Buscar

Conceitos Básicos de Estatística

Prévia do material em texto

1.
		Considere as 2 situações a seguir:
(a)apresentei um trabalho de pesquisa baseado na publicação de uma revista especializada
(b)realizei uma pesquisa sobre atividades físicas de idosos
Os dados para os itens acima respectivamente foram:
	
	
	
	ambos primários
	
	
	nada podemos afirmar
	
	
	primário e secundário
	
	
	secundário e primário
	
	
	ambos secundários
	
Explicação:
Dados primários obtidos diretamente sobre a amostra  pesquisada e  dados secundários obtidos de pesquisas já realizadas. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O tipo de amostragem em que todos os elementos têm a mesma chance de pertencerem à amostra é denominada:
	
	
	
	Amostragem aleatória
	
	
	Amostragem tipo bola de neve
	
	
	Amostragem por quotas
	
	
	Amostragem por julgamento
	
	
	Amostragem por conveniência
	
Explicação:
Uma amostra aleatória simples é uma amostra de tamanho n desenhada a partir de uma população de tamanho N de tal maneira que cada amostra possível de tamanho n tem a mesma probabilidade de ser seleccionada¿
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Observe as seguintes situações: a) "durante o debate, o candidato a presidente citou os dados de pobreza no país publicados no jornal o Globo e coletados pelo IBGE"; b) "O Banco Central publicou os dados econômicos do último semestre". Em relação à origem dos dados descritos nas situações a e b, os mesmos são considerados, respetivamente:
	
	
	
	Mensurados e primários
	
	
	pares e ímpares
	
	
	Enumerados e mensurados
	
	
	Avaliados e enumerados
	
	
	Secundários e primários
	
Explicação:
Dados Primários: são os dados obtidos pelo próprio pesquisador.. Dados Secundários: são dados obtidos por outros pesquisadores.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A estatística é uma ciência que tem por objetivo coletar, resumir, organizar e analisar um conjunto de dados. De posse do tema a ser pesquisado, a coleta dos dados pode ser feita por:
	
	
	
	População ou amostra.
	
	
	Medidas quantitativas.
	
	
	Medidas de tendência central.
	
	
	Regressão Linear.
	
	
	Medidas de dispersão.
	
Explicação:
 A coleta dos dados pode ser feita na totalidade dos elementos de interessse - população ou universo-  ou em apenas parte desse conjunto - amostra . 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Entendemos como método experimental:
	
	
	
	é o desejo de analisar como se comportam seus resultados ao se alterar algum dos elementos componentes do experimento alterando também os demais fatores(causas)
	
	
	é o desejo de analisar como se comportam seus resultados não se alterarando algum dos elementos componentes do experimento mantendo constantes os demais fatores(causas)
	
	
	é o desejo de analisar como se comportam seus resultados ao se alterar algum dos elementos componentes do experimento mantendo constantes os demais fatores(causas)
	
	
	é o desejo de analisar como se comportam seus resultados ao se alterar todos dos elementos componentes do experimento mantendo constante o principal(causas)
	
	
	é o desejo de analisar como se comportam seus resultados ao não alterar algum dos elementos componentes do experimento alterando os demais fatores(causas)
	
Explicação:
No experimento alteram-se apenas algumas das condiçõse.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quando fazemos repetidas observações com relação a um determinado sistema ou fenômeno específico verificamos que os resultados obtidos não são exatamente os mesmos. Acabamos de definir qual parâmetro?
	
	
	
	método experimental
	
	
	variabilidade
	
	
	vulnerabilidade
	
	
	amostragem
	
	
	método estatístico
	
Explicação:
Os resultados das repetições de um mesmo experimento  podem não ser  exatamente os mesmos.  Isso caracteriza  o parâmetro denominado variabilidade 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Não faz parte dos objetivos da análise estatística em negócios:
	
	
	
	uniformização
	
	
	aumento do retrabalho
	
	
	redução de custos
	
	
	padronização
	
	
	aumento da qualidade
	
Explicação:
A metodologia estatística está sendo empregada em várias áreas de conhecimento e setores  diversos, principalmente para melhoria da produção.
O aumento do retrabalho ou reparo de trabalho errado significa ineficiência e perda. 
Observa-se que o controle de qualidade foi criado como uma necessidade de resolver problemas na redução de custos, no controle de perdas desnecessárias, na uniformização e normalização da produção, auxiliando as empresas a controlarem, melhor distribuírem e maximizarem os seus recursos, tornando-as assim mais competitivas. (aula1).
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quando se fala em coleta de dados, estamos nos referindo à obtenção e reunião de registros sistemáticos de dados. E como primeiro ponto é necessário fazer uma distinção nos dados estatísticos quanto à sua origem, que podem ser:
	
	
	
	Dados gerados.
	
	
	Dados primários ou dados secundários.
	
	
	Dados secundários.
	
	
	Dados estudados.
	
	
	Dados primários.
	
Explicação:
Dados primários são aqueles que foram prospectados sem que não tenha havido um estudo preliminar acerca da amostra em específico, ou seja, são dados originais.
Dados secundários são aqueles que estão a nossa disposição oriunda de outros estudos. São fontes de dados secundários; Internet, bancos de dados, cadastros, jornais, revistas, filmes, entre muitas outras fontes. 
https://www.somatematica.com.br/estat/ap3.php

Continue navegando