Buscar

Contextualizada de geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
 CONTEXTUALIZADA DE GEOGRAFIA 
 
 Cláudia Maria Dias de Souza
 01195328
 Pedagogia
1-A primeira consiste em descrever as atividades que você realiza, os espaços em que elas acontecem e as pessoas que você encontra durante todo um dia.
Ao acordar e seguir minha rotina de necessidades, encaminho para meu robe preferido, um Reforço Escolar, que é dentro de minha casa mesmo, numa sala com 20m², começo organizando as mesas e cadeiras em forma de fileira para aguardar a chegada dos alunos. Depois do almoço descanso um pouco e volto novamente para o Reforço.
A tarde faço uma caminhada seguindo um trajeto que vou explicar: saio da Avenida Dr.João Paulino em uma Ce cercada de árvores com prédios que fazem parte do patrimônio Histórico Cultural da cidade. Cruzo o asfalto que chega em uma praça que também é arborizada e equipada com aparelhos para ginástica e ao lado fica uma quadra de esporte bastante movimentada. Ao retornar para a casa pego uma via com destino a uma padaria que de lá vejo clínica, igreja, escola, chegando ao destino final minha residência, onde encontro movimento de bastante carros e motos com pessoas vindo de seus trabalhos e trânsito bastante movimentado.
2. A segunda etapa consiste em mobilizar o arcabouço geográfico aprendido, as categorias e outros conteúdos geográficos, para contextualizar essas atividades e seus espaços numa perspectiva multiescalar.
Analisando a trajetória, vejo que é um espaço geográfico modificado mas que também existe paisagem tanto natural como humanizada ainda do início da fundação da cidade, como a Prefeitura Municipal denominada de Palácio entre Rios porque fica localizada entre os dois principais rios da cidade na praça da Matriz esquina com a rua 14 de abril, onde nessa travessa fica um prédio histórico no qual José do Patrocínio fez um pronunciamento já no final da escravatura no Brasil. E para finalizar minha cidade é cercada de montanhas, fica num sopé da serra denominada Baturité.
Referências:
Baturité (CE). Prefeitura. 2018. Disponível em: http://www.baturite.ce.gov.br/omunicipio.php. Acesso em: dezembro 2021.
Biblioteca Municipal de Baturité acesso em: dezembro 2021.

Outros materiais