Buscar

atividade contextualizada Tópicos Integradores I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Integradores I (Farmácia) - T.20212.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Caro (a) aluno (a), como vai? Seja muito bem-vindo (a)!
Chegamos à última atividade avaliativa da disciplina Tópicos integradores I - Farmácia. Nessa atividade é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que lhe auxiliem a argumentar e a sanar possível\c\cx\is questionamentos. 
Não se esqueça de que, neste momento, você irá por em prática tudo que aprendeu ao longo de nossa disciplina e, assim, poderá unir teoria e prática na busca constante por novos conhecimentos e pelo fortalecimento das informações já adquiridas. 
Para obter sucesso na realização de sua Atividade Contextualizada, você deverá analisar um case e, por meio de pesquisas, materiais disponíveis no curso e análises, buscar respostas/soluções para a demanda que será exigida.
Para isso, iremos entender os efeitos adversos dos analgésicos/anti-inflamatórios. Isso porque, é importante que você esteja atento (a) ao fato de que todos os medicamentos apresentam efeitos adversos, principalmente, se utilizados de maneira incorreta. Estudos apontam que o uso irracional, em altas doses e contínuo, de analgésicos/anti-inflamatórios, pode acarretar em lesão renal e até mesmo insuficiência renal crônica.
Dito isso, vamos ao que interessa?
1. Para começar, leia o case abaixo e, em seguida, elabore sua resposta!
MSJ, 47 anos, deu entrada na emergência com dores articulares, as quais relatava serem crônicas. Após consulta, o médico solicitou exames laboratoriais (exame de urina, bioquímicos e hemograma). Ao retornar ao atendimento, já com os resultados laboratoriais, o médico observou alterações nos níveis de ureia, creatinina e presença de hemácias na urina.  
O médico desconfiou de uma possível lesão renal que foi confirmada com o resultado alterado da taxa de filtração glomerular (TGF). A paciente não apresentava qualquer outra condição que pudesse levar a lesão renal aguda (LRA), entretanto, foi relatado o uso contínuo e em altas doses de anti-inflamatórios com o intuito de diminuir a dor crônica. 
2. Analisando a situação detalhada acima, e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo
da disciplina, você deverá elaborar o seu texto respondendo aos seguintes questionamentos:
· O que é a lesão renal aguda?
· Quais os medicamentos dos grupos dos anti-inflamatórios/analgésicos podem ocasionar a LRA?
· Qual o papel do farmacêutico na orientação dos pacientes?
3. Lembre-se: Sua dissertação deverá conter até 30 linhas e ser respaldada cientificamente.
Lesão renal aguda consiste com a diminuição drástica da capacidade de filtração de resíduos metabólicos do sangue pelos rins isso pode ocorrer por alguns dias ou semanas.
Pode ser resultado pela redução do fluxo de sangue aos rins que pode ser causado por qualquer doença ou substância toxicas. 
A relação de substância tóxicas pode ser associada ao uso de medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são medicamentos comumente utilizados, pela população para redução de dores mas o uso contínuo e de forma descontrolada com o passar do tempo podemos associados à nefrotoxicidade, sobretudo quando utilizados cronicamente. Além da idade avançada e comorbidades, que já levam à redução da filtração glomerular, como essa situação é bem comum o usos de medicamentos sem orientação o risco de nefrotoxicidade dos AINEs aumenta entre os idosos. Pois o principal mecanismo de ação dos AINEs é a inibição da enzima ciclooxigenase (COX), interferindo na conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas E2, prostaciclinas e tromboxanos. Nos rins, as prostaglandinas atuam como vasodilatadores, aumentando a perfusão renal. Essa vasodilatação atua como uma contra regulação de mecanismos, como a tuação do sistema renina-angiotensina-aldosterona e do sistema nervoso simpático, culminando com uma compensação para assegurar o fluxo adequado ao órgão. O uso de AINEs inibe esse mecanismo, podendo causar lesão renal aguda (LRA). Altas doses de AINES têm sido implicadas como causas de LRA, especialmente em idosos. A principal forma de LRA por AINES é a hemodinamicamente mediada. A segunda forma de apresentação da LRA po AINES é a nefrite intersticial aguda, que pode se manifesta com proteinúria ne frótica. O uso de AINEs em logo prazo pode ocasionar doença renal crônica (DRC). Nos Pacientes sem doenças renais, jovens e sem comorbidades, os AINEs não apresentam grandes maléficos. Entretanto, por seu efeito dose-dependente, deve-se ter grande cautela no uso crômico, por aumentar risco de desenvolver nefrotoxicidade.
https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/6zH3fD6rNbVCCNgcfmbJCsQ/?lang=pt
 
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/les%C3%A3o-renal-aguda/les%C3%A3o-renal-aguda-lra
 Parte inferior do formulário

Outros materiais