Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O paciente Alex trabalha na portaria de um prédio. Um dia, faltou no trabalho, mas não queria que seu dia fosse descontado da folha de pagamento. Então, teve uma ideia: Aparecer de surpresa no consultório da sua Dra. Ana e pedir um atestado do dia. Afinal ela é sempre “boazinha” e, com certeza irá ajudar fazendo um atestado. Chegando ao consultório, a Dra. Ana concordou em atestar por dois dias a pedido de Alex, afinal logo teria um feriado e o paciente poderia aproveitar para emendar os dias e descansar.
Tal fato configura.
1. infração ética cometida tanto pelo paciente Alex, quanto pela Dra. Ana por estarem envolvidos na emissão do atestado falso.
2. Incorreta: infração ética cometida pelo paciente Alex que aliciou a Dra. Ana para emitir um atestado falso.
3. infração ética cometida pela Dra. Ana, pois ela deveria ter atestado apenas o dia em que Alex faltou e não um dia a mais.
4. uma não infração ética, pois não houve conhecimento do fato pelo órgão de fiscalização e nem pela empresa de Alex.
5. Infração ética cometida pela Dra. Ana ao emitir atestado que não corresponda à verdade.

Senhor Pedro é um empresário bem-sucedido e, por isso, nem sempre consegue cumprir com os horários agendados e acaba faltando às consultas devido a sua grande demanda de trabalho. O Dr. Antônio - seu dentista - tem notado que o tratamento odontológico de Sr. Pedro não avança devido ao número de faltas e a não colaboração.
Respaldado pelo Código de Ética, qual a conduta que Dr. Antônio deve adotar?
1. Dr. Antônio precisa conversar com Sr. Pedro até que o paciente entenda que precisa valorizar o profissional.
2. Dr. Antônio não pode fazer nada, principalmente se o paciente já pagou pelo tratamento, significa que o paciente já que cumpriu com o acordo financeiro previamente acordado e, por isso, pode faltar.
3. Dr. Antônio pode renunciar ao atendimento do Sr. Pedro, pois percebeu que o pleno desempenho profissional não está ocorrendo satisfatoriamente.
4. Dr. Antônio deve se impor e dizer que quem manda no consultório é ele (Dr. Antônio) e que, por isso, o paciente precisa obedecer às regras.
5. Dr. Antônio precisa finalizar o tratamento, pois o cliente sempre tem razão e pode faltar quantas vezes for preciso.

Para aumentar a captação de novos pacientes para tratamentos de harmonização orofacial, Dra. Maria irá oferecer prêmios para os novos pacientes e, além disso, planejou um sorteio com vários produtos para cuidados com a pele para os pacientes que indicarem mais pacientes.
Ao estudar sobre o Código de Ética, descobriu que não poderia fazer o sorteio, pois
1. constitui infração ética oferecer serviços profissionais como bonificação em concursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
2. haverá aplicação de penalidades, pois não é permitido oferecer serviços profissionais como bonificação em concursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
3. constitui infração ética oferecer sorteios, premiações e promoções de produtos que não estão relacionados com a odontologia.
4. constitui infração ética oferecer sorteios e prêmios de uma única vez. O Código de Ética diz que só pode ser feito um de cada vez.
5. haverá aplicação de advertência e, se houver a necessidade será cobrado uma multa, pois o Código de ética não permite oferecer serviços profissionais como bonificação em concursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.

André e Maurício estão cursando o último ano de Odontologia. Estão ansiosos para pegar seu diploma e poder atuar em sua futura profissão. Maurício contou para André que a clínica “Happy Dentinho” está contratando alunos que estão no último ano para exercer a profissão. Poucas semanas depois, André e Maurício estavam trabalhando na clínica “Happy Dentinho”, mesmo não tendo finalizado o curso de Odontologia.
Diante desse fato, considere a alternativa correta.
1. Ambos estão certos, precisam aproveitar a oportunidade para aprender e se tornarem bons profissionais. Mesmo não tendo finalizado a faculdade, já possuem o conhecimento suficiente para exercer a profissão.
2. Constitui infração ética, pois neste caso eles só poderiam atuar se tivesse um professor ao lado.
3. Não há problemas quanto a isso, pois o principal que é o conhecimento eles já têm por estarem no final da graduação.
4. Tal fato é caracterizado como exercício ilegal da profissão, pois ambos não estão habilitados, isto é, ainda não concluíram o curso e não possuem a inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
5. Constitui infração ética da clínica “Happy Dentinho”, pois eles são os responsáveis pelos atendimentos que André e Maurício irão realizar.

Sr. Luiz entrou em contato com o Dr. Bruno, pois estava com muita dor dente. Dr. Bruno já conhece o paciente há muitos anos e, tentando ajudá-lo pediu para que o paciente enviasse uma foto do dente que estava doendo pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Após avaliar a imagem, Dr. Bruno constatou um abscesso periodontal severo, além de um dente com uma cárie extensa. Prontamente, pediu para o Sr. Luiz, ir até à farmácia comprar um anti-inflamatório, um colutório a base de clorexidina e um analgésico.
A partir deste relato, houve algum tipo de infração ética?
1. Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética ao prescrever a medicação através do aplicativo de mensagens instantâneas.
2. Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética por não realizar anamnese antes de prescrever a medicação para o paciente.
3. Não, Dr. Bruno não cometeu infração ética, já que não se recusou a atender o paciente de urgência conforme está previsto no Código de Ética.
4. Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética ao dar consulta diagnóstico, prescrição de tratamento por meio de um veículo de comunicação.
5. Não houve infração ética, pois o Dr. Bruno só quis ajudar seu paciente antigo. Por se tratar de um paciente antigo, Dr. Bruno já deve ter anamnese preenchida e sabe exatamente o que prescrever para o paciente.

Dra. Andressa acabou de abrir seu consultório e está pensando em um meio de atrair mais pacientes. Seu vizinho que é designer gráfico deu uma ideia: Fazer panfletos e faixas com os preços dos tratamentos usando cores chamativas, pois assim, atrairia ainda mais a atenção de seus possíveis pacientes.
Diante deste fato, podemos considerar que
1. não é uma boa ideia, pois o investimento é muito alto e o retorno é lento. Esse tipo de marketing está ultrapassado.
2. segundo o Código de Ética, Dra. Andressa até pode entregar panfletos e distribuir faixas pelas ruas, mas estará cometendo infração ética se divulgar os preços dos tratamentos, pois caracteriza concorrência desleal.
3. a ideia é ótima, pois ao divulgar o preço dos tratamentos, Dra. Andressa irá selecionar os pacientes que estão realmente interessados em seu trabalho.
4. segundo o Código de Ética, Dra. Andressa não pode entregar panfletos, pois caracterizará concorrência desleal, mas ela pode divulgar seus preços nas divulgações de redes sociais, sem caracterizar infração ética.
5. Dra. Andressa estará cometendo infração ética por divulgar o preço de seus serviços odontológicos, bem como realizar panfletagem, pois ambos caracterizam concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Dona Joana está realizando tratamento ortodôntico na clínica “Happy Dentinho”. Porém, no próximo mês irá morar em outro estado e, por isso, precisa pegar seu prontuário e exames para que outro profissional dê continuidade em seu tratamento. Ao solicitar sua documentação ortodôntica, dona Joana foi avisada de que não poderia retirar os documentos da clínica, pois a documentação foi cortesia da clínica e, por isso, todos os documentos e exames pertencem à clínica.
Diante deste fato, podemos considerar que:
1. Dona Joana só poderá pegar sua documentação e acessar seu prontuário se pagar pelo exame.
2. A clínica Happy Dentinho está correta em não entregar a documentação para Dona Joana, já que ela não pagou pelo exame, não pode exigir.
3. A clínica Happy Dentinho não tem obrigação de permitir o acesso de Dona Joana ao prontuário, já que ela não entende sobre o que se trata.
4. Dona Joana tem o direito de ter acesso a todos os documentos de seu prontuário, pois independente de quem custeou os exames, os dados e informações contidas no prontuário pertencem à dona Joana.
5. A clínica Happy Dentinho até pode entregar os exames do prontuário, mas precisa cobrar multa, pois Dona Joana está desistindo do tratamento sem ter finalizado.

Dra. Patrícia é Implantodontista e tem um consultório na região mais nobre de Porto Alegre. Sua colega dentista, Dra. Carla, comentou que agora o CFO permitiu que os dentistas postassem fotos de “antes e depois” dos casos clínicos. Dra. Patrícia assim que soube postou em seu site e nas redes sociais todos os casos clínicos que ela tinha arquivado de seus implantes com a legenda “antes e depois”, inclusive divulgou também o passo a passo das cirurgias.
Quais são as infrações éticas que Dra. Patrícia cometeu?
1. Dra. Patrícia não possui autorização prévia dos pacientes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Além disso, o CFO não permite referenciar as imagens com “antes e depois” e, não é permitido divulgar fotos do transoperatório.
2. Dra. Patrícia precisa ter a autorização prévia dos pacientes de forma verbal e postar nas legendas das fotos as palavras “antes” e “depois”, além de explicar sobre o que se trata o passo a passo de cada procedimento das fotos divulgadas de suas cirurgias.
3. Dra. Patrícia só precisa da autorização prévia dos pacientes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pode continuar divulgando suas fotos sem qualquer problema, pois a Resolução 196 do CFO autorizou a publicação do “Antes e depois”.
4. Dra. Patrícia pode postar as fotos, porém, precisa escrever na legenda das fotos as palavras “antes” e “depois” para que não configure infração ética.
5. Não houve nenhum tipo de infração ética cometida por Dra. Patrícia.

Segundo o Código de Ética Odontológico, ao definir os honorários profissionais, devemos levar em consideração o(s):
1. os custos fixos e variáveis, valores cobrados pelo concorrente e a condição socioeconômica do paciente.
2. os custos fixos e variáveis, apenas.
3. a tabela de valores de base para serem feitos os cálculos dos procedimentos disponíveis no site do CRO.
4. o costume do lugar, a complexidade do caso, custo operacional, cooperação do paciente durante o tratamento, são exemplos.
5. que o profissional tem a liberdade para arbitrar seus honorários, só não é permitido cobrar o mesmo valor que o concorrente, pois caracteriza aviltamento profissional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O paciente Alex trabalha na portaria de um prédio. Um dia, faltou no trabalho, mas não queria que seu dia fosse descontado da folha de pagamento. Então, teve uma ideia: Aparecer de surpresa no consultório da sua Dra. Ana e pedir um atestado do dia. Afinal ela é sempre “boazinha” e, com certeza irá ajudar fazendo um atestado. Chegando ao consultório, a Dra. Ana concordou em atestar por dois dias a pedido de Alex, afinal logo teria um feriado e o paciente poderia aproveitar para emendar os dias e descansar.
Tal fato configura.
1. infração ética cometida tanto pelo paciente Alex, quanto pela Dra. Ana por estarem envolvidos na emissão do atestado falso.
2. Incorreta: infração ética cometida pelo paciente Alex que aliciou a Dra. Ana para emitir um atestado falso.
3. infração ética cometida pela Dra. Ana, pois ela deveria ter atestado apenas o dia em que Alex faltou e não um dia a mais.
4. uma não infração ética, pois não houve conhecimento do fato pelo órgão de fiscalização e nem pela empresa de Alex.
5. Infração ética cometida pela Dra. Ana ao emitir atestado que não corresponda à verdade.

Senhor Pedro é um empresário bem-sucedido e, por isso, nem sempre consegue cumprir com os horários agendados e acaba faltando às consultas devido a sua grande demanda de trabalho. O Dr. Antônio - seu dentista - tem notado que o tratamento odontológico de Sr. Pedro não avança devido ao número de faltas e a não colaboração.
Respaldado pelo Código de Ética, qual a conduta que Dr. Antônio deve adotar?
1. Dr. Antônio precisa conversar com Sr. Pedro até que o paciente entenda que precisa valorizar o profissional.
2. Dr. Antônio não pode fazer nada, principalmente se o paciente já pagou pelo tratamento, significa que o paciente já que cumpriu com o acordo financeiro previamente acordado e, por isso, pode faltar.
3. Dr. Antônio pode renunciar ao atendimento do Sr. Pedro, pois percebeu que o pleno desempenho profissional não está ocorrendo satisfatoriamente.
4. Dr. Antônio deve se impor e dizer que quem manda no consultório é ele (Dr. Antônio) e que, por isso, o paciente precisa obedecer às regras.
5. Dr. Antônio precisa finalizar o tratamento, pois o cliente sempre tem razão e pode faltar quantas vezes for preciso.

Para aumentar a captação de novos pacientes para tratamentos de harmonização orofacial, Dra. Maria irá oferecer prêmios para os novos pacientes e, além disso, planejou um sorteio com vários produtos para cuidados com a pele para os pacientes que indicarem mais pacientes.
Ao estudar sobre o Código de Ética, descobriu que não poderia fazer o sorteio, pois
1. constitui infração ética oferecer serviços profissionais como bonificação em concursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
2. haverá aplicação de penalidades, pois não é permitido oferecer serviços profissionais como bonificação em concursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
3. constitui infração ética oferecer sorteios, premiações e promoções de produtos que não estão relacionados com a odontologia.
4. constitui infração ética oferecer sorteios e prêmios de uma única vez. O Código de Ética diz que só pode ser feito um de cada vez.
5. haverá aplicação de advertência e, se houver a necessidade será cobrado uma multa, pois o Código de ética não permite oferecer serviços profissionais como bonificação em concursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.

André e Maurício estão cursando o último ano de Odontologia. Estão ansiosos para pegar seu diploma e poder atuar em sua futura profissão. Maurício contou para André que a clínica “Happy Dentinho” está contratando alunos que estão no último ano para exercer a profissão. Poucas semanas depois, André e Maurício estavam trabalhando na clínica “Happy Dentinho”, mesmo não tendo finalizado o curso de Odontologia.
Diante desse fato, considere a alternativa correta.
1. Ambos estão certos, precisam aproveitar a oportunidade para aprender e se tornarem bons profissionais. Mesmo não tendo finalizado a faculdade, já possuem o conhecimento suficiente para exercer a profissão.
2. Constitui infração ética, pois neste caso eles só poderiam atuar se tivesse um professor ao lado.
3. Não há problemas quanto a isso, pois o principal que é o conhecimento eles já têm por estarem no final da graduação.
4. Tal fato é caracterizado como exercício ilegal da profissão, pois ambos não estão habilitados, isto é, ainda não concluíram o curso e não possuem a inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
5. Constitui infração ética da clínica “Happy Dentinho”, pois eles são os responsáveis pelos atendimentos que André e Maurício irão realizar.

Sr. Luiz entrou em contato com o Dr. Bruno, pois estava com muita dor dente. Dr. Bruno já conhece o paciente há muitos anos e, tentando ajudá-lo pediu para que o paciente enviasse uma foto do dente que estava doendo pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Após avaliar a imagem, Dr. Bruno constatou um abscesso periodontal severo, além de um dente com uma cárie extensa. Prontamente, pediu para o Sr. Luiz, ir até à farmácia comprar um anti-inflamatório, um colutório a base de clorexidina e um analgésico.
A partir deste relato, houve algum tipo de infração ética?
1. Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética ao prescrever a medicação através do aplicativo de mensagens instantâneas.
2. Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética por não realizar anamnese antes de prescrever a medicação para o paciente.
3. Não, Dr. Bruno não cometeu infração ética, já que não se recusou a atender o paciente de urgência conforme está previsto no Código de Ética.
4. Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética ao dar consulta diagnóstico, prescrição de tratamento por meio de um veículo de comunicação.
5. Não houve infração ética, pois o Dr. Bruno só quis ajudar seu paciente antigo. Por se tratar de um paciente antigo, Dr. Bruno já deve ter anamnese preenchida e sabe exatamente o que prescrever para o paciente.

Dra. Andressa acabou de abrir seu consultório e está pensando em um meio de atrair mais pacientes. Seu vizinho que é designer gráfico deu uma ideia: Fazer panfletos e faixas com os preços dos tratamentos usando cores chamativas, pois assim, atrairia ainda mais a atenção de seus possíveis pacientes.
Diante deste fato, podemos considerar que
1. não é uma boa ideia, pois o investimento é muito alto e o retorno é lento. Esse tipo de marketing está ultrapassado.
2. segundo o Código de Ética, Dra. Andressa até pode entregar panfletos e distribuir faixas pelas ruas, mas estará cometendo infração ética se divulgar os preços dos tratamentos, pois caracteriza concorrência desleal.
3. a ideia é ótima, pois ao divulgar o preço dos tratamentos, Dra. Andressa irá selecionar os pacientes que estão realmente interessados em seu trabalho.
4. segundo o Código de Ética, Dra. Andressa não pode entregar panfletos, pois caracterizará concorrência desleal, mas ela pode divulgar seus preços nas divulgações de redes sociais, sem caracterizar infração ética.
5. Dra. Andressa estará cometendo infração ética por divulgar o preço de seus serviços odontológicos, bem como realizar panfletagem, pois ambos caracterizam concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Dona Joana está realizando tratamento ortodôntico na clínica “Happy Dentinho”. Porém, no próximo mês irá morar em outro estado e, por isso, precisa pegar seu prontuário e exames para que outro profissional dê continuidade em seu tratamento. Ao solicitar sua documentação ortodôntica, dona Joana foi avisada de que não poderia retirar os documentos da clínica, pois a documentação foi cortesia da clínica e, por isso, todos os documentos e exames pertencem à clínica.
Diante deste fato, podemos considerar que:
1. Dona Joana só poderá pegar sua documentação e acessar seu prontuário se pagar pelo exame.
2. A clínica Happy Dentinho está correta em não entregar a documentação para Dona Joana, já que ela não pagou pelo exame, não pode exigir.
3. A clínica Happy Dentinho não tem obrigação de permitir o acesso de Dona Joana ao prontuário, já que ela não entende sobre o que se trata.
4. Dona Joana tem o direito de ter acesso a todos os documentos de seu prontuário, pois independente de quem custeou os exames, os dados e informações contidas no prontuário pertencem à dona Joana.
5. A clínica Happy Dentinho até pode entregar os exames do prontuário, mas precisa cobrar multa, pois Dona Joana está desistindo do tratamento sem ter finalizado.

Dra. Patrícia é Implantodontista e tem um consultório na região mais nobre de Porto Alegre. Sua colega dentista, Dra. Carla, comentou que agora o CFO permitiu que os dentistas postassem fotos de “antes e depois” dos casos clínicos. Dra. Patrícia assim que soube postou em seu site e nas redes sociais todos os casos clínicos que ela tinha arquivado de seus implantes com a legenda “antes e depois”, inclusive divulgou também o passo a passo das cirurgias.
Quais são as infrações éticas que Dra. Patrícia cometeu?
1. Dra. Patrícia não possui autorização prévia dos pacientes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Além disso, o CFO não permite referenciar as imagens com “antes e depois” e, não é permitido divulgar fotos do transoperatório.
2. Dra. Patrícia precisa ter a autorização prévia dos pacientes de forma verbal e postar nas legendas das fotos as palavras “antes” e “depois”, além de explicar sobre o que se trata o passo a passo de cada procedimento das fotos divulgadas de suas cirurgias.
3. Dra. Patrícia só precisa da autorização prévia dos pacientes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pode continuar divulgando suas fotos sem qualquer problema, pois a Resolução 196 do CFO autorizou a publicação do “Antes e depois”.
4. Dra. Patrícia pode postar as fotos, porém, precisa escrever na legenda das fotos as palavras “antes” e “depois” para que não configure infração ética.
5. Não houve nenhum tipo de infração ética cometida por Dra. Patrícia.

Segundo o Código de Ética Odontológico, ao definir os honorários profissionais, devemos levar em consideração o(s):
1. os custos fixos e variáveis, valores cobrados pelo concorrente e a condição socioeconômica do paciente.
2. os custos fixos e variáveis, apenas.
3. a tabela de valores de base para serem feitos os cálculos dos procedimentos disponíveis no site do CRO.
4. o costume do lugar, a complexidade do caso, custo operacional, cooperação do paciente durante o tratamento, são exemplos.
5. que o profissional tem a liberdade para arbitrar seus honorários, só não é permitido cobrar o mesmo valor que o concorrente, pois caracteriza aviltamento profissional.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0/1
O paciente Alex trabalha na portaria de um prédio. Um dia, faltou no trabalho, mas não queria que seu dia fosse descontado da folha de pagamento. Então, teve uma ideia: Aparecer de surpresa no consultório da sua Dra. Ana e pedir um atestado do dia. Afinal ela é sempre “boazinha” e, com certeza irá ajudar fazendo um atestado. Chegando ao consultório, a Dra. Ana concordou em atestar por dois dias a pedido de Alex, afinal logo teria um feriado e o paciente poderia aproveitar para emendar os dias e descansar. 
Tal fato configura.
Ocultar opções de resposta 
1. 
infração ética cometida tanto pelo paciente Alex, quanto pela Dra. Ana por estarem envolvidos na emissão do atestado falso.
2. Incorreta:
infração ética cometida pelo paciente Alex que aliciou a Dra. Ana para emitir um atestado falso.
3. 
infração ética cometida pela Dra. Ana, pois ela deveria ter atestado apenas o dia em que Alex faltou e não um dia a mais.
4. 
uma não infração ética, pois não houve conhecimento do fato pelo órgão de fiscalização e nem pela empresa de Alex.
5. 
Infração ética cometida pela Dra. Ana ao emitir atestado que não corresponda à verdade.
Resposta correta
2. Pergunta 2
1/1
Senhor Pedro é um empresário bem-sucedido e, por isso, nem sempre consegue cumprir com os horários agendados e acaba faltando às consultas devido a sua grande demanda de trabalho. O Dr. Antônio - seu dentista - tem notado que o tratamento odontológico de Sr. Pedro não avança devido ao número de faltas e a não colaboração. Respaldado pelo Código de Ética, qual a conduta que Dr. Antônio deve adotar?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Dr. Antônio precisa conversar com Sr. Pedro até que o paciente entenda que precisa valorizar o profissional.
2. 
Dr. Antônio não pode fazer nada, principalmente se o paciente já pagou pelo tratamento, significa que o paciente já que cumpriu com o acordo financeiro previamente acordado e, por isso, pode faltar.
3. 
Dr. Antônio pode renunciar ao atendimento do Sr. Pedro, pois percebeu que o pleno desempenho profissional não está ocorrendo satisfatoriamente.
Resposta correta
4. 
Dr. Antônio deve se impor e dizer que quem manda no consultório é ele (Dr. Antônio) e que, por isso, o paciente precisa obedecer às regras.
5. 
Dr. Antônio precisa finalizar o tratamento, pois o cliente sempre tem razão e pode faltar quantas vezes for preciso.
3. Pergunta 3
1/1
Para aumentar a captação de novos pacientes para tratamentos de harmonização orofacial, Dra. Maria irá oferecer prêmios para os novos pacientes e, além disso, planejou um sorteio com vários produtos para cuidados com a pele para os pacientes que indicarem mais pacientes. 
Ao estudar sobre o Código de Ética, descobriu que não poderia fazer o sorteio, pois
Ocultar opções de resposta 
1. 
constitui infração ética oferecer serviços profissionais como bonificação em con¬cursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
Resposta correta
2. 
haverá aplicação de penalidades, pois não é permitido oferecer serviços profissionais como bonificação em con¬cursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
3. 
constitui infração ética oferecer sorteios, premiações e promoções de produtos que não estão relacionados com a odontologia.
4. 
constitui infração ética oferecer sorteios e prêmios de uma única vez. O Código de Ética diz que só pode ser feito um de cada vez.
5. 
haverá aplicação de advertência e, se houver a necessidade será cobrado uma multa, pois o Código de ética não permite oferecer serviços profissionais como bonificação em con¬cursos, sorteios, premiações e promoções de qualquer natureza.
4. Pergunta 4
1/1
Dr. Caio acabou de se formar e está em busca de novas oportunidades de trabalho. Soube que a clínica “Happy Dentinho” estava precisando de profissionais para trabalhar, mas sabe que essa clínica é conhecida como “popular”, pois seus preços são baixíssimos e não tem uma boa reputação no mercado odontológico. Mesmo assim, Dr. Caio foi conhecer o estabelecimento, pois está ansioso para exercer sua profissão. Ao conversar com a gerente da clínica, foi avisado que a clínica trabalha com metas nas vendas de tratamentos. Ou seja, Dr. Caio entendeu que precisaria oferecer tratamentos desnecessários ao paciente para atingir a meta. 
Então, decidiu não aceitar o trabalho, pois estaria infringindo o que está descrito no Código de Ética, que é especificamente
Ocultar opções de resposta 
1. 
resguardar sempre a privacidade do paciente.
2. 
executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado.
Resposta correta
3. 
exercer a profissão mantendo comportamento digno.
4. 
propor ou executar tratamento fora do âmbito da Odontologia.
5. 
desrespeitar ou permitir que seja desrespeitado o paciente.
5. Pergunta 5
1/1
André e Maurício estão cursando o último ano de Odontologia. Estão ansiosos para pegar seu diploma e poder atuar em sua futura profissão. Maurício contou para André que a clínica “Happy Dentinho” está contratando alunos que estão no último ano para exercer a profissão. Poucas semanas depois, André e Maurício estavam trabalhando na clínica “Happy Dentinho”, mesmo não tendo finalizado o curso de Odontologia. 
Diante desse fato, considere a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ambos estão certos, precisam aproveitar a oportunidade para aprender e se tornarem bons profissionais. Mesmo não tendo finalizado a faculdade, já possuem o conhecimento suficiente para exercer a profissão.
2. 
Constitui infração ética, pois neste caso eles só poderiam atuar se tivesse um professor ao lado.
3. 
Não há problemas quanto a isso, pois o principal que é o conhecimento eles já têm por estarem no final da graduação.
4. 
Tal fato é caracterizado como exercício ilegal da profissão, pois ambos não estão habilitados, isto é, ainda não concluíram o curso e não possuem a inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
Resposta correta
5. 
Constitui infração ética da clínica “Happy Dentinho”, pois eles são os responsáveis pelos atendimentos que André e Maurício irão realizar.
6. Pergunta 6
1/1
Sr. Luiz entrou em contato com o Dr. Bruno, pois estava com muita dor dente. Dr. Bruno já conhece o paciente há muitos anos e, tentando ajudá-lo pediu para que o paciente enviasse uma foto do dente que estava doendo pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Após avaliar a imagem, Dr. Bruno constatou um abscesso periodontal severo, além de um dente com uma cárie extensa. Prontamente, pediu para o Sr. Luiz, ir até à farmácia comprar um anti-inflamatório, um colutório a base de clorexidina e um analgésico. 
A partir deste relato, houve algum tipo de infração ética?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética ao prescrever a medicação através do aplicativo de mensagens instantâneas.
2. 
Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética por não realizar anamnese antes de prescrever a medicação para o paciente.
3. 
Não, Dr. Bruno não cometeu infração ética, já que não se recusou a atender o paciente de urgência conforme está previsto no Código de Ética.
4. 
Sim, Dr. Bruno cometeu infração ética ao dar consulta diagnóstico, prescrição de tratamento por meio de um veículo de co¬municação.
Resposta correta
5. 
Não houve infração ética, pois o Dr. Bruno só quis ajudar seu paciente antigo. Por se tratar de um paciente antigo, Dr. Bruno já deve ter anamnese preenchida e sabe exatamente o que prescrever para o paciente.
7. Pergunta 7
1/1
Dra. Andressa acabou de abrir seu consultório e está pensando em um meio de atrair mais pacientes. Seu vizinho que é designer gráfico deu uma ideia: Fazer panfletos e faixas com os preços dos tratamentos usando cores chamativas, pois assim, atrairia ainda mais a atenção de seus possíveis pacientes. 
Diante deste fato, podemos considerar que
Ocultar opções de resposta 
1. 
não é uma boa ideia, pois o investimento é muito alto e o retorno é lento. Esse tipo de marketing está ultrapassado.
2. 
segundo o Código de Ética, Dra. Andressa até pode entregar panfletos e distribuir faixas pelas ruas, mas estará cometendoinfração ética se divulgar os preços dos tratamentos, pois caracteriza concorrência desleal.
3. 
a ideia é ótima, pois ao divulgar o preço dos tratamentos, Dra. Andressa irá selecionar os pacientes que estão realmente interessados em seu trabalho.
4. 
segundo o Código de Ética, Dra. Andressa não pode entregar panfletos, pois caracterizará concorrência desleal, mas ela pode divulgar seus preços nas divulgações de redes sociais, sem caracterizar infração ética.
5. 
Dra. Andressa estará cometendo infração ética por divulgar o preço de seus serviços odontológicos, bem como realizar panfletagem, pois ambos caracterizam concorrência desleal e desvalorização da profissão.
Resposta correta
8. Pergunta 8
1/1
Dona Joana está realizando tratamento ortodôntico na clínica “Happy Dentinho”. Porém, no próximo mês irá morar em outro estado e, por isso, precisa pegar seu prontuário e exames para que outro profissional dê continuidade em seu tratamento. Ao solicitar sua documentação ortodôntica, dona Joana foi avisada de que não poderia retirar os documentos da clínica, pois a documentação foi cortesia da clínica e, por isso, todos os documentos e exames pertencem à clínica. 
Diante deste fato, podemos considerar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Dona Joana só poderá pegar sua documentação e acessar seu prontuário se pagar pelo exame.
2. 
A clínica Happy Dentinho está correta em não entregar a documentação para Dona Joana, já que ela não pagou pelo exame, não pode exigir.
3. 
A clínica Happy Dentinho não tem obrigação de permitir o acesso de Dona Joana ao prontuário, já que ela não entende sobre o que se trata.
4. 
Dona Joana tem o direito de ter acesso a todos os documentos de seu prontuário, pois independente de quem custeou os exames, os dados e informações contidas no prontuário pertencem à dona Joana.
Resposta correta
5. 
A clínica Happy Dentinho até pode entregar os exames do prontuário, mas precisa cobrar multa, pois Dona Joana está desistindo do tratamento sem ter finalizado.
9. Pergunta 9
1/1
Dra. Patrícia é Implantodontista e tem um consultório na região mais nobre de Porto Alegre. Sua colega dentista, Dra. Carla, comentou que agora o CFO permitiu que os dentistas postassem fotos de “antes e depois” dos casos clínicos. Dra. Patrícia assim que soube postou em seu site e nas redes sociais todos os casos clínicos que ela tinha arquivado de seus implantes com a legenda “antes e depois”, inclusive divulgou também o passo a passo das cirurgias. 
Quais são as infrações éticas que Dra. Patrícia cometeu?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Dra. Patrícia não possui autorização prévia dos pacientes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Além disso, o CFO não permite referenciar as imagens com “antes e depois” e, não é permitido divulgar fotos do transoperatório.
Resposta correta
2. 
Dra. Patrícia precisa ter a autorização prévia dos pacientes de forma verbal e postar nas legendas das fotos as palavras “antes” e “depois”, além de explicar sobre o que se trata o passo a passo de cada procedimento das fotos divulgadas de suas cirurgias.
3. 
Dra. Patrícia só precisa da autorização prévia dos pacientes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pode continuar divulgando suas fotos sem qualquer problema, pois a Resolução 196 do CFO autorizou a publicação do “Antes e depois”.
4. 
Dra. Patrícia pode postar as fotos, porém, precisa escrever na legenda das fotos as palavras “antes” e “depois” para que não configure infração ética.  
5. 
Não houve nenhum tipo de infração ética cometida por Dra. Patrícia.
10. Pergunta 10
1/1
Segundo o Código de Ética Odontológico, ao definir os honorários profissionais, devemos levar em consideração o(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
os custos fixos e variáveis, valores cobrados pelo concorrente e a condição socioeconômica do paciente.
2. 
os custos fixos e variáveis, apenas.
3. 
a tabela de valores de base para serem feitos os cálculos dos procedimentos disponíveis no site do CRO.
4. 
o costume do lugar, a complexidade do caso, custo operacional, cooperação do paciente durante o tratamento, são exemplos.
Resposta correta
5. 
que o profissional tem a liberdade para arbitrar seus honorários, só não é permitido cobrar o mesmo valor que o concorrente, pois caracteriza aviltamento profissional.

Mais conteúdos dessa disciplina