Buscar

Farmacologia na geriatria 7 8 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacologia na geriatria
1. Pesquisas mostram que com o passar da idade, alguns fatores ligados à restrição calórica pode favorecer a longevidade desses pacientes. Alguns medicamentos podem ser utilizados pois a classe desses medicamentos já possui relação intrínseca com a inibição de enzimas que podem estar diretamente ligadas ao tempo de vida. Sobre esses medicamentos, estamos falando em:
A. Metformina e Propranolol.
B. Metformina e Rapamicina
C. Rapamicina e Hidroclorotiazida.
D. Hidroclorotiazida e Furosemida
E. Furosemida e Rapamicina
2. Alguns fatore devem ser considerados quando se avalia a farmacoterapia em pacientes idosos. Não existe uma regra que delimite a idade na qual esse paciente expressará essas diferenças significativas. No entanto, alguns fatores afetam diretamente a farmacocinética de medicamentos. Assinale abaixo as alternativas que representam mudanças capazes de modificar a farmacocinética em terapias associadas à farmacologia geriátrica:
A. Peso renal e adesão ao tratamento (compliance)
B. Massa corporal magra e uso de laxantes.
C. Massa corporal magra e albumina sérica.
D. Uso de laxantes e peso renal.
E. Albumina sérica e adesão ao tratamento (compliance)
3. Um dos fatores que podem comprometer a atividade terapêutica de diversos medicamentos é a depuração hepática. Essas alterações são principalmente observadas nas rações de fase I e relacionadas à ação do Citocromo P450 microssomal. Alguns outros fatores também podem comprometer essa atividade como redução da circulação hepática e reações de conjugação. Partindo desses informações, assinale abaixo a alternativa que apresenta alguns medicamentos que apresentam diminuição na depuração hepática associada à idade:
A. Propranolol, Teofilina e Lorazepam.
B. Diazepam, Alprazolam e Lorazepam
C. Lorazepam, Nitrazepam e Oxazepam
D. Diazepam, Alprazolam e Flurazepam
E. Lorazepam, Alprazolam e Diazepam
4. Uma classe de medicamentos que tem despertado interesse farmacológico, são os barbitúricos e benzodiazepínicos. É comum que se prescrevam esses medicamentos para idosos, no entanto, com o avançar da idade, esses medicamentos podem apresentar um aumento de 50 a 150% em sua meia vida. Esse fato nos permite compreender alguns efeitos colaterais como ataxia apresentado em muitos idosos que fazem uso desses medicamentos. Na literatura são descritos dois medicamentos que em diversos estudos não apresentaram esse risco a pacientes idosos pois são menos afetados por esses fatores. Assinale abaixo a alternativa que apresente esses medicamentos.
A. Diazepam e Oxazepam
B. Lorazepam e Alprazolam
C. Oxazepam e Alprazolam
D. Lorazepam e Oxazepam
E. Diazepam e Alprazolam
5. Vários fatores acentuam a depressão em pacientes idosos. Estima-se que em pacientes acima de 65 anos, a taxa de suicídio seja maior pois existe um tratamento ineficiente. Dentre os fármacos antidepressivos, os profissionais optam pela utilização de medicamentos capazes de inibir a recaptação de serotonina. No entanto, alguns casos exigem que se prescreva um antidepressivo tricíclico. Assinale abaixo, a precaução necessária à prescrição de um antidepressivo tricíclico.
A. Apresentar efeito antimuscarínico reduzido.
B. Não comprometimento respiratório.
C. Maior controle nos distúrbios de estabilidade e queda do paciente.
D.Inibir a colinesterase de ação longa.
Agentes anti-inflamatórios, antipiréticos e analgésicos
1. Os AINEs estão entre os fármacos mais amplamente utilizados e encontram-se disponíveis em diversas formulações, tanto isentos de prescrição como com prescrição. Eles são muito utilizados para alívio da dor e febre e para reduzir a inflamação. Há mais de 23 AINEs disponíveis, representando inúmeras classes estruturais. Qual das afirmações abaixo não se aplica aos AINEs?
A. O ácido acetilsalicílico inibe de maneira covalente e irreversível a COX-1 e a COX-2, diminuindo a produção de prostaglandinas e tromboxanos. Pode ser utilizado para reduzir dor, temperatura e inflamação.
B. Os efeitos adversos do ácido acetilsalicílico estão relacionados com a dose, causando desde efeitos gastrintestinais até depressão respiratória em doses mais elevadas.
C. Indometacina, ibuprofeno, diclofenaco e naproxeno são AINEs que reduzem a produção de prostaglandina através da inibição reversível de COX-1 e COX-2, e parecem atuar por interferência na ligação do araquidonato. Todos são aprovados para doenças reumáticas, osteoartrite, dor musculoesquelética, dismenorreia e cefaleia.
D. Os inibidores seletivos da COX-2 são fármacos eficazes para o tratamento de estados inflamatórios, com menos efeitos adversos, sobretudo no trato gastrintestinal. O celecoxibe é útil no tratamento de osteoartrite, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, dismenorreia, dor aguda e dor provocada pela enxaqueca.
E. O paracetamol é um AINE eficaz no tratamento de febre, dor e inflamação. É um fármaco seguro em doses terapêuticas e a toxicidade mais importante do paracetamol é a hepatotoxicidade.
2. Osteoporose é o principal efeito adverso causado pelo uso crônico dos anti-inflamatórios esteroides (glicocorticoides). Tal efeito adverso ocorre devido à capacidade dos glicocorticoides de:
A. Estimular o eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal.
B. Diminuir a produção de prostaglandinas.
C. Diminuir a síntese de colágeno.
D. Aumentar a excreção de cálcio.
E. Inibir a absorção de cálcio.
3. Uma menina de 9 anos apresenta febre e dores musculares, provavelmente relacionadas a uma infecção viral. Qual dos seguintes fármacos seria mais apropriado para o tratamento desses sintomas?
A. Indometacina.
B. AAS.
C. Celecoxibe.
D. Codeína.
E. Paracetamol.
4. Todos os seguintes efeitos adversos ocorrem comumente em pacientes em tratamento com corticosteroides, exceto:
A. Hiperglicemia.
B. Aumento dos riscos de infecções.
C. Hipotensão.
D. Transtornos emocionais.
E. Glaucoma.
5. Em qual das seguintes condições clínicas o ácido acetilsalicílico seria contraindicado?
A. Dor muscular.
B. Febre.
C. Artrite reumatoide.
D. Úlcera péptica.
E. Angina instável.
Fármacos usados na artrite e gota
1. Uma mulher de 38 anos é diagnosticada com gota. Alopurinol é útil no tratamento de gota devido a qual das seguintes propriedades?
A. Aumento da absorção de ácido úrico.
B. Aumento da degradação do ácido úrico.
C. Diminuição da excreção renal de ácido úrico.
D. Diminuição da produção de ácido úrico.
E. Aumento da excreção renal de ácido úrico.
2. Um homem de 37 anos sem história clínica pregressa conhecida, além de suspeita de artrite reumatoide (AR), apresenta-se para avaliação de dor. O paciente relata rigidez matinal, edema e sensibilidade das articulações das mãos, dos ombros e dos joelhos por mais de seis meses. Também relata fadiga e história familiar materna de AR. Apresentou seus prontuários antigos, que mostram critérios laboratoriais e clínicos suficientes para o diagnóstico de AR. Não tem sido acompanhado por seu médico de cuidados primários ou seu reumatologista, e vem tentando autotratar-se com ibuprofeno e paracetamol, os quais não necessitam de prescrição. Durante o exame, apresenta sinovite de ambas as mãos, punhos, ombros e joelhos. Tem algumas alterações iniciais da AR, como desvio ulnar dos dedos das mãos e alguns nódulos reumatoides nos braços. Com base na história e no exame, diagnostica-se uma exacerbação aguda da AR. O paciente também é informado que a doença em geral não está sendo adequadamente tratada. Assim, inicia-se um tratamento com prednisona oral e metotrexato. Qual das afirmações abaixo não corresponde à situação clínica descrita?
A. Os glicocorticoides são usados por seus efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores.
B. A utilização de longo prazo da prednisona é limitada por vários efeitos secundários e toxicidade.
C. O metotrexato é um fármaco quimioterapêutico de câncer com efeitos imunossupressores; tem sido usado no tratamento da artrite reumatoide.
D. Devido à toxicidade, é recomendado o monitoramento da função hepática em pacientes que fazem uso de metotrexato.
E. Alopurinol seria umaalternativa terapêutica para o paciente.
3. Uma mulher de 57 anos tem história de úlcera gástrica. Recentemente, apresentou inchaço e dor nas articulações das mãos. Seu médico quer iniciar o tratamento com um anti-inflamatório não esteroide (AINE). Qual dos seguintes fármacos pode ser prescrito juntamente com o AINE, a fim de reduzir o risco de recidiva da úlcera nessa paciente?
A. Alopurinol.
B. Colchicina.
C. Misoprostol.
D. Probenecida.
E. Sulindaco.
4. Os fármacos modificadores de doença reumática constituem um grupo de agentes que exercem atividade anti-inflamatória e imunossupressora, e são utilizados no tratamento de doenças reumáticas crônicas, principalmente articulares inflamatórias, com objetivo de prevenir ou controlar a progressão da doença. Esse grupo é composto por agentes que diferem entre si quanto a estrutura química, modo, tempo de ação e farmacocinética, além de estarem associados a toxicidades graves, tornando essencial a monitorização adequada do paciente. Qual das afirmações abaixo não se aplica aos fármacos modificadores de doença reumática?
A.  O metotrexato, antagonista do ácido fólico, é um dos fármacos modificadores de doença reumática mais utilizados no tratamento das doenças reumáticas, em particular em pacientes não responsivos aos outros anti-inflamatórios.
B. Sulfassalazina é uma medicação com efeito anti-inflamatório, antimicrobiano e, principalmente, imunomodulador, utilizada no tratamento de artrite reumatoide, espondilite anquilosante, doenças inflamatórias intestinais e artrite reativa e psoriática refratárias. Devido à toxicidade, é contraindicado o uso em gestantes e requer monitorização através de hemograma e provas hepáticas.
C. A ciclosporina é um agente imunossupressor largamente utilizado em indivíduos transplantados, indicado para tratamento de artrite reumatoide. Os principais efeitos colaterais são hipertensão, hipercalemia, hirsutismo, hipertrofia gengival, hiperuricemia, tremores e aumento de enzimas hepáticas.
D. O ácido acetilsalicílico é útil no tratamento crônico da artrite reumatoide.
E. Os sais de ouro são úteis no tratamento da artrite reumatoide. Um dos fatores limitantes do uso dessa medicação é o custo do medicamento, da monitorização laboratorial e do manejo da toxicidade.
5. Um homem de 57 anos está em tratamento para AR. A doença tornou-se muito pior, e um novo medicamento é adicionado. Após seis meses, ele observa suores noturnos, perda de peso e tosse crônica. Realiza uma radiografia de tórax, que indica uma lesão escavada. Qual dos seguintes medicamentos mais provavelmente foi prescrito para AR?
A. Sais de ouro.
B. Metotrexato.
C. Azatioprina.
D. Ciclosporina.
E. Infliximabe.

Outros materiais