Buscar

Atuação do farmacêutico na Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A assistência farmacêutica faz parte de um conjunto de ações com foco na promoção, na recuperação e na proteção à saúde, considerando âmbitos pessoais e comunitários. Todo esse processo tem o medicamento como insumo essencial.
Acompanhe, a seguir, a atividade prestada pela farmacêutica Luna e responda o que se pede.
​​​​​​​
De modo a atender à necessidade de Luna, elabore, na forma de um fluxograma, as etapas necessárias para a correta execução da assistência farmacêutica.
Padrão de resposta esperado
As etapas na elaboração da assistência farmacêutica são fundamentais para o melhor aproveitamento de recursos e o atendimento adequado da população. Desse modo, um possível fluxograma seria assim:
1. A assistência farmacêutica é uma prática de grande valor no processo de saúde da população. Para que possa ser executada, é preciso que se observe uma série de etapas.
Assinale a alternativa em que as etapas se encontram na ordem de execução.
B. Seleção, programação, aquisição, prescrição, transporte, armazenamento, uso pelo paciente e farmacovigilância.
O Ciclo da atenção farmacêutica compreendem na ordem: Seleção, programação, aquisição, prescrição, transporte, armazenamento, uso pelo paciente e farmacovigilância.
Na seleção, o farmacêutico juntamente com uma equipe designada determina e seleciona as classes de medicamentos que atendam á população atendida. Na programação, o farmacêutico organiza o consumo para que não falte ou não se perca medicamentos. Na Aquisição, o farmacêutico faz a aquisição dentro do planejado durante a etapa de planejamento ou programação. Na prescrição, o farmacêutico acompanha a prescrição feita por outros profissionais e também, a critério da gestão, pode efetuar a prescrição farmacêutica nos moldes legais. No transporte, o farmacêutico orgniza e verifica se o transporte do medicamento está adequado sem prejuízo à atividade terapêutica. No Armazenamento o farmacêutico verificar e fiscaliza se o armazenamento está adequado às condições, como por exemplo medicamentos que requerem controle térmico e umidade controlada. Nas ultimas etapas, o farmacêutico orienta o uso do medicamento pelo paciente e na farmacovigilância acompanha se existe alguma reação adversa ou cuidados após o uso do medicamento pelos pacientes.
2. No SUS, existem programas de financiamento e aquisição de medicamentos de acordo com as características do atendimento e a complexidade.
Assinale a alternativa que compreende esse fato de acordo com a Política Nacional de Medicamentos.
A. Básico, estratégico e especializado.
De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, os componentes são: básico, estratégico e especializado. O básico atende medicamentos e insumos essenciais; o estratégico é composto por medicamentos destinados à atenção integral à saúde; e o estratégico engloba o tratamento para doenças endêmicas e epidêmicas.
3. Entre as etapas da assistência farmacêutica, uma de grande importância tem como função o acompanhamento do paciente ante o uso do medicamento. Assinale a alternativa que representa essa etapa do ciclo.​​​​​​​
C. Farmacovigilância.
A farmacovigilância diz respeito ao acompanhamento do paciente, dos efeitos terapêuticos, das reações adversas e dos efeitos colaterais. A dispensação é o ato de entregar o medicamento ao paciente com as devidas orientações. A distribuição diz respeito à destinação, tendo como origem o estoque, e o destino, o ponto de dispensação. O planejamento se refere à organização temporal e sazonal para a aquisição, que é o processo de compra propriamente dito.
4. No rol de atendimentos e serviços farmacêuticos, uma atividade é de grande importância, pois é a responsável pela prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados ao medicamento.
Sobre esse serviço, estamos falando de:
E. cuidado farmacêutico.
O cuidado farmacêutico é aquele no qual o farmacêutico, tendo o medicamento como insumo essencial, monitora a segurança e prevê, detecta e resolve problemas diretamente relacionados ao paciente como usuário do medicamento. Assistência farmacêutica é um ciclo de etapas que tem como foco a oferta de medicamentos seguros e eficientes. A farmacovigilância é apenas uma das etapas do ciclo da assistência farmacêutica. As boas práticas farmacêuticas representam o rol ético-disciplinar que o farmacêutico deve seguir. Os procedimentos operacionais em saúde são documentos que se pautam nas boas práticas a fim de manter a ética e a segurança nos atendimentos em saúde.
5. Desde 1998, com a publicação da Portaria nº 3.919/98, houve grande reorganização e orientação nas atividades inerentes à Política Nacional de Medicamentos em âmbito nacional. Assinale a alternativa que melhor representa o órgão elencado pela referida Portaria no acompanhamento da implementação desse importante programa.​​​​​​​
C. Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O Conselho Nacional de Saúde tem como funções acompanhar, monitorar e implementar políticas públicas de saúde, entre elas a Política Nacional de Medicamentos. As agências e os programas de vigilância sanitária têm como funções a fiscalização e a manutenção da ordem sanitária em âmbito nacional. A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos-Certificadores em Saúde tem como funções credenciar e validar dentro das normativas da Anvisa os laboratórios públicos ou privados em território nacional.
SE AJUDOU VOCÊ CURTE AI E ME SIGA PARA EU CONTINUAR POSTANDO

Continue navegando