Buscar

Prévia do material em texto

Alunas: Francisca Emanuele 01326683 e Sarah Rachel 01317415
1- Elabore um quadro comparativo das espécies de inconstitucionalidades abaixo e apresente um exemplo prático (hipotético ou real) de cada uma delas: Inconstitucionalidade material x Inconstitucionalidade formal, lnconstitucionalidade por ação x Inconstitucionalidade por omissão, Inconstitucionalidade total x lnconstltucionalidade parcial, Inconstitucionalidade direta x Inconstitucionalidade indireta, lnconstituclonalidade originária x Inconstitucionalidade superveniente.
	Inconstitucionalidade Formal
	Inconstitucionalidade Material
	Se configura quando alguns dos requisitos procedimentais de elaboração normativa é desrespeitado.
	Se apresenta quando a violação é ao conteúdo da constituição.
	Ex: Pressuposto de relevância e urgência da medida provisória, constantemente desrespeitado hodiernamente.
	Ex: Permitir a exploração do trabalho em condições degradantes.
	Inconstitucionalidade por Ação
	Inconstitucionalidade por Omissão
	Conduta positiva do poder público.
	O poder público silencia quando deveria agir quanto as normas de eficária limitada, depende da edição de ato infraconstitucional para que tenha força normativa.
	Ex: Ocorre com a edição de uma lei ou resolução que afronte a constitucionalidade.
	Ex: Para sanar a incosntitucionalidade há a ação de inconstitucionalidade por omissão.
	Inconstitucionalidade Total
	Inconstitucionalidade Parcial
	A total atinge a integridade da norma.
	A parcial atinge um trecho, um artigo, ou uma expressão ou palavra (vício constitucional). 
	Ex: Uma norma que permitisse a exploração do trabalho em condições próximas à degradante seria materialmente inconstitucional por afrontar o conteúdo de um dos fundamentos da República, qual seja o valor social do trabalho.
	
	Inconstitucionalidade Direta
	Inconstitucionalidade Indireta
	A direta atinge as normas primárias.
	A indireta ou reflexa ocorre quando um decreto do executivo ultrapassa os limites legais se tornando insconstitucional.
	Ex:
	Ex:É o que ocorre, em outras palavras, quando o ato, antes de negar a Constituição, desrespeita a lei
	Inconstitucionalidade Originária
	Inconstitucionalidade Superviniente
	Análise de duas normas: constitucionais e infraconstitucionais de acordo com a norma parâmetro vigente.
	O STF não reconhece a inconstitucionalidade superviniente.
	Ex:Uma lei editada em 1985 deve ter sua constitucionalidade aferida segundo a ordem constitucional de 1967.
	Ex:
2- Explique com suas palavras quais são ó os três sistemas de controle de constitucionalidade existentes no Brasil.
De conformidade com a Constituição da República, o Brasil adotou um sistema misto de controle de constitucionalidade, que segue o modelo norteamericano, que denomina-se concreto, incidental ou difuso, e o austríaco, nominado pela doutrina de controle concentrado, direto ou abstrato. Esse controle de constitucionalidade brasileiro é exercido por todos os poderes constituídos. Se for exercido por órgãos do Poder Judiciário, é chamado de controle jurisdicional. Quanto ao objetivo do controle, este pode ser concreto, que é exercido durante o processo judicial, o controle também pode ser abstrato, quando não há a análise de um caso concreto, mas um exame da constitucionalidade da lei ou do ato normativo em tese, que deve ser realizado pelo Supremo Tribunal Federal, para declaração de constitucionalidade ou inconstitucionalidade. Mesmo em sede de controle difuso, terá os mesmos efeitos vinculante e erga omnes do controle concentrado. Também pode ser político, se exercido por órgãos estatais sem poder jurisdicional. Via de regra, os Poderes Legislativo e Executivo exercem o controle preventivo de constitucionalidade, enquanto o Poder Judiciário exerce o controle repressivo.
3- Qual é a diferença entre a Açâo Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e o Mandado de injunção?
O mandado de injunção é uma ação constitucional de garantia de direitos, é uma ação de natureza subjetiva concebida como instrumento de controle concreto ou incidental de constitucionalidade da omissão, voltado à tutela de direitos subjetivos e está previsto no art. 5º, LXXI da CF, enquanto que a ação direta de inconstitucionalidade por omissão é uma ação constitucional de garantia da constituição, é uma ação de natureza objetiva ideada como instrumento de controle abstrato ou principal de constitucionalidade da omissão, empenhado na defesa objetiva da c onstituição e está prevista no art. 103, § 2º CF.
4- Existe controle de constitucionalidade Estadual? Discorra sobre o tema diante da autonomia constitucionalmente conferida aos entes políticos, não raro ocorrem relevantes conflitos de ordem constitucional. Analisam-se os diferentes parâmetros de aferição, ante diferentes espécies normativas e as constituições.
Considerando a autonomia política e administrativa que os entes federados possuem, é correto dizer que, a União não tem competência para definir, por lei, estruturas de outra pessoa federativa, a não ser que exista competência legislativa específica para isso e que esteja na Constituição como por exemplo: competência privativa para legislar sobre direito comercial ou civil, tendo o Município optado por criar uma entidade da Administração Indireta com personalidade de direito privado. Existendo a ausência de um dispositivo constitucional que dê à União esse poder para editar lei que vincule Estados, Municípios e DF, as matérias que digam respeito à sua estruturação orgânica, de pessoal e relativa à procedimentalização administrativa, são de competência de cada um deles. Ou seja, cada ente federativo tem poder para legislar sobre si, não podendo a União intervir a menos que haja previsão legal na Constituição Federal. Sendo assim, cada ente federativo, possui a competência para legislar e, assim, definir a sua estrutura administrativa, incluída a gestão dos recursos públicos nos limites do ordenamento vigente.
5- Elabore uma questão para cada um dos temas abordados nas questões anteriores (totalizando 5 questões) e apresente » resposta esperada. Estas questões » usadas em atividade posterior de um
1) O que configura o sistema Inconstitucional Formal?
	Se configura quando alguns dos requisitos procedimentais de elaboração normativa é desrespeitado.
2) Qual o sistema adotado pelo Brasil para o controle de constitucionalidade?
O Brasil adotou um sistema misto de controle de constitucionalidade, que segue o modelo norteamericano, que denomina-se concreto, incidental ou difuso,
3) O que é um Mandado de Injunção?
O mandado de injunção é uma ação constitucional de garantia de direitos, é uma ação de natureza subjetiva concebida como instrumento de controle concreto ou incidental de constitucionalidade da omissão, voltado à tutela de direitos subjetivos e está previsto no art. 5º, LXXI da CF
4) De qual se trata uma ação de natureza objetiva ideada como instrumento de controle abstrato ou principal de constitucionalidade da omissão, empenhado na defesa objetiva da constituição e está prevista no art. 103, § 2º CF.
Ação direta de inconstitucionalidade por omissão
5)Verdadeiro ou falso: “Cada ente federativo tem poder para legislar sobre si, não podendo a União intervir a menos que haja previsão legal na Constituição Federal.”
Verdadeiro

Mais conteúdos dessa disciplina