Buscar

FÓRUM II APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS EM RELAÇÃO AOS SUJEITOS COM ALTAS HABILIDADES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM II – APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS EM RELAÇÃO AOS SUJEITOS COM ALTAS HABILIDADES
As escolas devem considerar a diversidade e ter responsabilidade social. Para isso, devem adotar novas ações e abordagens tanto internas quanto externas, para atender todos os alunos. Garante-se, desse modo, que não haja exclusão. O respeito às diferenças individuais é primordial. A articulação entre inclusão e exclusão, porém, não deve representar uma problemática. Se o processo estiver bem entendido e a escola adaptada não só no espaço físico, mas também pedagogicamente para desenvolver seu trabalho de forma integrada com todos os alunos, o desenvolvimento global de todos estará garantido. Incluir as pessoas com AH/SD na rede escolar regular requer conhecimento, capacitação e, acima de tudo, compreender a necessidade de respeitar o tempo de aprendizagem de cada indivíduo, pois só assim a inclusão ocorrerá conforme o esperado.
Discorra de forma sucinta sobre a inclusão de crianças com ah/sd na rede escolar regular.
Conforme a Resolução CNE/CEB Nº. 02/2001, no artigo 8, inciso IX, consta que as escolas da rede regular de ensino devem organizar as classes comuns, com atividades que favoreçam, ao aluno que apresente altas habilidades/superdotação, o aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares, mediante desafios suplementares nas classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para conclusão, em menor tempo, da série ou etapa escolar nos termos do Artigo 24, V, “c”, da Lei 9.394/96. (BRASIL, 2001, p. 03).
Incluir alunos que manifeste altas habilidades/superdotação na escola regular representam trabalhar com a diversidade, promove o desenvolvimento do educando, potencializar o seu aprendizado, mas, principalmente, evitar a exclusão e a segregação.
Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008):
Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. (BRASIL,2008, P.9)

Mais conteúdos dessa disciplina