Buscar

Avaliação III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A manipulação ou atualização de tabelas é possível usando os comandos de linguagem de manipulação de dados (DML). Os comandos DML mais comuns são (INSERT, UPDATE e DELETE). Estes comandos permitem aos utilizadores alterar linhas em tabelas existentes sem afetar o esquema ou a definição dos objetos da base de dados.
Analise a tabela a seguir que descreve a localização de produtos em um estante de cinco prateleiras:
 
Tabela: PRODUTOS
A partir da tabela dada, elabore um comando DML que altere a LOCALIZAÇÃO do produto de Carnes da PRATELEIRA 3 para PRATELEIRA 4:
Minha resposta:
UPDATE PRODUTOS
SET LOCALIZACAO = 'PRATELEIRA 4'
WHERE ID = 3;
À medida que a tecnologia continua a evoluir, aumenta também a importância do Database Management System (DBMS) nas empresas. Com a ajuda do DBMS, as empresas podem gerenciar facilmente seus dados com mais eficiência e segurança do que nunca. Permitindo que eles armazenem e recuperem dados de maneira rápida e fácil, além de garantir a segurança dos dados, facilitando a tomada de decisões com base em informações precisas. Finalmente, para os autores, uma das vantagens mais importantes da implementação de um DBMS é otimizar processos manuais empresariais, agilizando suas operações e aumentando a eficiência de seu fluxo de trabalho e, assim, reduzir os custos.
Dentro desse contexto, disserte sobre os processos e efeitos de um DBMS na automatização de tarefas nas empresas.
Minha resposta:
De acordo com Santos (2013), a globalização e os avanços tecnológicos dos últimos 20 anos impactaram as organizações, incrementando novas ideias para que as empresas evoluam e se adaptem a um modelo de gestão de negócios cada vez mais dinâmico. Assim, a inserção do suporte tecnológico ao trabalho cooperativo, minimiza os efeitos da desorganização informacional e busca o aprimoramento dos processos organizacionais.
Nesse contexto, tem-se o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (DBMS), que é constituído por um conjunto de programas (softwares) responsáveis por auxiliar na manutenção e utilização (gerenciamento) de um vasto conjunto de dados, de forma segura e organizada. Corroborando com este conceito, Date (2004) traz que um DBMS é um sistema de manutenção de registros e equivale a um armário de arquivamento, ou seja, é um repositório de arquivos computadorizados.
Dentro do contexto organizacional, a falta de uma DBMS gera problemas evidentes, devido ao grande volume de dados a serem armazenados e manipulados, como: falta de eficiência na leitura dos registros e dificuldade na gravação e manipulação dos registros. Ou seja, a manipulação de dados de forma manual torna o processo demorado e passível de erros. Levando em consideração esse fato, fica mais viável e confiável encontrar as informações pelo Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
Entre os diversos processos influenciados pelo DBMS, tem-se a automatização da entrada de dados, pois, antes, as informações eram inseridas de forma manual, num processo que demandava tempo e estava propício a erros. Já com o DBMS, a entrada de dados é feita diretamente no banco de dados, acelerando o processo. Ao mesmo passo, a validação dos dados inseridos é automática, garantindo precisão nas informações armazenadas. Esses sistemas de gerenciamento também proporcionam a facilidade na geração de relatórios, poupando tempo do usuário. É válido destacar, que caso ocorra a alteração e/ou atualização de algum dado existente na base de dados, o relatório será atualizado automaticamente. Por fim, a automatização do banco de dados garante as empresas a proteção dos dados da organização, podendo-se definir usuários, senhas, diferentes tipos de perfil de usuário (com níveis de acessos diferentes) e a criptografia dos dados, de modo que somente pessoas autorizadas tenham acesso a determinada base de dados.
No geral, o emprego do DBMS apresenta diversas vantagens, como o controle dos dados, a geração de relatórios consistentes, o gerenciamento por nível de acesso (individual), a segurança dos dados (a integridade) e a manipulação das informações. É válido observar, que embora sejam listados alguns pontos negativos no uso do DBMS, diversos autores ressaltam que esses pontos servem para a busca pelo aperfeiçoamento dos sistemas. Dessa forma, resta evidente que a utilização do DBMS se torna necessária pelas empresas, visto que sem esses sistemas, os bancos de dados não teriam melhorias, segurança das informações, validação dos dados e otimização dos processos.

Continue navegando