Logo Passei Direto
Buscar

Concepções Teológicas de Agostinho

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para os liberais, Deus era amor e, por isso, estava preso a esse atributo.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, qual o entendimento dos teólogos liberais sobre a salvação?
A São universalistas, ou seja, entendem que no fim todos serão salvos, que Deus reconciliou o mundo e então todos estavam perdoados.
B Falavam somente em inferno e sofrimento eterno, e de que o homem teria a escolha através do seu livre arbítrio de escolher ou não a Deus e seu projeto salvífico.
C Deus permitiu que o homem pecasse, mas já havia determinado antes da entrada do pecado que Jesus viria para perdoar aqueles que nele cressem.
D A salvação é apenas para alguns selecionados por Deus. Como Deus é soberano, ele decide quem irá se salvar e quem irá ser condenado.
E Alguns são criados para a salvação eterna, enquanto outros para a condenação eterna. A condenação dos infiéis resultará na glória de Deus.

“A revelação de Deus acontece para o ser humano a partir do momento em que o indivíduo experimenta o mistério da vida, a preocupação última da Razão do Ser.”
Tomando como referência as informações do texto supracitado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, em relação ao entendimento de Paul Tillich sobre a Bíblia é correto afirmar que:
A É a Palavra de Deus, que precisa ser considerada em toda a sua essência e literalidade pelos cristãos de todo o mundo, pois é somente através dela que o homem pode conhecer a Deus.
B É uma das muitas fontes pelas quais Deus pode ser experimentado pelo ser humano. É a fonte básica da teologia cristã porque narra as origens do cristianismo, apresentando os eventos por meio dos quais as pessoas encontram a Jesus e testemunharam dele como o Novo Ser.
C Consiste num grupo de símbolos que unidos formam a Palavra de Deus, os quais devidamente interpretados, podem conduzir o ser humano a um repensar de suas vidas e assim a transformações pessoais e na sociedade.
D Seu pensamento sobre este livro está de acordo com as principais crenças evangélicas, ou seja, que a Bíblia sempre foi, é e será imutável e inerrante Palavra viva de Deus, a qual possui plena autoridade para correção, ensino e repreensão.
E É o árbitro final da verdade, pelo qual o homem pecador poderá encontrar com Cristo e se transformar num novo Ser.

Agostinho de Hipona [...] tornou-se bispo e escreveu muito, em especial contra as doutrinas erradas e as heresias que se formavam na época.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, sobre as concepções teológicas de Agostinho, se o pecado é algo que acompanha o ser humano, a salvação é:
A Atribuída somente a graça, sem o mérito do ser humano.
B Imposta por força a todos os homens pelo Deus todo poderoso.
C Concedida aos seres humanos especiais e santos, que cumpriram todos os mandamentos de Deus nesta terra.
D É algo abstrato, e refere-se a um estado de paz de espírito.
E Conferida como recompensa aos méritos humanos, pois tanto as boas ações quanto as más, serão recompensadas por Deus.

Tomás de Aquino, um personagem de extrema importância na teologia, em especial para o catolicismo; para muitos, Tomás de Aquino é, sem dúvida nenhuma, o maior teólogo da Igreja Católica entre Agostinho e Karl Rahner.
Conforme a figura acima e os conteúdos do livro-base História da Teologia, Sobre a doutrina da graça divina, Tomás de Aquino concebe que:
A A salvação pode ser experimentada sem a graça sobrenatural, através somente da meritocracia.
B A graça é obra de Deus na vida dos humanos, conduzindo-os acima da natureza humana até o ponto em que se tornam participantes da natureza divina.
C Para ele, a imagem de Deus foi totalmente destruída dentro do homem depois do pecado original.
D A queda destruiu a imagem do homem, porém não a justiça de Deus no seu interior.
E Através da graça podemos evitar o pecado, cumprindo integralmente os mandamentos divinos e assim nos tornando justos diante de Deus.

Teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã.
Conforme o fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quanto a Escolástica, é correto afirmar que:
A O termo escolástica vem de schola (escola) e é compreendido como o método de ensino utilizado nas universidades da Idade Média na Europa por aproximadamente 400 anos: do ano 1.100 até por volta do ano de 1500.
B As doutrinas bíblicas, aliado às tradições da igreja, poderia trazer luz a todas as questões importantes daqueles dias.
C A escolástica se refere a um sistema de crenças religiosas que fazia uma sistematização da fé.
D As características mais comuns do escolasticismo são três: descarte da razão; incompatibilidade entre a filosofia humana e a revelação de Deus; enfoque na fé.
E Afirmava a impossibilidade da lógica e razão como meio de chegar a resposta divina, pois esta viria apenas através de revelação.

O primeiro pilar da teologia é a Bíblia. Na teologia, existe a necessidade de utilizar as Escrituras Sagradas para apoiar as ideias e os estudos, e a Bíblia precisa ocupar o próprio espaço dentro da teologia.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, qual era o entendimento dos Pais Apostólicos sobre as Escrituras Sagradas?
A Deveriam ser interpretadas literalmente, pois o cristianismo era uma continuação do judaísmo, porquanto Jesus veio cumprir as Escrituras.
B Davam muita importância ao texto sagrado e asseveravam a importância de interpreta-lo literalmente, utilizando todas as regras da hermenêutica.
C Não concordavam em interpretar a Escrituras literalmente, pois acreditavam que seria voltar ao judaísmo. Assim, elas tinham que ser interpretadas de maneira espiritual e cristológica.
D Deveriam ser interpretadas alegoricamente, “porque a letra mata, mas o espírito vivifica”, e para tanto tinham lema “a minha mente é cativa da Palavra de Deus”.
E Eram adeptos da interpretação literal, pois somente através desta é que o povo é instruído e fortificado na fé e Deus é engrandecido e glorificado.

“[...] teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quais são os três pilares na qual a Teologia está apoiada?
A Tradição – Bíblia – Comunhão.
B Bíblia – Tradição – Fé.
C Graça – Fé – Tradição.
D Bíblia – Tradição – Cosmovisão.
E Fé – Amor – Esperança.

Tomás de Aquino, tentou provar a existência de Deus, mas não se preocupou em dizer que esse era o Deus dos cristãos, pois para ele não existia outro deus.
De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base História da Teologia, sobre a Escolástica, assinale as obras teológicas que são de autoria do filósofo e teólogo Tomás de Aquino:
A Confissões e Cidade de Deus.
B Summa Theologica (Teologia Sistemática) e Suma contra Gentiles.
C História Eclesiástica e Vida de Constantino.
D O Testemunho da Alma e O Manto.
E Catecismo da Igreja de Witemberg e Dogmática Eclesiástica.

Lutero e os outros reformadores não mediram esforços para retornar ao aspecto prático da fé; tornar a teologia algo mais voltado para a realidade do povo e suas necessidades.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, pode-se citar como precursores da reforma protestante:
A Ulrico Zuinglio e Tomás de Aquino.
B Erasmo de Roterdã e João Wycliffe.
C João Calvino e Karl Barth.

De acordo com o texto citado e os conteúdos do livro-base de História Teologia, qual era a concepção de Rudolf Bultmann sobre a ressurreição?
A Destacou a crença na ressurreição é algo legítimo e compreensível para os cristãos em qualquer época da história, pois é um princípio fundamental da fé cristã.
B Enfatizou a crença ressurreição, juntamente com a encarnação e a centralidade de Jesus na salvação, bem como a necessidade de fé pessoal em Jesus.
C Crer na ressurreição é algo legítimo e inteligível para o mundo do século I, mas não para os dias de hoje. É impossível crer no mundo da eletricidade e da medicina ao mesmo tempo no mundo dos espíritos e dos milagres.
D É possível fazer sentido desse evento como uma experiência religiosa transcendental dos discípulos do primeiro século, não aplicável nos dias atuais.
E Assim como Adão e Eva são personagens simbólicos, a ressurreição também o é. Ideias como da ressurreição, do inferno, do céu, são mitos religiosos que conduzem a pessoa aos reais ensinamentos do Jesus histórico.

Considerando as informações do fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, para Lutero, a justificação ocorria mediante:
A Iluminação do espírito.
B A fé em Cristo.
C A realização de boas obras.
D Através das indulgências.
E A oração de um sacerdote.

De acordo com o texto citado e os conteúdos do livro-base de História Teologia, um dos destaques do período patrístico foi Tertuliano. Quanto ao seu entendimento sobre a Trindade, é correto afirmar que:
A O Filho e o Espírito Santo não eram pessoas que faziam parte da Trindade divina.
B O Pai, o Filho e o Espírito Santo eram apenas máscaras usadas no palco da história por Deus.
C O Pai é maior que o Filho e o espírito, mas nunca existiu sem eles, ou seja, defende a ideia da subordinação.
D Não acreditava na Trindade, e afirmava que Deus pai havia sofrido e morrido na cruz.
E Asseverava a ideia de um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Uma unidade de três pessoas coeternas.

Conforme as informações do fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, a Escolástica originou-se:
A Nos mosteiros e nas universidades, como Paris e Oxford, que haviam surgido a pouco tempo naquela época.
B Na Grécia Antiga, com o filósofo Platão, no século VI a.C., porém o conceito já existia com os pré-socráticos.
C Em Roma, com os pais da igreja, que procuravam defender a sua fé contra as heresias que se formavam na época.
D Do conceito filosófico espiritualista do gnosticismo, apregoado largamente durante o período patrístico.
E Em Jerusalém, através do ensino e pregação dos apóstolos e discípulos de Jesus.

aberes, 2015. P.17. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História da Teologia, sobre a palavra “teologia” assinale a alternativa correta: Nota: 10.0
A Possui origem hebraica, e significa “Quem é como Deus?”. B Vem do grego theos o que é compreendido como divindade, e logos que tem o significado de “a palavra”. C Possui etimologia medo-persa, e constitui o estudo sobre os deuses. D Tem origem grega, dos primeiros filósofos, e significa “amor à sabedoria”. E Atribui-se sua origem a Aristóteles, na Grécia Antiga, com a Teopatodicéia.
A
B
C
D
E

Leia o fragmento de texto a seguir: “Com todas essas ideias, estava presente o descontentamento com a religião atrelada ao Estado. Discutia-se como a igreja deveria funcionar, já que a lei da igreja e da sociedade como um todo deveria ser diferente”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.125.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve o papel Igreja para João Wycliffe: Nota: 10.0
A A igreja deveria ser pobre para não poder controlar a economia nem a política.
B A igreja deveria controlar a economia e a política e demais áreas da sociedade.
C A igreja deveria colocar a frente da sociedade, da ciência, e das artes.
D A lei da igreja e da sociedade deveria ser iguais em todos os campos da vida.
E A igreja deveria ser rica e centralizar a riqueza financeiras e bens da natureza.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Clemente era colaborador de Paulo, mencionado em Filipenses: 'E peço também a ti, da Igreja de Roma.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve Clemente:
A O primeiro na linha de sucessão de Pedro na condução da Igreja de Roma.
B Clemente não tinha um relacionamento próximo com o líder da igreja de Roma.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Cristo é o centro da Bíblia. “A Escritura deve ser entendida a favor de Cristo, não contra ele; sim, se não se refere a ele não é verdadeira Escritura”. “Tire-se Cristo da Bíblia e que mais se encontrará nela?”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.132.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que aponte a base para interpretar a Bíblia: Nota: 10.0
A A Fé.
B A ciência.
C O saber.
D A linguagem.
E A sensibilidade.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Lutero lutava com a questão do mérito, pois não sabia quando teria feito o suficiente para ser aceito por Deus. Seu confessor o estimulou a contemplar o Cristo crucificado” (místicos) (Hägglund, 1989). Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.129.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreva um dos conteúdos das 95 teses de Lutero: Nota: 10.0
A Questão das indulgências e do perdão concedido pelo papa.
B A crítica a Santo Agostinho e a filosofia de Platão.
C Crítica a verdade da justificação pela fé não parecia verdadeiro.
D Com a alma repleta de alegria e uma vida plena, escreveu sobre a paz.
E Crítica ao Renascimento e as filosofias Iluministas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Lutero tinha uma percepção importante, que devemos observar e praticar em nosso cotidiano: “Assim, as Escrituras Sagradas lembram-nos de que tudo na vida é vivido na presença de Deus. Elas são o testemunho inspirado da perfeita revelação de Deus em Jesus Cristo, e o manual diário do cristão em suas lutas e vitórias da fé” (George, 1994, p. 87). Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.133.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve o elemento subjetivo na interpretação da Bíblia para Lutero: Nota: 10.0
A A experiência.
B Sensibilidade.
C Negação.
D Esperança.
E Razão.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Desidério Erasmo nasceu na Holanda, em 28 de outubro de 1466, e faleceu no dia 12 de julho de 1536. Foi um humanista e filósofo que tinha amplo domínio dos mais diversos assuntos ligados ao conhecimento humano. Como era uma pessoa com habilidades intelectuais muito fortes, sempre era convocado para opinar sobre o assunto da Reforma.”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p. 126.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreva como era conhecido Erasmo: Nota: 10.0
A Reformador.
B Libertador.
C Conservador.
D Revolucionário.
E Socialista.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para os liberais, Deus era amor e, por isso, estava preso a esse atributo.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, qual o entendimento dos teólogos liberais sobre a salvação?
A São universalistas, ou seja, entendem que no fim todos serão salvos, que Deus reconciliou o mundo e então todos estavam perdoados.
B Falavam somente em inferno e sofrimento eterno, e de que o homem teria a escolha através do seu livre arbítrio de escolher ou não a Deus e seu projeto salvífico.
C Deus permitiu que o homem pecasse, mas já havia determinado antes da entrada do pecado que Jesus viria para perdoar aqueles que nele cressem.
D A salvação é apenas para alguns selecionados por Deus. Como Deus é soberano, ele decide quem irá se salvar e quem irá ser condenado.
E Alguns são criados para a salvação eterna, enquanto outros para a condenação eterna. A condenação dos infiéis resultará na glória de Deus.

“A revelação de Deus acontece para o ser humano a partir do momento em que o indivíduo experimenta o mistério da vida, a preocupação última da Razão do Ser.”
Tomando como referência as informações do texto supracitado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, em relação ao entendimento de Paul Tillich sobre a Bíblia é correto afirmar que:
A É a Palavra de Deus, que precisa ser considerada em toda a sua essência e literalidade pelos cristãos de todo o mundo, pois é somente através dela que o homem pode conhecer a Deus.
B É uma das muitas fontes pelas quais Deus pode ser experimentado pelo ser humano. É a fonte básica da teologia cristã porque narra as origens do cristianismo, apresentando os eventos por meio dos quais as pessoas encontram a Jesus e testemunharam dele como o Novo Ser.
C Consiste num grupo de símbolos que unidos formam a Palavra de Deus, os quais devidamente interpretados, podem conduzir o ser humano a um repensar de suas vidas e assim a transformações pessoais e na sociedade.
D Seu pensamento sobre este livro está de acordo com as principais crenças evangélicas, ou seja, que a Bíblia sempre foi, é e será imutável e inerrante Palavra viva de Deus, a qual possui plena autoridade para correção, ensino e repreensão.
E É o árbitro final da verdade, pelo qual o homem pecador poderá encontrar com Cristo e se transformar num novo Ser.

Agostinho de Hipona [...] tornou-se bispo e escreveu muito, em especial contra as doutrinas erradas e as heresias que se formavam na época.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, sobre as concepções teológicas de Agostinho, se o pecado é algo que acompanha o ser humano, a salvação é:
A Atribuída somente a graça, sem o mérito do ser humano.
B Imposta por força a todos os homens pelo Deus todo poderoso.
C Concedida aos seres humanos especiais e santos, que cumpriram todos os mandamentos de Deus nesta terra.
D É algo abstrato, e refere-se a um estado de paz de espírito.
E Conferida como recompensa aos méritos humanos, pois tanto as boas ações quanto as más, serão recompensadas por Deus.

Tomás de Aquino, um personagem de extrema importância na teologia, em especial para o catolicismo; para muitos, Tomás de Aquino é, sem dúvida nenhuma, o maior teólogo da Igreja Católica entre Agostinho e Karl Rahner.
Conforme a figura acima e os conteúdos do livro-base História da Teologia, Sobre a doutrina da graça divina, Tomás de Aquino concebe que:
A A salvação pode ser experimentada sem a graça sobrenatural, através somente da meritocracia.
B A graça é obra de Deus na vida dos humanos, conduzindo-os acima da natureza humana até o ponto em que se tornam participantes da natureza divina.
C Para ele, a imagem de Deus foi totalmente destruída dentro do homem depois do pecado original.
D A queda destruiu a imagem do homem, porém não a justiça de Deus no seu interior.
E Através da graça podemos evitar o pecado, cumprindo integralmente os mandamentos divinos e assim nos tornando justos diante de Deus.

Teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã.
Conforme o fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quanto a Escolástica, é correto afirmar que:
A O termo escolástica vem de schola (escola) e é compreendido como o método de ensino utilizado nas universidades da Idade Média na Europa por aproximadamente 400 anos: do ano 1.100 até por volta do ano de 1500.
B As doutrinas bíblicas, aliado às tradições da igreja, poderia trazer luz a todas as questões importantes daqueles dias.
C A escolástica se refere a um sistema de crenças religiosas que fazia uma sistematização da fé.
D As características mais comuns do escolasticismo são três: descarte da razão; incompatibilidade entre a filosofia humana e a revelação de Deus; enfoque na fé.
E Afirmava a impossibilidade da lógica e razão como meio de chegar a resposta divina, pois esta viria apenas através de revelação.

O primeiro pilar da teologia é a Bíblia. Na teologia, existe a necessidade de utilizar as Escrituras Sagradas para apoiar as ideias e os estudos, e a Bíblia precisa ocupar o próprio espaço dentro da teologia.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, qual era o entendimento dos Pais Apostólicos sobre as Escrituras Sagradas?
A Deveriam ser interpretadas literalmente, pois o cristianismo era uma continuação do judaísmo, porquanto Jesus veio cumprir as Escrituras.
B Davam muita importância ao texto sagrado e asseveravam a importância de interpreta-lo literalmente, utilizando todas as regras da hermenêutica.
C Não concordavam em interpretar a Escrituras literalmente, pois acreditavam que seria voltar ao judaísmo. Assim, elas tinham que ser interpretadas de maneira espiritual e cristológica.
D Deveriam ser interpretadas alegoricamente, “porque a letra mata, mas o espírito vivifica”, e para tanto tinham lema “a minha mente é cativa da Palavra de Deus”.
E Eram adeptos da interpretação literal, pois somente através desta é que o povo é instruído e fortificado na fé e Deus é engrandecido e glorificado.

“[...] teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quais são os três pilares na qual a Teologia está apoiada?
A Tradição – Bíblia – Comunhão.
B Bíblia – Tradição – Fé.
C Graça – Fé – Tradição.
D Bíblia – Tradição – Cosmovisão.
E Fé – Amor – Esperança.

Tomás de Aquino, tentou provar a existência de Deus, mas não se preocupou em dizer que esse era o Deus dos cristãos, pois para ele não existia outro deus.
De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base História da Teologia, sobre a Escolástica, assinale as obras teológicas que são de autoria do filósofo e teólogo Tomás de Aquino:
A Confissões e Cidade de Deus.
B Summa Theologica (Teologia Sistemática) e Suma contra Gentiles.
C História Eclesiástica e Vida de Constantino.
D O Testemunho da Alma e O Manto.
E Catecismo da Igreja de Witemberg e Dogmática Eclesiástica.

Lutero e os outros reformadores não mediram esforços para retornar ao aspecto prático da fé; tornar a teologia algo mais voltado para a realidade do povo e suas necessidades.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, pode-se citar como precursores da reforma protestante:
A Ulrico Zuinglio e Tomás de Aquino.
B Erasmo de Roterdã e João Wycliffe.
C João Calvino e Karl Barth.

De acordo com o texto citado e os conteúdos do livro-base de História Teologia, qual era a concepção de Rudolf Bultmann sobre a ressurreição?
A Destacou a crença na ressurreição é algo legítimo e compreensível para os cristãos em qualquer época da história, pois é um princípio fundamental da fé cristã.
B Enfatizou a crença ressurreição, juntamente com a encarnação e a centralidade de Jesus na salvação, bem como a necessidade de fé pessoal em Jesus.
C Crer na ressurreição é algo legítimo e inteligível para o mundo do século I, mas não para os dias de hoje. É impossível crer no mundo da eletricidade e da medicina ao mesmo tempo no mundo dos espíritos e dos milagres.
D É possível fazer sentido desse evento como uma experiência religiosa transcendental dos discípulos do primeiro século, não aplicável nos dias atuais.
E Assim como Adão e Eva são personagens simbólicos, a ressurreição também o é. Ideias como da ressurreição, do inferno, do céu, são mitos religiosos que conduzem a pessoa aos reais ensinamentos do Jesus histórico.

Considerando as informações do fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, para Lutero, a justificação ocorria mediante:
A Iluminação do espírito.
B A fé em Cristo.
C A realização de boas obras.
D Através das indulgências.
E A oração de um sacerdote.

De acordo com o texto citado e os conteúdos do livro-base de História Teologia, um dos destaques do período patrístico foi Tertuliano. Quanto ao seu entendimento sobre a Trindade, é correto afirmar que:
A O Filho e o Espírito Santo não eram pessoas que faziam parte da Trindade divina.
B O Pai, o Filho e o Espírito Santo eram apenas máscaras usadas no palco da história por Deus.
C O Pai é maior que o Filho e o espírito, mas nunca existiu sem eles, ou seja, defende a ideia da subordinação.
D Não acreditava na Trindade, e afirmava que Deus pai havia sofrido e morrido na cruz.
E Asseverava a ideia de um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Uma unidade de três pessoas coeternas.

Conforme as informações do fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, a Escolástica originou-se:
A Nos mosteiros e nas universidades, como Paris e Oxford, que haviam surgido a pouco tempo naquela época.
B Na Grécia Antiga, com o filósofo Platão, no século VI a.C., porém o conceito já existia com os pré-socráticos.
C Em Roma, com os pais da igreja, que procuravam defender a sua fé contra as heresias que se formavam na época.
D Do conceito filosófico espiritualista do gnosticismo, apregoado largamente durante o período patrístico.
E Em Jerusalém, através do ensino e pregação dos apóstolos e discípulos de Jesus.

aberes, 2015. P.17. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História da Teologia, sobre a palavra “teologia” assinale a alternativa correta: Nota: 10.0
A Possui origem hebraica, e significa “Quem é como Deus?”. B Vem do grego theos o que é compreendido como divindade, e logos que tem o significado de “a palavra”. C Possui etimologia medo-persa, e constitui o estudo sobre os deuses. D Tem origem grega, dos primeiros filósofos, e significa “amor à sabedoria”. E Atribui-se sua origem a Aristóteles, na Grécia Antiga, com a Teopatodicéia.
A
B
C
D
E

Leia o fragmento de texto a seguir: “Com todas essas ideias, estava presente o descontentamento com a religião atrelada ao Estado. Discutia-se como a igreja deveria funcionar, já que a lei da igreja e da sociedade como um todo deveria ser diferente”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.125.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve o papel Igreja para João Wycliffe: Nota: 10.0
A A igreja deveria ser pobre para não poder controlar a economia nem a política.
B A igreja deveria controlar a economia e a política e demais áreas da sociedade.
C A igreja deveria colocar a frente da sociedade, da ciência, e das artes.
D A lei da igreja e da sociedade deveria ser iguais em todos os campos da vida.
E A igreja deveria ser rica e centralizar a riqueza financeiras e bens da natureza.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Clemente era colaborador de Paulo, mencionado em Filipenses: 'E peço também a ti, da Igreja de Roma.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve Clemente:
A O primeiro na linha de sucessão de Pedro na condução da Igreja de Roma.
B Clemente não tinha um relacionamento próximo com o líder da igreja de Roma.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Cristo é o centro da Bíblia. “A Escritura deve ser entendida a favor de Cristo, não contra ele; sim, se não se refere a ele não é verdadeira Escritura”. “Tire-se Cristo da Bíblia e que mais se encontrará nela?”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.132.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que aponte a base para interpretar a Bíblia: Nota: 10.0
A A Fé.
B A ciência.
C O saber.
D A linguagem.
E A sensibilidade.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Lutero lutava com a questão do mérito, pois não sabia quando teria feito o suficiente para ser aceito por Deus. Seu confessor o estimulou a contemplar o Cristo crucificado” (místicos) (Hägglund, 1989). Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.129.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreva um dos conteúdos das 95 teses de Lutero: Nota: 10.0
A Questão das indulgências e do perdão concedido pelo papa.
B A crítica a Santo Agostinho e a filosofia de Platão.
C Crítica a verdade da justificação pela fé não parecia verdadeiro.
D Com a alma repleta de alegria e uma vida plena, escreveu sobre a paz.
E Crítica ao Renascimento e as filosofias Iluministas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Lutero tinha uma percepção importante, que devemos observar e praticar em nosso cotidiano: “Assim, as Escrituras Sagradas lembram-nos de que tudo na vida é vivido na presença de Deus. Elas são o testemunho inspirado da perfeita revelação de Deus em Jesus Cristo, e o manual diário do cristão em suas lutas e vitórias da fé” (George, 1994, p. 87). Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.133.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve o elemento subjetivo na interpretação da Bíblia para Lutero: Nota: 10.0
A A experiência.
B Sensibilidade.
C Negação.
D Esperança.
E Razão.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Desidério Erasmo nasceu na Holanda, em 28 de outubro de 1466, e faleceu no dia 12 de julho de 1536. Foi um humanista e filósofo que tinha amplo domínio dos mais diversos assuntos ligados ao conhecimento humano. Como era uma pessoa com habilidades intelectuais muito fortes, sempre era convocado para opinar sobre o assunto da Reforma.”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p. 126.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreva como era conhecido Erasmo: Nota: 10.0
A Reformador.
B Libertador.
C Conservador.
D Revolucionário.
E Socialista.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História da Teologia
Leia o excerto de texto abaixo:
 
Para os liberais, Deus era amor e, por isso, estava preso a esse atributo.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P.162
 
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, qual o entendimento dos teólogos liberais sobre a salvação?
Nota: 10.0
	
	A
	São universalistas, ou seja, entendem que no fim todos serão salvos, que Deus reconciliou o mundo e então todos estavam perdoados.
Você acertou!
Comentário: Para os teólogos liberais, quando se fala em salvação, eles são universalistas, ou seja, entendem que no fim todos serão salvos, que Deus reconciliou o mundo e então todos estavam perdoados. Aspectos como julgamento, inferno e ira de Deus não estavam mais em Paula. História da Teologia, p. 162).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	Falavam somente em inferno e sofrimento eterno, e de que o homem teria a escolha através do seu livre arbítrio de escolher ou não a Deus e seu projeto salvífico.
	
	C
	Deus permitiu que o homem pecasse, mas já havia determinado antes da entrada do pecado que Jesus viria para perdoar aqueles que nele cressem.
	
	D
	A salvação é apenas para alguns selecionados por Deus. Como Deus é soberano, ele decide quem irá se salvar e quem irá ser condenado.
	
	E
	Alguns são criados para a salvação eterna, enquanto outros para a condenação eterna. A condenação dos infiéis resultará na glória de Deus.
Questão 2/10 - História da Teologia
Examine o texto abaixo:
“A revelação de Deus acontece para o ser humano a partir do momento em que o indivíduo experimenta o mistério da vida, a preocupação última da Razão do Ser.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015.
Tomando como referência as informações do texto supracitado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, em relação ao entendimento de Paul Tillich sobre a Bíblia é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É a Palavra de Deus, que precisa ser considerada em toda a sua essência e literalidade pelos cristãos de todo o mundo, pois é somente através dela que o homem pode conhecer a Deus.
	
	B
	É uma das muitas fontes pelas quais Deus pode ser experimentado pelo ser humano. É a fonte básica da teologia cristã porque narra as origens do cristianismo, apresentando os eventos por meio dos quais as pessoas encontram a Jesus e testemunharam dele como o Novo Ser.
Você acertou!
Comentário: Segundo Tillich, a Bíblia é uma das muitas fontes pelas quais Deus pode ser experimentado pelo ser humano: é considerada a fonte básica da teologia cristã porque narra as origens do cristianismo, apresenta eventos por meio dos quais as pessoas encontraram a Jesus e testemunharam dele como o Novo Ser. A Bíblia não é entendida por ele como o árbitro final da verdade, mas indica a verdade, isto é, a verdade que se encontra em Cristo como o Novo Ser.  (História da Teologia, p. 174)
	
	C
	Consiste num grupo de símbolos que unidos formam a Palavra de Deus, os quais devidamente interpretados, podem conduzir o ser humano a um repensar de suas vidas e assim a transformações pessoais e na sociedade.
	
	D
	Seu pensamento sobre este livro está de acordo com as principais crenças evangélicas, ou seja, que a Bíblia sempre foi, é e será imutável e inerrante Palavra viva de Deus, a qual possui plena autoridade para correção, ensino e repreensão.
	
	E
	É o árbitro final da verdade, pelo qual o homem pecador poderá encontrar com Cristo e se transformar num novo Ser.
Questão 3/10 - História da Teologia
Leia o excerto de texto abaixo:
 
Agostinho de Hipona [...] tornou-se bispo e escreveu muito, em especial contra as doutrinas erradas e as heresias que se formavam na época.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P 89
 
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, sobre as concepções teológicas de Agostinho, se o pecado é algo que acompanha o ser humano, a salvação é:
Nota: 10.0
	
	A
	Atribuída somente a graça, sem o mérito do ser humano.
Você acertou!
Comentário: Se o pecado é algo que acompanha o ser humano, logo, a salvação é atribuída somente à graça, e assim ela se torna irresistível. Isso não significa que Deus força o ser humano violentando a decisão; ele conduz a pessoa a mudar a vontade ao ponto de que, voluntariamente, escolha o que é certo. A graça é concedida ao homem não porque ele crê, mas para que possa crer, pois a fé é o dom de Deus. A graça de Deus pode nos salvar. Entretanto, a salvação é pura graça sem o mérito do ser humano.  (História da Teologia, p. 89-90).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	Imposta por força a todos os homens pelo Deus todo poderoso.
	
	C
	Concedida aos seres humanos especiais e santos, que cumpriram todos os mandamentos de Deus nesta terra.
	
	D
	É algo abstrato, e refere-se a um estado de paz de espírito.
	
	E
	Conferida como recompensa aos méritos humanos, pois tanto as boas ações quanto as más, serão recompensadas por Deus.
Questão 4/10 - História da Teologia
Atente para o fragmento textual a seguir:
"Tomás de Aquino, um personagem de extrema importância na teologia, em especial para o catolicismo; para muitos, Tomás de Aquino é, sem dúvida nenhuma, o maior teólogo da Igreja Católica entre Agostinho e Karl Rahner."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P.113.
Conforme a figura acima e os conteúdos do livro-base História da Teologia, Sobre a doutrina da graça divina, Tomás de Aquino concebe que:
Nota: 0.0
	
	A
	A salvação pode ser experimentada sem a graça sobrenatural, através somente da meritocracia.
	
	B
	A graça é obra de Deus na vida dos humanos, conduzindo-os acima da natureza humana até o ponto em que se tornam participantes da natureza divina.
Comentário: Uma ideia que deve ser lembrada é que a salvação não pode ser experimentada sem a graça sobrenatural, que é a ação divina que nos une com Deus. Um entendimento apresentado por Tomás de Aquino é que a graça é a obra de Deus na vida dos humanos, conduzindo-os acima da natureza humana até o ponto em que se tornam participantes da natureza divina. Para ele, a imagem de Deus não foi destruída dentro do homem, então, essa imagem é a razão que ficou intacta mesmo com o pecado original. No entendimento dele, a queda destruiu a justiça do ser humano, e não a imagem de Deus. Ele afirma que não podemos forçar a graça da salvação, pois é um presente dado por Deus e não pode ser meritória.  (História da Teologia, p. 113).
	
	C
	Para ele, a imagem de Deus foi totalmente destruída dentro do homem depois do pecado original.
	
	D
	A queda destruiu a imagem do homem, porém não a justiça de Deus no seu interior.
	
	E
	Através da graça podemos evitar o pecado, cumprindo integralmente os mandamentos divinos e assim nos tornando justos diante de Deus.
Questão 5/10 - História da Teologia
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 108.
Conforme o fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quanto a Escolástica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo escolástica vem de schola (escola) e é compreendido como o método de ensino utilizado nas universidades da Idade Média na Europa por aproximadamente 400 anos: do ano 1.100 até por volta do ano de 1500.
Você acertou!
Comentário: O termo escolástica vem de schola (escola) e é compreendidocomo o método de ensino utilizado nas universidades da Idade Média na Europa por aproximadamente 400 anos: do ano 1.100 até por volta do ano de 1500. (Livro-base, p. 108).
	
	B
	As doutrinas bíblicas, aliado às tradições da igreja, poderia trazer luz a todas as questões importantes daqueles dias.
	
	C
	A escolástica se refere a um sistema de crenças religiosas que fazia uma sistematização da fé.
	
	D
	As características mais comuns do escolasticismo são três: descarte da razão; incompatibilidade entre a filosofia humana e a revelação de Deus; enfoque na fé.
	
	E
	Afirmava a impossibilidade da lógica e razão como meio de chegar a resposta divina, pois esta viria apenas através de revelação.
Questão 6/10 - História da Teologia
Atente para o fragmento de texto abaixo:
 
O primeiro pilar da teologia é a Bíblia. Na teologia, existe a necessidade de utilizar as Escrituras Sagradas para apoiar as ideias e os estudos, e a Bíblia precisa ocupar o próprio espaço dentro da teologia.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 38
 
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, qual era o entendimento dos Pais Apostólicos sobre as Escrituras Sagradas?
Nota: 0.0
	
	A
	Deveriam ser interpretadas literalmente, pois o cristianismo era uma continuação do judaísmo, porquanto Jesus veio cumprir as Escrituras.
	
	B
	Davam muita importância ao texto sagrado e asseveravam a importância de interpreta-lo literalmente, utilizando todas as regras da hermenêutica.
	
	C
	Não concordavam em interpretar a Escrituras literalmente, pois acreditavam que seria voltar ao judaísmo. Assim, elas tinham que ser interpretadas de maneira espiritual e cristológica.
Comentário: Para os pais apostólicos, as Escrituras tinham de ser interpretadas de maneira espiritual, cristológica. Interpreta-las literalmente seria voltar ao judaísmo, e isso, para eles, implicava estar escravizado espiritualmente. (História da Teologia, p. 38).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	D
	Deveriam ser interpretadas alegoricamente, “porque a letra mata, mas o espírito vivifica”, e para tanto tinham lema “a minha mente é cativa da Palavra de Deus”.
	
	E
	Eram adeptos da interpretação literal, pois somente através desta é que o povo é instruído e fortificado na fé e Deus é engrandecido e glorificado.
Questão 7/10 - História da Teologia
Atente para o fragmento de texto abaixo:
“[...] teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P.20.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quais são os três pilares na qual a Teologia está apoiada?
Nota: 0.0
	
	A
	Tradição – Bíblia – Comunhão.
	
	B
	Bíblia – Tradição – Fé.
	
	C
	Graça – Fé – Tradição.
	
	D
	Bíblia – Tradição – Cosmovisão.
Comentário: Bíblia – Tradição – Cosmovisão (História da Teologia, p. 20-23).
	
	E
	Fé – Amor – Esperança.
Questão 8/10 - História da Teologia
Leia o trecho abaixo:
"Tomás de Aquino, tentou provar a existência de Deus, mas não se preocupou em dizer que esse era o Deus dos cristãos, pois para ele não existia outro deus."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 111.
De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base História da Teologia, sobre a Escolástica, assinale as obras teológicas que são de autoria do filósofo e teólogo Tomás de Aquino:
Nota: 10.0
	
	A
	Confissões e Cidade de Deus.
	
	B
	Summa Theologica (Teologia Sistemática) e Suma contra Gentiles.
Você acertou!
Comentário: Tomás de Aquino era filósofo e teólogo, e são obras suas a Summa Theologica (Teologia Sistemática) e Suma contra Gentiles.  (História da Teologia, p. 111)
	
	C
	História Eclesiástica e Vida de Constantino.
	
	D
	O Testemunho da Alma e O Manto.
	
	E
	Catecismo da Igreja de Witemberg e Dogmática Eclesiástica.
Questão 9/10 - História da Teologia
Observe a citação a seguir:
 
Lutero e os outros reformadores não mediram esforços para retornar ao aspecto prático da fé; tornar a teologia algo mais voltado para a realidade do povo e suas necessidades.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 123
 
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, pode-se citar como precursores da reforma protestante:
Nota: 0.0
	
	A
	Ulrico Zuinglio e Tomás de Aquino.
	
	B
	Erasmo de Roterdã e João Wycliffe.
Comentário: Personagens que influenciaram muito para que a reforma protestante ocorresse: João Wycliffe e Erasmo de Roterdã. (História da Teologia, p. 123- 126).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	C
	João Calvino e Karl Barth.
	
	D
	João Wycliffe e Agostinho de Hipona.
	
	E
	Martinho Lutero e Paul Tillich.
Questão 10/10 - História da Teologia
Considere o excerto de texto abaixo:
 
Tomás de Aquino (1225-1274) - Tomás de Aquino foi filósofo e teólogo. Uma expressão importante atribuída a ele é que a teologia se tornaria a rainha de todas as ciências e a filosofia seria o seu servo. Os teólogos estavam tentando entender os mistérios da fé cristã e usaram a filosofia para isso.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 114
 
De acordo com o excerto de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, sobre o entendimento de Tomás de Aquino sobre a Ceia do Senhor, assinale a assertiva correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Ensinava contra a ideia de transubstanciação que vigorava na Igreja Católica na época.
	
	B
	Aceitava apenas nos sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, alegando serem os demais desnecessários.
	
	C
	Para ele, a Ceia do Senhor era vista como elemento essencial para receber força e nutrição para o crescimento espiritual.
Comentário: Para Aquino, os sacramentos são como sinais físicos, destinados a proteger e realçar a vida do espírito. A vida corporal inicia com o nascimento e requer crescimento e nutrição. Assim também acontece com a vida espiritual: inicia com o novo nascimento no batismo, recebe força para crescimento na confirmação e nutrição na ceia do Senhor.   (História da Teologia, p. 114-115).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	D
	Era desnecessário participar da Ceia do Senhor, sendo essencial passar pelo batismo que representava o novo nascimento.
	
	E
	Os sacramentos, incluindo a Ceia do Senhor, são simbólicos, um meio de comunicar a graça salvadora de Jesus.
Questão 1/10 - História da Teologia
Atente para o fragmento de texto a seguir:
"É de suma importância que possamos entender de que maneira a igreja foi construindo sua teologia ao longo da história."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 24.
Ponderando as informações do texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quanto a importância de conhecer a história da Teologia, marque a assertiva correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Compreender que as Escrituras Sagradas tratam apenas de mitos e lendas judaicas.
	
	B
	Para verificar que a Bíblia trata de assuntos irrelevantes para os dias atuais.
	
	C
	Para verificar que tudo o que está nas Sagradas Escrituras é meramente folclórico.
	
	D
	Para o enfrentamento de possíveis heresias e doutrinas erradas que surgem também em nossos dias.
Você acertou!
Comentário: É de suma importância que possamos entender de que maneira a igreja foi construindo sua teologia ao longo da história, pois, de posse desseconhecimento, podermos perceber como as doutrinas bíblicas se desenvolveram ao longo da história, o que contribui para o enfrentamento de possíveis heresias e doutrinas erradas que surgem também nos dias de hoje. (Livro-base, p. 24).
	
	E
	Olhar para a história não é importante para compreender a atualidade.
Questão 2/10 - História da Teologia
Considere o excerto de texto abaixo:
 
Os Pais Apostólicos, que eram assim chamados por fazerem parte dos mais antigos escritos cristãos, que não estão no cânon bíblico, e por terem, de uma forma ou outra, uma ligação com os apóstolos.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 169
 
De acordo com o texto citado e os conteúdos do livro-base de História Teologia, qual era a concepção de Rudolf Bultmann sobre a ressurreição?
Nota: 10.0
	
	A
	Destacou a crença na ressurreição é algo legítimo e compreensível para os cristãos em qualquer época da história, pois é um princípio fundamental da fé cristã.
	
	B
	Enfatizou a crença ressurreição, juntamente com a encarnação e a centralidade de Jesus na salvação, bem como a necessidade de fé pessoal em Jesus.
	
	C
	Crer na ressurreição é algo legítimo e inteligível para o mundo do século I, mas não para os dias de hoje. É impossível crer no mundo da eletricidade e da medicina ao mesmo tempo no mundo dos espíritos e dos milagres.
Você acertou!
Comentário: Crer na ressurreição é algo legítimo e inteligível para o mundo do século I, mas não para os dias de hoje. É impossível crer no mundo da eletricidade e da medicina ao mesmo tempo no mundo dos espíritos e dos milagres.  (História da Teologia, p. 169).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	D
	É possível fazer sentido desse evento como uma experiência religiosa transcendental dos discípulos do primeiro século, não aplicável nos dias atuais.
	
	E
	Assim como Adão e Eva são personagens simbólicos, a ressurreição também o é. Ideias como da ressurreição, do inferno, do céu, são mitos religiosos que conduzem a pessoa aos reais ensinamentos do Jesus histórico.
Questão 3/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto abaixo:
"Para um monge esgotado espiritualmente, que vivia em uma época contaminada pela ansiedade mal resolvida, a verdade da justificação pela fé parecia ser uma cura milagrosa."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 134
Considerando as informações do fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, para Lutero, a justificação ocorria mediante:
Nota: 10.0
	
	A
	Iluminação do espírito.
	
	B
	A fé em Cristo.
Você acertou!
Comentário: A justificação, para Lutero, acontecia mediante a fé em Cristo. (História da Teologia, p. 134)
	
	C
	A realização de boas obras.
	
	D
	Através das indulgências.
	
	E
	A oração de um sacerdote.
Questão 4/10 - História da Teologia
Leia o excerto de texto abaixo:
 
Agostinho de Hipona [...] tornou-se bispo e escreveu muito, em especial contra as doutrinas erradas e as heresias que se formavam na época.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P 89
 
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, sobre as concepções teológicas de Agostinho, se o pecado é algo que acompanha o ser humano, a salvação é:
Nota: 10.0
	
	A
	Atribuída somente a graça, sem o mérito do ser humano.
Você acertou!
Comentário: Se o pecado é algo que acompanha o ser humano, logo, a salvação é atribuída somente à graça, e assim ela se torna irresistível. Isso não significa que Deus força o ser humano violentando a decisão; ele conduz a pessoa a mudar a vontade ao ponto de que, voluntariamente, escolha o que é certo. A graça é concedida ao homem não porque ele crê, mas para que possa crer, pois a fé é o dom de Deus. A graça de Deus pode nos salvar. Entretanto, a salvação é pura graça sem o mérito do ser humano.  (História da Teologia, p. 89-90).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	Imposta por força a todos os homens pelo Deus todo poderoso.
	
	C
	Concedida aos seres humanos especiais e santos, que cumpriram todos os mandamentos de Deus nesta terra.
	
	D
	É algo abstrato, e refere-se a um estado de paz de espírito.
	
	E
	Conferida como recompensa aos méritos humanos, pois tanto as boas ações quanto as más, serão recompensadas por Deus.
Questão 5/10 - História da Teologia
Examine o texto abaixo:
“A revelação de Deus acontece para o ser humano a partir do momento em que o indivíduo experimenta o mistério da vida, a preocupação última da Razão do Ser.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015.
Tomando como referência as informações do texto supracitado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, em relação ao entendimento de Paul Tillich sobre a Bíblia é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É a Palavra de Deus, que precisa ser considerada em toda a sua essência e literalidade pelos cristãos de todo o mundo, pois é somente através dela que o homem pode conhecer a Deus.
	
	B
	É uma das muitas fontes pelas quais Deus pode ser experimentado pelo ser humano. É a fonte básica da teologia cristã porque narra as origens do cristianismo, apresentando os eventos por meio dos quais as pessoas encontram a Jesus e testemunharam dele como o Novo Ser.
Você acertou!
Comentário: Segundo Tillich, a Bíblia é uma das muitas fontes pelas quais Deus pode ser experimentado pelo ser humano: é considerada a fonte básica da teologia cristã porque narra as origens do cristianismo, apresenta eventos por meio dos quais as pessoas encontraram a Jesus e testemunharam dele como o Novo Ser. A Bíblia não é entendida por ele como o árbitro final da verdade, mas indica a verdade, isto é, a verdade que se encontra em Cristo como o Novo Ser.  (História da Teologia, p. 174)
	
	C
	Consiste num grupo de símbolos que unidos formam a Palavra de Deus, os quais devidamente interpretados, podem conduzir o ser humano a um repensar de suas vidas e assim a transformações pessoais e na sociedade.
	
	D
	Seu pensamento sobre este livro está de acordo com as principais crenças evangélicas, ou seja, que a Bíblia sempre foi, é e será imutável e inerrante Palavra viva de Deus, a qual possui plena autoridade para correção, ensino e repreensão.
	
	E
	É o árbitro final da verdade, pelo qual o homem pecador poderá encontrar com Cristo e se transformar num novo Ser.
Questão 6/10 - História da Teologia
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P. 108.
Conforme o fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quanto a Escolástica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo escolástica vem de schola (escola) e é compreendido como o método de ensino utilizado nas universidades da Idade Média na Europa por aproximadamente 400 anos: do ano 1.100 até por volta do ano de 1500.
Você acertou!
Comentário: O termo escolástica vem de schola (escola) e é compreendido como o método de ensino utilizado nas universidades da Idade Média na Europa por aproximadamente 400 anos: do ano 1.100 até por volta do ano de 1500. (Livro-base, p. 108).
	
	B
	As doutrinas bíblicas, aliado às tradições da igreja, poderia trazer luz a todas as questões importantes daqueles dias.
	
	C
	A escolástica se refere a um sistema de crenças religiosas que fazia uma sistematização da fé.
	
	D
	As características mais comuns do escolasticismo são três: descarte da razão; incompatibilidadeentre a filosofia humana e a revelação de Deus; enfoque na fé.
	
	E
	Afirmava a impossibilidade da lógica e razão como meio de chegar a resposta divina, pois esta viria apenas através de revelação.
Questão 7/10 - História da Teologia
Atente para o fragmento de texto abaixo:
“[...] teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P.20.
Conforme as informações de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, quais são os três pilares na qual a Teologia está apoiada?
Nota: 10.0
	
	A
	Tradição – Bíblia – Comunhão.
	
	B
	Bíblia – Tradição – Fé.
	
	C
	Graça – Fé – Tradição.
	
	D
	Bíblia – Tradição – Cosmovisão.
Você acertou!
Comentário: Bíblia – Tradição – Cosmovisão (História da Teologia, p. 20-23).
	
	E
	Fé – Amor – Esperança.
Questão 8/10 - História da Teologia
Considere o excerto de texto abaixo:
 
[...] para Tertuliano o ser humano somente teme a Deus por causa do medo que sente, pois Deus está esperando cada um de nós pecar para atribuir algum julgamento.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015. P.53
 
De acordo com o texto citado e os conteúdos do livro-base de História Teologia, um dos destaques do período patrístico foi Tertuliano. Quanto ao seu entendimento sobre a Trindade, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O Filho e o Espírito Santo não eram pessoas que faziam parte da Trindade divina.
	
	B
	O Pai, o Filho e o Espírito Santo eram apenas máscaras usadas no palco da história por Deus.
	
	C
	O Pai é maior que o Filho e o espírito, mas nunca existiu sem eles, ou seja, defende a ideia da subordinação.
Comentário: Tertuliano não quer dizer que o Filho veio depois do Pai, mas nos revela que o Pai é maior que o Filho e o Espírito, mas nunca existiu sem eles. Eles existiram antes da criação do mundo e nunca se separaram Dele. Eles são inseparáveis, mas, ainda assim, são pessoas distintas. O que fica evidente em seus escritos é que as três pessoas da Trindade são Deus, entretanto ele defende a ideia de que existe uma subordinação, ou seja, deus Pai está acima do Filho e do Espírito Santo. (História da Teologia, p.53).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	D
	Não acreditava na Trindade, e afirmava que Deus pai havia sofrido e morrido na cruz.
	
	E
	Asseverava a ideia de um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Uma unidade de três pessoas coeternas.
Questão 9/10 - História da Teologia
Atente para o fragmento de texto abaixo:
“Se a teologia é uma reflexão intelectual, ou seja, um ato humano, faz-se necessário tomarmos cuidado para que nossas reflexões não estejam impregnadas de ideias e entendimentos equivocados, que venham a contaminar nossos pensamentos teológicos e que possam nos levar a agir dessa ou daquela maneira.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015.
Conforme as informações do fragmento de texto citado e os conteúdos do livro-base História da Teologia, a Escolástica originou-se:
Nota: 10.0
	
	A
	Nos mosteiros e nas universidades, como Paris e Oxford, que haviam surgido a pouco tempo naquela época.
Você acertou!
Comentário: Originou-se nos mosteiros e nas universidades, como Paris e Oxford que haviam surgido a pouco tempo naquela época. (História da Teologia, p. 109).
	
	B
	Na Grécia Antiga, com o filósofo Platão, no século VI a.C., porém o conceito já existia com os pré-socráticos.
	
	C
	Em Roma, com os pais da igreja, que procuravam defender a sua fé contra as heresias que se formavam na época.
	
	D
	Do conceito filosófico espiritualista do gnosticismo, apregoado largamente durante o período patrístico.
	
	E
	Em Jerusalém, através do ensino e pregação dos apóstolos e discípulos de Jesus.
Questão 10/10 - História da Teologia
Leia a seguinte citação:
“Na teologia, existe a necessidade de utilizar as Escrituras Sagradas para apoiar as ideias e os estudos, e a Bíblia precisa ocupar o próprio espaço dentro da teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENNER, Roberto Luís. História da Teologia. Curitiba: Ed. InterSaberes, 2015. P.17.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História da Teologia, sobre a palavra “teologia” assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Possui origem hebraica, e significa “Quem é como Deus?”.
	
	B
	Vem do grego theos o que é compreendido como divindade, e logos que tem o significado de “a palavra”.
Você acertou!
Comentário: A palavra Teologia vem do grego theos, que é compreendido como “divindade”, e logos, que tem o significado de “a palavra”. (livro-base, p. 17).
	
	C
	Possui etimologia medo-persa, e constitui o estudo sobre os deuses.
	
	D
	Tem origem grega, dos primeiros filósofos, e significa “amor à sabedoria”.
	
	E
	Atribui-se sua origem a Aristóteles, na Grécia Antiga, com a Teopatodicéia.
Questão 1/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Com todas essas ideias, estava presente o descontentamento com a religião atrelada ao Estado. Discutia-se como a igreja deveria funcionar, já que a lei da igreja e da sociedade como um todo deveria ser diferente”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.125.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve o papel Igreja para João Wycliffe:
Nota: 10.0
	
	A
	A igreja deveria ser pobre para não poder controlar a economia nem a política. 
Você acertou!
Comentário: Para ele, a igreja deveria ser pobre para não poder controlar a economia nem a política. (Livro-base, p.125).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	A igreja deveria controlar a economia e a política e demais áreas da sociedade.
	
	C
	A igreja deveria colocar a frente da sociedade, da ciência, e das artes.
	
	D
	A lei da igreja e da sociedade deveria ser iguais em todos os campos da vida.
	
	E
	A igreja deveria ser rica e centralizar a riqueza financeiras e bens da natureza.
Questão 2/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Clemente era colaborador de Paulo, mencionado em Filipenses: 'E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida' (Filipenses, 4: 3). Observamos, então, que Clemente tinha um relacionamento muito próximo com Paulo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.36.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que aponta a posição de Clemente na sucessão da Igreja de Roma:
Nota: 10.0
	
	A
	O terceiro sucessor do apóstolo Pedro na condução da Igreja de Roma.
Você acertou!
Comentário: De acordo com Irineu de Leão, Clemente era, com grande probabilidade, o terceiro sucessor do apóstolo Pedro na condução da Igreja de Roma. (Livro-base, p.36)
	
	B
	Não estava na linha de sucessão de Pedro na condução da Igreja de Roma.
	
	C
	O segundo sucessor do apóstolo Pedro na condução da Igreja de Roma.
	
	D
	O primeiro na linha de sucessão de Pedro na condução da Igreja de Roma.
	
	E
	Clemente não tinha um relacionamento próximo com o líder da igreja de Roma.
Questão 3/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Cristo é o centro da Bíblia. “A Escritura deve ser entendida a favor de Cristo, não contra ele; sim, se não se refere a ele não é verdadeira Escritura”. “Tire-seCristo da Bíblia e que mais se encontrará nela? ”.
 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.132.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que aponte a base para interpretar a Bíblia:
Nota: 10.0
	
	A
	A Fé.
Você acertou!
Comentário: A fé é a base para interpretar a Bíblia. A pregação cria a fé, que, por sua vez, cria o entendimento. (Livro-base, p.132).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
 
	
	B
	A ciência.
 
	
	C
	O saber.
	
	D
	A linguagem.
	
	E
	A sensibilidade.
Questão 4/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Lutero lutava com a questão do mérito, pois não sabia quando teria feito o suficiente para ser aceito por Deus. Seu confessor o estimulou a contemplar o Cristo crucificado” (místicos) (Hägglund, 1989).
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.129.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreva um dos conteúdos das 95 teses de Lutero:
Nota: 10.0
	
	A
	Questão das indulgências e do perdão concedido pelo papa.
Você acertou!
Comentário: As teses escritas por Lutero abordam especialmente a questão das indulgências e do perdão concedido pelo papa. (Livro-base, p.129).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	A crítica a Santo Agostinho e a filosofia de Platão.
	
	C
	Crítica a verdade da justificação pela fé não parecia verdadeiro.
	
	D
	Com a alma repleta de alegria e uma vida plena, escreveu sobre a paz.
	
	E
	Crítica ao Renascimento e as filosofias Iluministas.
Questão 5/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Lutero tinha uma percepção importante, que devemos observar e praticar em nosso cotidiano: “Assim, as Escrituras Sagradas lembram-nos de que tudo na vida é vivido na presença de Deus. Elas são o testemunho inspirado da perfeita revelação de Deus em Jesus Cristo, e o manual diário do cristão em suas lutas e vitórias da fé” (George, 1994, p. 87).
 
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.133.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve o elemento subjetivo na interpretação da Bíblia para Lutero:
Nota: 10.0
	
	A
	A experiência.
Você acertou!
Comentário: Lutero também tinha lugar para a um elemento subjetivo na interpretação da Bíblia: a experiência. O mais importante era o conteúdo religioso da Bíblia; a mensagem era objeto de experiência (Tillich, 1988). (Livro-base, p.132).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	Sensibilidade.
	
	C
	Negação.
	
	D
	Esperança.
	
	E
	Razão.
Questão 6/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Desidério Erasmo nasceu na Holanda, em 28 de outubro de 1466, e faleceu no dia 12 de julho de 1536. Foi um humanista e filósofo que tinha amplo domínio dos mais diversos assuntos ligados ao conhecimento humano. Como era uma pessoa com habilidades intelectuais muito fortes, sempre era convocado para opinar sobre o assunto da Reforma.”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p. 126.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreva como era conhecido Erasmo:
Nota: 10.0
	
	A
	Reformador.
Você acertou!
Comentário: Erasmo era um reformador; Lutero, um revolucionário (Livro-base, p.126).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	Libertador.
	
	C
	Conservador.
	
	D
	Revolucionário.
	
	E
	Socialista.
Questão 7/10 - História da Teologia
Leia o texto abaixo:
“Rahner teve uma carreira muito importante na área de ensino. Começou a lecionar em 1937 na Universidade de Innsbruck, na Áustria, e ali ficou até o ano de 1964. Também lecionou na Universidade de Munique, na Alemanha. Ele escreveu mais de 3,5 mil livros e artigos e um dos seus escritos mais famosos foi a coleção de 22 volumes contendo 8 mil páginas, chamada de Investigações teológicas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p. 175.
Conforme as informações do texto citado e os conteúdos do livro-base História Teologia, sobre Karl Rahner e suas concepções teológicas, analise as assertivas abaixo:
I- Este estudioso teve uma grande participação na abertura da Igreja Católica Romana às diversas tradições religiosas, sendo um dos principais assessores teológicos do Concílio do Vaticano II.
II- Na concepção deste teólogo, Deus não é um mistério, ou seja, Deus pode ser conhecido pelo ser humano na sua integralidade através de sua revelação.
III- Para ele, Deus nunca pode ser visto como indivíduo. Não é possível ao ser humano conhece-lo pessoalmente, mesmo através de experiências, mas somente através do conhecimento lógico e racional pela sua revelação geral e universal.
IV- Para ele existe dois tipos de revelação: a transcendental, que oferece um conhecimento implícito e não refletido de Deus; e a categórica ou real, que conduz o ser humano a um conhecimento bem mais profundo de Deus e de sua natureza, quando então o homem pode conhecer o caráter pessoal e também ter um relacionamento com Ele.
São corretas apenas as assertivas:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta V – F – F – V. 
A assertiva I é verdadeira, pois este estudioso teve uma grande participação na abertura da Igreja Católica Romana às diversas tradições religiosas, sendo um dos principais assessores teológicos do Concílio do Vaticano II. (História da Teologia, p. 175). A assertiva II é falsa, pois na concepção deste teólogo, Deus é um mistério em si mesmo, ou seja, Deus é desconhecido do ser humano, mas, ao mesmo tempo, conhecido. Isso só é possível através de sua revelação. (História da Teologia, p. 175). A assertiva III é falsa, pois para ele, Deus nunca pode ser visto como indivíduo, porém ele também não é impessoal. Pode se tornar bem pessoal para cada um de nós como uma experiência particular de relacionamento, pois Ele se revela como quer e para quem quiser, mesmo porque já se revelou de maneira universal. (História da Teologia, p. 176). A assertiva IV é verdadeira, pois para Rahner existe dois tipos de revelação: a transcendental, que oferece um conhecimento implícito e não refletido de Deus; e a categórica ou real, que conduz o ser humano a um conhecimento bem mais profundo de Deus e de sua natureza, quando então o homem pode conhecer o caráter pessoal e também ter um relacionamento com Ele. (História da Teologia, p. 176-177)
	
	B
	V - V - V - V
	
	C
	F - V - F - F
	
	D
	F - F - F - V
	
	E
	F - V - V - F
Questão 8/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“As teses apresentam no início que o “arrependimento verdadeiro envolve a totalidade da pessoa em direção a Deus, e não simplesmente o desejo de fugir do castigo”. Somente Deus pode expiar a culpa. O papa não tem poder sobre o purgatório (a penitência teria o seu valor antes da morte, e não depois dela).”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.130.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que aponte o único fundamento da igreja para Lutero:
Nota: 10.0
	
	A
	A Bíblia.
Você acertou!
Comentário: Para Lutero, a Bíblia é o único fundamento da igreja e a tradição precisa ocupar o segundolugar; entretanto, para muitos da época, era o contrário.
. (Livro-base, p.130).
Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A)
	
	B
	A tradição.
 
	
	C
	A fé.
	
	D
	A ciência.
	
	E
	A filosofia.
Questão 9/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De acordo com Tillich, a teologia precisava responder às perguntas das pessoas, ou seja, tinha como função auxiliar as pessoas a compreender Deus. Ele fazia uma oposição muito grande com a teologia fundamentalista e neo-ortodoxa, pois, para ele, esses pensamentos não respondiam às questões importantes que as pessoas tinham acerca da vida – questões levantadas pela cultura moderna. Segundo Tillich, a teologia precisava responder às questões dos seus dias sem perder a essência, aspecto sobre o qual precisamos refletir também em nossos dias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.171.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base de História da Teologia, quanto ao entendimento de Paul Tillich sobre Jesus Cristo, marque V para verdadeiro e F para falso:
I. ( ) Para ele somente quando tomou sobre si a morte e o sofrimento é que Jesus se tornou o Cristo.
II. ( ) Ele não faz distinção entre o princípio de Cristo e a pessoa Histórica de Cristo.
III. ( ) Para ele o ser humano recebe o perdão com ou sem Jesus e a expiação não serve para pagar pelos Pecados. Jesus não ressuscitou. A sua dignidade foi restaurada nas mentes dos discípulos.
IV. ( ) Ele não acreditava na vida após a morte. O nosso destino e o destino de tudo no mundo são semelhantes. Nesse sentido a esperança da vida após a morte é vista como uma criação ilusória e tola de pensamentos que desejamos que fossem realidade.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – F – V – V. A alternativa I é verdadeira, pois no entendimento deste teólogo somente quando tomou sobre si a morte e o sofrimento é que Jesus se tornou o Cristo. A alternativa II é falsa, pois Tillich distingue o “princípio de Cristo” e a pessoa histórica de Cristo. A alternativa III é verdadeira, pois para Tillich o ser humano recebe o perdão com ou sem Jesus e a expiação não serve para pagar pelos Pecados. Jesus não ressuscitou. A sua dignidade foi restaurada nas mentes dos discípulos. A alternativa IV é verdadeira, pois não acreditava na vida após a morte. O nosso destino e o destino de tudo no mundo são semelhantes. Nesse sentido a esperança da vida após a morte é vista como uma criação ilusória e tola de pensamentos que desejamos que fossem realidade. (Livro-base, p. 172-173)
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – V
Questão 10/10 - História da Teologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] O batismo é necessário para lavar o pecado original que é fruto da herança pecaminosa do ser humano. Sendo assim, a criança batizada será naturalmente introduzida na salvação que está presente na igreja. Crianças batizadas morrem para o pecado. Crianças que não tiveram o batismo, mesmo sem possibilidade para tal, estão condenadas ao inferno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: História da Teologia. RENNER, Roberto Luís. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2015, p.91.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da Teologia, assinale a alternativa que descreve a concepção de batismo para Santo Agostinho:
Nota: 10.0
	
	A
	O batismo garante o pecado original.
	
	B
	O ato do batismo não garante a salvação.
	
	C
	O ato de batismo é um ritual de passagem.
	
	D
	O ato do batismo é, em si, sagrado.
Você acertou!
Comentário: Nessa ideia de Agostinho, podemos perceber algumas afirmações. Em primeiro lugar, que o ato do batismo é, em si, sagrado. (Livro-base, p.91)
	
	E
	Crianças que não tiveram batismo estão salvas.

Mais conteúdos dessa disciplina