Buscar

Prévia do material em texto

A L T O S – F O R N OS em SIDERÚRGIA EM FOCO.
DEFINIÇÕES:
Alto-Forno é o equipamento destinado à produção de gusa. Trata-se de um equipamento constituído de uma carcaça metálica, de chapas de aço de grande espessura, revestido internamente de refratários.
Gusa ou Ferro-Gusa é o ferro produzido através das transformações físicas e químicas do minério de ferro e por isso é também chamado ferro de 1.º fusão.
É uma liga constituída basicamente de ferro e carbono, onde o teor de carbono é elevado (em torno de 4,5 %), mas possui também outros elementos em sua composição , como Si, Mn, P e S.
PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO:
O Alto-Forno é um reator, no qual as transformações ocorrem durante o movimento da carga em contra corrente com os gases ascendentes, ou seja:
A carga sólida, carregada na parte superior desce, enquanto os gases quentes, gerados na sua parte inferior sobem.
Durante este movimento de descida de carga e subida dos gases ocorrem as transformações químicas (redução do minério de ferro) e físicas (fusão do gusa e da escória)
É bom salientar que a carga é carregada na parte superior do Alto-Forno à temperatura ambiente e os gases são gerados na sua parte inferior, a partir da queima do combustível, a uma temperatura em torno de 2000°C.
CARGA:
A carga é constituída basicamente de:
Ø Metálicos: Pelota, sínter e minérios de ferro.
Ø Combustível sólido: carvão vegetal ou coque.
Ø Fundentes: Calcário, quartzo e dolomita.
PRODUTOS:
Ø Gusa: Obtido no estado líquido e ainda neste estado é transportado para a Aciaria, onde é transformado em aço.
Ø Escória: É o produto constituído pelas impurezas da carga e pelas cinzas do combustível, também extraído no estado líquido.
Ø Gás de Alto-Forno: É o gás que sai pelo topo do Alto-Forno arrastando com ele determinada quantidade de poeira. Por se tratar de uma fonte de energia, este gás deverá ser limpo antes de ser usado como gás combustível.
O gás após limpo é armazenado em gasômetros e distribuído puro ou misturado com gás natural, para utilização em fornos de tratamento térmico, de reaquecimento de lingotes, no aquecimento de panelas de gusa e de aço, no aquecimento de cowpers, glendons, carros torpedos, etc.