Buscar

Atividade contextualizada unitarias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada
Operações unitárias
Nome: Rafaela Calixto De Macedo
Matricula:01331228
Curso: farmácia 
A biotecnologia é compreendida como alguma aplicação tecnológica que disponha de sistemas biológicos, organismos vivos ou procedentes deles, para fazer ou transformar produtos ou processos para usos específicos.
A indústria farmacêutica tem como objetivo produzir medicamentos seguros e eficazes, com bastante eficiência e rentabilidade, e para atingir esses objetivos é necessário a formação de uma equipe multidisciplinar e qualificada representada por especialistas com qualificações em ciências farmacêuticas, biotecnologias, químicas, e engenharia, sendo imprescindível também a formação de equipe para atuar em outras partes integrantes de uma empresa de fabricação de produtos inovadores incluindo pesquisas, desenvolvimento, fabricação e distribuição.
Os biofarmacos são medicamento produzidos por meio de biossíntese em células vivas, ou seja, da produção de compostos químicos por seres vivos. Também chamado dos de fármacos biológicos, a produção desses compostos acontece via processo biotecnológicos, geralmente por meio de manipulação de moléculas de proteína de tamanho relativamente presentes em todas as nossas células e são peças chave nos mais diversos processos biológicos, e também compostos por uma combinação chamadas aminoácidos.
Os métodos se produção biotecnologia fornecem versões mais seguras de tratamentos existente em qualidades ilimitadas que podem ser realizadas por meio de um organismo OMG ou seja um organismo que possui uma alteração no seu material genético, como por exemplo, o aumento de produção de uma proteína de interesse. Tanto biossimilares quando ao medicamento de referencia podem ser produzidos através da OGMs. Um método típico de biotecnologia aplicado na produção de proteínas recombinantes, ou seja, uma molécula de DNA composta por fragmentos de informações genéticas de organismo, pois o processo, o gene de interesse é transferido para um vetor apropriado e inserido diretamente em um hospedeiro de uma célula eucariótica capaz de replicar as moléculas.
A próxima etapa é escalonas a produção de moléculas de interesse afim de obter grandes quantidades da mesma. Nesse processo geralmente são utilizados os biorreatores industriais que aumentam o processo de produção de proteína para atingir a formulação que será comercializada, o produto das células nos biorreatores deve ser purificado com técnicas de alta qualidade, com intuito de obter a molécula no seu estado mais puro.
A etapa final é a formulação do produto que será comercializado, ou seja, a molécula será estabilizada, processada e envasada, afim de ser comercializada, após o processo de crescimento a proteína desejada é isolada das células e também dos meios de crescimento utilizando vários recursos tecnológicos o de filtragem que é isolado para isolar e purificar as proteínas com base em seu tamanho, peso molecular e carga elétrica. A proteína purificada é tipicamente misturada com uma solução estéril que pode ser injetada ou fundida, suas etapas finais são preencher frascos ou seringas com doses individuais do medicamento consumado, rotula-los, embala-los e disponibiliza-los para mercado.
O controle rigoroso necessário para estabilizar e garantir e a qualidade e consistência do produto final que são temperaturas, PH, concentração de nutrientes e níveis de oxigênio. E os testes frequentes para evitar a contaminação por bactérias, leveduras e outros micro-organismos.
Referências bibliográficas:
INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA QUÍMICA E BIOTECNOLÓGICA. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/F9q8t7q49KN3brwzNptkjGf/?format=html&lang=pt acesso em 23 de maio de 2022. 
ESTRATÉGIA NACIONAL DE BIOTECNOLOGIA. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rsp/2006.v40n5/938-940/pt/ acesso em 23 de maio de 2022.

Continue navegando