Buscar

ESTABILIDADE, EXTINÇÃO E DIREITO COLETIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do Caso (N1)
ESTABILIDADE, EXTINÇÃO E DIREITO COLETIVO
 No caso do srº Roberto não tem como aplicar nenhuma medida processual, devido o dinheiro ter sido depositado na sua conta causando uma demissão por justa causa.
O dirigente sindical só poderá ser demitido durante a vigência da estabilidade se cometer falta grave devidamente comprovada mediante ação judicial chamada Inquérito para Apuração de Falta Grave que deverá ser instaurado pela empresa em até 30 (trinta) dias da data da suspensão do empregado, na situação do srº Roberto a provas concretas que ele cometeu uma falta grave.
A partir de 2012, ainda que a comunicação não seja escrita, o que está determinado na CLT, e ainda que esteja fora do prazo determinado pela CLT, existe a estabilidade sindical do empregado, artigo 522 da CLT, que trata do número máximo de empregados que podem ser dirigentes sindicais, está ao encontro do artigo 8º da Constituição Federal de 1988, além de não violar a garantia da liberdade sindical. A vista de tudo o que falamos, a estabilidade do dirigente sindical é a garantia de que o dirigente sindical não será demitido ou sofrerá algum tipo retaliação por exercer seu cargo. Desse modo, esta proteção é garantida por lei, que exige que o dirigente sindical seja demitido apenas por justa causa.

Continue navegando