Buscar

Oxido de zinco e eugenol e Fosfato de zinco - resumo Odonto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
Disciplina: Materiais Odontológicos de Aplicação Clínica Direta
1
Vitória Januário Sperandio Turma 93
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
No dia 13/05, manipulamos Oxido de Zinco e Eugenol, e Fosfato de Zinco. Primeiro, manipulamos o Óxido de Zinco e Eugenol na consistência de base, um pó branco e um líquido incolor, as proporções foram 3 porções de pó com o medidor, para 3 de líquido (gotas), observamos sua consistência que se parecia com uma massinha, cheiro de cravo por conta do pó (Eugenol). Foi necessário aglutinar o material, utilizamos para isto a espátula 24, o tempo de presa foi mais de 20 minutos, acredito que o que interferiu foi o ambiente, principalmente a temperatura da sala.
Feito isto, manipulamos o Fosfato de Zinco na consistência de cimentação para peças protéticas, um pó branco e um líquido incolor, as proporções foram uma porção de pó para 3 de líquido, não senti cheiro. 
Para que a manipulação fosse feita com sucesso, foi utilizada a espátula 24, dar uma pequena ‘’amassada” no pó, dividi-lo em 4, e em um quarto desse pó, dividir em metade, e outra parte, dividir na metade também. Depois, com a primeira parte do pó, juntar ao liquido e manipular por 10, segundos, a segunda parte também, logo após manipular a outra porção por 15 segundos e, por fim, a última porção por 30 segundos. Percebi que tem que ser feita rapidamente e observar muito bem o tempo para que não existisse erros, fui orientada para que manipulasse pela placa toda e depois juntar todo o material. No fim da manipulação o material deve formar uma linha fina, para que esteja correto. O tempo de presa totalizou em aproximadamente 8 minutos, e o de trabalho 5 minutos.
Por último, manipulamos o Fosfato de Zinco na consistência de base para colocar no canudinho, a maneira de manipulação foi a mesma, utilizando a espátula 24, mas as proporções foram 7 gotas de líquido para 3 porções de pó, o tempo de trabalho foi de 5 minutos e o de presa 10 minutos.

Continue navegando