Buscar

Indicações absolutas de cesáreas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

# A cesárea necessária
Sâmela Laura
1 - Desproporção cefalopélvica
Durante o processo de trabalho de parto ativo (não é diagnóstico de pré-natal), é visto através do toque vaginal, que o bebê não passa de um certo ponto da pelve, apesar das boas contrações, da mudança de posição. 
Obs: mulher que fica deitada muito tempo durante seu trabalho de parto, bebê fica mal posicionado. Por isso é importante se movimentar durante o trabalho de parto.
O que acontece no Brasil, é de mulheres tendo esse diagnóstico de bacia pequena ou bebê grande demais (ou outra coisa) durante o pré-natal.
2 - Placenta Prévia 
É aquela em que a placenta, durante o parto, está antes do bebê. Ela pode estar entre a cabeça do bebê/bumbum/ombro e o colo da mãe. A placenta prévia real que não mudou de posição, indicação cesariana fora de trabalho de parto (por volta das 37 semanas).
Como a placenta é constituída basicamente por sangue para nutrição do bebê, e ela estando colada no colo, quando o colo começa a dilatar, pode causar uma hemorragia.
Placenta baixa que pode estar no colo durante a gestação, mas isso pode se alterar devido às alterações que acontecem no útero mudando a placenta de lugar.
3 - Herpes Genital Ativo no momento do trabalho de parto
Herpes tem que estar com lesões ativas capazes de transmitir o vírus na vulva ou na vagina, durante o trabalho de parto ativo para que a cesariana seja indicada. só se tiver LESÃO! pois pode transmitir para o bebê. 
Isso é diferente da HPV (a não ser que a lesão seja tão grande que impeça a passagem do bebê).
4 - Descolamento prematuro de placenta (DPP)
DPP com o feto vivo (pode acontecer óbito fetal), a indicação é extração fetal mais rápido possível. Se o bebê está praticamente na vulva, coroando pra nascer (questão de segundos/minutos pra nascer), pode tentar o parto vaginal. Mas caso a dilatação esteja incompleta, não está em trabalho de parto, ou está em trabalho de parto inicial ou final mas o bebê está muito alto e tem sinais e sintomas de DPP, a indicação é cesariana para retirar o bebê o mais rápido possível. 
5 - Apresentação Córmica
Bebê transverso. O bebê dentro do útero da mãe pode estar de duas formas: vertical (acompanhando o útero, de cabeça pra baixo ou sentado) ou horizontal (cruzado na barriga da mãe, e no toque vaginal não vemos a cabeça ou bumbum do bebê, mas o ombro, apresentação córmica). Não tem como bebê passar. Tem bebê transversos com 28, 30 semanas
Apenas 1% dos bebês vão ficar transverso até o final.
E bebê pélvico? É indicação absoluta de cesárea? Absoluta não, mas vai depender da experiência da equipe, história da mãe. 
6 - Inserção velamentosa de cordão
É quando identifica durante o pré-natal, parâmetro que é identificado na USG. Cesariana nesse caso é indicada pois não podemos excluir a vasa-prévia (vaso que fica ali na frente e pode se romper quando a bolsa rompe, podendo sangrar)
7 - Prolapso de cordão
Condição rara em que o cordão vai na frente do bebê, ele por sair pode ser comprimido pela cabeça do bebê, bumbum, interrompendo o fluxo de sangue para o bb. Tem algumas manobras para tentar resolver e retirar o bebê imediatamente.
8 - Cesariana anterior ou cirurgia anterior de retirada de mioma
Mulher não pode entrar em trabalho de parto pois pode causar uma ruptura anterior.
Uma cesariana anterior - estudos mostram que 18 meses entre um parto e outro e quando só se tem uma cesariana, a chance de ruptura é baixa, podendo ser possível parto normal.
Duas cesarianas anteriores - é discutível, é possível ter parto normal.
Cesariana corporal - é na vertical, pra cima, chega perto do umbigo (ao invés da linha do biquíni). Indicação absoluta de cesárea pois pode ter uma ruptura uterina. 
9 - Parada de Progressão
É quando apesar das medidas habituais, e apesar de dar tempo e espaço e garantir a segurança do ambiente para que a mulher se sinta segura e tranquila, apesar de tudo isso, o parto não está evoluindo, mulher não está dilatando, bebê não está descendo. Por que isso está acontecendo? será que por que o bebê é grande, a passagem está obstruída devido uma questão mecânica de posição? 
O que acontece é que as pessoas não têm a paciência de esperar pois querem colocar o parto em tabela.. não espera o tempo da mulher e bebê.
10 - Frequência cardíaca fetal não tranquilizadora (sofrimento fetal)
Não necessariamente um bebê que não está com uma frequência cardíaca fetal esperado pra aquele momento, significa que está em sofrimento fetal. Mas precisamos avaliar bem o caso.
Qualquer cirurgia tem risco!!!!!! É importante ter essas indicações absolutas na ponta da língua.

Outros materiais