Logo Passei Direto
Buscar

350 Questões de Engenharia Ambiental de Concursos Anteriores

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em um episódio de rompimento da rede de distribuição de água de um setor da cidade de Goiânia, observou-se que a pressão apresentada na rede estava fora do recomendado pela NBR 12.218/1994. Buscou-se, então, a adequação das pressões na rede, as quais devem ser de
a) 500 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima. b) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima. c) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 150 kPa para a pressão dinâmica mínima. d) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 120 kPa para a pressão dinâmica mínima.
a) 500 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima.
b) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima.
c) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 150 kPa para a pressão dinâmica mínima.
d) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 120 kPa para a pressão dinâmica mínima.

Considera-se fonte difusa de poluição
a) o lançamento de efluente da ETE.
b) o lançamento de efluente industrial.
c) a poluição do solo por lixão.
d) o aporte de nutrientes no rio por meio da drenagem urbana.

Sobre a biodegradabilidade de sabões e detergentes é correto afirmar que:
a) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia contendo anéis aromáticos b) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia ramificada c) Quando dizemos que um produto é biodegradável, significa que seus agentes tensoativos aniônicos são susceptíveis a decomposição e biodegradação por microorganismos em no mínimo 80% d) O acúmulo de detergentes nos recursos hídricos pode ocasionar elevação no teor de oxigênio dissolvido, em função da diminuição da tensão superficial da água e) A diferença entre sabão e detergente é o processo de obtenção de cada um. Os sabões são obtidos a partir de ácido sulfônico, enquanto os detergentes são obtidos por uma reação entre um triéster e uma base forte
a) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia contendo anéis aromáticos
b) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia ramificada
c) Quando dizemos que um produto é biodegradável, significa que seus agentes tensoativos aniônicos são susceptíveis a decomposição e biodegradação por microorganismos em no mínimo 80%
d) O acúmulo de detergentes nos recursos hídricos pode ocasionar elevação no teor de oxigênio dissolvido, em função da diminuição da tensão superficial da água
e) A diferença entre sabão e detergente é o processo de obtenção de cada um. Os sabões são obtidos a partir de ácido sulfônico, enquanto os detergentes são obtidos por uma reação entre um triéster e uma base forte

Os óxidos de enxofre e de nitrogênio presentes na atmosfera apresentam caráter ácido, o que leva a um aumento a acidez da água da chuva. A chuva ácida pode causar muitos problemas para as plantas, os animais, o solo, a água, e também para as pessoas. Sobre o tema, analise as afirmacoes.
I. O pH da água pura é 7,0, mas o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera se dissolve na água, levando à formação do ácido carbônico (H2CO3), e, portanto, o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6; ou seja, a chuva é naturalmente ácida. II. A chuva ácida pode levar à acidificação do solo, porém alguns tipos de solo são capazes de neutralizar pelo menos parcialmente a acidez da chuva devido à presença de calcário (CaCO3). Os solos que não têm calcário são mais suscetíveis à acidificação. III. O excesso de acidez na chuva pode provocar a acidificação de lagos, principalmente aqueles de pequeno porte. O pH em torno de 5,5 já pode matar larvas, pequenas algas e insetos, prejudicando também os animais que dependem desses organismos para se alimentar. É correto o que se afirma em:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) I e II, apenas
d) I e III, apenas
e) I, II e III

Um perito deseja determinar a concentração de chumbo, em partes por milhão, numa amostra de solo contaminado. Dentre as técnicas listadas abaixo, assinale aquela que é mais recomendada para realizar a análise.
a) Espectrometria de absorção atômica
b) Colorimetria
c) Cromatografia líquida de alta eficiência
d) Espectrometria na região do infravermelho próximo
e) Condutimetria

Dentre as análises ambientais abaixo, assinale a alternativa que contém a que é passível de realização empregando a técnica de espectrometria de absorção atômica.
a) Quantificação do teor de óleos e graxas em água
b) Quantificação de sulfato em água
c) Determinação de dioxinas no ar atmosférico
d) Determinação de hidrocarbonetos em amostra de solo
e) Determinação de chumbo em amostra de solo

A Resolução do CONAMA n. 237/1997 regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente. Dentre esses aspectos, o que se refere ao licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental, de competência exclusiva do órgão ambiental estadual, é:
a) empreendimentos e atividades localizados na zona econômica exclusiva.
b) empreendimentos e atividades destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor de material radioativo.
c) empreendimentos e atividades cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais municípios.
d) bases ou empreendimentos militares, quando couber, observada a legislação específica.

Ao fazer uma perícia ambiental em um posto de combustíveis ativo, um engenheiro ambiental identificou que o empreendimento não dispunha da Licença de Operação válida. Para que o estabelecimento tivesse sua situação regularizada, o referido profissional solicitou que o responsável pelo posto providenciasse alguns documentos a serem utilizados no processo de licenciamento. Nesse sentido, são estudos técnicos requeridos no momento do licenciamento ambiental de postos de abastecimento que, associados entre si, comprovam se há ou não contaminação ambiental por hidrocarbonetos no subsolo:
a) Teste de Estanqueidade e Plano de Gestão Ambiental.
b) Investigação de Passivo Ambiental e Estudo de Impacto Ambiental.
c) Teste de Estanqueidade e Investigação de Passivo Ambiental.
d) Investigação de Passivo Ambiental e Plano de Controle Ambiental.

O Decreto Estadual n. 1.745, de 6 de dezembro de 1979, dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente em Goiás. Em sua Seção II, que trata dos padrões de emissão, o artigo 37 estabelece a proibição da emissão de fumaça, por parte de fontes estacionárias, com densidade colorimétrica superior ao Padrão 1 da Escala de Ringelmann, salvo em caso de operação de aquecimento de fornalha, em período único diário de:
a) cinco minutos.
b) dez minutos.
c) quinze minutos.
d) vinte minutos.

A Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De acordo com esta lei,
a) o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos foi criado com o objetivo de promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.
b) a cobrança pelo uso de recursos hídricos constitui um dos seus instrumentos e visa diminuir os custos de combate à poluição das águas.
c) a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos é um dos seus instrumentos e prevê a suspensão do direito de uso em caso de necessidade de prevenção ou reversão de degradação ambiental grave.
d) as Agências de Água têm a competência de promover a articulação do planejamento de recursos hídricos com os planejamentos nacional, regional e estadual.

A varrição é o conjunto de atividades necessárias para acondicionar e remover os resíduos sólidos lançados nos logradouros públicos por causas naturais ou antrópicas. Este é um dos serviços de limpeza pública mais visíveis e, para que seja executado de maneira adequada, deve
(A) ser realizado de acordo com um plano de varrição com objetivo de aumentar a produtividade de trabalho.
(B) apresentar frequência de varrição que dependerá da ocupação do solo e da dimensão dos percursos a serem atendidos.
(C) ter procedimentos de varrição planejados para minimizar deslocamentos improdutivos, minimizando custos.
(D) ser realizado de forma mecanizada ou manual e para cada caso deve-se avaliar as condições climáticas da região.

Os planos de resíduos sólidos são definidos pela Lei Federal n. 12305/2010 como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem:
(A) realizar proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas e diagnosticar a situação dos resíduos sólidos no território.
(B) prever zonas favoráveis para a localização de unidades de tratamento de resíduos sólidos, em conformidade com os instrumentos de planejamento territorial.
(C) identificar os passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo as áreas contaminadas e as respectivas medidas saneadoras aplicáveis.
(D) apresentar metas para eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Durante o tratamento da fase líquida do esgoto, há a geração do lodo, também chamado de “biossólido”. Pode-se reduzir o volume desse resíduo por meio da redução do teor de água, aplicando-se para tanto técnicas de desaguamento. São considerados processos naturais e mecânicos de desaguamento, respectivamente:
(A) lagoa de lodo e deságue em bag.
(B) centrífuga e lagoa de lodo.
(C) leito de secagem e filtro-prensa de esteira.
(D) eletrodesaguamento e filtro-prensa de placas.

A Resolução n. 357/2005 do Conama dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e dá diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes. De acordo com a referida Resolução, qual é a classe das águas que pode ser destinada ao abastecimento humano após tratamento convencional ou avançado, à recreação de contato secundário e à dessedentação de animais?
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) Especial.

O sistema de tratamento dos esgotos é usualmente classificado em níveis de tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Desta forma, as unidades de tratamento primário objetivam a remoção de
a) sólidos sedimentáveis.
b) organismos patogênicos.
c) nutrientes.
d) metais pesados.

De acordo com a NBR 12.217 (ABNT, 1994), na determinação do volume necessário do reservatório para abastecimento público, deve-se avaliar os dados do consumo
a) diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2.
b) mensal e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2.
c) diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,3.
d) mensal e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,3.

De acordo com a Resolução n. 001/1986, do CONAMA, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como obras de saneamento ou de irrigação; abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação; retificação de cursos d'água; abertura de barras e embocaduras; transposição de bacias e diques e obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, como barragens para fins hidrelétricos. Neste último caso, o EIA/RIMA é exigido apenas para empreendimentos hidrelétricos com capacidade de geração acima de:
a) 10 MW.
b) 25 MW.
c) 100 MW.
d) 250 MW.

É a etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas que consiste na aquisição e interpretação de dados a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso. Essa etapa tem a seguinte denominação:
a) investigação detalhada.
b) investigação confirmatória.
c) avaliação preliminar.
d) avaliação de risco.

O Decreto n. 1.745, de 06 de dezembro de 1979, aprova o regulamento da Lei n. 8.544, de 17 de outubro de 1978, que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente no estado de Goiás. Segundo esse instrumento legal, os parâmetros regulamentados para os padrões de qualidade do ar são:
a) monóxido de carbono; fumaça; óxido de enxofre; oxidantes fotoquímicos.
b) partículas em suspensão; óxido de enxofre; monóxido de carbono; oxidantes fotoquímicos.
c) partículas em suspensão; monóxido de carbono; fumaça; ozônio.
d) partículas em suspensão; monóxido de carbono; óxido de enxofre; ozônio.

Numa análise volumétrica, um perito consumiu 20,0 mL de solução de NaOH 0,100 mol L-1 para neutralizar completamente 10,0 mL de solução de H2 SO4. A concentração da solução de H2 SO4, em mol L-1, é:
a) 0,010
b) 0,200
c) 0,100
d) 0,300
e) 0,020

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em um episódio de rompimento da rede de distribuição de água de um setor da cidade de Goiânia, observou-se que a pressão apresentada na rede estava fora do recomendado pela NBR 12.218/1994. Buscou-se, então, a adequação das pressões na rede, as quais devem ser de
a) 500 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima. b) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima. c) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 150 kPa para a pressão dinâmica mínima. d) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 120 kPa para a pressão dinâmica mínima.
a) 500 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima.
b) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para a pressão dinâmica mínima.
c) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 150 kPa para a pressão dinâmica mínima.
d) 400 kPa para a pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras e de 120 kPa para a pressão dinâmica mínima.

Considera-se fonte difusa de poluição
a) o lançamento de efluente da ETE.
b) o lançamento de efluente industrial.
c) a poluição do solo por lixão.
d) o aporte de nutrientes no rio por meio da drenagem urbana.

Sobre a biodegradabilidade de sabões e detergentes é correto afirmar que:
a) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia contendo anéis aromáticos b) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia ramificada c) Quando dizemos que um produto é biodegradável, significa que seus agentes tensoativos aniônicos são susceptíveis a decomposição e biodegradação por microorganismos em no mínimo 80% d) O acúmulo de detergentes nos recursos hídricos pode ocasionar elevação no teor de oxigênio dissolvido, em função da diminuição da tensão superficial da água e) A diferença entre sabão e detergente é o processo de obtenção de cada um. Os sabões são obtidos a partir de ácido sulfônico, enquanto os detergentes são obtidos por uma reação entre um triéster e uma base forte
a) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia contendo anéis aromáticos
b) Para que um tensoativo seja biodegradável, é necessário que ele possua cadeia ramificada
c) Quando dizemos que um produto é biodegradável, significa que seus agentes tensoativos aniônicos são susceptíveis a decomposição e biodegradação por microorganismos em no mínimo 80%
d) O acúmulo de detergentes nos recursos hídricos pode ocasionar elevação no teor de oxigênio dissolvido, em função da diminuição da tensão superficial da água
e) A diferença entre sabão e detergente é o processo de obtenção de cada um. Os sabões são obtidos a partir de ácido sulfônico, enquanto os detergentes são obtidos por uma reação entre um triéster e uma base forte

Os óxidos de enxofre e de nitrogênio presentes na atmosfera apresentam caráter ácido, o que leva a um aumento a acidez da água da chuva. A chuva ácida pode causar muitos problemas para as plantas, os animais, o solo, a água, e também para as pessoas. Sobre o tema, analise as afirmacoes.
I. O pH da água pura é 7,0, mas o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera se dissolve na água, levando à formação do ácido carbônico (H2CO3), e, portanto, o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6; ou seja, a chuva é naturalmente ácida. II. A chuva ácida pode levar à acidificação do solo, porém alguns tipos de solo são capazes de neutralizar pelo menos parcialmente a acidez da chuva devido à presença de calcário (CaCO3). Os solos que não têm calcário são mais suscetíveis à acidificação. III. O excesso de acidez na chuva pode provocar a acidificação de lagos, principalmente aqueles de pequeno porte. O pH em torno de 5,5 já pode matar larvas, pequenas algas e insetos, prejudicando também os animais que dependem desses organismos para se alimentar. É correto o que se afirma em:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) I e II, apenas
d) I e III, apenas
e) I, II e III

Um perito deseja determinar a concentração de chumbo, em partes por milhão, numa amostra de solo contaminado. Dentre as técnicas listadas abaixo, assinale aquela que é mais recomendada para realizar a análise.
a) Espectrometria de absorção atômica
b) Colorimetria
c) Cromatografia líquida de alta eficiência
d) Espectrometria na região do infravermelho próximo
e) Condutimetria

Dentre as análises ambientais abaixo, assinale a alternativa que contém a que é passível de realização empregando a técnica de espectrometria de absorção atômica.
a) Quantificação do teor de óleos e graxas em água
b) Quantificação de sulfato em água
c) Determinação de dioxinas no ar atmosférico
d) Determinação de hidrocarbonetos em amostra de solo
e) Determinação de chumbo em amostra de solo

A Resolução do CONAMA n. 237/1997 regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente. Dentre esses aspectos, o que se refere ao licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental, de competência exclusiva do órgão ambiental estadual, é:
a) empreendimentos e atividades localizados na zona econômica exclusiva.
b) empreendimentos e atividades destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor de material radioativo.
c) empreendimentos e atividades cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais municípios.
d) bases ou empreendimentos militares, quando couber, observada a legislação específica.

Ao fazer uma perícia ambiental em um posto de combustíveis ativo, um engenheiro ambiental identificou que o empreendimento não dispunha da Licença de Operação válida. Para que o estabelecimento tivesse sua situação regularizada, o referido profissional solicitou que o responsável pelo posto providenciasse alguns documentos a serem utilizados no processo de licenciamento. Nesse sentido, são estudos técnicos requeridos no momento do licenciamento ambiental de postos de abastecimento que, associados entre si, comprovam se há ou não contaminação ambiental por hidrocarbonetos no subsolo:
a) Teste de Estanqueidade e Plano de Gestão Ambiental.
b) Investigação de Passivo Ambiental e Estudo de Impacto Ambiental.
c) Teste de Estanqueidade e Investigação de Passivo Ambiental.
d) Investigação de Passivo Ambiental e Plano de Controle Ambiental.

O Decreto Estadual n. 1.745, de 6 de dezembro de 1979, dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente em Goiás. Em sua Seção II, que trata dos padrões de emissão, o artigo 37 estabelece a proibição da emissão de fumaça, por parte de fontes estacionárias, com densidade colorimétrica superior ao Padrão 1 da Escala de Ringelmann, salvo em caso de operação de aquecimento de fornalha, em período único diário de:
a) cinco minutos.
b) dez minutos.
c) quinze minutos.
d) vinte minutos.

A Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De acordo com esta lei,
a) o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos foi criado com o objetivo de promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.
b) a cobrança pelo uso de recursos hídricos constitui um dos seus instrumentos e visa diminuir os custos de combate à poluição das águas.
c) a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos é um dos seus instrumentos e prevê a suspensão do direito de uso em caso de necessidade de prevenção ou reversão de degradação ambiental grave.
d) as Agências de Água têm a competência de promover a articulação do planejamento de recursos hídricos com os planejamentos nacional, regional e estadual.

A varrição é o conjunto de atividades necessárias para acondicionar e remover os resíduos sólidos lançados nos logradouros públicos por causas naturais ou antrópicas. Este é um dos serviços de limpeza pública mais visíveis e, para que seja executado de maneira adequada, deve
(A) ser realizado de acordo com um plano de varrição com objetivo de aumentar a produtividade de trabalho.
(B) apresentar frequência de varrição que dependerá da ocupação do solo e da dimensão dos percursos a serem atendidos.
(C) ter procedimentos de varrição planejados para minimizar deslocamentos improdutivos, minimizando custos.
(D) ser realizado de forma mecanizada ou manual e para cada caso deve-se avaliar as condições climáticas da região.

Os planos de resíduos sólidos são definidos pela Lei Federal n. 12305/2010 como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem:
(A) realizar proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas e diagnosticar a situação dos resíduos sólidos no território.
(B) prever zonas favoráveis para a localização de unidades de tratamento de resíduos sólidos, em conformidade com os instrumentos de planejamento territorial.
(C) identificar os passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo as áreas contaminadas e as respectivas medidas saneadoras aplicáveis.
(D) apresentar metas para eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Durante o tratamento da fase líquida do esgoto, há a geração do lodo, também chamado de “biossólido”. Pode-se reduzir o volume desse resíduo por meio da redução do teor de água, aplicando-se para tanto técnicas de desaguamento. São considerados processos naturais e mecânicos de desaguamento, respectivamente:
(A) lagoa de lodo e deságue em bag.
(B) centrífuga e lagoa de lodo.
(C) leito de secagem e filtro-prensa de esteira.
(D) eletrodesaguamento e filtro-prensa de placas.

A Resolução n. 357/2005 do Conama dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e dá diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes. De acordo com a referida Resolução, qual é a classe das águas que pode ser destinada ao abastecimento humano após tratamento convencional ou avançado, à recreação de contato secundário e à dessedentação de animais?
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) Especial.

O sistema de tratamento dos esgotos é usualmente classificado em níveis de tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Desta forma, as unidades de tratamento primário objetivam a remoção de
a) sólidos sedimentáveis.
b) organismos patogênicos.
c) nutrientes.
d) metais pesados.

De acordo com a NBR 12.217 (ABNT, 1994), na determinação do volume necessário do reservatório para abastecimento público, deve-se avaliar os dados do consumo
a) diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2.
b) mensal e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2.
c) diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,3.
d) mensal e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,3.

De acordo com a Resolução n. 001/1986, do CONAMA, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como obras de saneamento ou de irrigação; abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação; retificação de cursos d'água; abertura de barras e embocaduras; transposição de bacias e diques e obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, como barragens para fins hidrelétricos. Neste último caso, o EIA/RIMA é exigido apenas para empreendimentos hidrelétricos com capacidade de geração acima de:
a) 10 MW.
b) 25 MW.
c) 100 MW.
d) 250 MW.

É a etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas que consiste na aquisição e interpretação de dados a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso. Essa etapa tem a seguinte denominação:
a) investigação detalhada.
b) investigação confirmatória.
c) avaliação preliminar.
d) avaliação de risco.

O Decreto n. 1.745, de 06 de dezembro de 1979, aprova o regulamento da Lei n. 8.544, de 17 de outubro de 1978, que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente no estado de Goiás. Segundo esse instrumento legal, os parâmetros regulamentados para os padrões de qualidade do ar são:
a) monóxido de carbono; fumaça; óxido de enxofre; oxidantes fotoquímicos.
b) partículas em suspensão; óxido de enxofre; monóxido de carbono; oxidantes fotoquímicos.
c) partículas em suspensão; monóxido de carbono; fumaça; ozônio.
d) partículas em suspensão; monóxido de carbono; óxido de enxofre; ozônio.

Numa análise volumétrica, um perito consumiu 20,0 mL de solução de NaOH 0,100 mol L-1 para neutralizar completamente 10,0 mL de solução de H2 SO4. A concentração da solução de H2 SO4, em mol L-1, é:
a) 0,010
b) 0,200
c) 0,100
d) 0,300
e) 0,020

Prévia do material em texto

Questões de Engenharia Ambiental
1) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em um episódio de rompimento da rede de
distribuição de água de um setor da cidade
de Goiânia, observou-se que a pressão apresentada na
rede estava fora do recomendado pela NBR 12.218/1994.
Buscou-se, então, a adequação das pressões na rede,
as quais devem ser de
a) 500 kPa para a pressão estática máxima
nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para
a pressão dinâmica mínima.
b) 400 kPa para a pressão estática máxima
nas tubulações distribuidoras e de 100 kPa para
a pressão dinâmica mínima.
c) 400 kPa para a pressão estática máxima
nas tubulações distribuidoras e de 150 kPa para
a pressão dinâmica mínima.
d) 400 kPa para a pressão estática máxima
nas tubulações distribuidoras e de 120 kPa para
a pressão dinâmica mínima.
Resposta: A
2) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Considera-se fonte difusa de poluição
a) o lançamento de efluente da ETE.
b) o lançamento de efluente industrial.
c) a poluição do solo por lixão.
d) o aporte de nutrientes no rio por
meio da drenagem urbana.
Resposta: D
Questões de Engenharia Ambiental
3) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Sobre a biodegradabilidade de sabões e detergentes é
correto afrmar que:
a) Para que um tensoativo seja biodegradável, é
necessário que ele possua cadeia contendo anéis aromáticos
b) Para que um tensoativo seja biodegradável, é
necessário que ele possua cadeia ramifcada
c) Quando dizemos que um produto é biodegradável,
signifca que seus agentes tensoativos aniônicos são susceptíveis
a decomposição e biodegradação por microorganismos em no
mínimo 80%
d) O acúmulo de detergentes nos recursos hídricos
pode ocasionar elevação no teor de oxigênio dissolvido,
em função da diminuição da tensão superfcial da
água
e) A diferença entre sabão e detergente é
o processo de obtenção de cada um. Os
sabões são obtidos a partir de ácido sulfônico,
enquanto os detergentes são obtidos por uma reação
entre um triéster e uma base forte
Resposta: C
4) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Os óxidos de enxofre e de nitrogênio presentes
naatmosfera apresentam caráter ácido, o que leva a
umaumento a acidez da água da chuva. A
chuva ácida podecausar muitos problemas para as plantas,
os animais, osolo, a água, e também para
as pessoas. Sobre o tema,analise as afrmações.I. O
pH da água pura é 7,0, mas o
dióxido de carbono (CO2 )presente na atmosfera se
dissolve na água, levando à formação do ácido
carbônico (H2 CO3 ), e, portanto, o pHda
água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é
de 5,6;ou seja, a chuva é naturalmente ácida.II.
A chuva ácida pode levar à acidifcação do
solo,porém alguns tipos de solo são capazes de
Questões de Engenharia Ambiental
neutralizarpelo menos parcialmente a acidez da chuva devido
àpresença de calcário (CaCO3 ). Os solos que
não têmcalcário são mais suscetíveis à acidifcação.III. O
excesso de acidez na chuva pode provocar aacidifcação
de lagos, principalmente aqueles depequeno porte. O pH
em torno de 5,5 já pode matarlarvas, pequenas
algas e insetos, prejudicando tambémos animais que dependem
desses organismos para sealimentar.É correto o que se
afrma em:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) I e II, apenas
d) I e III, apenas
e) I, II e III
Resposta: E
5) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Um perito deseja determinar a concentração de chumbo,
em partes por milhão, numa amostra de solo
contaminado. Dentre as técnicas listadas abaixo, assinale aquela
que é mais recomendada para realizar a análise.
a) Espectrometria de absorção atômica
b) Colorimetria
c) Cromatografia líquida de alta eficiência
d) Espectrometria na região do infravermelho próximo
e) Condutimetria
Resposta: A
6) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Dentre as análises ambientais abaixo, assinale a alternativa
que contém a que é passível de realização
Questões de Engenharia Ambiental
empregando a técnica de espectrometria de absorção atômica.
a) Quantificação do teor de óleos e graxas
em água
b) Quantificação de sulfato em água
c) Determinação de dioxinas no ar atmosférico
d) Determinação de hidrocarbonetos em amostra de solo
e) Determinação de chumbo em amostra de solo
Resposta: E
7) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
A Resolução do CONAMA n. 237/1997 regulamenta os
aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional
do Meio Ambiente. Dentre esses aspectos, o que
se refere ao licenciamento ambiental de empreendimentos e
atividades com significativo impacto ambiental, de competência exclusiva
do órgão ambiental estadual, é:
a) empreendimentos e atividades localizados na zona econômica
exclusiva.
b) empreendimentos e atividades destinados a pesquisar, lavrar,
produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor de material
radioativo.
c) empreendimentos e atividades cujos impactos ambientais diretos
ultrapassem os limites territoriais de um ou mais
municípios.
d) bases ou empreendimentos militares, quando couber, observada
a legislação específica.
Resposta: C
8) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE)
Ao fazer uma perícia ambiental em um posto
de combustí- veis ativo, um engenheiro ambiental identificou
Questões de Engenharia Ambiental
que o empreendimento não dispunha da Licença de
Operação válida. Para que o estabelecimento tivesse sua
situação regularizada, o referido profissional solicitou que o
responsável pelo posto providenciasse alguns documentos a serem
utilizados no processo de licenciamento. Nesse sentido, são
estudos técnicos requeridos no momento do licenciamento ambiental
de postos de abastecimento que, associados entre si,
comprovam se há ou não contaminação ambiental por
hidrocarbonetos no subsolo:
a) Teste de Estanqueidade e Plano de Gestão
Ambiental.
b) Investigação de Passivo Ambiental e Estudo de
Impacto Ambiental.
c) Teste de Estanqueidade e Investigação de Passivo
Ambiental.
d) Investigação de Passivo Ambiental e Plano de
Controle Ambiental.
Resposta: C
9) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE)
O Decreto Estadual n. 1.745, de 6 de
dezembro de 1979, dispõe sobre a prevenção e
o controle da poluição do meio ambiente em
Goiás. Em sua Seção II, que trata dos
padrões de emissão, o artigo 37 estabelece a
proibição da emissão de fumaça, por parte de
fontes estacionárias, com densidade colorimétrica superior ao Padrão
1 da Escala de Ringelmann, salvo em caso
de operação de aquecimento de fornalha, em período
único diário de:
a) cinco minutos.
b) dez minutos.
c) quinze minutos.
d) vinte minutos.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
10) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE)
A Lei n. 9.433, de 8 de janeiro
de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos
Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento
de Recursos Hídricos. De acordo com esta lei,
a) o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos
Hídricos foi criado com o objetivo de promover
a integração da gestão de recursos hídricos com
a gestão ambiental.
b) a cobrança pelo uso de recursos hídricos
constitui um dos seus instrumentos e visa diminuir
os custos de combate à poluição das águas.
c) a outorga dos direitos de uso de
recursos hídricos é um dos seus instrumentos e
prevê a suspensão do direito de uso em
caso de necessidade de prevenção ou reversão de
degradação ambiental grave.
d) as Agências de Água têm a competência
de promover a articulação do planejamento de recursos
hídricos com os planejamentos nacional, regional e estadual.
Resposta: C
11) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A varrição é o conjunto de atividades necessárias
para acondicionar e remover os resíduos sólidos lançados
nos logradouros públicos por causas naturais ou antrópicas.
Este é um dos serviços de limpeza pública
mais visíveis e, para que seja executado de
maneira adequada, deve
a) ser realizado de acordo com um plano
de varrição com objetivo de aumentar a produtividade
de trabalho.
b) apresentar frequência de varrição que dependerá da
Questões de EngenhariaAmbiental
ocupação do solo e da dimensão dos percursos
a serem atendidos.
c) ter procedimentos de varrição planejados para minimizar
deslocamentos improdutivos, minimizando custos.
d) ser realizado de forma mecanizada ou manual
e para cada caso deve-se avaliar as condições
climáticas da região.
Resposta: C
12) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os planos de resíduos sólidos são definidos pela
Lei Federal n. 12305/2010 como um dos instrumentos
da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos
municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem:
a) realizar proposição de cenários, incluindo tendências
internacionais e macroeconômicas e diagnosticar a situação
dos resíduos sólidos no território.
b) prever zonas favoráveis para a localização de
unidades de tratamento de resíduos sólidos, em conformidade
com os instrumentos de planejamento territorial.
c) identificar os passivos ambientais relacionados aos resíduos
sólidos, incluindo as áreas contaminadas e as respectivas
medidas saneadoras aplicáveis.
d) apresentar metas para eliminação e recuperação de
lixões, associadas à inclusão social e emancipação econômica
dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.
Resposta: C
13) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Durante o tratamento da fase líquida do esgoto,
há a geração do lodo, também chamado de
“biossólido”. Podese reduzir o volume desse resíduo por
Questões de Engenharia Ambiental
meio da redução do teor de água, aplicando-se
para tanto técnicas de desaguamento. São considerados processos
naturais e mecânicos de desaguamento, respectivamente:
a) lagoa de lodo e deságue em bag.
b) centrífuga e lagoa de lodo.
c) leito de secagem e filtro-prensa de esteira.
d) eletrodesaguamento e filtro-prensa de placas.
Resposta: C
14) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Resolução n. 357/2005 do Conama dispõe sobre
a classificação dos corpos d’água e dá diretrizes
ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece
as condições e os padrões de lançamento de
efluentes. De acordo com a referida Resolução, qual
é a classe das águas que pode ser
destinada ao abastecimento humano após tratamento convencional ou
avançado, à recreação de contato secundário e à
dessedentação de animais?
a) 2
b) 3
c) 4
d) Especial.
Resposta: B
15) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O sistema de tratamento dos esgotos é usualmente
classificado em níveis de tratamento preliminar, primário, secundário
e terciário. Desta forma, as unidades de tratamento
primário objetivam a remoção de
Questões de Engenharia Ambiental
a) sólidos sedimentáveis.
b) organismos patogênicos.
c) nutrientes.
d) metais pesados.
Resposta: A
16) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
De acordo com a NBR 12.217 (ABNT, 1994),
na determinação do volume necessário do reservatório para
abastecimento público, deve-se avaliar os dados do consumo
a) diário e do regime previsto de alimentação
do reservatório, aplicando-se o fator 1,2.
b) mensal e do regime previsto de alimentação
do reservatório, aplicando-se o fator 1,2.
c) diário e do regime previsto de alimentação
do reservatório, aplicando-se o fator 1,3.
d) mensal e do regime previsto de alimentação
do reservatório, aplicando-se o fator 1,3.
Resposta: A
17) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE)
De acordo com a Resolução n. 001/1986, do
CONAMA, dependerá de elaboração de estudo de impacto
ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA)
o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente,
tais como obras de saneamento ou de irrigação;
abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação;
retificação de cursos d'água; abertura de barras e
embocaduras; transposição de bacias e diques e obras
hidráulicas para exploração de recursos hídricos, como barragens
para fins hidrelétricos. Neste último caso, o EIA/RIMA
é exigido apenas para empreendimentos hidrelétricos com capacidade
Questões de Engenharia Ambiental
de geração acima de:
a) 10 MW.
b) 25 MW.
c) 100 MW.
d) 250 MW.
Resposta: A
18) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
É a etapa do processo de gerenciamento de
áreas contaminadas que consiste na aquisição e interpretação
de dados a fim de entender a dinâmica
da contaminação nos meios físicos afetados e a
identificação dos cenários específicos de uso e ocupação
do solo, dos receptores de risco existentes, dos
caminhos de exposição e das vias de ingresso.
Essa etapa tem a seguinte denominação:
a) investigação detalhada.
b) investigação confirmatória.
c) avaliação preliminar.
d) avaliação de risco.
Resposta: A
19) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
O Decreto n. 1.745, de 06 de dezembro
de 1979, aprova o regulamento da Lei n.
8.544, de 17 de outubro de 1978, que
dispõe sobre a prevenção e o controle da
poluição do meio ambiente no estado de Goiás.
Segundo esse instrumento legal, os parâmetros regulamentados para
os padrões de qualidade do ar são:
Questões de Engenharia Ambiental
a) monóxido de carbono; fumaça; óxido de enxofre;
oxidantes fotoquímicos.
b) partículas em suspensão; óxido de enxofre; monóxido
de carbono; oxidantes fotoquímicos.
c) partículas em suspensão; monóxido de carbono; fumaça;
ozônio.
d) partículas em suspensão; monóxido de carbono; óxido
de enxofre; ozônio.
Resposta: B
20) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Numa análise volumétrica, um perito consumiu 20,0 mL
de solução de NaOH 0,100 mol L-1 para
neutralizar completamente 10,0 mL de solução de H2
SO4 . A concentração da solução de H2
SO4 , em mol L-1, é:
a) 0,010
b) 0,200
c) 0,100
d) 0,300
e) 0,020
Resposta: C
21) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
A tecnologia da biorremediação é baseada em processos
nos quais ocorrem reações bioquímicas mediadas por microrganismos.
Em geral, um composto orgânico, quando é oxidado,
perde elétrons para um aceptor fnal de elétrons,
que é reduzido. O oxigênio comumente atua como
aceptor fnal de elétrons quando presente e a
oxidação de compostos orgânicos com a redução do
oxigênio molecular é chamado de respiração aeróbia heterotrófca.
Questões de Engenharia Ambiental
No entanto, quando o oxigênio não está presente,
microrganismos podem usar compostos orgânicos ou íons inorgânicos
como aceptores fnais de elétrons alternativos, condições estas
chamadas de anaeróbias. Com base no exposto, assinale
a alternativa correta.
a) A biodegradação anaeróbia pode ocorrer, por exemplo,
pela desnitrifcação, pela redução do ferro ou pela
redução do sulfato
b) Hidrocarbonetos com baixo a médio peso molecular
e álcoois são exemplos de compostos de baixíssima
biodegradabilidade
c) Biorremediação “ex situ” é realizada no próprio
local, em que haja remoção de material contaminado.
Isso evita custos e distúrbios ambientais associados com
o movimento de solos e águas que estão
contaminados para outros locais destinados ao tratamento
d) A biodegradação de hidrocarbonetos é essencialmente um
processo hidrolítico, no qual o hidrocarboneto é reduzido
pelo oxigênio, quando em condições aeróbias
e) A biodegradação aeróbia pode ocorrer, por exemplo,
pela desnitrifcação, pela redução do ferro ou pela
redução do sulfato Log do número de bactérias
viáveis/ml
Resposta: A
22) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Leia a afrmação a seguir e assinale a alternativa que
preenche corretamente a lacuna. O artigo 1° da Resolução
CONAMA n° 001, de 1986, considera impacto ambiental
qualquer alteração das propriedades físicas,
químicas e biológicas do meio ambiente, causada por
qualquer forma de matéria ou energia resultante das
atividades humanas que, direta ou indiretamente,
afetem________________:
a) a saúde, a segurança e o bem-estar
da população; as atividades sociais e econômicas; a
Questões de Engenharia Ambiental
biota; as condições estéticas e sanitárias do meio
ambiente e a qualidade dos recursos ambientais
b) as condições de operação de instalações industriais,
a segurança e o bem-estar da população;as
atividades sociais e econômicas; a biota; as condições
estéticas e sanitárias do meio ambiente e a
qualidade dos recursos ambientais
c) a saúde, a segurança e o bem-estar
da população; as atividades sociais e econômicas; a
biota; as condições estéticas e sanitárias do meio
ambiente e a qualidade da água de abastecimento
d) a saúde, a segurança e o bem-estar
da população; as atividades econômicas; a biota; as
condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e
a qualidade da água de abastecimento
e) a saúde, a segurança e o bem-estar
da população; as atividades sociais e econômicas; os
ecossistemas; as condições estéticas e sanitárias do meio
ambiente e a qualidade dos recursos ambientais
Resposta: A
23) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Com o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas
técnicas para o tratamento de água e efuentes.
Essas novidades aumentam a efciência dos processos e
tentam, cada vez mais, reduzir os custos e
o tempo das operações. Uma dessas técnicas é
o uso das membranas para fltração nos processos
de tratamento. As membranas de ultrafltração fazem parte
de uma família mais ampla de membranas, entre
as quais se podem destacar as de microfltração,
nanofltração e osmose reversa. 
Assinale a alternativa INCORRETA
quanto ao uso e aplicação de membranas para
tratamento de água.
a) A dessalinização de águas para produção de
água potável é a maior aplicação da osmose
Questões de Engenharia Ambiental
reversa e já se encontra consolidada a nível
mundial
b) O processo de separação por membranas é
caracterizado pela separação da corrente de alimentação em
outras duas correntes: a de concentrado e a
de permeado. Assim, uma dessas duas correntes será
o produto de interesse no processo de separação
c) Sistemas de tratamento de água por osmose
reversa requerem maiores pressões de operação, quando comparados
aos sistemas de ultrafltração
d) As membranas de osmose reversa não possuem
a capacidade de remover sais de baixo peso
molecular da água
e) Sistemas de microfltração podem ser empregados na
esterilização bacteriana
Resposta: D
24) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
O tratamento de esgotos consiste na remoção de
poluentes e o método a ser utilizado depende
das características físicas, químicas e biológicas. O sistema
de tratamento por lodos ativados é um dos
métodos mais utilizados nas grandes estações de tratamento.
Este método foi desenvolvido na Inglaterra em 1914,
e é amplamente utilizado para tratamento de esgotos
domésticos e industriais. Sobre o sistema de lodos
ativados, assinale a alternativa correta.
a) Num sistema de lodos ativados convencional, a
concentração de biomassa no reator é bastante elevada,
devido à recirculação dos sólidos (bactérias) sedimentados no
fundo do decantador secundário. A biomassa permanece mais
tempo no sistema do que o líquido, o
que garante uma elevada efciência na diminuição da
demanda bioquímica de oxigênio (DBO)
b) A recirculação do lodo num sistema de
lodos ativados convencional tem como objetivo manter uma
baixa concentração de sólidos no reator e uma
Questões de Engenharia Ambiental
idade de lodo menor que o tempo de
detenção hidráulica
c) O efuente tratado por um processo de
lodos ativados possui elevado grau de potabilidade
d) O processo de tratamento por lodos ativados
é essencialmente anaeróbio e visa a desacelerar a
oxidação da matéria orgânica, tal como verifcado nos
corpos d’água, onde a matéria orgânica é convertida
em CO2 e água
e) Similar ao sistema convencional, o sistema de
lodos ativados com aeração prolongada difere no que
diz respeito à biomassa, que permanece menos tempo
no sistema. Além disso, os tanques de aeração
são maiores, a aeração é mais intensa e
é necessária a estabilização do lodo excedente
Resposta: A
25) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
O Brasil é formado por seis biomas de
características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado,
Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Analise as afrmações. 
I. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão,
Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí,
Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade,
o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves,
177 de répteis, 79 espécies de anfíbios e
241 de peixes. 
II. É considerado uma das
maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma
continental é considerado o de menor extensão territorial
no Brasil. Em seu espaço territorial, uma planície
aluvial, é infuenciado por rios que drenam a
bacia do Alto Paraguai. 
As afirmações I e II se referem, respectivamente, aos biomas:
a) Cerrado e Mata Atlântica
b) Caatinga e Amazônia
c) Caatinga e Pampa
Questões de Engenharia Ambiental
d) Cerrado e Pantanal
e) Caatinga e Pantanal
Resposta: E
26) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
O IQA (Índice de Qualidade das Águas) foi
desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta
visando a seu uso para o abastecimento público,
após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do
IQA (oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH,
demanda bioquímica de oxigênio, temperatura da água,
nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduo total)
são, em sua maioria, indicadores de contaminação causada
pelo lançamento de esgotos domésticos. 
Os valores do IQA são classifcados
em faixas, que variam entre os estados brasileiros.
Uma água que apresenta valor de IQA igual
a 75, no Estado do Paraná, apresenta qualidade
considerada:
a) ótima
b) boa
c) razoável
d) ruim
e) péssima
Resposta: B
27) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
O gerenciamento de áreas contaminadas é um tema
que vem ganhando destaque no Brasil nos últimos
anos. A Fase Livre é considerada uma das
formas de contaminação causada pela introdução antrópica de
elementos quí- micos potencialmente tóxicos no meio natural,
Questões de Engenharia Ambiental
e pode ser entendida como a ocorrência de:
a) substância imiscível, em fase separada da água.
b) substância miscível, dissolvida na água.
c) substância absorvida no solo.
d) substância adsorvida no solo.
Resposta: A
28) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
De acordo com a Resolução n. 302/2002 do
CONAMA, a ampliação ou redução do limite das
Áreas de Preservação Permanente de reservatórios artificiais, situados
em áreas urbanas consolidadas ou rurais, deverá ser
estabelecida considerando, no mínimo, o seguinte critério:
a) características econômicas da bacia hidrográfica.
b) uso e ocupação do solo na bacia
hidrográfica de montante.
c) representatividade ecológica da área no bioma presente
na bacia hidrográfica em que está inserido, notadamente
a existência de espécies endêmicas.
d) aspectos relativos à geologia, geomorfologia, hidrogeologia e
fisiografia da bacia hidrográfica.
Resposta: D
29) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
Segundo a Lei Federal n. 9.985, de 18
de julho de 2000, que instituiu o Sistema
Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as
unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em
dois grupos com características específicas, Unidades de Conservação
Integral e Unidade de Usos Sustentável. unidade de
Conservação de Uso Sustentável constitui uma:
Questões de Engenharia Ambiental
a) Reserva Particular de Patrimônio Natural.
b) Estação Ecológica.
c) Parque Nacional.
d) Reserva Biológica
Resposta: A
30) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
A absortividade molar de um certo composto em
370 nm é igual a 3200 L mol-1
cm-1 em solução aquosa. Uma solução aquosa do
referido composto foi submetida a uma medida de
absorbância no comprimento de onda supracitado, usando uma
cubeta de 10 mm de espessura, com absorbância
igual a 0,320. A concentração do composto, em
mol L-1 , na amostra analisada, é: (DADO:
A = e.b.c)
a) 1,0 x 10-4
b) 1,0 x 10-3
c) 1,0 x 103
d) 1,0 x 102
e) 8,6 x 10-4
Resposta: A
31) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Litosfera é acamada externa da terra, constituída
pela crosta e pelo manto superior. Sua composição
apresenta rochas e solo. Sobre os tipos de
rochas encontradas na litosfera, assinale a alternativa correta.
a) As rochas ígneas extrusivas (ou abissais) são
formadas a partir do resfriamento do magma no
interior da crosta, nas partes profundas da litosfera
Questões de Engenharia Ambiental
b) As rochas ígneas intrusivas (ou vulcânicas) são
formadas a partir do resfriamento do material expelido
pelas erupções vulcânicas, e ocorrem na superfície da
crosta terrestre, ou próximo a ela
c) As rochas metamórfcas são compostas por sedimentos
transportados pela água, gelo ou vento e acumulados
em depressões na crosta terrestre
d) O carvão e o arenito são exemplos
de rochas sedimentares
e) O granito, o basalto e a ardósia
são exemplos de rochas metamórfcas
Resposta: D
32) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Leia as análises a seguir e assinale a
que forneceinformações sobre a presença de partículas sólidas
emsuspensão numa amostra de água.
a) Alcalinidade
b) Turbidez
c) Sólidos totais dissolvidos
d) Demanda química de oxigênio
e) Dureza total
Resposta: B
33) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Em técnicas instrumentais de análise, como a espectrofotometria
UV-Visível ou a espectrometria de absorção atômica, é
necessário estabelecer uma relação entre o sinal analítico
fornecido por um instrumento e as concentrações das
soluções padrão empregadas na obtenção destes sinais. O
nome dado a esta relação é:
Questões de Engenharia Ambiental
a) calcinação
b) calibração
c) correlação
d) amostragem
e) volumetria
Resposta: B
34) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O aumento populacional e a crescente urbanização demandam
a necessidade de novos locais para disposição de
resíduos sólidos urbanos. Estes locais estão cada vez
mais afastados dos centros urbanos, o que faz
da estação de transferência ou de transbordo uma
opção que
a) promove maior eficiência de coleta na prestação
dos serviços de limpeza urbana, mesmo não representando
diminuição de custos destes serviços.
b) torna-se inviável economicamente se a distância entre
os centros de massa das áreas de geração
e os locais de destinação final forem significativas.
c) deve ser projetada para descarga direta dos
resíduos em áreas de armazenamento intermediário, onde a
compactação dos resíduos é opcional.
d) evita que os veículos coletores percorram grandes
distâncias para destinação final sem exercer a principal
função que é a coleta de resíduos.
Resposta: D
35) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Um Engenheiro Ambiental foi consultado sobre a viabilidade
técnica de lançamento de efluente industrial na estação
de tratamento de esgoto doméstico (ETE) provida apenas
Questões de Engenharia Ambiental
de tratamento biológico, com eficiência de remoção de
DBO de 60%. Ao se realizar a caracterização
físico-química do efluente industrial bruto a ser lançado,
os resultados apresentados foram: DBO padrão igual a
2.500 mg/L e DQO igual a 11.968 mg/L.
Diante dos resultados, o Engenheiro Ambiental conclui que
o efluente
a) poderá ser lançado na ETE, pois apresenta
características com indicação para tratamento biológico.
b) não poderá ser lançado na ETE, pois
apresenta características que indicam a necessidade de tratamento
físico-químico.
c) não poderá ser lançado na ETE, pois
apresenta a fração biodegradável elevada.
d) poderá ser lançado na ETE, sem promover
interferência na eficiência do sistema biológico.
Resposta: B
36) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O Engenheiro Ambiental de uma companhia de saneamento
está trabalhando no processo de licenciamento ambiental de
uma nova estação de tratamento de esgoto. Considerando
os instrumentos legais brasileiros que regulamentam esse
procedimento administrativo, o licenciamento ambiental
a) será dispensado por se tratar de obra
de utilidade pública, conforme previsto na Lei n.
11.445/2007.
b) ocorrerá por processo simplificado, independente do porte
da unidade, conforme Lei n. 11.445/2007.
c) dependerá de EIA/Rima, conforme Resolução Conama 001/1986.
d) será exigido, conforme Anexo I da Resolução
Conama n. 237/1997.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
37) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A auditoria ambiental é um instrumento usado no
controle do atendimento a políticas, às práticas, aos
procedimentos e aos requisitos com o objetivo de
evitar a degradação ambiental. Entre as modalidades de
auditoria ambiental encontra-se aquela que visa à obtenção
de certificação ambiental, conhecida como Auditoria de
Certificação e que é conduzida
a) pela própria organização ou por outros em
seu nome.
b) por uma parte interessada na organização auditada.
c) por organização externa independente.
d) pela própria organização ou por organização externa.
Resposta: C
38) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Dentre os fatores importantes para a eficiência da
prestação dos serviços limpeza de pública, está o
de coleta de resíduos sólidos urbanos. A coleta
desses resíduos
a) é de responsabilidade do Estado e deve
ser realizada conforme padrões fixados pelo prestador do
serviço.
b) é essencial para a eficácia do armazenamento,
que evita a proliferação de vetores e emissão
de odor.
c) é o serviço de limpeza urbana menos
oneroso e que melhora a qualidade de vida
da população.
d) é dimensionada estimando-se o tempo total para
a prestação do serviço em função da jornada
de trabalho.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
39) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Para determinar o impacto da poluição atmosférica de
uma atividade faz-se necessário realizar estudos referentes à
dispersão dos poluentes. Para tal finalidade, utilizam-se modelos
matemáticos com o objetivo de simular as concentrações
desses poluentes, dentre eles o modelo gaussiano, que
é um modelo
a) bidimensional.
b) físico.
c) numérico.
d) tridimensional.
Resposta: D
40) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Conforme estabelecido na Resolução Conama 357/2005, rios
enquadrados em Classe 4 podem ser destinados
a) ao abastecimento para consumo humano.
b) à recreação de contato primário.
c) à dessedentação de animais.
d) à navegação.
Resposta: D
41) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O equivalente populacional (E.P) é um importante parâmetro
para avaliar o potencial poluidor de uma indústria.
Diante da instalação de uma nova indústria no
município, o Engenheiro Ambiental foi contratado para determinar
o E.P da indústria. Considerando a vazão de
Questões de Engenharia Ambiental
efluente líquido de 180 m³/dia, a concentração de
DBO de 3.000 mg/L e a carga per
capita usada como referência de 54 gDBO/hab.dia, o
E.P encontrado para a indústria foi de:
a) 3.200 habitantes.
b) 4.444 habitantes.
c) 10.000 habitantes.
d) 22.560 habitantes.
Resposta: C
42) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Lei Federal n. 11.445/2007 estabelece as diretrizes
nacionais para o saneamento básico e para a
política federal de saneamento básico, trazendo em seu
conteúdo importantes contribuições para o setor de interesse,
entre as quais
a) a cobrança dos serviços de abastecimento de
água e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e
o manejo de resíduos sólidos urbanos e o
manejo de águas pluviais urbanas por preço público,
para assegurar a sustentabilidade econômico-financeira.
b) a obrigatoriedade de o prestador de serviço
elaborar o plano de saneamento básico.
c) a necessidade de compatibilizar a elaboração dos
planos de saneamento básico com os planos das
bacias hidrográficas envolvidas.
d) a revisão periódica do plano de saneamento
básico em um prazo não superior a 2
anos.
Resposta: C
Questões de Engenharia Ambiental
43) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Segundo o Art. 16 da Resolução Conama n.
430/2011, é condição e padrão de lançamento de
efluente
a) 120 mg/L de DBO padrão máxima.
b) 80 mg/L de DBO padrão máxima.
c) 60% de eficiência mínima de remoção da
DBO padrão.
d) 80% de eficiência mínima de remoção daDBO padrão.
Resposta: C
44) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A propriedade do solo que se refere à
sua resistência em diferentes umidades contra pressão ou
forças de manipulação é
a) a porosidade do solo.
b) a consistência do solo.
c) a estabilidade de agregados.
d) a estrutura do solo.
Resposta: B
45) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
De acordo com a ABNT NBR 10004:2004, um
resíduo é considerado corrosivo quando:
a) é aquoso e apresenta pH inferior ou
igual a 2, ou, superior ou igual a
12,5, ou sua mistura com água, na proporção
de 1:1 em peso, produz uma solução que
apresenta pH inferior a 2 ou superior ou
Questões de Engenharia Ambiental
igual a 12,5
b) forma misturas potencialmente explosivas com a água
c) é capaz de produzir, prontamente, reação ou
decomposição detonante ou explosiva a 25°C
d) se trata de uma substância que pode
liberar oxigênio e, como resultado, estimular a combustão
e aumentar a intensidade do fogo em outro material
e) suas soluções aquosas apresentam concentração hidrogeniônica
igual a 1,0 x 10-7 mol L-1, a 25°C
Resposta: A
46) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
A Política Nacional de Meio Ambiente foi instituída
pela Lei Federal n. 6.938, de 31 de
agosto de 1981, que estabelece como um de
seus instrumentos:
a) o Fundo Nacional do Meio Ambiente.
b) o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Básico.
c) os incentivos à produção e à instalação
de equipamentos voltados para a melhoria da qualidade
ambiental.
d) o Cadastro Técnico Municipal de atividades potencialmente
poluidoras.
Resposta: C
47) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
Um engenheiro ambiental foi contratado para delimitar as
Áreas de Preservação Permanente de um reservatório artificial,
de forma a atender as diretrizes estabelecidas pela
Resolução n. 302/2002 do CONAMA. Esta resolução:
Questões de Engenharia Ambiental
a) estabelece Área de Preservação Permanente de 50
metros, no mínimo, para os reservatórios artificiais de
geração de energia elétrica com até 10 hectares,
sem prejuízo da compensação ambiental.
b) define como Área de Preservação Permanente a
área com largura mínima, em projeção horizontal, no
entorno dos reservatórios artificiais, medida a partir do
nível máximo normal de 30 metros para os
reservatórios artificiais situados em áreas urbanas consolidadas e
100 metros para áreas rurais.
c) define Área de Preservação Permanente de 30
metros, no mínimo, para reservatórios artificiais não utilizados
em abastecimento público ou geração de energia elétrica,
com até 20 hectares de superfície e localizados
em área rural.
d) determina que os limites da Área de Preservação Permanente no
entorno de reservatórios artificiais situados
em áreas urbanas consolidadas ou em propriedades rurais
poderão ser ampliados ou reduzidos, observando-se o patamar
mínimo de 15 metros.
Resposta: B
48) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
Determinada empresa consulta o órgão ambiental para obter
informações sobre exigências para o processo de licenciamento
ambiental de uma ferrovia, no que tange à
apresentação do Estudo de Impacto ambiental e seu
respectivo relatório (EIA/RIMA). Levando em conta os instrumentos
legais que regulamentam o EIA/RIMA, deve-se considerar o
seguinte:
a) o EIA/RIMA é um estudo amplo, integrante
do licenciamento ambiental, destinado a avaliar os impactos
ao meio ambiente natural, sem a abordagem dos
impactos aos meios artificial e cultural, pois eles
não integram o conceito de meio ambiente.
b) o EIA/RIMA é um estudo ambiental simplificado,
exigido em todas as atividades e empreendimentos modificadores
Questões de Engenharia Ambiental
do meio ambiente, devendo ser apresentados e aprovados
na etapa de obtenção da Licença de Instalação.
c) o EIA/RIMA, tendo em vista o respeito
ao sigilo industrial, não será acessível ao público,
sendo a consulta restrita às audiências públicas.
d) a licença ambiental para empreendimentos e atividades
consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa
degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto
ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o
meio ambiente (EIA/RIMA).
Resposta: D
49) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ANALISTA TÉCNICO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
A educação ambiental compreende os processos por meio
dos quais o indivíduo e a coletividade constroem
valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e
competências voltadas para a conservação do meio ambiente,
bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de
vida. Nessa perspectiva, a educação ambiental
a) deverá ser implantada como disciplina específica no
currículo de ensino, conforme previsto na Lei n. 9.597/1999.
b) deverá ser inserida em todos os níveis
de ensino, inclusive na educação da comunidade, para
capacitá- la a participar de forma ativa na
defesa do meio ambiente – um dos princípios
da Política Nacional de Meio Ambiente, Lei n.
6.938/1981.
c) deverá estar inserida em ações que promovam
a capacitação de recursos humanos voltados ao atendimento
prioritário da demanda das escolas no que diz
respeito à problemática ambiental.
d) deverá estar presente de forma prioritária no
ensino fundamental, em caráter formal e não formal,
conforme previsto na Lei n. 9.795, de 27
de abril de 1999.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
50) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Sobre as características dos principais grupos de microorganismos,
assinale a alternativa incorreta.
a) As bactérias são procariontes; não possuem membrana
nuclear (carioteca) e estruturas membranosas intracelulares
b) As algas são eucariontes; contêm clorofila; podem
ser uni ou pluricelulares; apresentam parede celular rígida;
crescem em diversos ambientes, mas a maioria é
aquática
c) Os vírus são acelulares; menores e mais
simples, em estrutura do que as bactérias; contêm
geralmente apenas um tipo de ácido nucleico (DNA
ou RNA), protegido por uma capa proteica, podendo
multiplicarse apenas dentro das células vivas
d) Os protozoários são procariontes; unicelulares, não apresentam
parede celular rígida, não contêm clorofila; alimentam-se por
absorção, alguns se movem por meio de fagelos
ou cílios e são amplamente distribuídos na natureza
e) Os fungos são eucariontes, com parede celular
rígida uni ou pluricelulares e desprovidos de cloroifla
alimentam-se por absorção, são conhecidos como bolores, leveduras
e cogumelos
Resposta: D
51) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Quanto a sua origem, o processo de eutrofzação
pode ser classifcado como natural ou artifcial, ou
seja, com ou sem atuação antrópica. Quando o
processo acontece sem atuação humana, ele é lento,
pois os principais agentes são as chuvas e
as águas de escoamento superfcial. Quando a eutrofzação
surge a partir da ação humana, é chamada
de artifcial ou antrópica. A respeito da eutrofzação,
assinale a alternativa incorreta.
Questões de Engenharia Ambiental
a) O processo de eutrofzação artifcial caracteriza-se pelo
aumento signifcativo de nutrientes, principalmente nitratos
e fosfatos na água, em decorrência da intervenção negativa do
homem
b) Um dos efeitos negativos da eutrofzação é
a anoxia, que causa a morte de peixes
e de invertebrados e também resulta na liberação
de gases tóxicos com odores desagradáveis
c) Em função da falta de saneamento básico
em diversos locais, muitos corpos d´água são o
destino fnal de esgotos domésticos, fazendo com haja
um aporte considerável de nutrientes para a água
e consequente tendência à eutrofzação
d) Alguns tipos de algas que crescem em lagos e reservatórios
muito enriquecidos com nutrientes liberam
na água toxinas que são venenosas, mesmo em
concentrações muito baixas. Algumas dessas toxinas
podem levar à morte de gado, outros animais e mesmo
seres humanos quando ingeridas por meio da água
contaminada
e) Uma das formas de restaurar um lago
eutrofzado é o uso de sulfato de cobre
(CuSO4 ) para matar as algas. Estemétodo
é eficiente e vantajoso, pois os sais de
cobre não são perigosos para a biota aquática
Resposta: C
52) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O aterro sanitário é, hoje, a solução mais econômica para
disposição final ambientalmente adequada dos resíduos
não perigosos e não inertes, entre os quais os resíduos
sólidos urbanos. Marque alternativa incorreta:
a) A base do aterro sanitário deve ser
impermeabilizada, o que normalmente se consegue com argila
compactada coberta com mantas geotêxteis.
b) Sobre a base do aterro deve ser colocado um sistema de
drenagem de fundo, composto por drenos dispostos em forma
Questões de Engenharia Ambiental
de espinhas de peixe.
c) Deve haver no aterro um sistema de drenagem de gases
com drenos verticais.
d) Dentro dos aterros os resíduos são biodegradados em
condições aeróbias, gerando dióxido de carbono e água.
e) Os resíduos sólidos devem ser dispostos em células e
compactados com tratores ou outros equipamentos, sendo
depois cobertos por uma camada de 15 a 30 cm de terra.
Resposta: D
53) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em relação à Portaria 2914/11 do Ministério da
Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle
e de vigilância da qualidade da água para
consumo humano e seu padrão de potabilidade, analise
as afirmativas abaixo: I. Toda água para consumo
humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de
desinfecção ou cloração; II. É obrigatória a manutenção
de, no mínimo, 10 mg/L de cloro residual
livre ou 20 mg/L de cloro residual combinado
ou de 20 mg/L de dióxido de cloro
em toda a extensão do sistema de distribuição
(reservatório e rede). III. Para os parâmetros ferro
e manganês são permitidos valores superiores ao estabelecido
na portaria, desde que sejam observados os seguintes
critérios: Os elementos ferro e manganês estejam complexados
com produtos químicos comprovadamente de baixo risco à
saúde. Os demais parâmetros do padrão de potabilidade
não sejam violados, e as concentrações de ferro
e manganês não ultrapassem 2,4 e 0,4 mg/L,
respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a (s)
afirmativa (s) correta (s).
a) III
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
54) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
As lagoas de estabilização que conceitualmente realizam um
pós-tratamento dos efluentes de ETES, em particular dos
reatores anaeróbios tipo UASB, são conhecidas como lagoas:
a) anóxicas
b) facultativas.
c) com macrófitas
d) aeradas de mistura incompleta.
e) de Polimento.
Resposta: E
55) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Sobre a resolução Conama nº 237 / 1997,
que orienta o processo de Licenciamento Ambiental no
país, analise as afirmativas abaixo: 
I. A licença ambiental para empreendimentos e atividades
consideradas efetivas ou potencialmente causadoras de
significativa degradação do meio dependerá de prévio
estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de
impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual
dar-se-á publicidade, garantida a realização de
audiências públicas, quando couber, de acordo com a
regulamentação. 
II. O IBAMA, ressalvada sua competência supletiva,
poderá delegar aos Estados o licenciamento de atividade
com significativo impacto ambiental de âmbito regional,
uniformizando, quando possível, as exigências. 
III. A Licença Prévia (LP) é concedida na fase preliminar do
planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua
localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental
e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a
serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. 
IV. Compete ao órgão ambiental municipal, ouvidos os órgãos
competentes da União, dos Estados e do Distrito Federal, quando
Questões de Engenharia Ambiental
couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades
de impacto ambiental local e daquelas que lhes
forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou
convênio. Assinale a alternativa que apresenta a (s)
afirmativa (s) correta (s).
a) I II e III
b) I, III e IV
c) I e II
d) I e IV
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: E
56) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Na economia ambiental, determinar o valor econômico de
um recurso ambiental é estimar o valor monetário deste em
relação aos outros bens e serviços disponíveis na economia.
São métodos de valoração ambiental, exceto:
a) Método de valoração contingente.
b) Método de custo de viagem.
c) Método de análise de ciclo de vida.
d) Método de preços hedônicos.
e) Método de valoração contingente.
Resposta: C
57) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Quando os esgotos domésticos são despejados nos corpos
d’água, imediatamente após o lançamento, ocorre uma nova
concentração dos parâmetros indicativos da qualidade d'água, a
que se pode chamar a concentração da mistura.
Na situação hipotética em que há o lançamento
de esgoto “in natura” com vazão de 2.000
Questões de Engenharia Ambiental
m³/dia e DBO de 200 mg/L no córrego
Brejo Comprido em Palmas-TO, cuja vazão é 50.000
m³/dia e DBO de 3 mg/L, o valor
da DBO na zona de mistura é:
a) 5,0.
b) 10,6.
c) 7,6
d) 18,7.
e) 15,6.
Resposta: B
58) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
A lei 9.433, de 8 de janeiro de
1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos
e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de
Recursos Hídricos, com objetivo de coordenar a gestão
integrada das águas, entre outros. Os Comitês de
Bacia Hidrográfica integram o Sistema Nacional de Gerenciamento
de Recursos Hídricos. Sobre estes comitês são feitas
as seguintes afirmativas: 
I.Têm como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica,
ou a sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água
principal da bacia, ou de tributário desse tributário,
ou, ainda, o grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas. 
II.Têm por competência arbitrar, em última instância administrativa,
os conflitos relacionados aos recursos hídricos.
III.São compostos por representantes da União, dos estados
e do distrito federal, dos municípios, dos usuários
das águas e das entidades civis de recursos hídricos.
IV.São dirigidos por um presidente, um tesoureiro
e um secretário, eleitos dentre seus membros. Assinale
a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão)
CORRETA(S):
a) Apenas I.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas I, III e IV.
Questões de Engenharia Ambiental
d) Apenas I e III.
e) I, II, III e IV.
Resposta: D
59) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Em relação ao escopo da norma ABNT NBR
ISO 14001:2015 são feitas as seguintes afirmativas. 
I.Especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental
que uma organização pode usar para aumentar seu
desempenho ambiental. 
II.Destina-se ao uso por uma organização que busca gerenciar
suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática,
que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade. 
III.Auxilia a organização a alcançar os resultados pretendidos
de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor
para o meio ambiente, à organização em si e suas partes interessadas.
IV.É aplicável a qualquer organização, independentemente do seu
tamanho, tipo e natureza, e aplica-se aos aspectos
ambientais das suas atividades, produtos e serviços que
a organização determina poder controlar ou influenciar, considerando
uma perspectiva de ciclo de vida. 
V.Pode ser usada na íntegra ou em parte para sistematicamente
melhorar a gestão ambiental. As declarações de conformidade,
no entanto, só são aceitas se todos os requisitos forem incorporados
ao sistema de gestão ambiental da organização e atendidos sem exclusões.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
a) I, II, III, IV e V.
b) Apenas I, II e V.
c) Apenas I, II, III e IV.
d) Apenas I, III, IV e V.
e) Apenas II, III e IV.
Resposta: A
Questões de Engenharia Ambiental
60) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Os métodos de separação de misturas são amplamente
utilizadosem laboratórios químicos. Dois dos métodos mais
empregados são a filtração e a destilação simples,
que estão envolvidos com as propriedades físicas, respectivamente:
a) Densidade e ponto de ebulição.
b) Viscosidade e densidade.
c) Tamanho de partícula e densidade.
d) Tamanho de partícula e ponto de ebulição.
e) Viscosidade e densidade.
Resposta: D
61) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Em relação à estrutura atômica, analise asafirmativas abaixo
identificando com um “V"quais são VERDADEIRAS e com
um “F" quaissão FALSAS assinalando a seguir a
alternativacorreta, na ordem de cima para baixo:( )
As funções de onda de elétrons em átomossão
chamadas de orbitais atômicos.( ) Dois elétrons em
um átomo não podem ter omesmo conjunto de
quatro números quânticos.( ) O número quântico ml
descreve o spin quepode ter um de dois
valores.( ) Um átomo de carbono que apresentaconfiguração
eletrônica: [He] 2s12p 3está em seuestado excitado .
a) F – V – F – V.
b) V – V – F – V.
c) F – F – V – F.
d) V – F – V – F.
e) V – V – F – F.
Resposta: B
Questões de Engenharia Ambiental
62) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Considerando as seguintes configurações eletrônicas, a que representa
CORRETAMENTE o estado fundamental do íon Crômio(III) é:
a)[Ar]3d³
b)[Ar]4s² 3d4
c)[Ar]3d4
d)[Ar]4s1 3d3
e)[Ar]3d5 4s1
Resposta: A
63) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Se todos os líquidos, representados pelas fórmulas abaixo,
estiverem na mesma temperatura, o que terá a
maior viscosidade será o:
a)CH3CH2Cl
b)C2H5OC2H5<>/sub
c)CH3COOCH3
d)C2H5OH
e)CH3CH2COOH
Resposta: E
64) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Legislação Ambiental Brasileira, por meio das Resoluções
CONAMA 357/2005 e 430/2011, estabelecem os padrões de
qualidade dos corpos d'águas e os critérios de
lançamento de efluentes. Marque alternativa correta:
a) Os efluentes poderão conferir ao corpo receptor
características de qualidade em desacordo com as metas
obrigatórias progressivas, intermediárias e final, do seu enquadramento.
b) Para o lançamento direto de efluentes oriundos
Questões de Engenharia Ambiental
de sistemas de tratamento de esgotos sanitários deverão
ser obedecidas Demanda Bioquímica de Oxigênio-DBO5 dias, 20°C:
máximo de 100 mg/L.
c) Os responsáveis pelas fontes poluidoras dos recursos
hídricos não deverão realizar o automonitoramento para controle
e acompanhamento periódico dos efluentes lançados nos corpos
receptores.
d) Na zona de mistura não serão admitidas
concentrações de substâncias em desacordo com os padrões
de qualidade estabelecidos para o corpo receptor, desde
que não comprometam os usos previstos para o
mesmo.
e) A resolução 430/2011 não exige o cumprimento
do padrão de lançamento do parâmetro nitrogênio amoniacal
para sistemas de tratamentos de esgotos sanitários.
Resposta: E
65) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Analise as afirmativas abaixo, sobre as várias opções
de tecnologias de tratamento de esgoto: I. Reator
Anaeróbio (UAS Anaeróbio – Tecnologia com alta remoção
de nutrientes, principalmente fósforo; II. Filtro Anaeróbio seguido
de Lagoa facultativa – Tecnologia com alta remoção
de nitrogênio e fósforo; III. Lodos Ativados (com
tanque anóxico e anaeróbio) seguido de tratamento físico
químico com cloreto férrico – Tecnologia com alta
remoção de matéria orgânica e fósforo; IV. Lagoa
Anaeróbia seguida de Lagoa Facultativa - Tecnologia com
baixa remoção de matéria orgânica e alta remoção
de nitrogênio e fósforo; Assinale a alternativa que
apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
b) I, II e IV
a) I
c) III
d) II
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
66) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Sobre o processo de licenciamento ambiental no Brasil,
marque a alternativa incorreta.
a) O Licenciamento Ambiental é um instrumento da
Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81).
b) A Licença de operação é concedida após
a verificação da efetiva implantação das medidas de
controle e mitigação de impactos.
c) Empreendimentos essenciais à população, como sistemas de
abastecimento de água e aterro sanitário de pequeno
porte, não necessitam de licenciamento ambiental junto aos
órgãos ambientais.
d) A Licença prévia atesta a viabilidade ambiental
dos empreendimentos e atividades submetidas ao licenciamento após
aprovação de sua localização e concepção tecnológica.
e) A Licença de instalação aprova o detalhamento
tecnológico ao nível do projeto executivo, com especial
atenção às medidas de controle de poluição e
mitigação de impactos.
Resposta: C
67) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Com relação às técnicas utilizadas de Bioengenharia de
solos é correto afirmar que:
a) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente
na hidrosemeadura e do entrançado vivo.
b) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente
na hidro-semeadura.
c) as Técnicas de revestimentos se baseiam na
hidrosemeadura, biomantas antierosivas e geotêxteis.
d) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente
na utilização de biomantas antierosivas e geotêxteis.
e) as Técnicas de revestimentos se baseiam somente
Questões de Engenharia Ambiental
na utilização de biomantas antierosivas e das características
físico-químicas.
Resposta: C
68) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A degradação ambiental, decorrente da ação antrópica, está
diretamente relacionada ao desequilíbrio dos processos físicos e/ou
químicos e/ou biológicos de um ou mais sistemas
que compõem o meio ambiente. Com relação a
recuperação de áreas degradadas, marque a alternativa incorreta:
a) Os processos empregados na recuperação de áreas
degradadas podem ser físicos, químicos e biológicos e
são divididos somente em três subgrupos: tratamento anaeróbio,
tratamento por flotação e tratamento térmico.
b) A recuperação ambiental de uma área degradada
consiste em restabelecer o equilíbrio dos processos físicos
e/ou químicos e/ou biológicos.
c) A degradação ambiental pode ocorrer em diferentes
magnitudes e intensidades.
d) Existem duas maneiras distintas que um ambiente
degradado se recupere: espontaneamente ou mediante intervenções que
tenham caráter de correção.
e) Para corrigir a degradação, é necessário realizar
investigação detalhada, tanto direto como indiretamente, dos meios
físico e biótico que compõe a área analisada.
Resposta: A
69) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
O índice de qualidade das águas (IQA) foi
desenvolvido pela National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos,
em 1970. Em 1975, este índice foi adaptado
pela Companhia Ambiental do estado de São Paulo,
Questões de Engenharia Ambiental
sendo atualmente o índice mais utilizado no Brasil.
O IQA avalia a qualidade da água para
o abastecimento público após o tratamento convencional e
seus resultados devem ser interpretados levando em consideração
este uso da água. Assinale a alternativa que
apresenta os parâmetros que compõe o IQA.
a) Temperatura, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes,
demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total
e nitrogênio total.
b) Sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes, demanda
bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e
nitrogênio total.
c) Temperatura, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes,
demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total
e nitrogênio total.
d) Temperatura, condutividade, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes
termotolerantes, demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo
total e nitrogênio total base.
e) Condutividade, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes,
demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total
e nitrogênio total.
Resposta: A
70) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
“O ambiente terrestre atual é naturalmenteoxidativo devido à
presença de oxigênio e água(O2 e H2O), portanto,
espontaneamente, os metaistendem a sofrer oxidação quando em
contatocom essas substâncias." Como exemplo dissopodemoscitar o
elemento ferro, que dependendodas condições do meio pode
passar de Fe0 paraFe+3.(MAIA, D. J.; SEGRE, N.;
SCATIGNO, A. C.; STELLA, M. B. Experimentosobre a
Influência do pH na Corrosão do Ferro. Química
Nova na Escola,fevereiro 2015.)Com base nas configurações eletrônicas
destasduas espécies, é CORRETO afirmar que:
a) Ambos possuem o nível quatro como o
mais energético.
Questões de Engenharia Ambiental
b)Possuem como 3d6 e 3d5 seus subníveis de
diferenciação respectivamente.
c)A espécie Fe+3 possui três elétrons a mais
do que a espécie Fe0 .
d) O número de prótons contido nos núcleos
das duas espécies possui uma diferença de três
unidades.
e)As espécies Fe0 e Fe+3 são classificadas como
íons que possuem mesmo número de prótons.
Resposta: B
71) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Espécies isoeletrônicas são aquelas queapresentam o mesmo número
de elétrons.Portanto, são isoeletrônicos do argônio:
a)K+ , Ca+2 e Sc+2 .
b)O -2 , Fe Na+.
c)S, Cl e Ca.
d)K, K+ e Ca+2 .
e)S-2 , Cl- Ca+2 .
Resposta: E
72) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
A configuração eletrônica geral para os ânions formados
a partir de qualquer elemento do grupo 17
da Tabela Periódica é:
a)ns² np5.
b)ns² np4 .
c)ns² np6 .
d)ns² np3 .
e)ns².
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
73) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Todos os compostos abaixo apresentam interações do tipo
ligação de hidrogênio, EXCETO:
a)CH3NH2
b)HOCH2CH2OH
c)(CH3)3N
d)CH3CH2OH
e)NH2OH
Resposta: C
74) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS
e com “F” as FALSAS assinalando a seguir
a alternativa CORRETA, na sequência de cima para
baixo: ( ) O pH da chuva natural,
não poluída é de cerca de 5,6. Somente
a chuva que é significativamente mais ácida que
isso, com pH menor que 5, pode ser
verdadeiramente considerada como chuva ácida. ( ) Os
dois ácidos predominantes na chuva ácida são o
ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).
( ) A chuva ácida é um problema
de poluição que não respeita fronteiras administrativas em
função do seu deslocamento. ( ) As rochas
calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas
ácidas já que são compostas de carbonato de
cálcio. ( ) A acidificação do solo pode
lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio,
que pode interferir na absorção de nutrientes pelas
árvores e outras plantas.
a) V – V – V – F – F.
b) V – F – F – V – F.
c) F – V – V – V – V.
Questões de Engenharia Ambiental
d) V – V – V – V – V.
e) V – V – F – V – V.
Resposta: D
75) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
O meio ambiente é o local onde a
vidaacontece e está inserida. A ação do homem
sobreeste, através da manipulação da matéria,possibilitou uma melhoria
na sua qualidade devida. Para tais modificações é
necessário que seconheçam as propriedades da matéria. Sobreestas
é CORRETO afirmar que:
a) As propriedades da matéria são sempre dependentes
de sua “extensão”, e como exemplo disso podemos
citar o volume.
b) Uma propriedade química envolve a mudança de
identidade de uma substância, como por exemplo seu
ponto de ebulição.
c) Não há como identificar qualquer propriedade da
matéria sem alterar sua composição.
d) Propriedades extensivas não possuem relação alguma com
as propriedades intensivas.
e) As propriedades extensivas dependem da massa da
amostra, ao contrário das propriedades intensivas.
Resposta: E
76) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
“A última década do século XX foi marcada pelo desenvolvimento
e consolidação da nanotecnologia e nanociência.
Dentre os novos materiais mais empregados nesta área
ganham destaque o grafeno e os nanotubos de
carbono, que são conhecidos como nanomateriais de carbono.
Este último, por sua vez, vem sendo testado
Questões de Engenharia Ambiental
em tecnologias de purificação de água, possuindo desta
forma um grande interesse ambiental”. Com relação aos
nanomateriais de carbono é INCORRETO afirmar que:
a) Tanto os nanotubos de carbono quanto o grafeno são
estruturas alotrópicas constituindo substâncias compostas, formadas
por átomos de carbono.
b) Os nanotubos de carbono são substâncias simples,
formadas apenas por átomos de carbono.
c) Os nanotubos de carbono e o grafeno
são formados apenas por carbono, sendo diferente a
maneira como cada um está organizado.
d) O fenômeno observado comparando as duas estruturas
é a alotropia, na qual o mesmo átomo
forma diferentes substâncias simples.
e) Os alótropos destacados no texto apresentam diferentes
propriedades por apresentarem diferentes organizações estruturais.
Resposta: A
77) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Para cada átomo a seguir foi atribuído um
número. (0 )Li (3 )Be (6 )F (10)Cl (20)
Na A soma dos números que correspondem
ao átomo com o maior raio e ao átomo com a maior
primeira energia de ionização é:
a) 3.
b) 26.
c) 9.
d) 16.
e) 40.
Resposta: B
Questões de Engenharia Ambiental
78) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
O N2O5 é classificado como um óxido ácido
por quê:
a) É insolúvel em água.
b)Reage com água para produzir OH-
c) Reage com um ácido para produzir um
sal.
d) Pode doar um par de elétrons, atuando
como uma base de Lewis.
e)Fornece uma solução de ácido nítrico, HNO3, quando
dissolvido em água.
Resposta: E
79) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em relação ao lançamento de efluentes líquidos domésticos
em corpos d'águas, marque a alternativa incorreta:
a) Dentro de uma visão essencialmente prática, pode-se
considerar que a capacidade que um corpo d'água
tem de assimilar os efluentes, sem apresentar problemas
do ponto de vista ambiental, é um recurso
natural que pode ser explorado.
b) O ecossistema de um corpo d'água antes
do lançamento de um efluente encontra-se usualmente em
um estado de equilíbrio. Após a entrada de
fonte da poluição, o equilíbrio das comunidades aquáticas
é afetada, resultando numa desorganização inicial, seguida por
tendência posterior a reorganização.
c) O processo de autodepuração em curso d’água
possui quatro zonas principais sendo elas: zona de
degradação, zona de decomposição ativa, zona de recuperação
e zona de águas sujas.
d) O oxigênio dissolvido e a DBO são
os principais parâmetros de qualidade a serem avaliados
quando o efluente lançado no corpo d'água possui
apenas matéria orgânica.
e) Na definição da tecnologia de tratamento de
Questões de Engenharia Ambiental
uma ETE, o Engenheiro Ambiental deve levar em
conta a capacidade suporte de autodepuração do corpo
hídrico que receberá o efluente tratado.
Resposta: C
80) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Analise as afirmativas abaixo, sobre as várias opções
de tecnologias de tratamento de água: I.A Dupla
Filtração é indicada para tratar água com baixos
valores de turbidez; II.A ETA de ciclo completo
com decantação apresenta problemas operacionais quando ocorre presença
de algas na água bruta a ser tratada;
III.A Filtração Direta (ascendente e descendente) é uma
boa opção para tratar águas com altas concentrações
de sólidos; IV.O uso do carvão ativado pulverizado
é indicado quando há presença de poluentes orgânicos
na água bruta; Assinale a alternativa que apresenta
a(s) afirmativa(s) correta (s).
a) I, II e IV
b) III e IV
c) II, III e IV
d) I e II
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: A
81) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A poluição atmosférica é uma das consequências da
maioria das atividades industriais, sendo que métodos de
controle devem ser empregados para minimizar os impactos
causados. Marque a alternativa que não é um
método de controle da poluição do ar:
Questões de Engenharia Ambiental
a) Filtro MBBR
b) Lavador Venturi
c) Filtro de mangas
d) Precipitador eletrostático
e) Câmara gravitacional
Resposta: A
82) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
As fontes de poluição do ar são qualquer
forma de matéria sólida, líquida ou gasosa presentes
na atmosfera em quantidade e concentração que estejam
em desacordo com o estabelecido pela legislaçãoambiental.
Os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários
ou secundários. Marque a alternativa que apresenta somente
poluente primários:
a) Ácido sulfúrico, monóxido de carbono
b) Dióxido de enxofre, metano, dióxido de carbono
c) Dióxido de enxofre, ácido nítrico
d) Ácido nítrico, óxido de nitrogênio, metano
e) Ozônio, metano, ácido sulfúrico
Resposta: B
83) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
O lançamento de efluentes domésticos nos corpos receptores
pode trazer inúmeros inconvenientes à saúde pública e
à gestão de recursos hídricos. Este problema já
está em grande parte solucionado em vários países
desenvolvidos, no entanto ainda representa um problema atual
no cenário brasileiro. Assinale a alternativa INCORRETA no
que se refere ao impacto do lançamento de
efluentes nos corpos receptores.
Questões de Engenharia Ambiental
a) A matéria orgânica nos esgotos se apresenta
somente na forma particulada (em suspensão).
b) O decréscimo da concentração de oxigênio dissolvido
tem diversas implicações do ponto de vista ambiental,
constituindo-se em um dos principais problemas de poluição
das águas, em termos ecológicos.
c) O fenômeno de autodepuração está vinculado ao
restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, após as
alterações induzidas pelos despejos de efluentes.
d) Deve-se utilizar a capacidade de assimilação de
esgotos dos mananciais com critérios técnicos seguros e
bem definidos para impedir que o lançamento de
despejos ocorra além do limite que o corpo
receptor possa suportar.
e) As bactérias do grupo coliforme são utilizadas
como indicadores de contaminação fecal.
Resposta: A
84) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Os subprodutos sólidos gerados no tratamento de esgotos
são material gradeado, areia, escuma, lodos primário, secundário
e químico. Seu tratamento é essencial e deve
ser realizado seguindo critérios técnicos. As principais etapas
do gerenciamento de lodo são: (1) Adensamento ou
espessamento. (2) Estabilização. (3) Condicionamento. (4) Desaguamento ou
desidratação. (5) Higienização. (6) Disposição final. ( )
Destinação final dos subprodutos. ( ) Processo físico
de concentração de sólidos visando reduzir a umidade.
( ) Operação necessária se o destino do
lodo for a reciclagem agrícola. ( ) Visa
atenuar o inconveniente de maus odores no processo
de disposição, removendo a matéria orgânica biodegradável. (
) Processo de preparação do lodo por meio
de adição de produtos químicos como coagulantes. (
) Pode ser realizada por processos naturais ou
mecânicos e visa reduzir ainda mais o volume
do lodo. Em relação a essas etapas, assinale
a sequência que ilustra o preenchimento correto dos
Questões de Engenharia Ambiental
parênteses com os respectivos objetivos e características de
cada etapa, de cima para baixo:
a) 6 – 2 – 4 – 1 – 3 – 5.
b) 6 – 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
c) 6 – 1 – 5 – 2 – 3 – 4.
d) 6 – 1 – 2 – 5 – 3 – 4.
e) 6 – 4 – 2 – 5 – 3 – 1.
Resposta: C
85) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
“O Cádmio é considerado um doselementos de maior
toxicidade nos processos biológicos dos seres humanos, animais eplantas.
Em uma lista de 275 substâncias tóxicasconsideradas mais
perigosas pela Agência deProteção Ambiental dos EUA, o
Cd ocupa oquarto lugar entre os metais perigosos,
pois esteelemento é facilmente transferido para a cadeia alimentar
tornando-se a principal causa decontaminação para os seres
humano e animais."
(FIRME, L. P.; VILLANUEVA, F. C. A.; RODELLA, A. A. 
Solo contaminado com cádmio: extratibilidade
do metal e cinética química dedegradação da matéria
orgânica de torta de filtro. Química Nova, 30
jun.2014.)Sobre o metal Cádmio, avalie as frases abaixo
eassinale a alternativa em que (todas) a(s )afirmativa(s)
está(ão) CORRETA(S ):
I.Apresenta seus elétrons distribuídos em cinco níveis de energia.
II.Seus dois elétrons mais energéticos estão no subnível 5s.
III.Seus elétrons de valência apresentam número quântico principal
igual a cinco e número quânticodo momento angular
do orbital igual a zero.
a) Apenas I e III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I.
e) Apenas III.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: A
86) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
“Em setembro de 1987, dois rapazesinvadem o prédio
em ruínas do antigo InstitutoGoiano de Radiologia no
centro da cidade deGoiânia. Ambos viram na parafernália
deequipamentos de ferro e chumbo umapossibilidade de conseguir
algum valorfinanceiro. Com isso retiram do local umacápsula
de césio-137 de um equipamentoradioterápico. Este era o
começo do acidenteradioativo de Goiânia".Com base no césio-137,
é CORRETO afirmar que:
a) Seu número atômico é 137, sendo um
elemento artificial.
b) Possui número de massa igual a 137
e número de nêutrons igual a 82.
c) Possui número de massa igual a 137
e número de nêutrons igual a 55.
d) Apresenta número atômico igual a 137 e
número de massa igual a 55.
e) Possui número de nêutrons e de prótons
igual a 55.
Resposta: B
87) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
O chumbo pode ser encontrado em todosos compartimentos
ambientais (água, solo, ar),inclusive no interior de residências.
Apesar deestar presente em pequenas quantidades nacrosta terrestre,
a maioria das exposiçõesdecorre de atividades antrópicas, pois
foiutilizado como aditivo na gasolina, emtubulações e em
pinturas.(Disponível em Acesso em:26 fev. 2016.)Assinale a equação
iônica simplificada querepresenta CORRETAMENTE a reação que ocorrequando
as soluções de Pb(ClO3)2 e Na2SO4 sãomisturadas:
a)ClO3 -(aq) + Na+aq) → NaClO3(s).
b)Pb(ClO3)2(aq) + Na2SO4(aq) → PbSO4(s) + 2NaClO3(aq).
c)Pb2+aq) + SO42-(aq) → PbSO4 (s)
Questões de Engenharia Ambiental
d)Pb2+aq) + 2 ClO3-(aq) + 2 Na+(aq) +
SO42-(aq) →PbSO4(s) + 2 Na+(aq) + 2 ClO3-(aq).
e)Pb2+aq) + 2 ClO3-(aq) → Pb(ClO3)2 (s).
Resposta: C
88) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
A equação que deve ser utilizada para calcular
a energia livre de formação do retículo cristalino
do KCl(s) é:
a)Cl2(g) + 2K+(s) → 2KCl(s)
b)2KCl(s) → 2 K(s) + 2 Cl- (g)
c)KCl(s) → K+(g) + Cl- (g)
d)KCl(s) → K(s) + Cl- (g)
e)K + + Cl- → KC
Resposta: A
89) (FGV/2016/IBGE/ANALISTA/ANÁLISE EM BIODIVERSIDADE)
Entre os modelos de ajuste da abundância das
espécies eindivíduos em amostras retiradas da natureza, podem-se
citar osmodelos: (1 ) Série Logarítmica; (2 )
Log. Normal; (3 ) MacArthurBroken Stick (pau quebrado);
(4 ) Binomial Negativa; (5 ) Quebrasequencial de
Sugihara.Dentre os modelos citados, aqueles construídos a partir
depremissas ecológicas são, apenas:
a)Série Logarítmica; Quebra sequencial de Sugihara;
b)Série Logarítmica; Binomial Negativa;
c)Log. Normal; MacArthur Broken Stick;
d)Binomial Negativa; Log. Normal;
e)MacArthur Broken Stick; Quebra sequencial de Sugihara.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
90) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O tratamento dos esgotos é usualmente classificado através
dos níveis: preliminar, primário, secundário e terciário. Marque
a alternativa incorreta:
a) O tratamento preliminar tem como objetivo a
remoção de sólidos em suspensão grosseiros.
b) O tratamento secundário visa a remoção de
DQO e DBO por meio de processos biológicos,
além de promover a desinfecção do efluente.
c) O tratamento primário promove remoção de sólidos
em suspensão sedimentáveis e DBO em suspensão (associado
à matéria orgânica dos sólidos em suspensão sedimentáveis).
d) O tratamento terciário remove principalmente nutriente (nitrogênio
e fósforo) e organismos patogênicos.
e) O tratamento terciário é pouco usual em
Países em desenvolvimento.
Resposta: B
91) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Qual a vazão de projeto a ser adotada
em uma cidade com população de 10000 habitantes,
consumo per capita de 150 L/dia e coeficientes
de máxima demanda diária K1 = 1,2 e
horária e K2 = 1,5?
a) 35 m³ /h
b) 100 L/s
c) 35 L/s
d) 32 L/h
e) 31,25 L/s
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
92) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Avalie as afirmativas a seguir:I.A rede coletora
de esgoto é um conjunto de canalizações destinadas
a receber e conduzir os esgotos dos edifícios
e residências; II.O interceptor é a canalização destinada
a conduzir os esgotos a um destino conveniente
sem receber contribuições em marcha; III.Estação elevatória de
esgoto é o conjunto de instalações destinadas a
transferir os esgotos de uma cota mais baixa
para outra mais alta; IV.A declividade a ser
adotada na rede coletora deverá proporcionar, para cada
trecho da rede, uma tensão trativa média igual
ou superior a 1,5 Pa. Assinale a alternativa
que apresenta a (s) afirmativa (s) incorreta (s).
a) I e II
b) II e IV
c) IV
d) II e III
e) I, II, III e IV
Resposta: C
93) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O controle dos ruídos pode ser feito na
fonte, no percurso ou no receptor. Marque a
alternativa incorreta:
a) O Controle na fonte envolve atividades de
modificações do projeto, realocação do projeto ou do
bom senso do morador.
b) O Controle na fonte envolve atividades de
modificações do projeto, realocação do projeto ou substituição
do equipamento e ações mecânicas.
c) O controle no percurso é feita pela
introdução de barreiras entre fonte e o receptor.
Questões de Engenharia Ambiental
d) O controle no receptor envolve as ações
de controle administrativo e a utilização de proteção
individual.
e) Avaliação do nível de ruído em ambientes
é feita segundo dois critérios: conforto acústico e
ocupacional.
Resposta: A
94) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é um
instrumento utilizado nos projetos e estudos ambientais, e
deve ser conduzido dentro de um alto nível
de rigor científico e metodológico. Analise as afirmativas
abaixo: I. A AIA não é instrumento da
Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81). II.
A AIA é um processo participativo, pois envolve
diferentes interesses (ambiental, social e econômico). III. Na
AIA devem ser previstos os prováveis impactos ambientais
nas fases de planejamento, implantação e operação do
empreendimento. IV. São métodos de avaliação de impactos
ambientais: método “ad hoc”, método da listagem de
controle, método das redes de interação. Assinale a
alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta
(s).
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I e II
d) III e IV
e) Todas as afirmativas estão corretas
Resposta: B
Questões de Engenharia Ambiental
95) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O Decreto de Nº 5.098, 03/06/2004 dispõe sobre
a criação do plano nacional de prevenção, preparação
e resposta rápida a emergências ambientais com produtos
químicos perigosos - P2R2. Analise as afirmativas abaixo:
I. O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e
Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos
Perigosos - P2R2 tem como objetivo prevenir a
ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e
aprimorar o sistema de preparação e resposta a
emergências químicas no País. II. No Art. 2º
do Decreto de Nº 5.098, 03/06/2004 são definidos
princípios orientadores do P2R2, aqueles reconhecidos como princípios
gerais do direito ambiental brasileiro, tais como: princípio
da informação, princípio da participação; princípio da prevenção;
princípio da precaução; princípio da reparação; e o
princípio do poluidor-pagador. III. O Ministério do Meio
Ambiente promove a articulação e a integração dos
vários níveis de governo, do setor privado, das
representações da sociedade civil e das demais partes
interessadas na proteção da saúde humana e qualidade
ambiental. Sendo assim, o Plano focaliza-se na prevenção,
correção e estratégias. Assinale a alternativa que apresenta
a (s) afirmativa (s) correta (s).
a) II e III.
b) I, II e III
c) I e III
d) Somente a I
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
Resposta: B
96) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
São fundamentos da política nacional de recursos hídricos,
EXCETO:
a) A água é um recurso natural limitado,
dotado de valor econômico.
Questões de Engenharia Ambiental
b) Em situações de escassez, o uso prioritário
dos recursos hídricos é o consumo humano e
a dessedentação de animais.
c) A gestão dos recursos hídricos deve sempre
proporcionar o uso múltiplo das águas.
d) A bacia hidrográfica é a unidade territorial
para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos
e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de
Recursos Hídricos.
e) A gestão dos recursos hídricos deve ser
centralizada e contar com a participação do Poder
Público, dos usuários e das comunidades.
Resposta: E
97) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Entende-se por uso do recurso hídrico qualquer atividade
humana que, de qualquer modo, altere as condições
naturais das águas superficiais ou subterrâneas. Os usos
podem ser classificados em consuntivos ou não consuntivos.
Em relação a essa classificação, assinale a sequência
que ilustra o preenchimento correto dos parênteses de
cima para baixo: (1) Uso consuntivo. (2) Uso
não consuntivo. ( ) Pesca. ( ) Abastecimento
urbano e rural. ( ) Irrigação. ( )
Dessedentação animal. ( ) Navegação. ( ) Abastecimento
industrial. ( ) Geração hidrelétrica.
a) 1 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
b) 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
c) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 1.
d) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
e) 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1.
Resposta: D
Questões de Engenharia Ambiental
98) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Um dos métodos de separação de mistura é
a centrifugação. O princípio desta técnica está baseado
na diferença de ______________ apresentada pelos compostos, e
a mesma pode ser entendida como a aceleração
do processo de _______________, sendo muito utilizada para
separação dos componentes do _______________. Completam 
CORRETAMENTE as colunas, respectivamente na ordem que aparecem no texto:
a) densidade – filtração – sangue
b) tamanho de partículas – filtração – soro fisiológico
c) tamanho de partículas – densidade – soro fisiológico
d) densidade – decantação – soro fisiológico
e) densidade – decantação – sangue
Resposta: E
99) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Sobre as substâncias puras e as misturas, é
INCORRETO afirmar que:
a) Os componentes de uma mistura podem ser
separados por técnicas físicas.
b) As propriedades das misturas estão relacionadas com
as de seus componentes.
c) A técnica de cromatografia em coluna é
um método de separação que está baseado na
polaridade dos componentes da mistura.
d) As substâncias puras exibem iguais propriedades em
toda sua extensão.
e) Podemos distinguir qualquer mistura das substâncias puras
pelo fato de apresentarem variação nos seus pontos
de fusão e ebulição.
Resposta: E
Questões de Engenharia Ambiental
100) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Os coeficientes que ajustam de formabalanceada a equação
química abaixorepresentada são:PCl3 + H2O → H3PO3 +
HCl
a) 1, 3, 1, 1.
b) 1, 1, 1, 3.
c) 2, 3, 2, 3.
d) 1, 3, 1, 3.
e) 1, 2, 1, 2
Resposta: D
101) (IF-RS/2016/IF-RS/PROFESSOR/QUÍMICA AMBIENTAL)
Dentre os sólidos abaixo relacionados, o que apresenta
a energia de rede cristalina mais alta é:
a) NaF
b) CsI
c) KF
d) SrO
e) MgCl2
Resposta: E
102) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Dentre as diversas alternativas de tratamento de resíduos
sólidos, marque a alternativa incorreta:
a) A incineração é uma técnica que pode
ser utilizada para qualquer tipo de resíduo orgânico,
onde a temperatura de combustão pode chegar acima
de 800 ºC, sendo uma alternativa tecnológica de
baixo custo de operação.
b) A compostagem é um processo de tratamento
Questões de Engenharia Ambiental
biológico aeróbio que transforma os resíduos em um
material estabilizado, chamado de composto ou húmus.
c) A vermicompostagem é um processo complementar a
compostagem, que visa melhorar as características do composto,
aumentando a disponibilização de macro e micronutrientes.
d) A reciclagem é o reaproveitamento de resíduos
em algum processo produtivo.
e) Determinados resíduos sólidos podem ser utilizados para
obtenção de energia, como a palha da cana-de-açúcar
na agroindústria.Resposta: A
103) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Avalie as afirmativas a seguir: I.O Booster na
distribuição de água é instalado em uma tubulação
com o objetivo de aumentar a pressão à
jusante, auxiliando o escoamento e procurando manter a
pressão constante em toda a rede de distribuição
de água. II. as válvulas de retenção são
empregadas para evitar o fluxo contínuo em sistemas
adutores, servindo também para o controle de vazão.
III. De acordo com a disposição das canalizações
principais e o sentido de escoamento nas tubulações
secundárias, as redes de distribuição de água são
classificadas como: ramificadas, malhadas e mistas. Assinale a
alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta
(s).
a) II e III
b) I e II
c) II
d) I e III
e) I
Resposta: D
Questões de Engenharia Ambiental
104) (IF-TO/2016/IF-TO/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Resolução CONAMA 404 / 2008 estabelece critérios
e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro
sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos.
Analise as afirmativas abaixo: I.São considerados aterros sanitários
de pequeno porte aqueles com disposição diária de
até 20t (vinte toneladas) de resíduos sólidos urbanos.
II.Os aterros de pequeno porte serão dispensados da
apresentação de EIA/RIMA. Contudo, o órgão ambiental competente,
verificando que o aterro proposto é potencialmente causador
de significativa degradação do meio ambiente, exigirá o
EIA/RIMA. III. Nos aterros de pequeno porte, poderão
ser dispostos os resíduos da construção civil e
dos serviços de transportes. Assinale a alternativa que
apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
a) Somente a II
b) II e III
c) I, II e III
d) I e II
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
Resposta: D
105) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
A modificação e substituição natural e de forma
relativamente homogênea da fauna e flora preexistentes em
uma região por outras anteriormente inexistentes é um
fenômeno ecológico conhecido como:
a) invasão de espécies exóticas.
b) predação.
c) substituição evolutiva (extinção e especiação).
d) sucessão.
e) biodiversificação.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
106) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Em SIG (Sistema de Informações Geográficas), o Modelo
Digital do Terreno é:
a) uma representação binária da tipologia do uso
do solo de um terreno.
b) um modelo matemático que representa de forma
vetorial os principais atributos georreferenciáveis de uma região.
c) um modelo matemático de interpolação de informações
georreferenciadas.
d) uma representação da topografia de uma região
feita por interpolação e espacialização de cotas pontuais.
e) o conjunto completo de informações sobre um
terreno, que fica armazenado em um banco de
dados acessível ao SIG.
Resposta: D
107) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Sobre energia eólica, considere as seguintes afirmativas: 1-
A operação de um parque eólico causa impactos
ambientais na fauna local. 2- A implantação de
um parque eólico causa grandes impactos na flora
local. 3- O custo por kW gerado de
um parque eólico é, em geral, menor que
o de um parque de energia solar. Assinale
a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente a afirmativas 1 e 3 são
verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são
verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são
verdadeiras.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
108) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Muitas árvores de pequeno porte, com galhos tortuosos,
raízes profundas, folhas geralmente cobertas de pelos e
presença de gramíneas e ciperáceas correspondem à vegetação
típica
a) da Mata Atlântica.
b) do Pampa.
c) da Caatinga.
d) do Cerrado.
e) da Mata de Araucária.
Resposta: D
109) (VUNESP/2015/PREFEITURA DE SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O controle de uma planta exótica em uma
área foi feito a partir da aplicação do
herbicida X, que apresenta moderada adsorção à matéria
orgânica e argila, hidrólise lenta, de baixa a
média meia-vida no solo, baixa pressão de vapor
e baixo coeficiente de partição octanol-água. Sabe-se que
o risco de contaminação de um ambiente está
relacionado com as características químicas e físicas do
contaminante. Assim, de acordo com as informações do
exemplo citado, é correto afirmar que um importante
impacto ao meio corresponde:
a) ao transporte aéreo para outras localidades próximas.
b) à bioacumulação e magnificação trófica na biota.
c) à adsorção às raízes e ingestão por
animais.
d) ao risco de contaminação de corpos d’água.
e) ao longo período de persistência no meio
edáfico.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
110) (VUNESP/2015/PREFEITURA DE SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O tratamento de efluentes ocorre em diferentes etapas.
Aquela em que há a participação direta de
microrganismos corresponde ao tratamento
a) preliminar.
b) primário.
c) secundário.
d) terciário.
e) quaternário.
Resposta: C
111) (VUNESP/2015/PREFEITURA DE SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Na implantação de um aterro sanitário, devem ser
levadas em consideração diversas características, entre as quais
podemos citar:
a) a área selecionada deve apresentar inclinação máxima
em torno de 10%.
b) presença de solo com muitas pedras e
característica granulométrica arenosa.
c) lençol freático situado até 2 metros da
superfície do aterro.
d) corpos de água superficiais no local.
e) distância máxima de áreas habitadas de 100
metros.
Resposta: A
112) (VUNESP/2015/PREFEITURA DE SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os principais organismos utilizados na avaliação de impactos
Questões de Engenharia Ambiental
ambientais em ecossistemas aquáticos superficiais são os macroinvertebrados
bentônicos, devido ao fato de
a) apresentarem baixa diversidade biológica, portanto, com maior
variabilidade de respostas frente aos diferentes tipos de
impactos.
b) possuírem ciclos de vida longos em relação
aos demais rganismos aquáticos, refletindo melhor as modificaçõesdo
ambiente por meio de mudanças na estrutura das
populações e comunidades.
c) serem os produtores primários nesses ecossistemas, além
de servirem de alimento para muitos peixes e
possuírem papel fundamental no processamento de matéria orgânica
e ciclagem de nutrientes.
d) possuírem hábito sedentário, sendo, dessa maneira, organismos
representativos da área na qual foram coletados, onde
estão sujeitos aos fatores bióticos e abióticos do
local.
e) por sua grande mobilidade, viverem e se
alimentarem em diferentes biócoros da massa de água,
onde as toxinas tendem a se dissipar.
Resposta: D
113) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Um lençol freático com declividade de 2% se
encontra num solo com condutividade hidráulica de 80
cm/h e porosidade de 50%. Se um poluente
chegar nesse lençol num dado instante, aproximadamente quanto
tempo depois o poluente irá atingir um poço
que se encontra 10 metros a jusante do
lençol?
a) 132 dias.
b) 26 dias.
c) 13 dias.
d) 12,5 horas.
e) 6,25 horas.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
114) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
É comum a redução de nitratos de esgotos
domésticos em estações de tratamento. Em ambientes anaeróbios,
por exemplo, a seguinte reação é bastante comum:
a NH4 + + b NO2 - →
c N22
a) 1, 2, 1, 2.
b) 2, 1, 2, 4.
c) 2, 4, 1, 4.
d) 2, 1, 1, 2.
e) 2, 2, 2, 4.
Resposta: E
115) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Com base na classificação de corpos de água
feita pela Resolução CONAMA 357/2005, identifique como verdadeiras
( V ) ou falsas ( F )
as seguintes afirmativas: ( ) A classificação não
diferencia águas salobras de águas salinas. ( )
Corpos de água da Classe 1 podem ser
usados para consumo humano sem necessidade de tratamento
(é necessário apenas desinfecção). ( ) Águas da
Classe Especial são aquelas que necessitam de tratamento
avançado para que se destinem a consumo humano.
( ) Corpos de água da Classe 2
não podem ser usados para consumo humano sem
tratamento,mas podem irrigar hortaliças sem necessidade de
tratamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – F.
c) V – V – F – V.
d) F – F – F – V.
Questões de Engenharia Ambiental
e) V – F – V – F.
Resposta: D
116) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Um rio recebe 3,6 kg/minuto de amônia de
uma indústria. Sabendo que o rio possui vazão
de 60 m3/s e que, à montante do
lançamento, tem concentração de amônia de 1 mg/L,
qual é a concentração de amônia aproximada após
a diluição do efluente no rio?
a) 1 mg/L.
b) 2 mg/L.
c) 12 mg/L.
d) 60 mg/L.
e) 63,6 mg/L.
Resposta: B
117) (VUNESP/2015/PREFEITURA DE SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os poluentes atmosféricos, pela sua origem e formação,
podem ser classificados em primários e secundários. São
exemplos de poluentes primários:
a) ácido nítrico, monóxido de carbono e materiais
particulados.
b) trióxido de nitrogênio, ácido sulfúrico e amônia.
c) hidrocarbonetos e dióxido de nitrogênio.
d) dióxido de carbono, ozônio troposférico e radicais
hidroxila.
e) dióxido de enxofre, óxido nítrico e compostos
orgânicos voláteis.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
118) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Um dos tópicos importantes da gestão integrada de
meio ambiente, indústria e saúde refere-se ao conhecimento
do trabalhador e aos riscos aos quais ele
está sujeito. É correto afirmar que trabalhadores de
marmorarias estão mais sujeitos a problemas:
a) digestivos.
b) respiratórios.
c) ergonômicos.
d) cardíacos.
e) reprodutivos.
Resposta: B
119) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Para ser efetiva, a recuperação de uma área
deve seguir mecanismos similares aos de uma sucessão
ecológica natural. Assim, é importante que, nesse processo,
inicialmente,
a) haja o estabelecimento de espécies climácicas.
b) a relação produtividade/respiração seja equivalente a 1.
c) as espécies k-estrategistas predominem.
d) estejam presentes teias alimentares complexas.
e) estabeleçam-se espécies com alta capacidade reprodutiva
Resposta: E
120) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O estímulo à realização do processo de compostagem
de resíduos orgânicos é de grande importância para
Questões de Engenharia Ambiental
a produção agrícola, uma vez que
a) reduz o uso de fertilizantes inorgânicos, embora
aumente a quantidade e a frequência de uso
de fertilizantes orgânicos.
b) funciona como bioinativador, evitando a reprodução de
microrganismos muitas vezes concorrentes com as culturas agrícolas.
c) contribui para melhor aeração e retenção da
água no solo, reduzindo a erosão provocada pelas
chuvas.
d) diminui a capacidade das plantas na absorção
e na adsorção de micronutrientes, pois fornece substâncias
estimuladoras de crescimento.
e) os compostos estabilizam a temperatura e os
níveis de acidez do solo, estimulando a germinação
de sementes de plantas invasoras.
Resposta: C
121) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Sobre rochas, assinale a alternativa correta.
a) As rochas sedimentares são formadas a partir
da fusão de sedimentos em contato com magma
em alta temperatura.
b) O metamorfismo é um processo que modifica
a rocha por meio de mudanças de temperatura
e pressão.
c) O calcário é um exemplo de rocha
metamórfica.
d) O mármore é uma rocha detrítica com
textura clássica.
e) O xisto é uma rocha sedimentar química.
Resposta: B
Questões de Engenharia Ambiental
122) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Uma amostra de água residuária foi analisada e
apresentou concentração de DBO5 de 20 mg/L. Qual
era a massa total aproximada de carbono orgânico
dissolvido na amostra, sabendo-se que o volume da
amostra era de 250 ml?
a) 1,9 mg.
b) 14 mg.
c) 47 mg.
d) 270 mg.
e) 414 mg
Resposta: A
123) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Em uma análise puramente econômica, conclui-se que a
vida de cada indivíduo de uma comunidade próxima
a uma fábrica que emite criptônio vale, em
média, R$ 1,5 milhão. A fábrica pretende reduzir
as emissões de criptônio em 90%, o que
custaria R$ 4 milhões/ano e reduziria o número
de mortes por inalação de criptônio de 8
para 4 por ano. Qual é a relação
benefício-custo do investimento?
a) 0,25.
b) 1,0.
c) 1,5.
d) 1,75.
e) 2,0.
Resposta: C
Questões de Engenharia Ambiental
124) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Considere um efluente com vazão de 720 litros
por minuto e concentração de fósforo orgânico de
2 mg/L. Sabendo que a proporção de fósforo
orgânico em relação ao fósforo total é de
1/3, qual é a carga de fósforo inorgânico
lançada?
a) 17 g/h.
b) 1440 mg/h.
c) 48 mg/s.
d) 4320 mg/min.
e) 72 mg/s.
Resposta: C
125) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em relação à água capilar edáfica, é correto
afirmar que
a) está contida na zona saturada.
b) fica retida nos interstícios microscópicos.
c) é adsorvida às partículas do solo.
d) percola rapidamente após a precipitação.
e) está presente em zonas de sumidouro.
Resposta: B
126) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Uma área degradada pode ser restaurada, isto é:
a) ser submetida a ações e tecnologias que
visem eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em
solos e águas subterrâneas.
b) ser reaproveitada para outras finalidades, a partir
Questões de Engenharia Ambiental
de projeto prévio e em condições compatíveis com
a ocupação circunvizinha.
c) voltar a apresentar as condições ambientais do
local afetado tais como eram antes de sofrerem
alteração.
d) ser reconstruída parcialmente, abordando os aspectos de
função e estrutura considerados mais importantes ou mais
factíveis.
e) sofrer intervenções para anular os efeitos nocivos
de elementos tóxicos ou contaminantes do ambiente.
Resposta: C
127) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Na avaliação de desempenho ambiental, uma importante etapa
é a seleção de bons indicadores. Estes devem
ser
a) indisponíveis, isto é, utilizados por determinada empresa
para avaliação de determinado processo.
b) instáveis, isto é, possibilitarem adequação às etapas
críticas dos processos.
c) complexos, isto é, possibilitarem análises multivariadas de
um determinado processo.
d) inadaptáveis, isto é, possibilitarem a formação de
séries históricas.
e) rastreáveis, isto é, serem de fácil identificação
da origem dos dados, seu registro e manutenção.
Resposta: E
128) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP//ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Série ISO 14000 é composta por várias
normas. Aquela sobre desempenho ambiental, que estabelece diretrizes
para medição e análise de uma organização, estabelecendo
Questões de Engenharia Ambiental
indicadores, é a ISO
a) 14001.
b) 14004.
c) 14010.
d) 14031.
e) 14040.
Resposta: D
129) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
A análise granulométrica de uma amostra de solo
apresentou os seguintes resultados: D10 = 0,1 mm;
D30 = 0,3 mm, D60 = 0,6 mm.
Os valores do coeficiente de uniformidade e do
coeficiente de curvatura da amostra são, respectivamente:
a) 10 e 3/2.
b) 9 e 4.
c) 3 e 2.
d) 1/2 e 1/3.
e) 1/6 e 1/2.
Resposta: A
130) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Com relação a Gestão Ambiental e com base
nas normas da série ISO 14.000, identifique como
verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas: 
( ) A norma ABNT ISO 14.001 estabelece os critérios e
procedimentos de Auditoria Ambiental em empresas. 
( ) As normas de avaliação de Ciclo de Vida não
estão contempladas na Série ISO 14.000 
( ) A única norma da série 14.000 que fornece
certificação é a ISO 14.001 
Questões de Engenharia Ambiental
( ) O Sistema de Gestão Ambiental da ISO deve seguir
o ciclo PDCA (Planejar/Executar/Verificar/Agir). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta,
de cima para baixo.
a) V – F – F – V.
b) V – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) F – V – V – F.
e) V – V – F – F.
Resposta: C
131) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIROAMBIENTAL JÚNIOR)
Suponha que uma substância A classificada como cancerígena
por inalação com fator potencial de 50 (mg/kg/dia)-1
será lançada na atmosfera por alguma atividade industrial.
A inalação crônica diária (ICD) de um indivíduo
para que o nível de risco seja de
1 caso adicional por cada 100.000 habitantes deve
ser de:
a) 0,5 x 107 mg/kg/dia.
b) 5 x10-5 mg/kg/dia.
c) 2 x 10-5 mg/kg/dia.
d) 50 x 10-7 mg/kg/dia.
e) 2 x 10-7 mg/kg/dia.
Resposta: E
132) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O albedo, relação entre quantidade de radiação recebida
e refletida de diferentes superfícies, está descrito corretamente,
em ordem crescente, na alternativa:
Questões de Engenharia Ambiental
a) lago andino, floresta tropical, solo turfoso.
b) campo de futebol, terra roxa, concreto.
c) asfalto, plantação de cana-de-açúcar, deserto de areia.
d) neve, campo de trigo seco, rocha vulcânica.
e) plantação de soja, oceano, gelo.
Resposta: C
133) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, um importante
conceito é a Logística Reversa, que pode ser
entendida como:
a) conjunto de atribuições dos fabricantes, importadores, distribuidores
e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos
serviços públicos de limpeza urbana e de manejo
dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de
resíduos sólidos e rejeitos gerados.
b) processo de transformação dos resíduos sólidos que
envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas
ou biológicas, com vistas à transformação em insumos
ou novos produtos, observadas as condições e os
padrões estabelecidos pelos órgãos competentes.
c) ações adotadas pelo gerador do resíduo para
reduzir os impactos causados à saúde humana e
animal decorrentes do ciclo de vida dos produtos
por ele fabricado.
d) destinação de resíduos que inclui a reutilização,
a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o
aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos
competentes.
e) instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado
por um conjunto de ações, procedimentos e meios
destinados a viabilizar a coleta e a restituição
dos resíduos sólidos ao setor empresarial.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
134) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A economia ecológica procura compreender a relação entre
economia e ambiente, baseando-se no montante de energia
capturada pelos ecossistemas como uma estimativa do seu
potencial para realização de trabalho útil para a
economia. Assim, para essa abordagem, o pressuposto é
a produtividade
a) primária bruta.
b) secundária.
c) terciária.
d) bruta total do ecossistema.
e) líquida do ecossistema.
Resposta: A
135) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Um Sistema de Gestão Ambiental possibilita a uma organização
a) compatibilizar a organização apenas com os requisitos
legais da municipalidade onde está inserida.
b) controlar os riscos à saúde da população
do entorno do empreendimento decorrentes de suas atividades.
c) o atendimento aos crescentes níveis de exigências
legais e sociais para que os bens produzidos
sejam ambientalmente adequados em todo o seu ciclo
de vida.
d) definir um Plano de Melhoria do Desempenho
Ambiental (PMDA) que deve ser legalmente implementado em
prazo fixado.
e) vantagem competitiva, uma vez que o repasse
dos custos de implantação permite aumento nos lucros.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
136) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O valor econômico total dos recursos naturais pode
ser decomposto em: valor de uso direto, valor
de uso indireto, valor de opção, valor de
quase opção e valor de existência. Em relação
a uma floresta, são exemplos de valor de
uso direto, valor de uso indireto e valor
de quase opção, respectivamente:
a) proteção dos corpos d’água, disposição dos indivíduos
em pagar pelo recurso, valor sem intenção de
uso.
b) abrigo de tribos indígenas, sequestro de carbono,
manutenção dos recursos genéticos.
c) turismo, controle de erosão, descoberta futura de
insumos para medicamentos.
d) reciclagem de lixo, manutenção da biodiversidade, produção
de medicamentos.
e) preservação da biodiversidade, uso educacional, redução da
poluição do ar.
Resposta: C
137) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A sustentabilidade ambiental pode ser definida corretamente como
um conceito que
a) se refere à base física do processo
de crescimento dos estoques do capital natural.
b) implica na capacidade de absorção e recomposição
dos ecossistemas.
c) prioriza a adoção de políticas distributivas e
a universalização de atendimento.
d) se caracteriza pela regularidade de fluxos de
investimentos públicos e privados.
e) tem por objetivo o processo de construção
Questões de Engenharia Ambiental
da cidadania.
Resposta: B
138) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Com relação a gases poluentes presentes na atmosfera,
identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas
( F ) as seguintes afirmativas: 
( ) O ozônio é um gás altamente reativo e
pode ser produzido durante a formação de névoa
fotoquímica. 
( ) O óxido nitroso é um gás de coloração ligeiramente
amarelada, produzido durante combustões
em alta pressão. 
( ) O metano é um gás inodoro e pode ser produzido pela
decomposição de matéria orgânica. 
( ) O monóxido de carbono é um gás venenoso de coloração
marrom, com forte odor, resultante de combustão incompleta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta,
de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) F – V – V – F.
c) V – F – V – V.
d) F – V – F – V.
e) V – F – F – V.
Resposta: A
139) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Uma seção transversal de um rio com calha
aproximadamente retangular possui largura de 40 m, se
encontra com profundidade constante de 1 m e
em regime permanente. Sabendo que a declividade da
linha de água é de 0,01% e que
Questões de Engenharia Ambiental
o coeficiente de rugosidade de Manning é de
0,02, assinale a alternativa que apresenta a vazão
aproximada desse rio.
a) 0,1 m3/s.
b) 0,5 m3/s.
c) 5 m3/s.
d) 20 m3/s.
e) 200 m3/s.
Resposta: D
140) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
Em geotecnia, o método do Círculo de Mohr
é usado para:
a) determinação da composição granulométrica do solo.
b) cálculo de tensões no solo.
c) cálculo de esfericidade do solo.
d) determinação da permeabilidade do solo e resistência
ao escoamento.
e) determinação da influência da umidade no fator
de segurança para o solo.
Resposta: B
141) (UFPR/2015/COPEL/ENGENHEIRO AMBIENTAL JÚNIOR)
No contexto de Sistemas de Gestão Ambiental e
dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, a Análise de
Ciclo de Vida tem por objetivo específico estimar:
a) os impactos ambientais de toda a cadeia
produtiva até a destinação final de um produto.
b) a vida útil de um produto, levando
em conta o seu potencial de reciclagem.
Questões de Engenharia Ambiental
c) o retorno máximo de um produto durante
sua vida útil, levando em conta os danos
ambientais.
d) o custo ambiental de um produto ou
serviço, levando em conta não apenas o tempo
de vida útil, mas também o passivo ambiental
posteriormente gerado.
e) o valor agregado de um produto ao
levar-se em conta o seu potencial de reciclagem.
Resposta: A
142) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Nos ciclos biogeoquímicos, o compartimento reservatório é aquele
a) onde o elemento encontra-se sob a forma
que não pode ser usada diretamente pela maioria
dos organismos.
b) constituído pelo conjunto de seres vivos que
apresentam as mesmas adaptações para incorporação de um
determinado elemento.
c) onde os elementos ou nutrientes possuem curto
tempo de permanência, sendo rapidamente utilizados pelos organismos.
d) formado pela camada superficial da crosta terrestre,
sendo rica em nutrientes e em microrganismos.
e) no qual a circulação de materiais ocorre
rapidamente devido à presença demicrorganismos e vegetais.
Resposta: A
143) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Aquíferos semiconfinados estão sujeitos a menores riscos de
sofrerem contaminação exógena, embora ela possa ocorrer. Entre
as condições edáficas que propiciam a ocorrência de
contaminação, podemos citar:
Questões de Engenharia Ambiental
a) extensa zona de aeração.
b) grande profundidade do nível estático.
c) alto teor de matéria orgânica.
d) presença de cobertura vegetal nativa.
e) solo predominantemente argiloso.
Resposta: A
144) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Amostras de água de um rio poluído que
mostrem predominância de
a) formas reduzidas de nitrogênio indicam que as
coletas foram feitas próximas à fonte poluidora.
b) manganês apresentam coloração esverdeada e indicam poluição
por descargas de esgotos sanitários.
c) nitrito e nitrato são de origem das
zonas de degradação e de decomposição ativa, respectivamente.
d) material graxo em decomposição reduzem o oxigênio
dissolvido diminuindo a DBO (demanda bioquímica de oxigênio).
e) potássio indicam que o rio em questão
passa por rochas ricas nesse elemento, facilmente erodidas
tanto por ação hídrica quanto eólica.
Resposta: A
145) (VUNESP/2015/PREFEITURA SÃO JOSÉ CAMPOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Com relação aos ecossistemas brasileiros, assinale a alternativa
correta.
a) As restingas, embora possuam solos ricos em
nutrientes e matéria orgânica, apresentam apenas três tipos
de árvores, que dificilmente ultrapassam os 10 metros
de altura.
b) Comunidades vegetais diversificadas florísticas e fisionomicamente
Questões de Engenharia Ambiental
situadas em terrenos predominantemente arenosos que formam um complexo
vegetal edáfico e pioneiro são típicas de manguezal.
c) O cerrado possui solos com baixa concentração
de nutrientes e muito suscetíveis à erosão. As
árvores e arbustos se caracterizam por suas raízes
superficiais e aéreas. É o único bioma do
país a ocupar o território de um Estado.
d) Flora constituída de espécies xerófilas e caducifólias,
com solo raso rico em minerais e pobre
em matéria orgânica são características da caatinga.
e) O solo no pantanal é profundo, antigo
e com poucos nutrientes, o que faz com
que as plantas possuam folhas grandes e rígidas
e raízes profundas que podem alcançar de 15 a 20 metros.
Resposta: D
146) (FUMARC/2014/PREF. BELO HORIZONTE/MG/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
Uma adutora de ferro fundido muito usado deve
ser substituída por outra de PVC novo, mantendo-se
o seu traçado, tanto em planta quanto em
corte. Nessas condições, é CORRETO afirmar:
a)Se a vazão for mantida, o novo diâmetro será mantido.
b)Se a vazão for mantida, o novo diâmetro será menor.
c)Se o diâmetro for mantido, a nova vazão será mantida.
d)Se o diâmetro for mantido, a nova vazão será menor.
Resposta: B
147) (FUMARC/2014/PREF. BELO HORIZONTE/MG/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
O reservatório situado em um ponto estratégico do
sistema de abastecimento de água, podendo fornecer ou
receber água da rede de distribuição, é identificado
como
Questões de Engenharia Ambiental
a)Castelo d’água.
b)Reservatório apoiado.
c)Reservatório de jusante.
d)Reservatório elevado.
Resposta: C
148) (CESGRANRIO/2014/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Para medição de poluentes do ar, podem ser usados amostradores
passivos, ativos, automáticos e bioindicadores. 
Os amostradores automáticos utilizam princípios eletro–ópticos
para fornecer medidas médias temporais de 30 ou de 60 minutos
de concentração de gases. Uma amostra de ar entra em uma câmara
de reação, onde a propriedade óptica do gás é medida diretamente,
ou, indiretamente, através de uma reação química que produz
quimiluminescência ou luz fluorescente. Um detector de luz
produz um sinal elétrico que é proporcional à concentração do
poluente que está sendo medido. Cada tipo de poluente usa um
princípio eletro–óptico.O usado para o monóxido de carbono (CO) é a
a)fluorescência
b)quimiluminescência
c)absorção de infravermelho não dispersivo
d)absorção de ultravioleta
e)absorção Beta (β)
Resposta: C
149) (CESGRANRIO/2014/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
A NBR ISO 14031:2004 estabelece diretrizes para a
avaliação do desempenho ambiental do sistema gerencial e
de seu relacionamento com o meio ambiente. Para
realizar esse processo, são definidos indicadores que, segundo
a norma em tela, são colocados em algumas
categorias.Quando em seu sistema de gestão a empresa
Questões de Engenharia Ambiental
usa como indicador a energia poupada por programas
de eficiência energética, segundo as categorias definidas na
norma, ela está usando um indicador de
a)desempenho da gestão
b)desempenho operacional
c)condição ambiental
d)análise crítica da alta administração
e)política ambiental
Resposta: B
150) (CESGRANRIO/2014/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
As indústrias químicas, com destaque para as áreas de petróleo,
gás e biocombustíveis, produzem impactos ambientais potenciais que
devem ser atenuados e/ou eliminados.A incineração catalítica é
uma das técnicas de tratamento empregada na indústria química
para controle das emissões de
a)materiais particulados
b)óxidos de enxofre
c)óxidos de nitrogênio
d)monóxido de carbono
e)compostos orgânicos voláteis
Resposta: E
151) (CESPE/2014/ICMBIO/ANALISTA AMBIENTAL)
No que se refere a recursos florestais, julgue
os próximos itens. A recuperação de áreas com
vegetação no entorno dos rios, denominadas matas ripárias,
auxilia na proteção dos recursos hídricos e na
manutenção da integridade ecológica das áreas de várzea,
além de propiciar um corredor ecológico para a
fauna e a flora, não contribuindo, contudo, para
Questões de Engenharia Ambiental
a manutenção da bacia hidrográfica dessas áreas.
Errado
Certo
Resposta: E
152) (CESPE/2014/ICMBIO/ANALISTA AMBIENTAL)
A respeito dos incêndios florestais, julgue os itens
seguintes. O conceito de incêndio florestal refere-se à
presença de fogo em áreas de formação florestal.
Caso o fogo ocorra em formações naturais campestres
e savânicas, esse evento deve ser designado por
queimada descontrolada.
Errado
Certo
Resposta: E
153) (CESPE/2014/ICMBIO/ANALISTA AMBIENTAL)
A respeito de solos e da hidrologia da
bacia amazônica, julgue ositens a seguir. A capacidade
do solo de armazenar e liberar gradativamente elementos
químicos provém do conjunto de cargas elétricas que
possui. Dessa forma, o solo é capaz de
manter um equilíbrio dinâmico entre a proporção de
elementos retida na fase sólida e a proporção
prontamente disponível em solução.
Errado
Certo
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
154) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
A respeito dos diversos sistemas de sensores desenvolvidos
para captar imagens da superfície terrestre com diferentes
parâmetros de imageamento, julgue os itens a seguir.
Ao contrário dos sensores que operam na faixa
espectral do visível e do infravermelho, os sensores
de radar utilizam energia eletromagnética polarizada.
Errado
Certo
Resposta: C
155) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Acerca de ecologia geral e aplicada, julgue os
itens subsequentes. Sucessão ecológica consiste em um processo
contínuo, direcional e não estacional de colonização e
extinção das populações em uma comunidade, que gera
mudanças na estrutura da comunidade em uma determinada
área ao longo do tempo.
Errado
Certo
Resposta: C
156) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Julgue os itens que se seguem, acerca do
controle de poluição ambiental. Um dos métodos que
vêm sendo utilizados atualmente no tratamento de água
para consumo humano consiste no uso de coagulantes
e(ou) auxiliares de coagulação de origem orgânica que,
Questões de Engenharia Ambiental
aliado ao processo de filtragem, incrementa significativamente o
processo do tratamento de água.
Errado
Certo
Resposta: C
157) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Julgue os itens que se seguem, acerca do
controle de poluição ambiental. Com o objetivo de
diminuir a emissãode gases de efeito estufa
na atmosfera, foram instituídos rodízios na utilização dos
veículos em grandes cidades brasileiras, uma vez que,
desligados, os veículos não são potenciais poluidores.
Errado
Certo
Resposta: E
158) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.
O sistema de abastecimento de água e esgotos
sanitários, a drenagem urbana e a gestão dos
sólidos totais constituem partes das águas urbanas, enquanto
que as inundações ribeirinhas, que são causadas por
fenômenos naturais, não as constituem.
Errado
Certo
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
159) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
No que se refere ao Estatuto da Cidade,
que regula a desapropriação para fins urbanos, julgue
os itens subsequentes. Os tributos sobre imóveis urbanos,
assim como as tarifas relativas a serviços públicos
urbanos, são diferenciados em função do interesse social
da propriedade.
Errado
Certo
Resposta: C
160) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Com relação ao planejamento territorial urbano, julgue o
item abaixo. As zonas especiais de interesse social
visam assegurar o reconhecimento dos direitos dos ocupantes
de áreas informais ou irregulares.
Errado
Certo
Resposta: E
161) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Com relação aos procedimentos e critérios para a
decretação de situação de emergência ou estado de
calamidade pública, julgue os itens a seguir à
luz da legislação vigente. É atribuição do Conselho
Nacional de Proteção e Defesa Civil — órgão
central do Sistema Nacional de Proteção e Defesa
Civil — coordenar o planejamento, a articulação e
Questões de Engenharia Ambiental
a execução dos programas, projetos e ações de
proteção e de defesa civil.
Errado
Certo
Resposta: E
162) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Com relação aos procedimentos de licenciamento ambiental definidos
na legislação vigente, julgue os itens a seguir.
Na avaliação de riscos ambientais, em geral, um
sistema natural pode suportar uma dose aguda (um
evento singular) muito mais alta que uma crônica
(evento cotidiano ou proximamente cotidiano) de um elemento
tóxico caso os efeitos negativos não ultrapassem a
capacidade de suporte do ecossistema atingido.
Errado
Certo
Resposta: C
163) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Julgue os itens seguintes no que diz respeito
aos espaços territoriais especialmente protegidos. 
Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente,
a criação de espaços territoriais especialmente
protegidos pode ocorrer por meio de ato normativo
diverso de lei em sentido estrito, nas esferas
federal, estadual e municipal.
Errado
Certo
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
164) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Acerca das políticas nacionais relativas ao meio ambiente,
julgue os itens subsequentes. A necessidade de serem
mantidas as características de navegabilidade do corpo de
água pode ensejar suspensão parcial ou total da
outorga de direito de uso dos recursos hídricos.
Errado
Certo
Resposta: C
165) (CESGRANRIO/2014/EPE/ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA)
Dentre as medidas para controle de enchentes, pode-se
destacar a construção de reservatórios. Eles atuam na
retenção de parte do volume da enchente, mantendo
no rio uma vazão inferior àquela que provoca
extravasamento do seu leito.Eles possuem, entretanto,
algumas desvantagens, dentre as quais se destaca a seguinte:
a)Proporcionam efeitos pontuais.
b)Têm impacto negativo em rio com fundo aluvionar.
c)Aceleram o escoamento a montante.
d)São adequados somente a pequenas bacias.
e)São de difícil localização.
Resposta: E
166) (CESGRANRIO/2014/EPE/ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA)
A escolha de determinado modelo hidrológico deve estar
de acordo com o grau de confiabilidade desse
modelo na representação dos processos dominantes na bacia
Questões de Engenharia Ambiental
que se deseja modelar. Em relação a esses
processos, considere as afirmativas abaixo. 
I - Em uma bacia situada em área urbana, o modelo
deve ter como processo mais detalhado a infiltração. 
II - Em uma bacia situada em regiões de florestas, 
a interceptação e a evaporação são fundamentais para o modelo. 
III - Em uma bacia situada em regiões semiáridas, o
modelo deve ressaltar o escoamento subterrâneo. 
IV - Em uma bacia situada em regiões com grande
capacidade de infi ltração, o modelo não pode
utilizar mé- todos simplifi cados para representar o
escoamento subterrâneo. É correto o que se afirma em
a)I e II, apenas
b)II e III, apenas
c)I, II e IV, apenas
d)II, III e IV, apenas
e)I, II, III e IV
Resposta: D
167) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHEIRO DE OPERAÇÕES)
Julgue os itens a seguir, com base nas
Leis n.os 8.387/1991 e 9.960/2000 e no Decreto
n.º 6.008/2006. Considere que determinada empresa tenha importado
peças metálicas para a fabricação de brinquedos na
Zona Franca de Manaus, os quais serão destinados
exclusivamente à exportação. Nessa situação, a sociedade empresária
estará isenta do pagamento de taxas, preços públicos
e emolumentos devidos a órgãos, autarquias ou quaisquer
entidades da administração pública, direta ou indireta.
Errado
Certo
Resposta: C
Questões de Engenharia Ambiental
168) (CESPE/2014/SUFRAMA/ENGENHEIRO DE OPERAÇÕES)
Julgue os itens que se seguem, com base
na Resolução SUFRAMA n.º 203/2012, no Decreto n.º
783/1993 e na Portaria Interministerial n.º 170/2010. A
Resolução SUFRAMA n.º 203/2012 veda qualquer hipótese de
transferência de bem móvel objeto de benefício fiscal
entre sociedades empresárias cujos projetos industriais tenham sido
aprovados pela SUFRAMA.
Errado
Certo
Resposta: E
169) (CESGRANRIO/2014/EPE/ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA)
No cenário de referência do Plano Decenal de
Expansão de Energia 2022, uma das premissas é
o(a)
a)crescimento negativo de países em desenvolvimento, como a
China
b)pior cenário na economia mundial, com o agravamento
da crise americana
c)perspectiva negativa de diminuição de investimentos na economia
brasileira
d)maior contribuição dos países emergentes na economia mundial
e)maior probabilidade de dissolução da união europeia
Resposta: D
170) (CESGRANRIO/2014/EPE/ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA)
Os conflitos de uso das águas podem ser
classificados como conflitos de destinação de uso, conflitos
de disponibilidade qualitativa e conflitos de disponibilidade quantitativa.
A retirada de água de uma reserva ecológica
Questões de Engenharia Ambiental
para irrigação, o lançamento de esgoto sem tratamento
em um curso de água e a operação
de uma hidrelétrica que causa tamanha flutuação das
vazões a ponto de impedir a navegação são,
respectivamente, exemplos de conflitos de
a) destinação, disponibilidade quantitativa e disponibilidade qualitativa
b) destinação, disponibilidade qualitativa e disponibilidade quantitativa
c) disponibilidade quantitativa, disponibilidade qualitativa e disponibilidade
quantitativa
d) disponibilidade quantitativa, disponibilidade qualitativa e destinação
e) disponibilidade quantitativa, destinação e destinação
Resposta: B
171) (CESGRANRIO/2014/EPE/ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICAS)
Uma bacia hidrográfica rural tem uma precipitação média
anual de 1200 mm sobre seus 500 hectares.
Sabendo-se que o exutório de seu rio principal
escoa um volume de 4,8 milhões de m3
por ano, o coeficiente de escoamento de longo
prazo da bacia é
a) 0,50
b) 0,60
c) 0,70
d) 0,80
e) 0,90
Resposta: D
172) (FCC/2014/SABESP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Conforme definido na legislação ambiental vigente, o Zoneamento
Ambiental
Questões de Engenharia Ambiental
a) é realizado pelos Estados, responsáveis pela ordenação
do uso do solo urbano, que estabelecem as
zonas de uso.
b) deve ser realizado exclusivamente pelos Municípios, por
meio da Lei do Plano Diretor, que é
responsável pela demarcação das zonas industriais.
c) compete exclusivamente à União, que deve criar
as áreas de proteção ambiental e parques nacionais.
d) é definido no Sistema Nacional de Unidades
de Conservação.
e) é realizado pelos Estados,que devem estabelecer
as zonas críticas de poluição que compatibilizem as
atividades industriais com a proteção ambiental.
Resposta: E
173) (FCC/2014/SABESP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em relação ao uso da água, é correto
afirmar que o maior consumo médio
a) no Brasil, ocorre como uso industrial.
b) na América do Norte, está relacionado ao
uso doméstico.
c) nos países da Europa, ocorre como uso
industrial.
d) nos países da Europa, está no uso
agrícola.
e) na América do Norte, está relacionado ao
uso agrícola.
Resposta: C
174) (FCC/2014/SABESP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os cursos de água são classificados de acordo
com os seus respectivos usos, para cada qual
Questões de Engenharia Ambiental
são estabelecidos parâmetros de padrões de qualidade de
acordo com a Resolução CONAMA n 357. Para
águas doces, é correto afirmar que,
a) para a Classe 4 aplica-se os usos
de navegação e harmonia paisagística.
b) na Classe especial, que constituem os mananciais,
aplica-se ao consumo humano, sem desinfecção.
c) cursos de água Classe 1 podem ser
utilizados para consumo humano sem tratamento.
d) os cursos de água Classe 4 são
os mais restritivos quanto ao lançamento de efluentes,
correspondentes aos mananciais.
e) para irrigação de hortaliças e plantas frutíferas,
só podem ser utilizados cursos de água Classe
especial.
Resposta: A
175) (FCC/2014/SABESP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Se o efluente apresenta valor de DBO próximo
ao valor do Demanda Química de Oxigênio -
DQO significa que
a) o processo de degradação será rápido.
b) o efluente apresenta baixa capacidade de biodegradação.
c) a degradação química será mais importante no
processo de degradação.
d) o processo de degradação será lento.
e) o efluente é biodegradável.
Resposta: E
176) (FCC/2014/SABESP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O método de análise de impacto ambiental, no
Questões de Engenharia Ambiental
qual os fatores ambientais e as ações decorrentes
de um projeto, são dispostos em colunas e
linhas para, através do cruzamento dos dados, identificar
impactos positivos e negativos, é denominado:
a) Redes de interação.
b) Matrizes de interação.
c) Superposição de cartas.
d) Listagens ponderais.
e) Listagens comparativas.
Resposta: B
177) (IADES/2014/METRÔ-DF/ENGENHARIA AMBIENTAL)
O ecossistema é parte limitada de uma região
composta por dois componentes, o biótopo e a
biocenose, os quais representam, respectivamente,
a) os elementos físicos (abióticos) e bióticos do
ecossistema.
b) as populações e a geomorfologia do ecossistema.
c) a fauna e a flora do ecossistema.
d) os elementos bióticos e abióticos do ecossistema.
e) a flora e o relevo do ecossistema.
Resposta: A
178) (IADES/2014/METRÔ-DF/ENGENHARIA AMBIENTAL)
O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto
de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas
de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final
ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final
ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano
municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou
com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que
Questões de Engenharia Ambiental
são exigidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa
correta.
a) O resíduo sólido é aquele que, depois
de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e
recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis,
não apresenta outra possibilidade que não a disposição
final ambientalmente adequada em aterros sanitários.
b) O rejeito é qualquer material, substância ou
objeto resultante de atividades humanas, que após descartado,
serve como insumo ou matéria-prima para algum processo
de produção.
c) A reutilização é o processo de transformação
dos resíduos sólidos, que envolve a alteração de
suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas
à transformação em insumos ou novos produtos.
d) A logística reversa é instrumento que visa
viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos
sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu
ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra
destinação final ambientalmente adequada.
e) A reciclagem é o processo de aproveitamento
dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física
ou físico-química.
Resposta: D
179) (IADES/2014/METRÔ-DF/ENGENHARIA AMBIENTAL)
O risco ambiental pode ser definido como a
magnitude e a probabilidade de um efeito adverso
ocorrer. Dessa forma, para se avaliar um risco,
deve-se determinar o dano (que tipo de dano
o agente causará) e a exposição que a
população está sofrendo, bem como a concentração e
a duração da exposição. A respeito desse tema,
assinale a alternativa correta.
a) O gerenciamento de risco ambiental é uma
Questões de Engenharia Ambiental
ferramenta que utiliza os resultados provenientes da avaliação
de risco em prol de diminuir as chances
e as consequências dos riscos, por meio de
medidas preventivas e corretivas.
b) O acidente ocorrido na Baía de Minamata,
no Japão, é um exemplo de risco ambiental
natural que provocou efeitos agudos à população exposta.
c) A avaliação de risco ambiental é uma
tentativa de estimar matematicamente as probabilidades de um
evento e a magnitude de suas consequências.
d) O risco ambiental trata de uma característica
intrínseca ou inerente à situação ou ao produto.
e) O risco ambiental pode ser natural (agudo
ou crônico) ou tecnológico (atmosférico, geológico).
Resposta: A
180) (CEBRASPE (CESPE)/2022/ICMBIO/TÉCNICO AMBIENTAL)
Com relação a desmatamento, corte seletivo e monitoramento
ambiental, julgue o item subsequente. A rápida identificação
de alteração da cobertura florestal amazônica é realizada
predominantemente por imagens de satélites, utilizando o modelo
linear de mistura espectral, cuja imagem multiespectral colorida
permite mapear desmatamento, degradação e exploração de madeira
Errado
Certo
Resposta: C
181) (CEBRASPE (CESPE)/2022/ICMBIO/TÉCNICO AMBIENTAL)
Em relação a aquecimento global e sequestro de
carbono e com base na legislação de concessão
florestal, julgue o item que se segue. O
objetivo das concessões florestais é a utilização de
Questões de Engenharia Ambiental
produtos e serviços florestais especificados em contrato, realizados
em unidades de manejo florestal privado, com limites
geograficamente referenciados e incluídos nos lotes de concessão
florestal.
Errado
Certo
Resposta: E
182) (CEBRASPE (CESPE)/2022/ICMBIO/TÉCNICO AMBIENTAL)
Com relação às ações administrativas relativas à proteção
das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio
ambiente, ao combate à poluição e à preservação
das florestas, da fauna e da flora, julgue
o item a seguir. Para fins de cooperação
institucional, os entes federativos podem se valer de
convênios, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos
similares com órgãos e entidades do poder público,
desde que esses instrumentos sejam firmados com prazo
determinado
Errado
Certo
Resposta: E
183) (CEBRASPE (CESPE)/2022/ICMBIO/TÉCNICO AMBIENTAL)
Com relação a desmatamento, corte seletivo e monitoramento
ambiental, julgue o item subsequente. O monitoramento por
satélite da extração seletiva de madeira na Amazônia
Legal produz dados relativos a taxas anuais de
desmatamento na região desde o final da década
de 1980, os quais são utilizados pelo governo
brasileiro para moldar políticas públicas
Questões de Engenharia Ambiental
Errado
Certo
Resposta: E
184) (CEBRASPE (CESPE)/2022/ICMBIO/TÉCNICO AMBIENTAL)
A dimensão continental do território brasileiro, a diversidade
de biomas e de processos de uso e ocupação do território denotam
diversas tipologias de desastres naturais envolvendo questões
ambientais, políticas, econômicas. A respeito dos desastres
naturais no território brasileiro, julgue o item a seguir.
A matriz energética do Brasil baseia-se na energia hidroelétrica;
apesar das secas e da diminuição do nível dos reservatórios, 
a oferta de energia continua a baixos custos e sem
interrupções e aumentos de tarifa, pois há diversidade
defontes energéticas no país
Errado
Certo
Resposta: E
185) (CEBRASPE (CESPE)/2022/ICMBIO/TÉCNICO AMBIENTAL)
Com relação a desmatamento, corte seletivo e monitoramento
ambiental, julgue o item subsequente. Ao tomar conhecimento
do desmatamento ilegal para uso agropecuário, o órgão
ambiental competente deve embargar a atividade que deu
causa ao uso alternativo do solo, restringindo a
atividade em todo o imóvel rural
Errado
Certo
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: E
186) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) em relação à competência da Gerência
de Meio Ambiente, subordinada diretamente à Diretoria
de Planejamento e Projetos do DEINFRA. 
( ) Implementar a política governamental de
meio ambiente do DEINFRA, pela elaboração e aplicação
de manuais, instruções de serviço e especificações técnicas
e pela efetiva gestão ambiental de projetos, obras e serviços.
( ) Definir medidas de proteção para as zonas marginais das
obras de infraestrutura, incluindo o seu tratamento
paisagístico. 
( ) Elaborar planos, programas e projetos de conservação
e melhoria da qualidade ambiental no âmbito dos empreendimentos
de infraestrutura, incluindo a eliminação de passivos
ambientais e a recuperação ambiental de áreas degradadas.
( ) Fiscalizar, orientar e coordenar a elaboração de Estudos
de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto ao
Meio Ambiente (EIA/RIMA), e proceder à sua análise
e avaliação, acompanhando-os até aprovação final junto aos
órgãos ambientais. Assinale a alternativa que indica a
sequência correta, de cima para baixo.
a) V - V - V - V
b) V - V - F - V
c) V - V - F - F
d) F - V - F - V
e) F - F - V - F
Resposta: A
187) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A capacidade de suprir as necessidades da geração
atual, sem comprometer a capacidade de atender às
necessidades das futuras gerações, refere-se:
Questões de Engenharia Ambiental
a) à Pegada Ecológica.
b) à Capacidade de Suporte.
c) ao Desenvolvimento Limpo.
d) ao Desenvolvimento Sustentável.
e) ao Modelo Econômico e sustentável.
Resposta: D
188) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que indica o que não
pode ser considerado um impacto ambiental relacionado às
obras civis de infraestrutura.
a) Impacto cênico
b) Maré vermelha
c) Aumento de ruídos
d) Geração de resíduo sólido
e) Afugentamento de fauna
Resposta: B
189) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em projetos de engenharia, os quais são passíveis
de avaliação por um Engenheiro Ambiental, torna-se importante
a avaliação do seu risco ambiental, o qual
está relacionado
a) a qualquer alteração adversa dos processos, funções
ou componentes ambientais, ou alteraçãoadversa da qualidade ambiental.
b) à introdução, no meio ambiente, de qualquer
forma de matéria ou energia que possa afetar
negativamente o homem ou outros organismos.
c) à alteração da qualidade ambiental que resulta
da modificação de processos naturais ou sociais provocados
por ação humana.
Questões de Engenharia Ambiental
d) à condição ou situação física com potencial
de acarretar consequências indesejáveis.
e) ao potencial de realização de consequências adversas
para a saúde ou vida humana, para o
ambiente ou para bens materiais.
Resposta: E
190) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta
a respeito dos sensores orbitais.
a) Os passivos, como os radares, possuem uma
fonte de energia própria.
b) Os imageadores passivos têm a capacidade de
emitir energia própria e captar a energia dos
alvos.
c) Os ativos possuem fonte própria de energia,
que ilumina o alvo e permite registrar a
energia refletidadeste alvo.
d) Os não imageadores têm como principal característica
não possuir fonte própria de energia, sendoa varredura
sua principal forma de obtenção de informação.
e) Os ativos, como os espectrorradiômetros, têm como
principais produtos as imagens de varredura.
Resposta: C
191) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em uma cidade com cerca de 200 000
habitantes, definiu-se a utilização de lagoa de estabilização
para o tratamento de esgotos sanitários, a qual
é classificada com um processo de tratamento
a) químico.
Questões de Engenharia Ambiental
b) físico.
c) biológico.
d) bioquímico.
e) físico-químico.
Resposta: C
192) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Um engenheiro ambiental avaliou um curso d´água que
recebeu um lançamento de uma carga orgânica. Ele
considerou os parâmetros oxigênio dissolvido (OD) e demanda
bioquímica de oxigênio (DBO), afirmando o seguinte:“Ao se
introduzir uma dada quantidade de matéria orgânica em
um curso d´água, ocorre ________de bactérias aeróbicas responsáveis
pelo processo de sua decomposição. Como consequência dessas
atividades,_______________ da água reduz-se e __________eleva-se. Quando há
condições de autodepuração,_______________ volta a crescer, até alcançar
o valor anterior, e a ______________,bem como o
número de bactérias”. Assinale a alternativa que completa,
correta a respectivamente, as lacunas.
a) um elevado crescimento … a DBO …
seu OD … o OD … DBO aumenta
b) um elevado crescimento … o OD …
sua DBO … o OD … DBO diminui
c) variação negativa … a DBO… seu OD
… o OD … DBO diminui
d) decréscimo … a DBO … seu OD
… o OD … DBO aumenta
e) decréscimo … o OD … sua DBO…
o OD … DBO diminui
Resposta: B
Questões de Engenharia Ambiental
193) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que indica corretamente a norma
que fornece as diretrizes para a implementação de
programas de auditorias em organizações que desejam realizar
auditorias internas ou externas de sistema de gestão
de qualidade e/ou ambiental.
a) ISO 14001/2004
b) ISO 14000/1999
c) ISO 18001/1999
d) ISO 19011/2002
e) ISO 22000/2005
Resposta: D
194) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que indica corretamente a política
que visa à compatibilização do desenvolvimento econômico e
social com a preservação da qualidade do meio
ambiente e do equilíbrio ecológico.
a) Política Nacional do Meio Ambiente
b) Política Nacional de Sustentabilidade
c) Política Nacional de Recursos Hídricos
d) Política Nacional de Resíduos Sólidos
e) Política de Desenvolvimento Limpo
Resposta: A
195) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que indica corretamente o procedimento
no qual o poder público, representado por órgãos
ambientais, autoriza e acompanha a implantação e a
operação de atividades que utilizam recursos naturais ou
que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.
Questões de Engenharia Ambiental
a) Processo ambiental
b) Termo de ajuste de conduta
c) Licenciamento ambiental
d) Licença de instalação
e) Licença de operação
Resposta: C
196) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que apresenta o estudo ambiental
que é solicitado no processo de licenciamento para
obras de construção de estradas de rodagem com
duas ou mais faixas de rolamento.
a) EAS
b) RAS
c) ECA
d) RAP
e) EIA/RIMA
Resposta: E
197) (FUNDEP/2019/ARISB/ENGENHEIRO CIVIL)
Mais de 70% dos municípios brasileiros possuem menos
de 20 mil habitantes. Como o gerenciamento dos
resíduos sólidos é atribuição da administração pública local,
tal fato reforça as preocupações com os problemas
ambientais urbanos dessas localidades.Com relação ao sistema de
limpeza urbana desses municípios de menor população, é
incorreto afirmar:
a) A coleta do lixo é o segmento
que mais se desenvolveu dentro desse sistema e
o que apresenta maior abrangência de atendimentojunto à
população.
Questões de Engenharia Ambiental
b) A coleta do lixo é a atividade
desse sistema que demanda maior percentual de recursos
por parte da municipalidade.
c) A expansão da cobertura da coleta do
lixo, de maneira geral, alcança as áreas carentes,
apesar da ausência de infraestrutura viária nessas áreas.
d) Os serviços de varriçãoe limpeza dos
logradouros são deficientes na maioria desses municípios, resumindo-se
à varrição das ruaspavimentadas ou dos setores de
comércio, os demais logradouros públicos recebendo menos atenção.
Resposta: C
198) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Na análise de um relatório ambiental, um analista
encontrou a seguinte afirmação:“As barragens são obras hidráulicas
construídas, as quais acumulam a água em um reservatório,
___________ do escoamento e retardando sua propagação.Em sentido
contrário, pode-se retificar um rio ___________, a velocidade do
escoamento ____________”.Assinale a alternativa que preenche,
correta e respectivamente, as lacunas da afirmação
a) aumentando as vazões máximas … superficial …
aumentando … subsuperficial
b) reduzindo as vazões mínimas … subsuperficial …
diminuindo … superficial
c) mantendo as vazões máximas … superficial …
diminuindo … superficial
d) reduzindo as vazões máximas … superficial …
aumentando … superficial
e) aumentando as vazões mínimas … subsuperficial …
diminuindo … superficial
Resposta: D
Questões de Engenharia Ambiental
199) (INSTITUTO AOCP/2019/PC-ES/PERITO OFICIAL CRIMINAL)
De acordo com a legislação que dispõe sobre
a classificação dos corpos de água e diretrizes
ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece
as condições e padrões de lançamento de efluentes,
assinale a alternativa correta.
a) Ensaios ecotoxicológicos são ensaios realizados para determinar
o efeito deletério de agentes físicos ou químicos
a diversos organismos, visando avaliar o potencial de
risco à saúde humana.
b) Ensaios toxicológicos são ensaios realizados para determinar
o efeito deletério de agentes físicos ou químicos
a diversos organismos aquáticos.
c) As águas doces, salobras e salinas do
Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida
para os seus usos preponderantes, em treze classes
de qualidade.
d) As águas de melhor qualidade não podem
ser aproveitadas em uso menos exigente.
e) Efeito tóxico crônico é o efeito deletério
aos organismos vivos causado por agentes físicos ou
químicos, usualmente letalidade ou alguma outra manifestação que
a antecede, em um curto período de exposição.
Resposta: C
200) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O sistema de gestão que visa reduzir, reutilizar
ou reciclar resíduos, incluindo planejamento, responsabilidades,
práticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar
as ações necessárias ao cumprimento das etapas previstas em programas
e planos é chamado de:
a) Gerenciamento de risco.
b) Gerenciamento ambiental.
c) Gerenciamento de resíduos.
d) Planejamento de resíduos.
e) Planejamento ambiental.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
201) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), regulamentado
pelo Decreto 99274/1990, foi instituído pela Lei:
a) 6766/1979.
b) 6938/1981.
c) 7347/1985.
d) 9605/1989.
e) 11445/2011.
Resposta: B
202) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que indica corretamente o órgão
consultivo e deliberativo do SISNAMA.
a) Conama
b) Órgãos Seccionais
c) Órgãos Municipais
d) Conselho do Governo
e) Ministério do Meio Ambiente
Resposta: A
203) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Entre os objetivos apresentados no art. 2º da
Política Nacional de Recursos Hídricos, a qual foi
instituída pela Lei no 9.433 de 1997, está(ão)
a) a prevenção e a defesa contra eventos
hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do
uso inadequado dos recursos naturais.
Questões de Engenharia Ambiental
b) assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos
usos da água e do efetivo exercício dos
direitos deacesso à água.
c) reunir, dar consistência e divulgar os dados
e informações sobre a situação qualitativa e quantitativados
recursos hídricos do Brasil.
d) promover a cobrança pelo uso de recursos
hídricos.
e) a integração da gestão de recursos hídricos
com a gestão ambiental.
Resposta: A
204) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que completa corretamente o seguinte
texto:“___________ contém formações florestais nativas como as florestas
ombrófilas, florestas estacionais. Uma espécie típica desse ecossistema
é o pau-brasil. Suas árvores mais altas têm
cerca de 30 a 35 m, mas a
maior parte fica abaixo disso”.
a) O Pampa
b) O Cerrado
c) O Pantanal
d) A Amazônia
e) A Mata Atlântica
Resposta: E
205) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que indica corretamente a licença
ambiental que autoriza o início da construção do
empreendimento e a instalação dos equipamentos.
a)SQUARE Licença Prévia
Questões de Engenharia Ambiental
b) Licença Operação
c) Licença Instalação
d) Licença de Renovação
e) Licença de Conformidade Ambiental
Resposta: C
206) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Considere as afirmativas abaixo em relação ao uso
e a ocupação do solo: 
1 - A má utilização do solo pode causar a deterioração
do meio ambiente, intensificando fenômenos como erosão,
deslizamentos, inundações e assoreamentos. 
2 - Um bom parcelamento do solo urbano busca interagir
coerentemente como conjunto ambiental a que pertence
envolvendo o uso dos recursos naturais, como por exemplo,
atentando para a qualidade do ar, corpos d'água, vegetação
e geomorfologia do terreno. 
3 - Os índices urbanísticos devem ser definidos de forma
que a ocupação do solo seja feita visando à conservação
ambiental. Porém, para uma correta avaliação do progresso
urbano, faz-se necessária a definição de sustentabilidade
através de indicadores mensuráveis que fundamentalmente
reflitam o menor impacto ecológico, aliado à viabilidade
econômica e ao bem-estar social, em relação às diversas
alternativas de uso do solo. 
4 - O Plano Diretor é o instrumento básico da política
urbana dos municípios, tendo por função promover o adequado
ordenamento territorial, bem como o pleno desenvolvimento
das funções sociais da cidade e a garantia do bem-estar de seus
habitantes, de acordo com o planejamento e controle
do uso do parcelamento e da ocupação do
solo. Assinale a alternativa que indica todas as
afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
Questões de Engenharia Ambiental
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Resposta: E
207) (FEPESE/2019/DEINFRA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O grupo de técnicas de recuperação de áreas
degradadas que propõe uma mínima interferência no local
é chamado de:
a) Nucleação.
b) Plantio total.
c) Enriquecimento.
d) Regeneração natural.
e) Restauração natural.
Resposta: A
208) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
No mapeamento do Parque Estadual do Ara, no
município de Valinhos, a primeira etapa foi estabelecer
pontos de controle em campos para seu georreferenciamento
com equipamentos de alta precisão. Para um desses
pontos, registrou-se o par de coordenadas 23º00'34"S e
47º04'11,4"W. Sobre isso é correto afirmar que
a) essas coordenadas equivalem à latitude e à
longitude, respectivamente, do ponto de controle, estando em
um sistema sexagesimal nomeado de Sistema de Coordenadas
Geográficas.
b) a coordenada 23º00'34"S equivale à longitude do
ponto de controle, representando a distância desseponto ao
meridiano de referência.
c) essas coordenadas correspondem à longitude e à
latitude, respectivamente, do ponto de controle, estando em
um sistema plano-retangular nomeado de Sistema de Coordenadas
Questões de Engenharia Ambiental
Geográficas.
d) a coordenada 47º04'11,4"W equivale à latitude do
ponto de interesse, sendo ela obtida a partir
da distância de um paralelo de referência.
e) se referem à latitude e à longitude,
respectivamente, do ponto de controle, estando em um
sistema decoordenadas planas denominado de Projeção Cartográfica.
Resposta: A
209) (VUNESP/2019/PREFEITURA DE VALINHOS/SP/ENGENHEIROAMBIENTAL)
Em um município do interior paulista, aprovaram-se asobras
para um novo sistema de abastecimento de água,resultando
em impactos negativos, os quais irão requerermedidas mitigatórias,
ou seja:
a) ações propostas com a finalidade de realçar
a magnitudeou a importância dos impactos benéficos
b) atividades contínuas realizadas pelo empreendedorcom a finalidade
de verificar o cumprimento de exigênciaslegais para implantação
e operação da obra.
c) ações propostas com a finalidade de reduzir
a magnitudeou a importância dos impactos adversos.
d) a aplicação de técnicas de manejo visando
tornar umambiente degrado apto para um novo uso
produtivo,desde que sustentável
e) ações que visam a compensar a perda
de um bemou função em decorrência da obra.
Resposta: C
210) (FUNDEP/2019/ARISB/ENGENHEIRO CIVIL)
Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), o
tratamento primário, que se destina à remoção de
sólidos em suspensão sedimentáveis e de sólidos flutuantes,
Questões de Engenharia Ambiental
acontece nos decantadores primários. Com relação a esse
tratamento primário, é incorreto afirmar:
a) A atual tendência de utilização de reatores
anaeróbicos na etapa secundária de tratamento faz com
que, em novos projetos, os decantadores primários sejam
substituídos por reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket).
b) Na maioria dos casos esse nível de
tratamento é suficiente para permitir o lançamento do
efluente num determinado corpo d’água, porqueeste conserva no
mínimo 60% do valor da DBO (Demanda Bioquímica
de Oxigênio) original.
c) A eficiência do tratamento primário na remoção
de sólidos em suspensão e, em decorrência na
de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) pode ser
aumentada pela adição de agentes coagulantes.
d) A substituição dos decantadores primários por reatores
UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) aumenta a eficiência
na remoçãoda DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), possibilitando
uma redução no volume das unidades de tratamento
a jusante, além deeconomia de energia.
Resposta: B
211) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A respeito de Conforto Ambiental, NÃO é possível
afirmar:
a) O conceito de Conforto Ambiental em Arquitetura
e Urbanismo está ligado à questão básica de
se proporcionar aos assentamentos humanos as condições necessárias
de habitabilidade, utilizando-se racionalmente os recursos disponíveis.
b) O Conforto Ambiental compreende o estudo das
condições térmicas, acústicas, luminosas e energéticas e os
fenômenos físicos a elas associados como um dos
condicionantes da forma e da organização do espaço.
c) Conforto Ambiental compreende projetar considerando as especificidades
climáticas do local, a luz natural, o conforto
ambiental e a eficiência energética como parâmetros de
Questões de Engenharia Ambiental
projeto arquitetônico, enfocando o desenvolvimento bioclimático sustentável.
d) Conforto Ambiental e Eficiência Energética estão intimamente
ligados e, se executados de forma correta, podem
gerar até 99% de economia de energia.
Resposta: D
212) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Sem espaço para aterrar o lixo que produzem,
dois municípios do Estado do Mato Grosso decidiram
queimar o lixo coletado nas ruas e deixaram
em alerta especialistas ambientais. Em relação a esse
fato, é possível afirmar que:
a) Incinerar de forma correta o lixo é
sempre mais barato do que enterrá-lo em aterros
sanitários.
b) Estudos internacionais apontam relação entre usinas de
queima de lixo e casos de câncer detectados
em moradores de suas imediações.
c) A incineração libera gases que podem poluir
a atmosfera provocando impactos ambientais. Os gases resultantes
da incineração são bastante tóxicos, por isso devem
passar por um processo de tratamento.
d) A incineração deve ser feita num gigantesco
forno. Ao final, as cinzas devem ser levadas
ao aterro sanitário. Como o volume do lixo
dessas cinzas é cerca de dez vezes maior
do que o volume do lixo queimado, a
incineração não ajuda a resolver o problema de
espaço.
Resposta: C
Questões de Engenharia Ambiental
213) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Os elementos 19K40 e 20Ca40 são
a) isóbaros.
b) isótonos.
c) isótopos.
d) covalentes.
e) catalíticos.
Resposta: A
214) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
No que se refere à química ambiental, é
INCORRETO afirmar:
a) Bioconcentração é o processo de aumento da
concentração de compostos químicos em um organismo aquático
em relação a sua concentração na água.
b) Fator de Bioconcentração (FBC) é a relação
entre a concentração do composto no tecido do
organismo e na água na situação de equilíbrio,
podendo esse parâmetro também ser calculado por constantes
cinéticas.
c) Bioacumulação é um processo decorrente do acúmulo
de um composto químico, um elemento químico ou
um isótopo, em elevadas concentrações nos organismos, independentemente
do nível trófico.
d) O inseticida DDT é um composto organofosforado
que possui alta persistência no meio ambiente e
alta solubilidade em água.
e) O dibenzo-p-dioxinas e os furanos policlorados são
considerados poluentes orgânicos persistentes.
Resposta: D
Questões de Engenharia Ambiental
215) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A Resolução CONAMA 420, de 28 de dezembro de 2009, reza
que a área cujo órgão ambiental constatou a presença de
substâncias químicas em fase livre ou for comprovada,
após investigação detalhada e avaliação de risco, a
existência de risco à saúde humana é declarada como
a)Área Contaminada sob Intervenção − ACI.
b)Área Suspeita de Contaminação − AS.
c)Área Contaminada sob Investigação − AI.
d)Área em Processo de Monitoramento para Reabilitação − AMR.
e)Área Não Tolerável de Risco à Saúde Humana − NTRSH.
Resposta: A
216) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Quando se projeta o abastecimento de água para
uma determinada população, há necessidade de se considerar
o crescimento dessa população em um determinado período
de tempo. Esse cálculo é feito utilizando a
equação matemática: P = Po + (N − M) + (I − E) 
O termo I dessa equação significa
a) Índice de estabilidade da população.
b) Imigração no período de tempo estudado.
c) Índice de nascimentos no período de tempo estudado.
d) Fator de Incerteza.
e) Índice de grandeza relativo ao tamanho da
população atual.
Resposta: B
217) (FUNDEP/2018/PREFEITURA SANTA BÁRBARA/MG/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os processos a seguir são utilizados para higienização
de lodos gerados em unidades de tratamento de
Questões de Engenharia Ambiental
esgotos, exceto:
a) Caleação.
b) Secagem térmica.
c) Centrifugação.
d) Compostagem.
Resposta: C
218) (FUNDEP/2018/PREFEITURA SANTA BÁRBARA/MG/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Analise as seguintes afirmativas sobre a classificação dos
corpos de água doce e assinale com V
as verdadeiras e com F as falsas. (
) As águas doces estaduais classificadas como classe
4 podem ser destinadas à navegação, à harmonia
paisagística e aos usos menos exigentes. ( )
Alguns dos padrões estabelecidos para as águas de
classe 1 são: DBO520°C de 3 mg/L, OD
superior a 6 mg/L e sólidos em suspensão
totais de 50 mg/L. ( ) As águas
doces estaduais classificadas como classe 4 podem ser
destinadas ao abastecimento para consumo humano, à irrigação
e à pesca amadora. ( ) Alguns dos
padrões estabelecidos para as águas de classe 4
são: fenóis totais de até 0,5 mg/L de
C6H5OH, OD superior a 2,0 mg/L e pH
de 6,0 a 9,0. Assinale a sequência correta.
a) F F V F
b) F V F V
c) V V F V
d) V F V F
Resposta: C
Questões de Engenharia Ambiental
219) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREF. CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Que instrumento da gestão brasileira de recursos hídricos
visa assegurar a qualidade da água compatível com
os usos mais exigentes a que forem destinadas,
e diminuir os custos de combate à poluição
das águas, mediante ações preventivas permanentes?
a) A cobrança pelo uso de recursos hídricos.
b) O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.
c) O enquadramento dos corpos de água em
classes, segundo os usos preponderantes da água.d) A outorga dos direitos de uso de
recursos hídricos.
Resposta: C
220) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
De acordo com as normas técnicas, um resíduo
sólido é caracterizado como patogênico se uma amostra
representativa dele
a) contiver ou houver suspeita de conter, microrganismos
patogênicos, proteínas virais, ADN ou ARN recombinantes e
outros organismos ou toxinas capazes de produzir doenças
em homens, animais ou vegetais.
b) for comprovadamente letal ao homem.
c) possuir substância em concentração comprovadamente letal ao
homem ou estudos do resíduo que demonstrem uma
DL50 oral para ratos menor que 50 mg/kg.
d) reagir violentamente ou formar misturas potencialmente explosivas
com a água.
Resposta: A
Questões de Engenharia Ambiental
221) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Na avaliação de risco para a saúde humana
e ecossistemas, a probabilidade de uma substância produzir
efeito adverso está relacionada com:
a) a não existência de dose segura.
b) a potencialidade intrínseca de produzir efeitos tóxicos
e com a susceptibilidade da população exposta.
c) os limites de concentração no ambiente e
a combinação de efeitos adversos devido à presença
de vários contaminantes.
d) sua toxicidade mutagênica ou carcinogênica.
Resposta: B
222) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
A outorga de direito de uso das águas
permite ao poder público:
a) a prioridade no uso e na destinação
dos recursos hídricos, que são de propriedade do
Estado.
b) cadastrar os usuários de recursos hídricos, sem
impedir o livre consumo, por ser direito constitucional.
c) comercializar o volume excedente das águas de
uma bacia.
d) gerir com maior critério as quantidades de
água demandadas, buscando compatibilizar com a disponibilidade.
Resposta: D
223) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Das ações antrópicas, são fatores diretos que contribuem
para a degradação das terras, EXCETO:
Questões de Engenharia Ambiental
a) A disposição de resíduos domésticos ou industriais.
b) A drenagem insuficiente.
c) A topografia e textura do solo.
d) O uso de máquinas.
Resposta: C
224) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando os filtros anaeróbios no tratamento de efluentes,
são afirmativas corretas, EXCETO:
a) A camada de areia grossa deve ter
espessura superior à de brita, para reter as
bactérias aeróbias.
b) As britas reterão, em sua superfície, as
bactérias anaeróbias, criando um campo de micro-organismos, responsáveis
pelo processo biológico, reduzindo a Demanda Bioquímica de
Oxigênio (DBO).
c) É formado por um leito de brita
nº 4 ou nº 5 contido em um
tanque de forma cilíndrica ou retangular.
d) Pode ter um fundo falso para permitir
o escoamento ascendente de efluente do tanque séptico.
Resposta: A
225) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando a definição, a abrangência e a situação
atual da Mata Atlântica, é CORRETO afirmar:
a) Segundo mapeamento elaborado pelo Ministério do Meio
Ambiente, existem hoje cerca de 50% de remanescentes,
incluindo os vários estágios de regeneração em todas
as suas fisionomias.
b) Sua região de ocorrência original se restringe
Questões de Engenharia Ambiental
entre o Estado do Paraná, sudeste do Brasil,
e o litoral do Nordeste até o Estado
de Pernambuco.
c) Tem baixa capacidade regenerativa, motivo da fragmentação
e degradação em que hoje se encontra.
d) Trata-se de um conjunto de formações florestais,
além de campos naturais, restingas, manguezais e outros
tipos de vegetação que formam paisagens diferentes, de
beleza natural e biodiversa.
Resposta: D
226) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA DE BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário abaixo para responder à questão.
Uma agroindústria de grande porte se instalou na
cidade X, município banhado pelo rio Y, e
caracterizado pela presença de alguns lagos artificiais. Para
a permissão de sua instalação e operação, foi
solicitada a apresentação de alguns documentos para o
órgão ambiental. Assinale a alternativa que contenha o(s)
documento(s) necessário(s).
a) Certificações da ISO 14.001.
b) Habite-se e Alvará de funcionamento.
c) Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório
de Impacto Ambiental (RIMA).
d) Relatório Ambiental Simplificado (RAS).
Resposta: C
227) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA DE BOM DESPACHO/MG//ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário abaixo para responder à questão.Uma
agroindústria de grande porte se instalou na cidade
X, município banhado pelo rio Y, e caracterizado
pela presença de alguns lagos artificiais. Para ser
Questões de Engenharia Ambiental
permissível o lançamento da água residuária no curso d'água,
o empreendimento deve observar alguns critérios que são
a) somente os padrões de lançamento previstos na
Resolução Estadual (em Minas Gerais, COPAM 01/2008).
b) somente os padrões previstos de lançamento na
Resolução Federal (COPAM 357/2005 e 430/2011).
c) os padrões de lançamento e de qualidade
d'água, segundo a classe na qual o corpo
receptor foi enquadrado, ambos previstos na Resolução Estadual
(COPAM 01/2008).
d) os padrões de lançamento e de qualidade
d'água, segundo a classe na qual o corpo
receptor foi enquadrado, ambos previstos na Resolução Federal
(COPAM 357/2005 e 430/2011).
Resposta: C
228) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA DE BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Durante o tratamento de águas residuárias (esgoto dos
banheiros dos funcionários e da produção da agroindústria),
em algumas etapas é gerado um resíduo sólido,
que é o lodo de estações de tratamento
de esgoto (lodo de ETE). A NBR 10.004,
de 2004, apresenta alguns critérios para classificação do
lodo segundo sua patogenicidade, inflamabilidade, reatividade, corrosividade e
toxicidade, além do seu potencial de liberar compostos
em água e em extrator ácido (ensaio de
solubilidade e lixiviação, respectivamente). Assim, o lodo de
ETE, segundo a NBR 10.004, de 2004, é
classificado como
a) Resíduo Classe I: Perigoso.
b) Resíduo Classe IIA: Não Inerte.
c) Resíduo Classe IIB: Inerte.
d) Resíduo Tóxico.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: B
229) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA DE BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Associe as classes às formas de tratamento de água para fins de
abastecimento, segundo a deliberação normativa n.º 01, de 2008,
do Conselho Estadual de Política Ambiental e Conselho Estadual
de Recursos Hídricos.
I – Classe especial
II – Classe 1
III – Classe 2
IV – Classe 3
( ) abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado.
( ) abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional.
( ) abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado.
( ) abastecimento para consumo humano, apenas com desinfecção.Assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
a) II; IV; III; I.
b) I; III; IV; II.
c) II; III; IV; I.
d) III; II; I; IV.
Resposta: C
230) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA DE BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário a seguir para responder à
questão. Um engenheiro ambiental foi contratado para promover
o manejo e a destinação correta para os
resíduos listados a seguir. Antes de tomar sua
decisão, foi necessário classificar os resíduos para seguir
os procedimentos estabelecidos nas legislações pertinentes. Conforme a
NBR 10004/2004, 1) fragmentos de tubulação de PVC;
2) bagaço de cana-de-açúcar; 3) lodo de estação
de tratamento de efluentes de indústria de galvanoplastia
são, respectivamente, classificados como
a) resíduo inerte (Classe II B), resíduo não
inerte (Classe II A) e resíduo perigoso (Classe I).
Questões de Engenharia Ambiental
b) resíduo inerte (Classe II B), resíduo inerte
(Classe II B) e resíduo não inerte (Classe II A).
c) resíduo perigoso (Classe I), resíduo não inerte
(Classe II A) e resíduo não inerte (Classe II A).
d) resíduo não inerte (Classe II A), resíduo
perigoso (Classe I) e resíduo inerte (Classe II B).
Resposta: A
231) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Em aterros sanitários, o processode decomposição anaeróbia
da matéria orgânica, para formação de metano, passa
por diversas fases. A fase que ocorre no
interior de bactérias fermentativas hidrolíticas, onde compostos (açúcares,
aminoácidos e peptídeos) são catabolizados com acúmulo de
energia gerando, principalmente, propionato e butirato é denominada
a)hidrólise
b)acidogênese
c)acetogênese
d)metanogênese
e)sulfatogênese
Resposta: B
232) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
O tolueno é um hidrocarboneto aromático (C7H8), obtido
do petróleo e do carvão, usado como solvente
e como composto intermediário para fabricação de explosivos
e corantes. Ele possui densidade de 867 kg/m3,
ponto de ebulição de 110,6°C, coeficiente de adsorção
de 100 (mg/g).(L/mg)0,5 e grau de linearidade da
isoterma de adsorção de 0,5. Buscando prevenir a
poluição de uma planta com vazão de 5000
L/s, foi projetado um leito de percolação com
Questões de Engenharia Ambiental
carvão ativado em pó (CAP), que tem por
meta reduzir a concentração do tolueno de 360
para 160 µg/L. Qual é a dosagem necessária
de CAP, em kg/d?
a) 576
b) 1.152
c) 1.728
d) 2.160
e) 3.888
Resposta: D
233) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O ciclo biogeoquímico do nitrogênio inclui etapas de
transformações, que distribuem o elemento nos corpos d´água,
no solo e na atmosfera, em frações orgânicas
e inorgânicas. No caso do solo, a maior
fração de nitrogênio inorgânico ocorre na forma de
nitrato (NO3), entretanto, esta fração é susceptível a
transformações microbianas que resultam em desnitrificação que, por
sua vez, pode levar à emissão de óxido
nitroso (N2O) e poluição ambiental. Considerando os fatores
que afetam o ciclo biogeoquímico do nitrogênio, qual
é o fator ambiental que mais contribui para
o aumento potencial da desnitrificação do NO3 em
solos com condições mínimas que comportam atividade microbiana?
a)Presença de N2 gasoso
b)Baixa disponibilidade do O2
c) Baixa disponibilidade de água
d) Incidência de luz
Resposta: B
Questões de Engenharia Ambiental
234) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Todo empreendimento listado na Resolução CONAMA 237/1997 é
obrigado a ter licença ambiental para operar. As
condições da licença ambiental são, EXCETO:
a) A licença de operação autoriza o funcionamento
do empreendimento sempiternamente.
b) A licença ambiental depende do cumprimento integral
do programa de controle ambiental.
c) O empreendedor deve assumir os compromissos para
manutenção da qualidade ambiental.
d) Qualquer alteração na planta ou nos sistemas
instalados deve ser formalmente enviada ao órgão licenciador
para avaliação.
Resposta: A
235) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os processos de tratamento de água são importantes
para garantir a qualidade físico-química e microbiológica da
água a ser distribuída. Sobre a concepção e
sistemas de operação de estações de tratamento de
água, é correto afirmar que:
a) A qualidade físico-química e microbiológica da água
a ser distribuída é estipulada em função da
bacia hidrográfica dos sistemas de distribuição.
b) O processo de filtração adiciona partículas coloidais
à fase líquida, garantindo-se a produção de água
filtrada com características estéticas adequadas aos fins de
potabilidade.
c) A floculação leva à conglomeração das partículas
coloidais e à formação de partículas com maiores
diâmetros médios.
d) A floculação resulta na formação de partículas
coloidais com menor diâmetro médio, entretanto, em maior
concentração em suspensão na água.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
236) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O município de Pedrito criou uma lei para
regularizar e disciplinar todo o processo de Gestão
do Sistema de Limpeza Urbana, desde sua geração
até a disposição final dos resíduos sólidos. Na
elaboração da lei, algumas considerações foram feitas, porém
uma foi vetada por NÃO corresponder ao processo
legal. Marque, então, a alternativa que apresenta a
proposta passível de veto:
a) Os resíduos sólidos podem ser classificados em
dois grupos: Resíduos Sólidos Urbanos e Resíduos Sólidos
Especiais.
b) Os resíduos de poda de manutenção de
jardim, pomar ou horta de habitação unifamiliar ou
multifamiliar são classificados como RSU- Resíduos Sólidos Urbanos.
c) A remoção, realizada através da coleta regular,
que abrange a coleta domiciliar, a coleta pública
e a coleta programada é de competência exclusiva
do órgão ou entidade municipal competente.
d) Os estabelecimentos comerciais, as indústrias, as instituições,
órgãos e entidades públicas e as unidades de
trato de saúde integrantes das redes públicas federal
e estadual ou integrantes da rede privada serão
sempre atendidas pelo serviço de coleta domiciliar regular.
Resposta: D
237) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Sobre a legislação regulatória que estabelece diretrizes nacionais
para o saneamento básico, assinale a alternativa incorreta:
a) A utilização de recursos hídricos na prestação
de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para
disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos
líquidos, é sujeita a outorga de direito de
Questões de Engenharia Ambiental
uso, nos termos da Lei.
b) A universalização do acesso é um dos
princípios fundamentais dos serviços públicos de saneamento básico.
c) O lixo originário de atividades comerciais, industriais
e de serviços cuja responsabilidade pelo manejo não
seja atribuída ao gerador pode, por decisão do
poder público, ser considerado resíduo sólido urbano.
d) Os recursos hídricos são parte integrante dos
serviços públicos de saneamento básico.
Resposta: D
238) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Com relação aos instrumentos de avaliação de impacto
ambiental, Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), assinale a alternativa
incorreta:
a) O EIA/RIMA cumpre o princípio da publicidade,
pois permite a participação pública na aprovação de
um processo de licenciamento ambiental que contenha esse
tipo de estudo, através de audiências públicas com
a comunidade que será afetada pela instalação do
projeto.
b)A obrigação da elaboração de um estudo de
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), na forma de
um EIA/RIMA, é imposta apenas para algumas atividades
com potencial altamente poluidor pelos órgãos licenciadores competentes
(estadual, municipal e o IBAMA) e pela legislação
pertinente como a Resolução CONAMA nº 001 de
1986, no âmbito do processo de licenciamento ambiental.
c) O Estudo de Impacto Ambiental e o
Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente são
um conjunto, e a diferença entre esses dois
documentos é que apenas o EIA é de
acesso público, pois o RIMA contém maior número
de informações sigilosas a respeito da atividade. Assim,
o texto do EIA deve ser mais acessível
ao público e instruído por mapas, quadros, gráficos
Questões de Engenharia Ambiental
e tantas outras técnicas quantas forem necessárias ao
entendimento claro das consequências ambientais do projeto.
d) O conteúdo de um EIA/RIMA é estipulado
por termo de referências dos órgãos ambientais competentes
e pela legislação pertinente.
Resposta: C
239) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Que órgão da Saneago é o órgão de
deliberação, constituído por acionistas com direito a voto
e com poderes para deliberar sobre todos os
negócios pertinentes ao objeto social?
a) Assembleia Geral.
b) Conselho de Administração.
c) Diretoria Colegiada.
d) Comitê de Auditoria Estatutária.
Resposta: A
240) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os processos de tratamento de esgoto são formados
por uma série de operações unitárias, que são
empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou
para a transformação destas substâncias em outras de
forma aceitável. Assinale a alternativa abaixo que é
um exemplo de um processo biológico de tratamento
de esgoto:a) A elutriação.
b) A incineração do lodo.
c) A digestão de lodo.
d) A floculação.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
241) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
A Conferência de Estocolmo levou à criação do
Programa Internacional de Educação Ambiental. Como consequência, no
caso do Brasil, são ações que foram implementadas
nesse sentido, EXCETO:
a) A Constituição Federal assegura a promoção da
educação ambiental em todos os níveis de ensino
e a conscientização pública para a preservação do
Meio Ambiente.
b) A exclusiva responsabilidade do Poder Público no
processo de aprendizado e conscientização ambiental.
c) A Lei que dispõe sobre a Política
Nacional do Meio Ambiente consagra a educação ambiental
em todos os níveis de ensino.
d) Foi criada a Carta Brasileira para a
Educação Ambiental, que destaca a necessidade do compromisso
real dos poderes públicos no cumprimento e na
complementação da legislação e das políticas.
Resposta: B
242) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Uma empresa de transmissão de energia elétrica sofre
com a interferência de aves de grande porte
em sua área de abrangência, que morrem eletrocutadas
ao colidirem com os condutores de rede. Para
este caso, visando solucionar o problema, cabe sugerir
como medida mitigadora:
a) a construção da rede em outro local,
pois o empreendimento não poderia ter sido implantado
onde foi.
b) a substituição de um dos cabos convencionais
da rede por um cabo protegido.
c) o aumento na altura das torres.
Questões de Engenharia Ambiental
d) o uso de fogos de artifício para
espantar as aves das proximidades da rede.
Resposta: B
243) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando a presença da água na natureza e
seu ciclo hidrológico, são afirmativas corretas, EXCETO:
a) A água abrange quase quatro quintos da
superfície terrestre.
b) A água subterrânea vem sendo acumulada no
subsolo há séculos e somente uma fração desprezível
é acrescentada anualmente pelas chuvas ou retirada pelo
homem.
c) Entre 70% e 75% da precipitação pluviométrica
volta à atmosfera como evapotranspiração.
d) Somente 20% do volume total de água
do planeta podem ser aproveitados para nosso consumo.
Resposta: D
244) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando os aspectos da mecânica da erosão dos
solos, NÃO é correto afirmar:
a) A erosão é causada por forças de
tração ou de arrasto.
b) A erosão é contida por forças de
atrito ou de coesão.
c) As forças de cisalhamento são as principais
causadoras de erosão.
d) Previne-se a erosão dissipando a energia da
água em área protegida.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: C
245) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
São doenças transmitidas pela ingestão de água contaminada:
a) Ascaridíase e Salmonelose.
b) Cólera e hepatite infecciosa.
c) Dengue e Febre Amarela.
d) Esquistossomose e leptospirose.
Resposta: B
246) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
No dimensionamento do volume útil necessário de um
filtro anaeróbio para o tratamento de efluentes, são
considerados os seguintes parâmetros, EXCETO:
a) Tempo de detenção hidráulica, em dias.
b) Número de contribuintes.
c) Distância da fonte geradora de efluentes.
d) Contribuição de despejos, em litros x pessoa/dia.
Resposta: C
247) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O sistema Nacional de Unidades de Conservação está
orientado na Lei 9.985/2000. De acordo com esta
lei, qual é a unidade de conservação que
NÃO necessita de desapropriação de áreas particulares durante
o seu estabelecimento?
a) Floresta Nacional.
b) Floresta Extrativista.
c) Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Questões de Engenharia Ambiental
d) Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Resposta: C
248) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A cadeia alimentar de um ecossistema é dividida
em níveis tróficos. Os seres que compõem esses
níveis tróficos podem ser autotróficos e heterotróficos. Sobre
os níveis trópicos, é correto afirmar que:
a) Os produtores são seres heterotróficos.
b) Os consumidores primários são autotróficos que se
alimentam de herbívoros.
c) Os consumidores secundários e terciários se alimentam
dos herbívoros e dos carnívoros, respectivamente.
d) Os decompositores realizam fotossíntese a fim de
obter nutrientes e energia.
Resposta: C
249) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
O aproveitamento de águas de chuva para fins
não potáveis é uma das formas de reúso
da água mais utilizada em edificações. Um engenheiro
desenvolveu um projeto de uso da água de
chuva captada em um telhado com declividade única
na direção de uma única calha de coleta.
A precipitação crítica de projeto foi de 200
mm/h, e a vazão de dimensionamento da calha,
em L/s, obtida segundo a NBR 10.844/1989, foi
de 55 L/s. Qual foi a área de
telhado, em m2, considerada nos cálculos?
a) 693
b) 742
Questões de Engenharia Ambiental
c) 792
d) 891
e) 990
Resposta: E
250) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Na Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro
das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, divulgada
em 2016, mostra-se que para as emissões de
gases de efeito estufa no Brasil, em 2010,
os três setores que mais contribuíram com a
emissão líquida de dióxido de carbono, em ordem
decrescente de importância, foram:
a) Energia - Uso da Terra, Mudança no
Uso da Terra e Florestas - Processos Industriais
b) Energia - Processos Industriais - Uso da
Terra, Mudança no Uso da Terra e Florestas
c) Uso da Terra, Mudança no Uso da
Terra e Florestas - Processos Industriais - Energia
d) Processos Industriais - Uso da Terra, Mudança
no Uso da Terra e Florestas - Energia
e) Uso da Terra, Mudança no Uso da
Terra e Florestas - Energia - Processos Industriais
Resposta: A
251) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Para águas com altos teores de matéria orgânica,
não é recomendável a utilização do cloro antes
que haja redução da concentração de sólidos voláteis
(SV). Qual é o efeito associado?
a) Formação de substâncias relacionadas ao mal de Alzheimer.
Questões de Engenharia Ambiental
b) Formação de trihalometanos, substâncias cancerígenas.
c) Formação de ácidos, com abaixamento do pH.
d) Redução da capacidade de sedimentação de sólidos.
Resposta: B
252) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA DE BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário abaixo para responder à questão.Uma
agroindústria de grande porte se instalou na cidade
X, município banhado pelo rio Y, e caracterizado
pela presença de alguns lagos artificiais. Optando por
reatores anaeróbios (tratamento de águas residuárias) ou digestores
anaeróbios (tratamento do lodo), há geração de biogás,
formado de 70 a 80% de CH4, 10 a 25% de N2, 5 a 10% de
CO2, além de outros gases como H2S. O gás sulfídrico confere
o odor desagradável da geração de gases anaeróbios, enquanto
o metano é considerado vilão em um dos grandes fenômenos de
poluição do ar, que é
a)a redução da camada de ozônio, reagindo com
O3, quebrando-o a O2 e O.
b)o efeito estufa, sendo muitas vezes mais efetivo
na retenção de calor que o CO2.
c) o smog fotoquímico, que ocorre em cidades ensolaradas.
d) a inversão térmica, fenômeno que ocorre no inverno.
Resposta: B
253) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Sobre a disposição final de resíduos sólidos, assinale
a alternativa incorreta.
a) O aterro controlado é uma forma de disposição final de resíduos
sólidos urbanos passível de regularização pelo órgão ambiental
responsável, uma vez que minimiza os impactos ambientais, quando
Questões de Engenharia Ambiental
comparado a um lixão.
b) A catação de materiais recicláveis no aterro sanitário é proibida
e pode levar à suspensão da licença ambiental.
c) O aterro de resíduos perigosos (classe I) possui três camadas de
geomembrana impermeabilizante, drenagem e tratamento de chorume.
d) O aterro sanitário é uma forma adequada de disposiçãode resíduos
sólidos não inertes (classe IIA), o chorume é drenado e tratado antes
de ser lançado na coleção hídrica, o gás é coletado e queimado para
diminuir o potencial de efeito estufa, podendo ser reaproveitado
energeticamente.
Resposta: A
254) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A biota de um ecossistema é formada por
diversas comunidades naturais. O conceito da diversidade que
abrange o número de espécies em pequenas áreas
de habitats mais ou menos uniformes é denominado
diversidade
a) beta.
b) alfa.
c) gama.
d) convergente.
e) não convergente.
Resposta: B
255) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A legislação estadual de São Paulo estabelece valores
orientadores para solos e água subterrânea. Nesse, sentido
considere: I. Valor de Referência de Qualidade (VRQ)
é a concentração de determinada substância no solo
ou na água subterrânea, que define um solo
como limpo ou a qualidade natural da água
Questões de Engenharia Ambiental
subterrânea. II. Valor de Prevenção (VP) é a
concentração de determinada substância, acima da qual podem
ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e
da água subterrânea. Este valor indica a qualidade
de um solo capaz de sustentar as suas
funções primárias, protegendo-se os receptores ecológicos e a
qualidade das águas subterrâneas. III. Valor de Intervenção
(VI) é a concentração de determinada substância no
solo ou na água subterrânea, acima da qual
devem cessar as atividades as quais deram origem
às contaminações ambientais. IV. Valores Orientadores (VO) para
solo e água subterrânea são concentrações de substâncias
químicas derivadas por meio de critérios numéricos e
dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar
ações de prevenção e controle da poluição, visando
à proteção da qualidade dos solos e das
águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas.
V. Valor de Risco Ambiental (VRA) são valores
de contaminantes ambientais que colocam em risco a
qualidade da água subterrânea, dos solos e da
população humana que deles se utilizam. Está correto
o que se afirma APENAS em
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) III, IV e V.
e) III, IV e V.
Resposta: B
256) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Recentemente, foi realizada uma pesquisa em indústrias do
Brasil e o resultado mostrou que o percentual
de empresas consultadas que "nunca precisou requerer uma
licença ambiental" não é desprezível (16% do total
da amostra). Isso significa que
a) o desconhecimento da legislação ambiental colabora com
Questões de Engenharia Ambiental
esse alto percentual de empresas não licenciadas.
b) os órgãos ambientais estaduais não estão preparados
para licenciar um grande número de atividades empresariais.
c) 16% das empresas consultadas estão desobedecendo à
legislação.
d) apenas os empreendimentos considerados efetiva ou potencialmente
poluidores são obrigados a requerer o licenciamento ambiental.
e) o licenciamento ambiental é optativo para várias
modalidades de empresas.
Resposta: D
257) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Os projetos de recuperação de áreas degradadas devem
levar em conta o tipo de vegetação do
local e também o estágio de regeneração da
vegetação a ser recuperada. Espécies vegetais que têm
como características serem umbrófilas iniciais, com grande número
de espécies na comunidade e produção de frutos
com pouco tempo de viabilidade são classificadas como
a) climácicas.
b) secundárias tardias.
c) secundárias iniciais.
d) pioneiras.
e) psamófilas.
Resposta: A
258) (FUNDEP/2018/PREFEITURA SANTA BÁRBARA/MG/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Considere que um sistema de tratamento de esgotos
constituído por fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro
foi projetado para receber a vazão de 0,8
m3/d. Foi adotada a forma cilíndrica para o
sumidouro, com diâmetro igual a 1,5 m. Sabendo
Questões de Engenharia Ambiental
que o coeficiente de infiltração do terreno onde
o sistema foi implantado é de 75 L/m2d,
a profundidade do sumidouro, cujo fundo foi considerado
impermeável, é aproximadamente igual a
a) 2,3 m.
b) 1,7 m.
c) 1,1 m
d) 2,9 m
Resposta: A
259) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
O estudo de impactos ambientais tem como objetivo:
I. Identificar impactos benéficos e adversos. II. Envolver
as comunidades na discussão dos problemas. III. Informar
os tomadores de decisão das despesas de compensação
ou recomposição ambiental. IV. Permitir a elaboração de
históricos de ocupação da área. V. Minimizar os
problemas, através da incorporação de medidas mitigadoras. Está
correto o que se afirma APENAS em
a) II, III e V.
b) I, II e IV.
c) III, IV e V.
d) I, II e V.
e) I, III e IV.
Resposta: D
260) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Para a determinação matemática da taxa de contaminação
de um certo ambiente, identificando seus máximos e
mínimos, ou seja, a determinação da taxa de
variação instantânea de uma função f em um
Questões de Engenharia Ambiental
ponto X0 utiliza-se o conceito de
a) seriação.
b) integral.
c) derivada.
d) limite.
e) conservação.
Resposta: C
261) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A fase do planejamento ambiental em que se
utilizam listagens, matrizes, diagramas e redes de interação,
métodos de ordenação e ponderação é denominada
a) inventário.
b) diagnóstico.
c) prognóstico.
d) tomada de decisão.
e) formulação de diretrizes.
Resposta: A
262) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Há uma tipologia industrial que tem suas atividades
especializadas e direcionadas à criação e ao desenvolvimento
de processos, programas, serviços e equipamentos que visam
a diminuir ou eliminar a poluição, ou seja,
essas indústrias são aquelas cuja produção está adequada
aos novos parâmetros ambientais e estão direcionadas para
serviços que visem à diminuição da poluição. Essas
indústrias são denominadas
a) licenciadas.
b) certificadas.
Questões de Engenharia Ambiental
c) verdes.
d) inovadoras.
e) recicladoras.
Resposta: C
263) (FCC/2018/SABESP/QUÍMICO)
A Tecnologia de Tratamento de Esgotos, denominada “lodos
ativados”, é um
a)sistema de tratamento de efluentes líquidos que apresenta
elevada eficiência de remoção de matéria inorgânica presente
em efluentes sanitários e industriais.
b)processo químico, onde o esgoto efluente na ausência
de oxigênio dissolvido e na presença de agentes
coagulantes forma flocos denominados “lodos ativados”.
c)processo utilizado nas Estações de Tratamento de Esgotos
(ETE) em que a decomposição acelerada da matéria
orgânica presente no esgoto é realizada por um
conjunto de bactérias aeróbias.
d)sistema que necessita de um baixo grau de
mecanização quando comparado a outros sistemas de tratamento
e que exige baixo consumo de energia elétrica.
e)sistema que dispensa a necessidade de análises físico-químicas
e microbiológicas frequentes para monitoramento e controle do
processo.
Resposta: C
264) (FCC/2018/SABESP/QUÍMICO)
Tratamentos a baixo custo para descarte adequado de
efluentes industriais são alvos de buscas incessantes por
engenheiros e outros profissionais. O uso de alguns
resíduos vegetais em processos de coagulação e na
remoção de íons cádmio de soluções aquosas por
Questões de Engenharia Ambiental
processos de adsorção, que seriam a princípio descartados
em aterros sanitários, vem sendo utilizado em saneamento
básico, podendo constituir uma alternativa viável de baixo
custo e ambientalmente segura para a remoção de
cátions metálicos tóxicos presentes em corpos d'água. Este
texto refere-se a
a)zeólitas.
b)nanopartículas.
c)biomateriais.
d)copolímeros.
e)membranas osmóticas.
Resposta: C
265) (FUNDEP/2018/PREFEITURA SANTA BÁRBARA/MG/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O sistema de lodos ativados convencional é usado
em vários países do mundo para o tratamento
de esgotos sanitários e industriais. Em relação a
essa tecnologia de tratamento, é correto afirmar que
a) o tempo de retenção de sólidos nesse
sistema, também denominado idade do lodo, é da
ordem de vários anos, garantindo elevada eficiência dessa
tecnologia de tratamento na conversão da matéria orgânica.b) o tempo de detenção do líquido (tempo
de detenção hidráulica) é baixo, sendo da ordem
de 6 a 8 horas, implicando na necessidade
de tanques com menores volumes e, portanto, em
custos menores de implantação.
c) consiste em um reator de mistura completa,
onde ocorrem todos os ciclos normais de tratamento
do efluente líquido, quais sejam: enchimento, reação, sedimentação,
esvaziamento e repouso.
d) possui elevada eficiência na remoção de sólidos,
matéria orgânica e patogênicos, mas tem como desvantagem
o elevado gasto energético dos aeradores e do
sistema de recirculação do lodo excedente.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: B
266) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Num condomínio empresarial, as águas pluviais, bem como
a drenagem das vias, são conduzidas através de
canaletas e dutos, após passarem por caixas de
areia, até uma caixa subterrânea em concreto devidamente
estanque, com dimensões de 10m x 12m x
6m (altura), ou seja, 720 m3 de volume,
para o armazenamento da água destinada a limpeza
das vias, rega de plantas e outros fins
que não necessitem de água potável. No último
verão, observou-se, durante uma chuva torrencial, que o
nível da água no referido reservatório elevou-se em
10cm durante o período de uma hora. Nesse
caso, a vazão de enchimento foi de:
a)20 l/min
b)333,3 l/seg
c)200 l/min
d)33,3 l/seg
Resposta: C
267) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Sob a ótica dos impactos ambientais causados pelos
processos construtivos, existe todo um procedimento preconizado para
gestão dos resíduos. Com relação ao licenciamento ambiental,
existe uma legislação específica que disciplina todo processo.
Com relação a essa afirmativa, é correto afirmar:
a)Estudos Ambientais são todos e quaisquer estudos relativos
aos aspectos ambientais relacionados a localização, instalação, operação
e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentados
como subsídio para a análise da licença requerida,
tais como relatório ambiental, plano e projeto de
controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano
de manejo, plano de recuperação de área degradada
Questões de Engenharia Ambiental
e análise preliminar de risco.
b)A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas
efetivas ou potencialmente causadoras de significativa degradação do
meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental
e respectivo relatório de impacto sobre o meio
ambiente (EINRIMA), ao qual se dará publicidade, garantida
a realização de audiências públicas, quando couber, de
acordo com a regulamentação.
c)Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e
dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, órgão executor
do SISNAMA, o licenciamento ambiental a que se
refere o artigo 1 O da Lei n°
6.938, de 31 de agosto de 1981, de
empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de
âmbito nacional ou regional.
d)O IBAMA, ressalvada sua competência supletiva, não poderá
delegar aos Estados o licenciamento de atividade com
significativo impacto ambiental de âmbito regional, uniformizando, quando
possível, as exigências.
Resposta: D
268) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Quase uma década depois de participarem do plantio
de aproximadamente 150 mil mudas de leguminosas florestais,
em áreas de mineração de areia de um
polo produtor em uma região, pesquisadores da Embrapa
Agrobiologia retornaram ao local para analisar a atual
situação. Diante do quadro acima, algumas considerações podem
ser feitas, com EXCEÇÃO de:
a) Já se pode avistar quase cem hectares
de floresta ao redor das lagoas de extração
de areia e nas lagoas de rejeito, onde
é depositado o material não comercial.
b) O Sindicato dos Mineradores de Areia da
região pode solicitar à Embrapa uma nova proposta
para o plantio de mais cem hectares de
áreas utilizadas na mineração de areia e posterior
Questões de Engenharia Ambiental
exploração da mineração.
c) O uso de leguminosas arbóreas fixadoras de
nitrogênio na recuperação de áreas degradadas pela mineração
de areia recupera a fertilidade do solo e
permite sua utilização agrícola posterior.
d) O processo exploratório de areia causa danos
consideráveis ao meio ambiente, formação de lagoas artificiais,
erosão, desertificação e preocupação por parte dos proprietários
dos terrenos que os arrendavam a empresas mineradoras
para a extração de areia para abastecer a
construção civil.
Resposta: B
269) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando o conceito de qualidade para o recurso
água, é INCORRETO afirmar:
a) Determinada substância presente na água transforma-se em
agente de degradação ambiental quando sua concentração ultrapassa
os limites impostos pela legislação.
b) Existe subjetividade das condições de qualidade, pois
o grau de reação e resistência à contaminação
pode variar entre as populações humanas.
c) Para monitoramento de manutenção da qualidade são
realizadas medições anuais na condição de vazão mínima.
d) São especificados dentro de certas faixas de
uso a que se propõe, estabelecendo padrões de
qualidade.
Resposta: C
270) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
No que se refere aos conceitos de Educação
Ambiental, é CORRETO afirmar:
Questões de Engenharia Ambiental
a) Deve desenvolver habilidades necessárias para a solução
de problemas ambientais.
b) É a transferência de conhecimentos, a exemplo
da educação tradicional.
c) É o estudo da Ecologia aplicada.
d) Impõe modelos aos cidadãos para que se
adaptem às necessidades de ordem pública ou econômica.
Resposta: A
271) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Medidas de controle da exposição ocupacional dos trabalhadores,
quando implantadas, devem ser suficientes para eliminar a
exposição ou pelo menos reduzi-la a um nível
aceitável. São exemplos de medidas de ordem administrativa,
EXCETO:
a) Eliminação ou substituição do agente.
b) Interdição ou paralisação de atividades ou operações.
c) Limitação do tempo de exposição.
d) Treinamento dos trabalhadores.
Resposta: A
272) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
O assoreamento está entre os principais processos poluidores
da água. Considerando seus efeitos nos cursos d'água,
é INCORRETO afirmar que
a) acumula substâncias minerais ou orgânicas.
b) fertiliza em excesso por recebimento de nutrientes.
c) provoca a redução da profundidade.
d) reduz o volume útil.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: B
273) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Entre as unidades de tratamento de esgotos, a
menor eficiência na remoção de DBO ocorre
a) nas valas de filtração.
b) no filtro anaeróbio.
c) no tanque séptico de câmara única ou
de câmaras sobrepostas.
d) no tanque séptico de câmaras em série.
Resposta: C
274) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
A concessão da Outorga de Águas no Estado
de Minas Gerais, referente às águas que nascem
e deságuam dentro dos limites do território mineiro,
está a cargo
a) do IGAM, exceto para a geração de energia elétrica.
b) da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério
do Meio Ambiente.
c) da EMATER-MG, para usos agrícolas.
d) da COPASA, para todos os usos.
Resposta: A
275) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Uma indústria lança efluentes em um rio a uma vazão de 20.000 m3 /dia,
com o equivalente populacional de 80.000 habitantes. Antes do ponto
de lançamento, o rio possuía uma vazão de 100.000 m3 /dia e uma
concentração de DBO de 8,0 mg/l. Sabendo-se que a contribuição por
pessoa de DBO é de 50 g / (hab.dia) e considerando-se válida a
Questões de Engenharia Ambiental
hipótese de mistura completa, qual é a concentração de DBO do
rio após o ponto de lançamento?
a) 20 mg/L
b) 28 mg/L
c) 32 mg/L
d) 36 mg/L
e) 40 mg/L
Resposta: E
276) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Um lago possui, na região do metalímnio, uma termoclina que
apresenta como característica a queda da temperatura de pelomenos 1 °C, a cada metro adicional na profundidade.
Essa termoclina é denominada Termoclina
a) Temporária
b) Planar
c) Nictemeral
d) Variacional
e) Lótica
Resposta: B
277) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Um dos solos zonais presente no território brasileiro
tem como características principais: apresentar coloração vermelha, amarela
ou alaranjada; ser muito profundo; ser bastante poroso;
ter elevados teores de óxido de ferro e
alumínio; apresentar pequenas diferenças entre os horizontes que
apresentam transição gradual ou difusa à exceção do
superficial, orgânico, típico de clima tropical úmido, bastante
envelhecido e intemperizado. O tipo de solo acima
descrito é o
Questões de Engenharia Ambiental
a) podzólico
b) cambissolo
c) litossolo
d) hidromórfico
e) latossolo
Resposta: E
278) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O tratamento de água acontece em etapas e
envolve processos químicos e físicos. Qual a primeira
etapa desse processo, no qual o primeiro produto
químico a entrar em contato com a água
é o o Sulfato de Alumínio ou o
Cloreto de Polialumínio (PAC), tendo como objetivo aglomerar
as partículas para que, aderindo umas às outras,
formem flocos?
a) Floculação.
b) Coagulação.
c) Decantação.
d) Flotação.
Resposta: B
279) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Em relação às afirmações abaixo sobre Valor do
Meio Ambiente na Economia Ambiental, julgue-as se são
verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. No caso de serviços ambientais, os economistas
iniciam o processo de mensuração distinguindo entre valor
de uso e valor de não uso do
bem ou serviço ambiental. O valor de uso
é subdividido em valor de uso propriamente dito,
valor de opção e valor de quase-opção. II.
Questões de Engenharia Ambiental
A valoração econômica do meio ambiente passa pelo
cálculo do VET-Valor Econômico Total para o bem
ou serviço ambiental sob análise. Sendo assim, o
valor econômico total do meio ambiente pode ser
integralmente revelado por relações de mercado. III. Pode-se
distinguir os seguintes componentes do Valor Econômico Total
(VET) de um bem ou serviço ambiental: VET
= valor de uso + valor de opção
+ valor de quase-opção + valor de existência.
a) Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
d) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
Resposta: B
280) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
As águas subterrâneas estão divididas em duas zonas
principais, saturada e não insaturada. Que nome se
dá ao movimento de percolação da água da
zona insaturada para a zona saturada que está
abaixo?
a) Redistribuição.
b) Infiltração.
c) Recarga.
d) Transmissividade.
Resposta: C
281) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A realização de análises físico-químicas durante as várias
etapas do tratamento da água possibilita o acompanhamento
da eficiência desse tratamento e determina a necessidade,
Questões de Engenharia Ambiental
ou não, da implementação de medidas preventivas e/ou
corretivas. Além disso, serve para monitorar os principais
parâmetros relativos à potabilidade da água. Em que
etapa do tratamento da água são realizadas as
análises de matéria orgânica, oxigênio dissolvido e dióxido
de carbono?
a) Água Bruta.
b) Água Coagulada.
c) Água Decantada.
d) Água Floculada.
Resposta: A
282) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O Plano Nacional de Educação Ambiental foi instituído
pela Lei 9795/99, entre outros, com o enfoque
humanista, holístico, democrático e participativo. Sobre as diretrizes
desse plano, é correto afirmar que:
a) A educação ambiental deve ser implantada como
disciplina específica no currículo de ensino básico.
b) Os professores devem receber formação complementar em
suas áreas de atuação.
c) As ações e práticas educativas para agricultores
não são abordadas no Plano.
d) O órgão gestor local não define as
diretrizes para implementação do Plano.
Resposta: B
283) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
De acordo com a Resolução CONAMA 430/2011, que
dispõe sobre as condições e padrões de lançamento
de efluentes, é correto afirmar que:
Questões de Engenharia Ambiental
a) Fator de Toxicidade é a concentração dada
em massa por volume (miligramas por litro) da
diluição do efluente que causa efeito deletério agudo
aos organismos, num determinado período de exposição, nas
condições de ensaio;
b) Os testes de ecotoxicidade são métodos utilizados
para detectar e avaliar a capacidade de um
agente tóxico provocar efeito nocivo, utilizando bioindicadores dos
grandes grupos de uma cadeia ecológica;
c) Concentração Letal Mediana-CL50 é 50% da concentração
do efluente que causa efeito agudo nos organismos,
em determinado período de exposição, nas condições de
ensaio.
d) Concentração de Efeito Não Observado-CENO é a
menor concentração do efluente que causa efeito deletério
estatisticamente significativo na sobrevivência e reprodução dos organismos,
em um determinado tempo de exposição, nas condições
de ensaio.
Resposta: B
284) (FCC/2018/CL-DF/CONSULTOR LEGISLATIVO/MEIO AMBIENTE)
As regiões e bacias hidrográficas do Distrito Federal
e entorno estão contempladas em:
a) Região Hidrográfica do Rio Paranoá: Bacias Hidrográficas
dos Rios São Bartolomeu, Paranoá, Descoberto, Corumbá e
São Marcos; e Região Hidrográfica do Rio São
Francisco: Bacia Hidrográfica do Rio Preto.
b) Região Hidrográfica do Rio Paranoá: Bacias Hidrográficas
dos Rios São Bartolomeu, Paranoá, Descoberto, Corumbá e
São Marcos; Região Hidrográfica do Rio São Francisco:
Bacia Hidrográfica do Rio Preto; e Região Hidrográfica
dos Rios Tocantins e Araguaia: Bacia Hidrográfica do
Rio Maranhão.
c) Região Hidrográfica do Rio Paranoá: Bacias Hidrográficas
dos Rios São Bartolomeu, Paranoá, Descoberto, Preto e
São Marcos; Região Hidrográfica do Rio São Francisco:
Bacia Hidrográfica do Rio Corumbá; e Região Hidrográfica
Questões de Engenharia Ambiental
dos Rios Tocantins e Araguaia: Bacia Hidrográfica do
Rio Maranhão.
d) Região Hidrográfica do Rio Paranoá: Bacias Hidrográficas
dos Rios São Bartolomeu, Paranoá, Descoberto, Corumbá e
São Marcos; e Região Hidrográfica dos Rios Tocantins
e Araguaia: Bacia Hidrográfica do Rio Maranhão.
e) Região Hidrográfica do Rio Paranoá: Bacias Hidrográficas
dos Rios Paranoá, Descoberto, Corumbá e São Marcos;
Região Hidrográfica do Rio São Francisco: Bacia Hidrográfica
do Rio Preto; e Região Hidrográfica dos Rios
Tocantins e Araguaia: Bacia Hidrográfica dos Rios Maranhão
e São Bartolomeu.
Resposta: B
285) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário abaixo para responder à questão.Uma
agroindústria de grande porte se instalou na cidade
X, município banhado pelo rio Y, e caracterizado
pela presença de alguns lagos artificiais. De forma
a reduzir os impactos do lançamento das águas
residuárias no curso d'água, foi proposto um sistema
de tratamento de águas residuárias. Assinale a alternativa
que relaciona corretamente a etapa ao seu objetivo
no tratamento de águas residuárias.
(I) Tratamento Preliminar
(II) Tratamento Primário
(III) Tratamento Secundário
(IV) Tratamento Terciário
(a) Remoção de matéria orgânica
(b) Remoção de Nutrientes e Patógenos
(c) Remoção de Sólidos Grosseiros
(d) Remoção de Sólidos Sedimentáveis
a) Ia
b) IIa
c) IIc
d) IVb
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
286) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Além da geração e do descarte inadequado de
águas residuárias e resíduos sólidos, a instalação e
a operação do empreendimento também podem acarretar prejuízos
no tratamento de água, tornando-o mais oneroso. Como
exemplo, tem-se o aumento da turbidez da água.
Dentre as configurações de tratamento de água listadas
abaixo, qual é mais indicada para águas com
alta turbidez?
a) Tratamentoconvencional.
b) Filtração direta ascendente.
c) Filtração direta descendente.
d) Filtração lenta.
Resposta: A
287) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Sobre a portaria de potabilidade n.º 2914, de
2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle
e de vigilância da qualidade da água para
consumo humano e seu padrão de potabilidade, assinale
a alternativa correta.
a) Água para consumo humano é aquela destinada
à preparação de alimentos, à ingestão, à higiene
pessoal e à lavagem de roupas.
b) O monitoramento da qualidade da água de
abastecimento deve ser mais frequente para captações subterrâneas
quando comparadas às captações superficiais.
c) A frequência de monitoramento de cianobactérias é
dependente da quantidade de células por mL encontradas
em uma amostragem de água do manancial, assim
como a necessidade de análises de cianotoxinas é
dependente da presença de cianobactérias (acima de 20.000
células/mL).
Questões de Engenharia Ambiental
d) A análise de agrotóxicos no manancial de
captação é obrigatória, mesmo quando não há uso
de agrotóxicos na área de drenagem do ponto
de captação.
Resposta: C
288) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Sobre o processo de incineração e coprocessamento dos
resíduos, assinale a alternativa correta.
a) No coprocessamento de resíduos, os resíduos sofrem
pirólise (combustão em fluxo turbulento de gás inerte).
A temperatura desse processo é menor que a
temperatura que ocorre no processo de incineração.
b) A incineração é uma técnica alternativa indicada
para o tratamento de material com elevada umidade.
c) O coprocessamento de resíduos promove aproveitamento energético
do resíduo e dispensa o aterramento de cinza.
d) O processo de incineração produz escórias e
cinzas com aproveitamento de energia calorífica.
Resposta: C
289) (FCC/2018/CL-DF/CONSULTOR LEGISLATIVO/MEIO AMBIENTE)
Sobre as fontes renováveis da matriz energética brasileira,
é correto afirmar que a energia
a) de pequenas centrais hidrelétricas não implica em
produção de gases de efeito estufa, pois a
área inundada é pequena.
b) eólica não tem efeitos negativos sobre o
ambiente, sendo, por isso, considerada uma energia limpa.
c) solar consegue substituir completamente as fontes convencionais
comumente utilizadas na geração de energia elétrica.
Questões de Engenharia Ambiental
d) do biodiesel reduz as emissões atmosféricas, além
de não provocar impactos ao ambiente terrestre.
e) da biomassa tem o aproveitamento direto por
combustão, em fornos e caldeiras, como uma de
suas vantagens.
Resposta: E
290) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
De acordo com a NBR 10004 – Resíduos
Sólidos – Classificação, um agente teratogênico pode ser
definido como:
a) Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico
cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar
as taxas espontâneas de danos ao material genético
e ainda provocar ou aumentar a frequência de
defeitos genéticos.
b) Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou
estado de deficiência que, estando presente durante a
vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na
estrutura ou função do indivíduo dela resultante.
c) Substâncias ou misturas que apresentem ou possam
apresentar riscos para um ou vários compartimentos ambientais.
d) Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja
inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer
ou aumentar sua frequência.
Resposta: B
291) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando o meio ambiente, o ambiente de trabalho
e a saúde do trabalhador, para prevenir riscos
são medidas econômicas e eficazes, EXCETO:
Questões de Engenharia Ambiental
a) Atuar corretivamente, introduzindo modificações nos processos.
b) Conhecer os locais de trabalho e as atividades.
c) Identificar os diversos agentes eventualmente presentes.
d) Reconhecer e antecipar os riscos.
Resposta: A
292) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
De acordo com a Decisão Normativa COPAM nº
217/2017, para fins de enquadramento nas atividades sujeitas
a licenciamento ambiental, ao se definir o porte
de uma linha de transmissão de energia, é
considerado o seguinte parâmetro:
a) Capacidade instalada.
b) Altura da rede energizada.
c) Tensão.
d) Extensão.
Resposta: D
293) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Conforme estabelece a Decisão Normativa COPAM nº 217/2017,
no que se refere à dispensa do licenciamento
ambiental no âmbito estadual, é CORRETO afirmar:
a) A dispensa exime o empreendedor do dever
de obter junto aos órgãos competentes os atos
autorizativos para realizar intervenções ambientais ou para intervir
ou fazer uso de recurso hídrico, se necessários.
b) Ficam dispensadas as atividades ou empreendimentos não
enquadrados em nenhuma das classes ou não relacionados
na Listagem de Atividades do Anexo Único da
Deliberação Normativa.
c) Nesta situação basta providenciar somente o LAS
Questões de Engenharia Ambiental
– Licenciamento Ambiental simplificado.
d) Os empreendedores neste enquadramento ficam sujeitos
obrigatoriamente à Autorização Ambiental de Funcionamento
pelo órgão ambiental estadual competente.
Resposta: B
294) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Entre os processos de tratamento de água, a
etapa de clarificação pode ser dispensada quando se
tratar de águas
a) com alto teor de flúor e cloro.
b) de captação superficial.
c) de chuvas.
d) subterrâneas.
Resposta: D
295) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
São motivos que justificam o cuidado e a
importância das Matas Ciliares para o meio ambiente,
EXCETO:
a) Cobrem e protegem o solo, permitindo que
absorva e retenha água das chuvas.
b) Evitam a erosão e o assoreamento do
leito dos rios.
c) Funcionam como corredores para que animais e
sementes possam transitar entre áreas protegidas.
d) Sofrem com o desmatamento e a ausência
de legislação ambiental adequada para sua proteção.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: D
296) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
O estabelecimento de normas, padrões, critérios e parâmetros
de qualidade ambiental é considerado um instrumento de
a)controle ambiental a posteriori.
b) controle ambiental prévio.
c) controle de fiscalização ambiental.
d) controle ambiental repressivo.
e) intervenção ambiental.
Resposta: E
297) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A física clássica mostra que velocidade instantânea de
um objeto no instante t é o limite
das velocidades
a) médias do objeto calculadas em um determinado
intervalo de tempo t.
b) médias do objeto calculadas em intervalos de
tempo cada vez maiores, contendo t.
c) maiores do objeto calculadas em intervalos de
tempo cada vez menores, contendo t.
d) maiores do objeto calculadas em intervalos de
tempo cada vez maiores, contendo t.
e) médias do objeto calculadas em intervalos de
tempo cada vez menores, contendo t.
Resposta: E
298) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A Resolução CONAMA 357/2005, considerando suas alterações, estabelece
Questões de Engenharia Ambiental
as classes de qualidade para as águas doces,
salobras e salinas. Segundo esse critério, os corpos
d’água destinados ao abastecimento para consumo humano, com
desinfecção; à preservação do equilíbrio natural das comunidades
aquáticas; e à preservação dos ambientes aquáticos em
unidades de conservação de proteção integral são classificados
como de classe
a) 4.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) especial.
Resposta: E
299) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
No projeto de tanques sépticos, a relação entre
os diâmetros efetivos D60 e D10, a qual
expressa a dispersão dos diâmetros de grãos componentes
do meio filtrante é denominada
a) diâmetro efetivo do meio filtrante.
b) porosidade do meio filtrante.
c) índice de vazio do meio filtrante.
d) coeficiente de uniformidade do meio filtrante.
e) área específica do meio filtrante.
Resposta: D
300) (FCC/2018/SABESP/QUÍMICO)
A poluição de águas pode ocorrer quando algunscompostos são originados como subprodutos indesejáveis de uma
grande variedade de processos, tais como branqueamento de
polpa celulósica, reciclagem de metais e produção de
Questões de Engenharia Ambiental
solventes. Esses subprodutos indesejáveis são
a)compostos de enxofre.
b)bifenilas policloradas.
c)mercaptanas.
d)dioxinas.
e)fosfatos.
Resposta: D
301) (FCC/2018/SABESP/TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO/QUÍMICA)
Sobre os lodos ativados, é correto afirmar que
a)são utilizados com o objetivo de desinfecção.
b)são utilizados em tanques com aeração mecânica.
c)seu principal objetivo é a eliminação de nitrogênio e fósforo.
d)são utilizados em processos anaeróbicos com o objetivo
de estabilizar a matéria orgânica.
e)são utilizados nos reatores UASB.
Resposta: B
302) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O lbama publicou na edição do Diário Oficial
da União, de 17 de julho de 2013,
a Instrução Normativa (IN) n° 12, de 16
de julho de 2013. Essa IN regulamenta a
Resolução Conama n° 452/2012 que dispõe sobre os
procedimentos de controle da importação de resíduos, conforme
as normas adotadas pela Convenção da Basileia. Diante
do quadro acima, NÃO é correto afirmar:
a) Essa publicação se constitui em mais uma
etapa para aperfeiçoar os mecanismos de controle do
ingresso de resíduos no país e possibilitar maior
Questões de Engenharia Ambiental
transparência e celeridade nos processos de solicitação de
importação de resíduos.
b) A importação dos resíduos controlados só é
permitida se proveniente de país que tenha ratificado
a Convenção de Basileia e esses resíduos deverão
ser destinados apenas para reutilização ou reciclagem no
Brasil em instalações devidamente licenciadas e regulares junto
ao Cadastro Técnico Federal.
c) O Decreto n° 875, de 19 de
julho de 1993, já preconizava que o movimento
transfronteiriço de resíduos perigosos e outros resíduos fosse
reduzido ao mínimo compatível com a administração ambiental
mente saudável e eficaz desses resíduos e que
seja efetuado de maneira a proteger a saúde
humana e o meio ambiente dos efeitos adversos
que possam resultar desse movimento.
d) A Convenção de Basileia não reconhece que
qualquer país que seja Parte tenha o direito
soberano de proibir a entrada ou depósito de
resíduos perigosos e outros resíduos em seu território
Resposta: D
303) (INSTITUTO MACHADO DE ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A respeito da escrituração e elaboração de demonstrações
financeiras, inclusive a obrigatoriedade de auditoria independente por
auditor registrado e divulgação de fatos relevantes da
empresa, a Saneago está sujeita às normas de
qual órgão do governo?
a) Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
b) Banco Central do Brasil – BACEN.
c) Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
d) Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.
Resposta: A
Questões de Engenharia Ambiental
304) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Dos aspectos que fazem da Ecoeficiência um elemento
estratégico indispensável para o negócio de uma empresa,
assinale a alternativa abaixo que se refere ao
aspecto de otimização de processos:
a) Por exemplo, produtos a leasing, que alteram
a atitude das empresas, estimulando a mudança e
o foco na durabilidade do produto e reciclagem.
b) Utilização de subprodutos/resíduos de uma indústria como
matéria-prima/recursos de outro = desperdício zero.
c) Partilhar recursos, pois aumenta a utilização efetiva
de ativos físicos.
d) Passar de soluções com custos elevados para
aquelas que consideram a prevenção da poluição em
primeiro lugar.
Resposta: D
305) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Assinale a alternativa que corresponde aos conceitos hidrogeológicos
descritos abaixo: I. É aquela água contida em
um sedimento ao momento de sua deposição. Normalmente
são águas de baixa qualidade química. II. É
aquela água saturada em material dissolvido, normalmente bicarbonato,
que gera precipitados.
a) I. Água Conata; II. Água Incrustante.
b) I. Água de Retenção; II. Água Dura.
c) I. Água de Constituição; II. Água Agressiva.
d) I. Água Pelicular; II. Água Fóssil.
Resposta: A
Questões de Engenharia Ambiental
306) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREFEITURA CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
As normas ISO 14000 – Gestão Ambiental foram
inicialmente elaboradas visando o “manejo ambiental”, que significa
“o que a organização faz para minimizar os
efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades”.
Sobre a norma ISO 14001, não é correto afirmar que:
a) É uma norma de gerenciamento.
b) Pode ser utilizada por qualquer tipo de
organização, industrial ou de serviço, de qualquer porte,
de qualquer ramo de atividade.
c) É uma norma de produto e de performance.
d) Ela é compreensiva: todos os membros da
organização participam na proteção ambiental, envolvendo todos os
stake-holders (os clientes, os funcionários, os acionistas, os
fornecedores e a sociedade).
Resposta: C
307) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário abaixo para responder à questão.Uma
agroindústria de grande porte se instalou na cidade
X, município banhado pelo rio Y, e caracterizado
pela presença de alguns lagos artificiais. Uma grande
preocupação levantada por alguns analistas ambientais é quanto
ao risco de eutrofização dos cursos d'água presentes
no município, sobretudo após o início da operação
do empreendimento. Assinale a alternativa correta sobre o
fenômeno descrito.
a) Enriquecimento das águas com ferro e manganês,
com alteração da cor dessas.
b) Enriquecimento das águas com nitrogênio e fósforo,
que pode levar à proliferação de algas e
plantas aquáticas, com maior risco de crescimento desses
seres nos lagos artificiais.
c) Proliferação de algas e plantas aquáticas devido
ao grande aporte de nitrogênio e fósforo nos
cursos d'água, que irá ocorrer na mesma intensidade
Questões de Engenharia Ambiental
no rio X e nos lagos artificiais.
d) Lixiviação de nutrientes dos solos para os
cursos d'água, associados à erosão.
Resposta: B
308) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/GENGENHARIA AMBIENTAL)
No tratamento de água para abastecimento, também é
gerado o lodo de estações de tratamento de
água (ETA). Comparando as características do lodo de
ETA com as de estações de tratamento de
esgoto (ETE), indique a alternativa que apresente a
destinação mais adequada para os resíduos sólidos gerados
no tratamento.
a) Lodo de ETA: disposição no solo como
fonte de nutrientes; lodo de ETE: fabricação de
tijolos e telhas.
b) Lodo de ETA: fabricação de tijolos e
telhas; lodo de ETE: disposição no solo como
fonte de nutrientes.
c) Lodo de ETA e lodo de ETE:
disposição no curso d'água.
d) Lodo de ETA: disposição no curso d'água;
lodo de ETE: fabricação de tijolos e telhas.
Resposta: B
309) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/GESTOR PÚBLICO MUNICIPAL)
Utilize o cenário a seguir para responder à
questão.Um engenheiro ambiental foi contratado para promover o
manejo e a destinação correta para os resíduos
listados a seguir. Antes de tomar sua decisão,
foi necessário classificar os resíduos para seguir os
procedimentos estabelecidos nas legislações pertinentes. 
Questões de Engenharia Ambiental
Pela Resolução CONAMA n.º 307/2002, 1) latas de tintas; 2) vergalhões
de metal; 3) pisos e blocos de concreto
quebrados são, respectivamente, classificados como
a) resíduo reciclável (Classe B), resíduo reciclável (Classe B) e
resíduo reutilizável ou reciclável como agregado (Classe A).
b) resíduo perigoso (Classe D), resíduo reciclável (Classe B) e
resíduo reciclável (Classe B).
c) resíduo reciclável (Classe B), resíduo perigoso (Classe D) e
resíduo reutilizável ou reciclável como agregado (Classe A). 
d) resíduo perigoso (Classe D), resíduo reciclável (Classe B) e
resíduo reutilizável ou reciclável como agregado (Classe A).
Resposta: D
310) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
As regiões das águas marítimasou interiores, definidas
por ato do Poder Público, onde a prevenção,
o controle da poluição e a manutenção do
equilíbrio ecológico exigem medidas especiais para a proteção
e a preservação do meio ambiente, com relação
à passagem de navios, nos termos da Lei
n° 9.966/2000, são denominadas áreas
a) de proteção marinha
b) de vitalização oceânica
c) para preservação marítima
d) consideradas inapropriáveis
e) ecologicamente sensíveis
Resposta: E
311) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Na escolha do manancial ideal para uso da
água para determinada atividade produtiva, muitas vezes o
Questões de Engenharia Ambiental
engenheiro precisa decidir entre uma fonte de água
superficial e uma fonte de água subterrânea. De
forma geral, cada uma delas apresenta vantagens e
desvantagens sobre a outra, ainda que, em um
sítio específico, essa situação possa mudar.Considerando-se as
possibilidades de abastecimento de um sítio com as seguintes
características: - Está localizado acima de um aquífero confinado
com águas potáveis, cuja camada permeável fica abaixo
de duas camadas de rochas ígneas; - Possui um
manancial superficial que fica a 2 km do
centro de massa do município e tem águas
que necessitam de tratamento convencional em uma ETA;
- Possui uma demanda que excede a vazão mínima
do rio, mas que fica abaixo da vazão
média desse rio e da vazão explotável do
aquífero.Verifica-se que é um exemplo de vantagem da
captação de águas superficiais sobre a de águas
subterrâneas:
a) As obras podem ser realizadas à medida
que a cidade vai crescendo, com amortização mais
vantajosa pela arrecadação com a tarifa.
b) Apresenta menor impacto ambiental, uma vez que
dispensa a construção de um reservatório de regularização.
c) Possui menor necessidade de tratamento, demandando somente
uma cloração que pode ser realizada no reservatório
de distribuição.
d) Dispensa o uso de sondagem e perfilagem
geofísica para localização do melhor ponto de captação.
e) Possui tempo de execução menor, da ordem
de dezenas de dias.
Resposta: D
312) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A lei nº 11445/07 estabelece as diretrizes nacionais
para o saneamento básico, tem entre outros, os
princípios de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza
urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de
Questões de Engenharia Ambiental
formas adequadas à saúde pública e à proteção
do meio ambiente. Sobre as diretrizes dessa lei,
é correto afirmar que:
a) Os planos de saneamento básico deverão ser
compatíveis com os planos das bacias hidrográficas em
que estiverem inseridos.
b) Os planos de saneamento básico não poderão
ser revistos em prazo inferior a 4 (quatro)
anos, anteriormente à elaboração do Plano Plurianual.
c) As propostas dos planos de saneamento básico
e dos estudos que as fundamentem podem ser
mantidas em sigilo dos prestadores de serviços.
d) A delegação de serviço de saneamento básico
pode substituir o cumprimento pelo prestador do respectivo
plano de saneamento básico.
Resposta: A
313) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
As Secretarias de Saúde do Município e do
Estado, com apoio da União, têm a obrigação
perante a lei de exercer a vigilância da
qualidade da água para consumo humano. A Portaria
2914/2011 do Ministério da Saúde estabelece os padrões
físicos, químicos e microbiológicos da qualidade da água.
Por que a bactéria Escherichia coli é usada
como indicadora de poluição nas análises microbiológicas de
água?
a) A bactéria habita naturalmente o intestino de
humanos e de alguns animais.
b) A bactéria é a única espécie de
microrganismo que cresce em meio de cultura artificial.
c) A bactéria é a única espécie de
microrganismo que sobrevive em grandes volumes de água.
d) A bactéria é o único procarionte que
sobrevive em grandes volumes de água.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: A
314) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os métodos de avaliação de impacto ambiental são
utilizados para gerar o Relatório de Impacto Ambiental
que vai subsidiar o processo de Licenciamento Ambiental
de atividades que trazem efeitos sobre o meio
ambiente. Sobre os métodos mais comumente utilizados no
Brasil, é correto afirmar que:
a) O método de superposição de cartas gera
mapas que mostram a dinâmica dos sistemas e
as interações entre fatores e impactos e variável
temporal.
b) O método “check list” confronta fatores e
ações e resulta em um quadro de controle
bidimensional.
c) O método das matrizes de interação fornece
a listagem de interação dos fatores inclusive as
características temporais dos sistemas e os impactos ambientais.
d) O método “ad hoc” consiste da avaliação
qualitativa obtida em reunião de especialistas que analisam
os elementos que impactam o meio ambiente.
Resposta: D
315) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Buscando implementar um programa de conservação de água,
uma subsidiária de uma empresa petrolífera realizou uma
auditoria do consumo e elaborou um plano de
intervenção que previa, entre outras ações, o emprego
de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo.As opções
de acabamento em louças e metais utilizadas em
instalações prediais de água fria estão listadas a
seguir:I - Arejadores de vazão constante nas torneiras
de lavatório e cozinha;II - Acionadores eletrônicos com
sensor de presença em lavatórios e mictórios;III -
Registros reguladores de pressão em pontos de consumo.São
Questões de Engenharia Ambiental
exemplos de emprego de tecnologias economizadoras que podem
ter sido usadas no plano de intervenção:
a) II, apenas
b) I e II, apenas
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas
e) I, II e III
Resposta: E
316) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Em áreas onde a sucessão ecológica ocorre, as espécies que fazem parte
desse processo podem ser classificadas, conforme o estágio da sucessão,
da seguinte maneira: pioneiras, secundárias iniciais, secundárias
tardias e clímax. A velocidade de crescimento de espécies secundárias
iniciais é
a) mais rápida do que as das espécies pioneiras
b) mais rápida do que as das espécies clímax
c) mais lenta do que a das espécies secundárias tardias
d) igual a das espécies clímax
e) igual a das espécies pioneiras
Resposta: B
317) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
Bacias hidrográficas podem ser analisadas como sistemas físicos,
em que a entrada da água ocorre devido à precipitação, e a saída
de água ocorre pelo exutório. Esse sistema, que representa a bacia
hidrográfica, é considerado um sistema aberto, pois a totalidade do(a)
a) precipitação não se torna escoamento no exutório, ocorrendo perdas
devido a volumes evaporados, por exemplo.
b) precipitação se torna infiltração permanente, ocorrendo retenção
Questões de Engenharia Ambiental
do volume na própria bacia, por exemplo.
c) escoamento do exutório retorna para a bacia, ocorrendo um volume
de entrada menor do que o do fluxo de saída.
d) escoamento por infiltração provisória retorna para a bacia, zerando
a diferença de fluxos de entrada e saída.
e) volume do exutório se iguala ao volume dos brotamentos permanentes,
gerando diferenças entre esses volumes, que se anulam.
Resposta: A
318) (CESGRANRIO/2018/PETROBRAS/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE JÚNIOR)
A turbidez pode ser causada, por exemplo, pela
presença de areia, argila e micro-organismos, e sua
medida é um importante parâmetro para avaliação das
características físicas da água. Um meio simples de
determinar a turbidez da água é através do(a)
a)cromatógrafo de Petersen
b) funil do tipo coletor
c)funil do tipo Van Veen
d)disco de Secchi
e)garrafa Van Dorn
Resposta: D
319) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando a NBR 10004:2004, que classifica os resíduos
sólidos, no que se refere à periculosidade dos
resíduos identifique com V as afirmativas Verdadeiras e
com F as Falsas: 
( ) Um resíduo sólido inflamável é classificado como perigoso. 
( ) Sucata de materiais ferrosose não ferrosos são
classificadas como resíduos perigosos. 
( ) Resíduos de plástico polimerizado são classificados como
perigosos. 
Questões de Engenharia Ambiental
( ) Resíduos de papel e papelão são classificados como não
perigosos. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F, F, V, V
b) F, V, F, V
c) V, F, F, V
d) V, F, V, F
Resposta: C
320) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando as tipologias especiais de ambiente, podemos definir
os Terrenos Cársticos como
a) ambientes antropicamente alterados, como áreas urbanizadas ou
rurais de uso intensivo.
b) ambientes costeiros, de rios e de lagos, sensíveis a impactos
ambientais.
c) aqueles formados pela dissolução das rochas pelas
águas, onde ocorrem cavernas e rios subterrâneos.
d) aqueles onde ocorrem elementos do patrimônio natural.
Resposta: C
321) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando o enquadramento dos corpos d'água e das
bacias hidrográficas em classes de qualidade, é INCORRETO
afirmar:
a) Águas de classe 4 podem ser destinadas
ao abastecimento doméstico após sofrerem tratamento convencional.
b) Enquanto não forem feitos os enquadramentos, as
águas serão consideradas na classe 2.
c) Nas águas de classes 1 a 4,
serão tolerados lançamentos de despejos desde que não
Questões de Engenharia Ambiental
ultrapassem determinados limites estabelecidos.
d) Tem como objetivo assegurar às águas qualidade
compatível com os usos mais exigentes a que
forem destinadas.
Resposta: A
322) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando a Decisão Normativa COPAM nº 217/2017, para
uma subestação de energia com tensão de 150 kV que ocupa
uma área de 2 ha, para fins de licenciamento ambiental,
é CORRETO afirmar:
a) Enquadra-se no Licenciamento Ambiental Concomitante - LAC.
b) Estes parâmetros não são suficientes para definir
o potencial poluidor.
c) Fica sujeita ao processo simplificado por meio de RCA/PCA.
d) Subestações de energia não estão sujeitas a
licenciamento ambiental.
Resposta: D
323) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando os processos de tratamento de água de
mananciais superficiais, a etapa que tem o objetivo
de remover os sólidos presentes na água é:
a) Adsorção.
b) Clarificação.
c) Desinfecção.
d) Fluoretação.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: B
324) (FUMARC/2018/CEMIG-MG/ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR)
Considerando as características da Mata Atlântica e suas
particularidades, identifique com V as afirmativas Verdadeiras e
com F, as Falsas: 
( ) Se comparada com a Floresta Amazônica, apresenta,
proporcionalmente ao seu tamanho, maior diversidade
biológica. 
( ) Em relação à fauna, tem enorme quantidade de espécies
endêmicas.
( ) Por estar presente em grande área de abrangência, não tem
problemas com espécies em extinção, que se encontram bem
distribuídas. 
( ) A diversidade de sua flora é bem mais restrita que a da fauna,
já que está presente em áreas muito antropizadas.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F, F, V, V
b) F, V, F, V
c) V, F, V, F
d) V, V, F, F
Resposta: D
325) (UNILAVRAS/2018/PREFEITURA BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário abaixo para responder à questão.Uma
agroindústria de grande porte se instalou na cidade
X, município banhado pelo rio Y, e caracterizado
pela presença de alguns lagos artificiais. Após a
instalação do empreendimento, em um dia de intenso
calor, houve o aparecimento de uma grande quantidade
de peixes mortos no rio Y. Qual variável
você utilizaria para caracterizar a água residuária do
empreendimento, de forma a inferir sobre a contribuição
da agroindústria no evento?
a) pH.
Questões de Engenharia Ambiental
b) Metais pesados.
c) DBO.
d) Condutividade elétrica.
Resposta: C
326) (UNILAVRAS/2018/PREF. BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
A má disposição de águas residuárias no solo pode causar
diversos impactos ambientais negativos. Dentre os impactos
ambientais negativos citados abaixo, qual não é resultado
direto da aplicação de águas residuárias no solo?
a) Selamento superficial, com redução da porosidade do solo.
b) Encrostamento, com diminuição da capacidade de infiltração
de água no solo.
c) Salinização, com aumento da concentração de sais,
e morte das plantas por seca.
d) Dispersão química do solo, em águas com
alta concentração de sódio, e baixa condutividade elétrica.
Resposta: B
327) (UNILAVRAS/2018/PREF. BOM DESPACHO/MG/ENGENHARIA AMBIENTAL)
Utilize o cenário a seguir para responder à questão.
Um engenheiro ambiental foi contratado para promover o
manejo e a destinação correta para os resíduos listados
a seguir. Antes de tomar sua decisão, foi necessário
classificar os resíduos para seguir os procedimentos
estabelecidos nas legislações pertinentes. Conforme a RDC
n.º 306/2004 ANVISA, 1) carcaças de animais mortos;
2) ampolas contendo vacinas vencidas; 3) agulhas de
acupuntura; 4) medicamentos vencidos são, respectivamente,
classificados como
a) resíduo de risco biológico (Classe A), resíduo
Questões de Engenharia Ambiental
de risco químico (Classe B), resíduo perfurocortante (Classe E) e
resíduo de risco químico (Classe B).
b) resíduo de risco biológico (Classe A), resíduo de risco
biológico (Classe A), resíduo perfurocortante de
risco biológico (Classe E e A) e resíduo de risco químico (Classe B).
c) resíduo de risco biológico (Classe A), resíduo de risco 
químico (Classe B), resíduo de risco biológico (Classe A) e
resíduo de risco químico (Classe B).
d) resíduo de risco biológico (Classe A), resíduo de risco
biológico (Classe A), resíduo perfurocortante (Classe E) e
resíduo radioativo (Classe C).
Resposta: A
328) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
No que se refere às normas ambientais, a
Auditoria de
a) Conformidade Legal avalia a adequação da empresa
às normas ambientais aplicáveis a sua área de atuação,
sendo utilizada como preparação para o requerimento
de licenças ambientais ou como forma de prevenção de multas.
b) Avaliação de Desempenho é realizada para adequar,
certificar ou verificar o atendimento da empresa aos
requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.
c) Responsabilidade tem como objetivo verificar as causas,
os responsáveis e a possibilidade de recorrência de
acidentes ambientais.
d) Cadeia Produtiva tem como finalidade a verificação
de riscos para a população ou o meio ambiente após o
fechamento de algum tipo de indústria.
e) Sistema de Gestão tem como objetivo avaliar
a empresa com base em indicadores ambientais, como
o consumo de água, energia, geração de resíduos etc.
Resposta: A
Questões de Engenharia Ambiental
329) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
Considerando-se que um dos principais fundamentos dos
Sistemas de Gestão Ambiental é a melhoria contínua, a
implementação da ISO 14000 exige que algumas normas
e diretrizes sejam seguidas, entre elas: 
I. Proporcionar economia de escala ao gerar menor quantidade
de resíduos, efluentes e emissões. 
II. Manter sistema de gestão ambiental de forma que suas
atividades atendam à legislação vigente e aos padrões
estabelecidos pela empresa, impondo novos requisitos
legais adicionais. 
III. Estabelecer objetivos ambientais a todos os níveis
relevantes da organização e fixar novos objetivos assim
que estes sejam atingidos. 
IV. Manter canal de comunicação e diálogo permanente com seus
empregados e a comunidade, visando ao aperfeiçoamento de ações
ambientais conjuntas. Essa necessidade de estruturação da
comunicação em termos ambientais não obriga a publicação dos
resultados ambientais. 
V. Definir uma Política Ambiental ajustada à realidade da
empresa, mas não a rotulagem ecológica do produto.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) III, IV e V.
d) I, III e IV.
e) I, II e V.
Resposta: C
330) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
A Norma Brasileira que trata do reúso local
de esgoto é a
a) NBR 12.209
b) NBR 8.160
c) NBR 12.216
d) NBR 15.527
Questões de Engenharia Ambiental
e) NBR 13.969
Resposta:E
331) (FCC/2018/SABESP/ENGENHEIRO/AMBIENTAL)
No processo de ciclagem de nutrientes, no ciclo
do nitrogênio, a amônia produzida pelos biofixadores de
vida livre é transformada em
a)amônio e em seguida em N2.
b) nitrato e em seguida em nitrito.
c)N2 e em seguida em amônio.
d)nitrito e em seguida em N2.
e) nitrito e em seguida em nitrato.
Resposta: E
332) (SELECON/2018/PREFEITURA DE CUIABÁ/MT/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A indústria da construção civil é um setor
produtivo que possui considerável papel na economia do
Brasil. A indústria da construção civil, por conta
de sua grandiosidade, é atualmente a maior consumidora
de recursos naturais da sociedade, absorvendo de 20
a 50% desses recursos explorados no mundo. Em
relação a essa afirmativa, NÃO é possível considerar:
a) Como em todo processo industrial, o uso
dos insumos da indústria da construção civil gera
resíduos e, em grande escala, que necessitam ser
gerenciados. O macro-complexo da indústria da construção civil
é responsável por 40% dos resíduos gerados na
economia.
b) No Brasil, os resíduos da indústria da
construção civil correspondem a aproximadamente 50% do total
de resíduos sólidos produzidos.
Questões de Engenharia Ambiental
c) Na construção de edifícios, aproximadamente 100 kg
de resíduos são produzidos por metro quadrado de
pavimento construído.
d) Pode-se registrar a geração de uma a
duas toneladas por metro quadrado de pavimento demolido.
Resposta: C
333) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
São diretrizes para Estudo de Impacto Ambiental e
seu respectivo Relatório (EIA/RIMA) previstas na Lei 001/86,
EXCETO:
a) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de
localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de
não execução do projeto.
b) Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente,
vantagem a agente público, ou a terceira pessoa
a ele relacionada.
c) Definir os limites da área geográfica a
ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada
área de influência do projeto, considerando, em todos
os casos, a bacia hidrográfica na qual se
localiza.
d) Considerar os planos e programas governamentais, propostos
e em implantação na área de influência do
projeto, e sua compatibilidade.
Resposta: B
334) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O esgoto levado a uma unidade de tratamento
de efluentes passa primeiro por procedimentos de remoção
dos flutuantes, e, coagulação, floculação e sedimentação da
maior parte da matéria orgânica suspensa. Em um
Questões de Engenharia Ambiental
segundo momento, o esgoto é tratado por processos
biológicos. Sobre os processos biológicos do tratamento de
esgoto, é correto afirmar que:
a) Os principais produtos da degradação da matéria
orgânica no método do lodo ativado com aeração
são dióxido de carbono e água.
b) O princípio do tratamento denominado lodo ativado
é fermentação anaeróbica.
c) O sistema de contato biológico reativo tem
como princípios a sedimentação e a consolidação dos
biofilmes.
d) Os produtos da degradação da matéria orgânica
no método do lodo ativado são dióxido de
carbono e metano.
Resposta: A
335) (FAUEL/2018/PREFEITURA DE GOIOERÊ/PR/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Um dos indicadores para despejo de efluentes em
corpos d´água previstos na legislação brasileira é a
demanda biológica de oxigênio (DBO), que é quantidade
de oxigênio consumido por uma população conhecida de
microrganismos durante condições de cultivo padronizadas.
Qual é o problema de despejar efluentes com alto valor
de DBO?
a) O problema é ter baixos valores de DBO no efluente.
b) Altos valores de DBO indicam uma população
elevada de coliformes fecais.
c) Altos valores de DBO estão relacionados com
alta concentração de oxigênio dissolvido no efluente.
d) Altos valores de DBO estão relacionados com
alta concentração de matéria orgânica dissolvida no efluente.
Resposta: D
Questões de Engenharia Ambiental
336) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREF.CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Sobre o uso de Biossólidos na agricultura, não
é correto afirmar que:
a) Não é aconselhável que o tratamento de
efluentes para fins de produção agrícola seja realizado
até o nível secundário, pois nesse nível, apesar
de haver significativa redução da carga orgânica, não
existirá concentração de macro e micronutrientes essenciais para
o desenvolvimento das culturas agrícolas.
b) O lodo de esgoto é caracterizado por
alterar as propriedades físicas do solo, melhorando sua
densidade, porosidade e capacidade de retenção de água.
c) A compreensão do comportamento do biossólido no
solo e sua influência na qualidade sanitária das
plantas proporcionará maior confiabilidade na sua utilização, garantindo
que a biota, assim como as características físicas
e químicas do solo, não sejam prejudicadas. A
interação do biossólido com a biota do solo
deverá ser um fator fundamental na redução do
nível de patógenos do produto.
d) O lodo de esgoto melhora o nível
de fertilidade do solo, elevando o pH, diminuindo
o teor de alumínio trocável, aumentando a capacidade
de troca de cátions (CTC) e a capacidade
de fornecer nutrientes para as plantas.
Resposta: A
337) (INSTITUTO MACHADO ASSIS/2018/PREF. CAXIAS/MA/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O instrumento de gestão outorga pelo uso da
água assegura:
a) O financiamento de estudos, programas, projetos e
obras incluídos nos Planos de Recursos Hídricos.
b) O controle qualitativo e quantitativo dos usos
da água e o efetivo exercício dos direitos
de acesso a água associado a uma garantia.
c) A coleta, o tratamento e o armazenamento
Questões de Engenharia Ambiental
de informações sobre recursos hídricos.
d) Fazer a junção entre a gestão da
qualidade e da quantidade da água, visando assegurar
água com qualidade compatível aos usos mais exigentes
da bacia.
Resposta: B
338) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Foi realizada a caracterização física dos resíduos sólidos
urbanos (RSU) do município de Caldas Novas e,
dentre os resultados, determinou-se um peso específico de
0,3 ton/m³ . Sabendo-se que o serviço de coleta atende 100%
da população e transporta 150 m³ /dia de RSU para a área de
disposição final, quantos quilos de RSU Caldas Novas
gera por dia?
a) 45
b) 150
c) 500
d) 45.000
Resposta: D
339) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Nos processos produtivos, pode ocorrer emissão de particulados,
gases e vapores. O equipamento de controle de
poluição atmosférica que tem como princípio de operação
a ação de força centrífuga sobre as partículas
sólidas em movimento num fluxo rotativo é o
a) separador ciclônico.
b) precipitador eletrostático de placa e arame.
c) precipitador eletrostático de placa plana.
d) filtro-manga.
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: A
340) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A existência de áreas contaminadas pode configurar sério
risco à saúde pública e ao meio ambiente,
uma vez que impede os compartimentos ambientais contaminados
de assumir suas funções naturais ou legalmente garantidas.
Consideram-se indiretos os seguintes métodos de investigação de
áreas contaminadas:
a) eletroressistividade e radar de penetração no solo.
b) perfuração de poços e polarização induzida.
c) espectrometria de fluorescência e magnetrometria.
d) imunoassay e eletromagnetismo indutivo.
Resposta: A
341) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
A Lei n. 9.433/1997 instituiu a Política Nacional
de Recursos Hídricos tendo como um dos seus
instrumentos a outorga dos direitos de uso de
recursos hídricos. De acordo com esse instrumento legal,
independe de outorga pelo Poder Público o uso
desses recursos para:
a) a satisfação das necessidades de pequenos núcleos
populacionais, distribuídos no meio rural.
b) o lançamento em corpo de água de esgotos e demais
resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o
fim de sua diluição, transporte ou disposição final.
c) as atividades que promovam a alteração da qualidade
da água existente em um corpo de água.
d) o aproveitamento dos potenciais hidrelétricos.
Resposta: A
Questões de Engenharia Ambiental342) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
O tratamento de água em uma ETA convencional
envolve várias etapas. Qual é a etapa em
que ocorre a neutralização das cargas negativas das
partículas em suspensão e promove a aglutinação das
partículas para o aumento de seu tamanho?
a) Coagulação/floculação.
b) Decantação.
c) Filtração.
d) Desinfecção.
Resposta: A
343) (UFG/2017/DEMAE/ENGENHEIRO AMBIENTAL)
Os métodos de amostragem e de análise dos
poluentes atmosféricos estabelecidos na Resolução
Conama n. 003/1990 para fumaça e partículas totais
em suspensão são, respectivamente, o método de
a) refletância e de amostrador de grandes volumes.
b) refletância e da quimioluminescência.
c) quimioluminescência e de amostrador de grandes volumes.
d) amostrador de grandes volumes e de refletância
Resposta: A
344) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
A poluição gerada nos grandes centros urbanos tem origem,
principalmente, na queima de combustíveis fósseis, basicamente
gasolina e diesel, que são derivados do petróleo.
Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. Sobre
a poluição atmosférica e seus impactos, assinale a
alternativa incorreta.
Questões de Engenharia Ambiental
a) Os impactos locais são aqueles verifcados nas
áreas próximas às fontes de poluição. Um dos
principais efeitos da poluição atmosférica local é o
dano que ela pode causar à saúde humana
b) O efeito smog (ou smog fotoquímico) é
formado quando há a condensação de vapor d’água,
porém, em associação com a poeira, fumaça e
outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado
ao ar. É muito comum a ocorrência desse
fenômeno nas grandes cidades e metrópoles, sobretudo nos
dias frios de inverno, quando ocorrem associados à
presença de uma inversão térmica
c) A qualidade do ar de uma região
é infuenciada diretamente pelos níveis de poluição atmosférica,
os quais estão vinculados a um complexo sistema
de fontes emissoras estacionárias (indústrias, queima de lixo,
emissões naturais, entre outras) e móveis (veículos automotores,
aviões, trens). A magnitude do lançamento dessas emissões,
seu transporte e diluição na atmosfera, determinam o
estado atual da qualidade do ar atmosférico
d) Os poluentes atmosféricos podem ser divididos em
dois grandes grupos: poluentes primários e poluentes secundários
Os poluentes primários são emitidos diretamente por fontes
naturais, como o ozônio e dióxido de carbono;
já os poluentes secundários são emitidos por fontes
antrópicas como os óxidos de nitrogênio e de enxofre
e) Considera-se poluente atmosférico qualquer substância presente no
ar e que pela sua concentração possa torná-
lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente
ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna
e à fora ou, ainda, prejudicial à segurança,
ao uso da propriedade e atividades normais
Resposta: D
345) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Considerando a ABNT NBR 10004:2004, analise as defnições
a seguir. 
I. Qualquer substância ou mistura cuja inalação,
Questões de Engenharia Ambiental
ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientifcamente
comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico,
mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico). 
II. Qualquer substância, mistura, agente
físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção
cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos
ao material genético e ainda provocar ou aumentar
a freqüência de defeitos genéticos. As afrmações I
e II correspondem, respectivamente, às defnições de:
a) agente teratogênico e agente tóxico
b) agente carcinogênico e agente teratogênico
c) agente tóxico e agente mutagênico
d) agente tóxico e agente teratogênico
e) agente tóxico e agente carcinogênico
Resposta: C
346) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
A erosão é o processo de desprendimento e
arrasteacelerado das partículas do solo que pode ser
causadopela água da chuva ou pelo vento. Essa
degradação,quando induzida pelo homem, é muito mais rápidaque
a natural, removendo em pouco tempo grandesquantidades de
solo. A respeito da erosão, assinale aalternativa correta.
a)A erosão laminar ocorre quando o escoamento de água leva a
superfície do terreno, de forma homogênea, transportando as
partículas em suspensão, sem formar canais preferenciais
b)A erosão linear ocorre quando o escoamento de água leva a
superfície do terreno, de forma homogênea, transportando as
partículas em suspensão, sem formar canais preferenciais
c)A erosão decorre, exclusivamente, de processos naturais
d)Quanto menor a proteção vegetal do solo, menor o risco de
ocorrer erosão
e)A erosão destrói as estruturas que compõem o solo, levando
seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes
baixas do relevo,fato este que beneficia a agricultura de
subsistência
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: A
347) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Os ciclos biogeoquímicos envolvem o movimento dos elementos
ou compostos essenciais à vida entre o meio
biótico e abiótico. Tais ciclos podem ser classificados
em dois tipos básicos dependendo da natureza do
reservatório abiótico. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os ciclos gasosos caracterizam-se por possuir o
reservatório abiótico na atmosfera
b) Os ciclos sedimentares se caracterizam por possuir
o reservatório abiótico na crosta terrestre
c) O compartimento de troca, num ciclo, consiste
no compartimento onde um determinado nutriente ou elemento
se encontra em grande quantidade e onde permanece
por muito tempo
d) Parte dos restos de animais e vegetais
pode não sofrer decomposição e transformar-se em combustíveis
fósseis. Boa parte do carbono que estava preso
durante milhões de anos nessas substâncias está sendo
devolvida à atmosfera, através da queima desses combustíveis
e) Atividades antrópicas, tais como a atividade industrial
e a fertilização do solo, infuenciam negativamente os
ciclos biogeoquímicos
Resposta: C
348) (IBFC/2017/POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/PERITO CRIMINAL/ÁREA 6)
Nos estudos anatômicos de identificação de madeiras, são
utilizadas duas abordagens distintas, a macroscópica e a
microscópica. Na identificação macroscópica, são observadas
características que requerem pouco ou nenhum aumento.
Tais características são reunidas em dois grupos: as organolépticas e as
anatômicas. Já na identificação microscópica, são observadas as
características dos tecidos e das células constituintes do
lenho, que não são distintas sem o uso
de microscópio. Sobre as técnicas macroscópicas de identificação
Questões de Engenharia Ambiental
de madeiras, assinale a alternativa correta.
a) A grã refere-se à orientação e ao paralelismo dos elementos
celulares verticais em relação ao eixo longitudinal do tronco
da árvore, podendo ser direita, cruzada, inclinada, helicoidal
ou ondulada
b) A textura é uma característica relacionada à
dimensão e à rugosidade da casca da madeira
c) A porosidade se refere à capacidade que
a madeira, quando seca, tem de absorver água
d) Em madeiras de textura fibrosa, verifica-se presença
de parênquima, mas há ausência de contraste de
coloração entre as fbras e o parênquima axial,
pois ambos são claros
e) O gosto é uma característica útil para
a confirmação da identidade de algumas madeiras e
é altamente recomendável a sua avaliação em madeiras
que sofreram tratamento químico
Resposta: A
349) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
Durante perícia ambiental realizada na área da estação
de tratamento de efluentes de um antigo curtume,
um Engenheiro Ambiental identificou vazamentos que poderiam comprometer
a qualidade das coleções hídricas subterrâ- neas da
região. Ao coletar amostras de água do subsolo
para a realização de análises químicas com o
objetivo de comprovar ou não a ocorrência de
contaminação pelas atividades de beneficiamento de couro, necessitou
indicar o parâmetro químico de interesse ambiental a
ser quantificado pelo laboratório. Nesse sentido, qual é
o analito mais indicado para se chegar à
resposta técnica desejada para o caso?a) Cromo.
b) Tolueno.
c) Aldrin.
d) Arsênio
Questões de Engenharia Ambiental
Resposta: A
350) (UFG/2017/ CELG/GT-GO/ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE)
Uma hidrelétrica de grandes dimensões será instalada no
Estado de Goiás. A Lei Federal n. 9.985,
de 18 de julho de 2000, instituiu o
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
e estabeleceu que, nos casos de licenciamento de
empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo
órgão competente mediante fundamentação em estudo e relatório
de impacto ambiental, o empreendedor é obrigado a
apoiar a implantação e manutenção de unidade de
conservação do Grupo de Proteção Integral a título
de compensação. Segundo a referida lei, o montante
de recursos a ser destinado pelo empreendedor para
esta finalidade não pode ser inferior a qual
porcentagem dos custos totais previstos para a implantação
do empreendimento?
a) 0,3%.
b) 0,4%.
c) 0,5%.
d) 0,6%.
Resposta: C

Mais conteúdos dessa disciplina