Buscar

Tricomoníase: Infecção Sexualmente Transmissível

Prévia do material em texto

@enfermeiraestuda_
TRICOMONÍASE
É uma Infecção Sexualmente Transmissível que pode acometer pessoas de ambos os sexos. Ela é provocada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis, que infecta apenas o ser humano.
Geralmente, esse protozoário se abriga na vagina ou na uretra, entretanto, sua presença também pode ser identificada em outras partes do sistema genital e urinário.
Transmissão: relação sexual desprotegida, toalhas, assentos sanitários, ou qualquer objeto íntimo que teve contato com a secreção contaminada (esse protozoário sobrevive a ambiente extravaginal)
Nas mulheres, a parte mais afetada do corpo é o trato genital inferior (vulva, vagina, colo do útero ou uretra). Nos homens, a parte do corpo mais comumente afetada é o interior do pênis (uretra).
Sintomas
· dor ou ardência na hora de urinar
· corrimento com odor
· alteração de cor no corrimento feminino (para amarelado ou esverdeado)
· coceira genital
· inchaço e vermelhidão genital
· dor durante as relações sexuais
· febre baixa
Os sintomas de tricomoníase em homens incluem: Corrimento esbranquiçado leve, Irritação na parte interna do pênis, Ardor ao urinar ou ejacular.
Mulheres grávidas também podem contrair a tricomoníase. A condição pode trazer alguns riscos, como:
· Parto prematuro
· Bebê nascer com pouco peso
· Transmissão da infecção para o bebê no nascimento
Diagnóstico
Realização de exames de rotina como Papanicolau, onde será observado se a mulher possui corrimento amarelado e odor forte na vagina.
Tanto para homens quanto para mulheres será necessário realizar alguns exames laboratoriais, como coleta de secreções, PCR ou exame de sangue para confirmar o diagnóstico da tricomoníase.
Tratamento 
Metronidazol 500 mg por 7 dias, ou dose única de 2g. (Gestantes também podem usar). Tinidazol dose única, mas para gestantes ele é CONTRAINDICADO.
@enfermeiraestuda_

Mais conteúdos dessa disciplina