Buscar

ed matematica semana 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. “É comum o professor utilizar os jogos no final da aula, nos minutos restantes, para fixar um determinado conteúdo ou desenvolver uma habilidade. Raras vezes existe um trabalho intencionalmente planejado, com intervenções pedagógicas previstas pelo professor e com continuidade de várias aulas. Além disso, poucos são os professores que são capazes de explorar interdisciplinarmente os vários conteúdos presentes na atividade com jogos: os valores, a ética, a moral, o corpo, o social, o cognitivo e o motor”. 
GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 10, p. 45-52, 2007. p. 4 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em 14 out. 2022.
Considerando o texto estudado e o jogo “Avançando com o Resto” apresentado durante as aulas, analise as alternativas e assinale a correta.
	
	a.
	É ideal que o professor não faça intervenções durante o jogo, pois os alunos conseguirão fazer as associações ao conteúdo facilmente.
	
	b.
	O jogo não possibilita que sejam exploradas questões éticas e sociais, pois é focado na matemática.
	
	c.
	Durante o jogo, considerando o uso de um dado, o aluno tem mais chances de avançar quando cai em casas do tipo 24, 12 e 30.
	
	d.
	As casas com números primos “prendem” o jogador por mais tempo, pois há um número maior de divisores nos quais o resto da divisão é zero.
	
	e.
	O jogo permite que o professor explore, com os alunos, propriedades de divisão, de critérios e divisibilidade, de números primos, dentre outras situações em sala de aula.
PERGUNTA 2
1. “É comum associarmos a ideia de jogo a um material manipulável, que muitas vezes utilizamos em sala de aula como um instrumento puramente motivacional para as aulas de Matemática. Trata-se de uma prática bastante utilizada, principalmente por professores do Ensino Básico, como facilitadora do ensino desta disciplina.” 
GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 10, p. 45-52, 2007. p. 2-3. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em 14 out. 2022.
Apesar de utilizado como um recurso motivacional, há muitas potencialidades que podem ser exploradas na utilização de jogos. 
Com base no que foi estudado no texto, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
 
I. É necessário que o professor esteja atento para identificar, nos jogos do dia a dia das crianças, muitos dos conceitos que ele pretende trabalhar com os alunos.
I. A justificativa para utilizar jogos tradicionais no contexto pedagógico transcende ao simples fato de propiciar a divulgação desses jogos.
I. No ato de jogar, o professor deve considerar a análise do jogo somente em termos do ensino da Matemática.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	F, V, V.
	
	b.
	F, V, F.
	
	c.
	V, V, F.
	
	d.
	V, F, V.
	
	e.
	F, F, V.
PERGUNTA 3
1. “A definição de uma metodologia de trabalho com jogos na sala de aula somente começa a ser possível de ser discutida com os avanços no campo da Psicologia, em especial, numa perspectiva construtivista, onde o indivíduo passa a ser o dinamizador do seu próprio processo de aprendizagem e não mais um mero assimilador de conhecimentos transmitidos. Os educadores necessitam conhecer determinados componentes internos dos seus alunos para orientarem a aprendizagem deles, de maneira significativa.” 
GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 10, p. 45-52, 2007. p. 6. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em 14 out. 2022.
Sobre os aspectos da concepção construtivista apresentados no texto, avalie as afirmativas abaixo.
I. Quando uma criança não compreende o que lhe foi proposto, essa incompreensão dá ao professor a chance de aprender e diagnosticar a situação. 
II. O professor tem um papel ativo no desenvolvimento do seu aluno, sendo mediador e facilitador da aprendizagem deste. 
III. Alguns autores defendem que atividades lúdicas precisam ser exploradas em clínicas de Psicologia, e não em escolas.
IV. Há preocupação com a construção do conceito pela criança, estando esta ativa nessa formação.
É correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, II, III e IV.
	
	b.
	I, III e IV apenas.
	
	c.
	I, II e IV apenas.
	
	d.
	I, II e III apenas.
	
	e.
	II, III e IV apenas.

Continue navegando