e decisões interlocutórias).
b) Corrente subjetiva: atos da parte (art. 200 CPC), do juiz (art. 203 CPC) e dos órgãos auxiliares da justiça (art. 206 CPC).
- Art. 200 CPC.  Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais.
- Art. 203 CPC.  Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.
- Art. 206 CPC.  Ao receber a petição inicial de processo, o escrivão ou o chefe de secretaria a autuará, mencionando o juízo, a natureza do processo, o número de seu registro, os nomes das partes e a data de seu início, e procederá do mesmo modo em relação aos volumes em formação.
2
I.2 – Comunicação dos atos:
- Citação: Art. 238 CPC.  Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.
- Intimação: Art. 269 CPC.  Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.
- Notificação (manifestação formal de vontade): Art. 726 CPC.  Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.
- Art. 841 CLT. Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias.
§ 1º - A notificação será feita em registro postal com franquia. Se o reclamado criar embaraços ao seu recebimento ou não for encontrado, far-se-á a notificação por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juízo.
§ 2º - O reclamante será notificado no ato da apresentação da reclamação ou na forma do parágrafo anterior.
§ 3º - Oferecida a contestação, ainda que eletronicamente, o reclamante não poderá, sem o consentimento do reclamado, desistir da ação (Parágrafo inserido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
 
3
- Súm. 16 TST: NOTIFICAÇÃO (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
Presume-se recebida a notificação 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu não-recebimento ou a entrega após o decurso desse prazo constitui ônus de prova do destinatário.
- Art. 1º. do Decreto-Lei nº. 779/69: Nos processos perante a Justiça do Trabalho, constituem privilégio da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das autarquias ou fundações de direito público federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica: [...] II - o quádruplo do prazo fixado no artigo 841, "in fine", da Consolidação das Leis do Trabalho.
- Art. 247 CPC.  A citação será feita pelo correio para qualquer comarca do país, exceto: [...] III - quando o citando for pessoa de direito público.
- Citação por hora certa no processo de conhecimento: arts. 252 a 254 CPC
● Art. 252 CPC.  Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.
- Procedimento sumaríssimo: Art. 852-B CLT. Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo: [...] II - não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado (Mantido o texto pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
● Local incerto e não sabido: conversão do procedimento sumaríssimo em ordinário.
4
- Reclamado no exterior: carta rogatória (arts. 260 e segs CPC).
- Reclamado em comarca ou seção judiciária fora da jurisdição territorial do órgão jurisdicional: notificação postal (art. 247 CPC) ou carta precatória (arts. 260 e segs CPC).
- Testemunhas: Art. 825 CLT. As testemunhas comparecerão a audiência independentemente de notificação ou intimação. (Mantido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467)
Art. 852-H CLT. Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, ainda que não requeridas previamente [...] § 2º As testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação (Mantido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
- Intimação da sentença proferida em audiência e prazo recursal:
● Art. 851 CLT. Os tramites de instrução e julgamento da reclamação serão resumidos em ata, de que constará, na íntegra, a decisão [...] 
§ 2º - A ata será, pelo presidente ou juiz, junta ao processo, devidamente assinada, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, contado da audiência de julgamento, e assinada pelos juízes classistas presentes à mesma audiência (Mantido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
● Súmula nº 30 do TST. INTIMAÇÃO DA SENTENÇA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Quando não juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audiência de julgamento (art. 851, § 2º, da CLT), o prazo para recurso será contado da data em que a parte receber a intimação da sentença.
 
5
I.3 - Publicidade dos atos processuais:
● Art. 93 CRFB/88. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios: [...]
IX - todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação; 
X - as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros [...].
● Art. 770 CLT. Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. (Mantido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467)
● Exceções: preservação do direito à intimidade da parte; discriminação por motivo de doença; sexo; discussão relativa a atos de improbidade praticados pelo obreiro; assédio moral ou sexual etc.
I.4 - Ato processual por fac-símile:
● Art. 2o da Lei 9.800/99: A utilização de sistema de transmissão de dados e imagens não prejudica o cumprimento dos prazos, devendo os originais ser entregues em juízo, necessariamente, até cinco dias da data de seu término.
● Súm. 387 TST – 08/03/2017. Recurso. Fac-símile. Contagem do prazo recursal. Lei 9.800/1999, art. 2º. CPC, art. 184. CPC/2015, art. 224 [...] III - Não se tratando a juntada dos originais de ato que dependa de notificação, pois a parte, ao interpor o recurso, já tem ciência de seu ônus processual, não se aplica a regra do art. 224 do CPC de 2015 (CPC, art. 184 - CPC de 1973) quanto ao dies a quo, podendo coincidir com sábado, domingo ou feriado. (ex-OJ 337 da SBDI-1 - in fine - DJ 04/05/2004).
6
I.5 - Ato processual por correio eletrônico (e-mail):
● IN 28 TST;
● Permitiu àspartes, advogados e peritos a utilização do e-mail para a prática dos atos processuais que dependiam exclusivamente de petição escrita na Justiça do Trabalho;
● Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC);
● Dispensa da apresentação dos originais ou de fotocópias autenticadas das petições transmitidas por e-mail;
● Acesso ao sistema → utilização de identidade digital (Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil) e do cadastramento prévio.
I.6 – Processo eletrônico
- Lei nº. 11.419/06: informatização do processo judicial.
- Art. 1º, § 1º da Lei nº. 11.419/06: Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdição.
- Pela referida lei, os tribunais poderão criar Diários de Justiça eletrônicos, disponibilizando em sítio da rede mundial de computadores, a publicação de atos judiciais e administrativos próprios. Deste modo, nos processos eletrônicos, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico.
- Art. 4º da Lei nº. 11.419/06: Os tribunais poderão criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral. [...]
§ 3º Considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
- Art. 556, parágrafo único, CPC/73; Art. 943 CPC/2015. Os votos, os acórdãos e os demais atos processuais podem ser registrados em documento eletrônico inviolável e assinados eletronicamente, na forma da lei, devendo ser impressos para juntada aos autos do processo quando este não for eletrônico (Grifei). 
- Art. 10 da Lei nº. 11.419/06. A distribuição da petição inicial e a juntada da contestação, dos recursos e das petições em geral, todos em formato digital, nos autos de processo eletrônico, podem ser feitas diretamente pelos advogados públicos e privados, sem necessidade da intervenção do cartório ou secretaria judicial, situação em que a autuação deverá se dar de forma automática, fornecendo-se recibo eletrônico de protocolo.
§ 1º Quando o ato processual tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição eletrônica, serão considerados tempestivos os efetivados até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia.
§ 2º No caso do § 1º deste artigo, se o Sistema do Poder Judiciário se tornar indisponível por motivo técnico, o prazo fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil seguinte à resolução do problema.
§ 3º Os órgãos do Poder Judiciário deverão manter equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores à disposição dos interessados para distribuição de peças processuais.
- Art. 11, § 1º da Lei nº. 11.419/06. Os extratos digitais e os documentos digitalizados e juntados aos autos pelos órgãos da Justiça e seus auxiliares, pelo Ministério Público e seus auxiliares, pelas procuradorias, pelas autoridades policiais, pelas repartições públicas em geral e por advogados públicos e privados têm a mesma força probante dos originais, ressalvada a alegação motivada e fundamentada de adulteração antes ou durante o processo de digitalização.
II – Termos processuais
- Conceito: termo é a redução escrita de determinado ato processual.
- Art. 771 CLT. Os atos e termos processuais poderão ser escritos a tinta, datilografados ou a carimbo.
- Art. 772 CLT. Os atos e termos processuais, que devam ser assinados pelas partes interessadas, quando estas, por motivo justificado, não possam fazê-lo, serão firmados a rogo, na presença de 2 (duas) testemunhas, sempre que não houver procurador legalmente constituído.
 Art. 773 CLT. Os termos relativos ao movimento dos processos constarão de simples notas, datadas e rubricadas pelos secretários ou escrivães (Mantidos pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
- Art. 209 CPC.  Os atos e os termos do processo serão assinados pelas pessoas que neles intervierem, todavia, quando essas não puderem ou não quiserem firmá-los, o escrivão ou o chefe de secretaria certificará a ocorrência.
§ 1o Quando se tratar de processo total ou parcialmente documentado em autos eletrônicos, os atos processuais praticados na presença do juiz poderão ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em arquivo eletrônico inviolável, na forma da lei, mediante registro em termo, que será assinado digitalmente pelo juiz e pelo escrivão ou chefe de secretaria, bem como pelos advogados das partes.
§ 2o Na hipótese do § 1o, eventuais contradições na transcrição deverão ser suscitadas oralmente no momento de realização do ato, sob pena de preclusão, devendo o juiz decidir de plano e ordenar o registro, no termo, da alegação e da decisão.
 
9
III – Prazos processuais
III.1 – Classificação:
 Quanto à origem da fixação: legais, judiciais e convencionais 
• Art. 313 CPC. Suspende-se o processo: [...] II - pela convenção das partes.
b) Quanto à natureza:
b.1) dilatórios: são os que admitem prorrogação pelo juiz em vista da solicitação da parte, permitindo-se ao interessado dispor do prazo para a prática de ato específico; 
• Art. 139 CPC.  O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe: [...] VI - dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;
• Também os prazos convencionais: Art. 222 CPC.  Na comarca, seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até 2 (dois) meses.
b.2) peremptórios: são os prazos fatais, insuscetíveis de prorrogação, decorrendo de normas imperativas, de ordem pública, não podendo ser objeto de convenção entre as partes;
• Art. 222, § 1o CPC. Ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes.
10
10
c) Quanto aos destinatários:
c.1) próprios: são os destinados às partes, sejam os previstos em lei, sejam os fixados pelo juiz, sempre sujeitos à preclusão;
c.2) impróprios: são os fixados pelo ordenamento jurídico e destinados aos juízes e servidores do Poder Judiciário, não sujeitos à preclusão.
III.2 – Contagem dos prazos
 Art. 774 CLT. Salvo disposição em contrário, os prazos previstos neste Título contam-se, conforme o caso, a partir da data em que for feita pessoalmente, ou recebida a notificação, daquela em que for publicado o edital no jornal oficial ou no que publicar o expediente da Justiça do Trabalho, ou, ainda, daquela em que for afixado o edital na sede da Junta, Juízo ou Tribunal.            
Parágrafo único - Tratando-se de notificação postal, no caso de não ser encontrado o destinatário ou no de recusa de recebimento, o Correio ficará obrigado, sob pena de responsabilidade do servidor, a devolvê-la, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, ao Tribunal de origem (Mantido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
 Art. 775 CLT. Os prazos estabelecidos neste Título contam-se com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, e são contínuos e irreleváveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessário pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de força maior, devidamente comprovada.             
Parágrafo único - Os prazos que se vencerem em sábado, domingo ou dia feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte (Alterado pela Reforma Trabalhista Lei 13.467).
 
11
11
- Nova redação: Art. 775 CLT. Os prazos estabelecidos neste Título serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento. 
§1º. Os prazos podem ser prorrogados, pelo tempo estritamente necessário, nas seguintes hipóteses:
I- quando o juízo entender necessário; 
II- em virtude de força maior devidamente comprovada. 
§2º. Ao juízo incumbe dilatar os prazos processuaise alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-se às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito.
● Art. 219 CPC. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis.
- Início do prazo: no momento em que o interessado toma conhecimento ou ciência do ato processual a ser realizado.
- Início da contagem do prazo: acontece no dia útil seguinte ao início do prazo (exclui-se o dia do começo e inclui-se o do vencimento) → prazos contínuos e irreleváveis (art. 775 CLT).
• Não aplicação ao Processo do Trabalho do art. 219 do CPC: “Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis” (entendimento anterior à Reforma Trabalhista Lei 13.467/2017).
. 
12
- Súm. 262 TST: PRAZO JUDICIAL. NOTIFICAÇÃO OU INTIMAÇÃO EM SÁBADO. RECESSO FORENSE. (redação do item II alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 19.05.2014)
I - Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará no primeiro dia útil imediato e a contagem, no subsequente.
II - O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho suspendem os prazos recursais.
- Súm. 01 TST: PRAZO JUDICIAL (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003.
Quando a intimação tiver lugar na sexta-feira, ou a publicação com efeito de intimação for feita nesse dia, o prazo judicial será contado da segunda-feira imediata, inclusive, salvo se não houver expediente, caso em que fluirá no dia útil que se seguir.
Súm. 100 TST:   AÇÃO RESCISÓRIA. DECADÊNCIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 13, 16, 79, 102, 104, 122 e 145 da SBDI-2) - Res. 137/2005, DJ 22, 23 e 24.08.2005 [...].
IX - Prorroga-se até o primeiro dia útil, imediatamente subseqüente, o prazo decadencial para ajuizamento de ação rescisória quando expira em férias forenses, feriados, finais de semana ou em dia em que não houver expediente forense. Aplicação do art. 775 da CLT. (ex-OJ nº 13 da SBDI-2 - inserida em 20.09.2000) [...].
13
13
 Súm. 385 TST: FERIADO LOCAL. AUSÊNCIA DE EXPEDIENTE FORENSE. PRAZO RECURSAL. PRORROGAÇÃO. COMPROVAÇÃO. NECESSIDADE ATO ADMINISTRATIVO DO JUÍZO “A QUO” (redação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 
I – Incumbe à parte o ônus de provar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local que autorize a prorrogação do prazo recursal.
II – Na hipótese de feriado forense, incumbirá à autoridade que proferir a decisão de admissibilidade certificar o expediente nos autos.
III – Na hipótese do inciso II, admite-se a reconsideração da análise da tempestividade do recurso, mediante prova documental superveniente, em Agravo Regimental, Agravo de Instrumento ou Embargos de Declaração.
 Art. 221 CPC.  Suspende-se o curso do prazo por obstáculo criado em detrimento da parte ou ocorrendo qualquer das hipóteses do art. 313, devendo o prazo ser restituído por tempo igual ao que faltava para sua complementação.
- Art. 313 CPC.  Suspende-se o processo:
I - pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;
II - pela convenção das partes;
III - pela arguição de impedimento ou de suspeição;
IV- pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;
V - quando a sentença de mérito:
a) depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente;
14
14
b) tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo;
VI - por motivo de força maior;
VII - quando se discutir em juízo questão decorrente de acidentes e fatos da navegação de competência do Tribunal Marítimo;
VIII - nos demais casos que este Código regula.
IX - pelo parto ou pela concessão de adoção, quando a advogada responsável pelo processo constituir a única patrona da causa;
X - quando o advogado responsável pelo processo constituir o único patrono da causa e tornar-se pai.
• Não devolução dos autos em Cartório em se tratando de prazos sucessivos → devolução integral do prazo.
- Art. 62 da Lei nº. 5.010/66. Além dos fixados em lei, serão feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores:
I - os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive;
II - os dias da Semana Santa, compreendidos entre a quarta-feira e o Domingo de Páscoa;
III - os dias de segunda e têrça-feira de Carnaval;
IV - os dias 11 de agosto, 1º e 2 de novembro e 8 de dezembro. 
 Art. 229 CPC. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.
15
15
- OJ 310 SDI – I do TST: LITISCONSORTES. PROCURADORES DISTINTOS. PRAZO EM DOBRO. ART. 229, CAPUT E §§ 1o E 2o DO CPC DE 2015. ART. 191 DO CPC DE 1973. INAPLICÁVEL AO PROCESSO DO TRABALHO. (atualizada redação pela Resolução n. 208 do TST, de 19.04.2016.
Inaplicável ao processo do trabalho a regra contida no art. 229, caput e §§ 1º e 2º do CPC de 2015 (art. 191 do CPC de 1973)  em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente.
Questões:
INSTITUTO AOCP - 2018 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Técnico Judiciário - Área Administrativa: Com base nos atos e prazos processuais estabelecidos na Consolidação das Leis Trabalhistas e pautados na Lei nº 13.467/2017, assinale a alternativa correta.
a) Os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 8 (oito) às 18 (dezoito) horas.
b) Os prazos serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.
c) Os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 18 (dezoito) horas.
d) Os prazos serão contados em dias úteis, com inclusão do dia do começo e exclusão do dia do vencimento.
e) Os prazos são contínuos, contados com a exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.
TRT 2R (SP) - 2016 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Juiz do Trabalho Substituto: Assinale a assertiva INCORRETA:
a) Se o reclamado criar embaraços ao recebimento da notificação de reclamação trabalhista ou não for encontrado, far-se-á a notificação por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Vara ou Juízo.
b) Nos processos de exclusiva alçada das Varas do Trabalho, será dispensável, a juízo do Juiz instrutor, o resumo dos depoimentos, devendo constar da ata a sua conclusão quanto à matéria de fato.
c) A ata será, pelo juiz, junta ao processo, devidamente assinada, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, contado da audiência de julgamento.
d) Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por quem lhe tenha parentesco por consangüinidade ou afinidade até o terceiro grau civil.
e) É possível estabelecer, no termo de conciliação celebrado em dissídio trabalhista, como condição, que a parte que não o cumprir ficará obrigada a satisfazer integralmente o pedido, sem prejuízo do cumprimento do acordo.
FCC - 2016 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário – Administrativa: Na reclamatória movida por Hércules em face da empresa Delírios Artísticos e Produções Culturais, o Juiz designou audiência trabalhista UNA para sexta-feira às 18h30min, intimando as partes para o comparecimento, sob as penalidades legais cabíveis em caso de ausência. Conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho, o horário para realização do referido ato processual e o tempo máximo de duração será, respectivamente, das
a) 8 às 20 horas, com cincohoras seguidas, exceto quando houver matéria urgente.
b) 8 às 18 horas, com cinco horas seguidas, salvo quando houver matéria urgente.
c) 6 às 18 horas, com três horas seguidas, mesmo quando houver matéria urgente.
d) 9 às 18 horas, com três horas seguidas, independente da urgência da matéria.
e) 11 às 19 horas, com duas horas seguidas, ainda quando houver matéria urgente.
IV – Nulidades processuais
Princípios:
a) da instrumentalidade das formas ou da finalidade:
• Art. 188 CPC. Os atos e os termos processuais independem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a exigir, considerando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
b) do prejuízo ou da transcendência:
• Art. 794 CLT. Nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuízo às partes litigantes. (Mantido pela Reforma Trabalhista Lei 13.467)
c) da convalidação ou da preclusão:
• Art. 795 CLT. As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argüi-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos. (Mantido pela Reforma Trabalhista)
d) da economia processual:
• Art. 796 CLT. A nulidade não será pronunciada: a) quando for possível suprir-se a falta ou repetir-se o ato […]. (Mantido pela Reforma trabalhista)
• Art. 797 CLT. O juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarará os atos a que ela se estende.
(Mantido pela Reforma Trabalhista)
e) do interesse:
• Art. 796 CLT. A nulidade não será pronunciada: [...] b) quando argüida por quem lhe tiver dado causa. (Mantido pela Reforma Trabalhista)
f) da utilidade:
• Art. 798 CLT. A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam conseqüência. (Mantido pela Reforma Trabalhista)
 
18
18

Continue navegando