Buscar

AD1 EE 2021 1

Prévia do material em texto

Nome: 
	Matrícula: 
	Polo: 
 Primeira Avaliação A DISTÂNCIA AD1- 2021.1
Disciplina: Educação Especial
	 Cidade que reside: 
 Prezado (a) aluno (a):
 Essa é a sua primeira Avaliação a Distância. Atenção para as instruções abaixo:
· Você vai encontrar 4 (quatro) questões e 1 (uma) atividade/pesquisa nesta prova;
· A entrega da AD1 será feita EXCLUSIVAMENTE de forma online.
· Salve o arquivo em seu computador e procure responder as questões em Word e só depois
 de finalizadas suas respostas e a pesquisa é que você deverá postar sua prova.
· Revise suas respostas e verifique se as idéias estão claras;
· Esta avaliação é de caráter individual e deverá ser postada 
 BOA PROVA !
AD1 2021.1
Educação Especial
1ª Questão: (2 pontos)
Preencha o quadro abaixo com o nome de 4 (quatro) personagens estudados na Aula 2, destaque os principais feitos desses personagens e a época/século em que isso aconteceu.
	Nome do personagem
	Feitos
	Época/Século
	
Paracelso e Cardano
	Descobre que os portadores de deficiência mental eram um problema médico e que isso acontecia por uma fatalidade hereditária ou congênita
	1493-1541
Século XV e XVI
	
Thomas Willis
	Descreveu, pela primeira vez, a anatomia do cérebro humano e afirmou que a idiotia e outras deficiências eram produto de alterações na estrutura do cérebro.
	
1621-1675
Século XII
	
Charles Michel Eppée 
	O primeiro ligado a educação de surdos. Inventou o método de sinais, destinado a complementar o alfabeto manual e a designar muitos objetos que não podiam ser percebidos pelos sentidos.
	
1712-1789
Século XIII
	
Maria Montessori 
	Criou métodos para Educação Infantil e deficientes mentais. A didática dela era para motivar as crianças, trabalhando com o lúdico.
	1870-1952
Século XIX e XX
2ª Questão: (2 pontos)
Como a Educação Especial deve ser vista, a partir da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2007)? (Responda em até 6 linhas)
Para a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007) Educação Especial deve ser vista como um conjunto de metodologias, uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns de ensino regular. A Educação especial será vista como um sistema educacional separado, mas que também seja visto como um “como um conjunto de metodologias, recursos e conhecimentos para disponibilizar para população.
 3ª Questão: (2.0 pontos)
Com vistas à compreensão do processo de Inclusão, comente, nas linhas abaixo, os aspectos mais relevantes do texto introdutório da Aula 6. (Responda em até 8 linhas)
Há uma luta por todos os direitos das pessoas com deficiência. Direitos esses que a maioria das pessoas possuem como ter direito à educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o esporte, o lazer e a cultura, entre outros. Deve-se ter a consciência de que, ainda hoje, as mulheres, os negros, os índios, os velhos, as crianças e tantos outros grupos de pessoas travam verdadeiras batalhas para sobreviver em igualdade de condições e para serem tratados com respeito no país.
A Inclusão não é somente poder, é estar junto com os outros e não ser discriminado, é sentir-se aceito e conviver em um ambiente onde o ser humano é tratado com respeito e dignidade. Por isso, a legislação, nesse sentido, é um dos meios mais eficazes para se combater a discriminação, pois é dela que vem a proteção para que se exerça os direitos do cidadão deficiente;
 
 4ª Questão: (2 pontos)
No cenário internacional, que trata a Aula 5, iniciativas em diferentes campos (direitos do homem, da criança, da educação das pessoas com necessidades especiais e da diversidade), foram fundamentais para a Educação Especial. No quadro abaixo, comente algumas dessas iniciativas. 
	Iniciativas Internacionais
	Principais contribuições para a Educação Especial
	
Declaração Universal de Direitos Humanos 
Data:10 de dezembro de 1948
Local: Organização das Nações Unidas -ONU
	
Garantir respeito a todo ser humano, às diferenças, à dignidade, à educação e às possibilidades de cada um, independentemente das condições físicas de cada ser humano ou condição social.
	
Convenção sobre os Direitos da Criança 
Data: 20 de novembro de 1989
Local: adotada pela Assembleia das Nações Unidas e ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990 
	
Gerou um documento com grandes direitos fundamentais –direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais – de todas as crianças, assim como as respectivas disposições para que sejam aplicadas garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver- se plena mente.
	
Conferência Mundial de Educação para Todos 
Data: Março de 1990
Local: Joimtien, Tailândia
	
Universalizar o acesso à educação e promover a equidade; propiciar um ambiente adequado à aprendizagem; desenvolver uma política contextualizada de apoio, mobilizar recursos e fortalecer a solidariedade internacional.
	
Declaração de Salamanca 
Data:07 e 10 de junho de 1994
Local: Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, Espanha
	
Foi reconhecido a necessidade e a urgência das escolas acolherem todas as crianças independente de suas condições, num um ambiente adequado à aprendizagem
2

Continue navegando