Logo Passei Direto
Buscar

(N1) - Políticas Públicas de Saúde

User badge image
Luana Raissa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. O Pacto da Saúde em 2006 garante o financiamento para a Vigilância em Saúde a partir do piso fixo, o piso variável e a assistência financeira aos agentes de combate às endemias.
Neste contexto, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) se relaciona a qual(ais) destes componentes:
a. piso fixo de vigilância em saúde
b. assistência financeira aos agentes de combate às endemias
c. piso variável de vigilância em saúde
d. piso fixo e variável de vigilância em saúde
e. piso fixo, piso variável e assistência financeira aos agentes de combate às endemias

(UFRN-2016 adaptado) No ano de 2013, o Ministério da Saúde criou o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), objetivando induzir o aperfeiçoamento das ações nessa área.
Sobre o PQA-VS, coloque "V" para as alternativas verdadeiras e "F" para as falsas.
( ) Propõe a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.
( ) A adesão ao Programa é voluntária, não havendo aporte adicional de recursos financeiros.
( ) As exigências para o cumprimento de metas pactuadas não varia de acordo com o porte populacional do município.
( ) Visa estimular o processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios.
a. F, F, F e V
b. V, F, V e V
c. V, F, F e V
d. F, F, V e V
e. V, V, V e V

A portaria GM/MS nº 483, de 1º de abril de 2014, redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado.
Assinale a alternativa que apresenta alguns pontos de atenção dessa RAS:
a. unidade básica de saúde, academia de saúde e unidade hospitalar
b. ambulatório de especialidades, centro de reabilitação e telessaúde
c. unidade básica de saúde, centro de apoio psicossocial e unidade hospitalar
d. melhor em casa, telessaúde e centro de referência ao idoso
e. centro de referência da assistência social, academia de saúde e centro de parto normal

Leia a frase a seguir: "As linhas de cuidado representam ações e serviços que devem estar presentes em diferentes pontos de atenção da rede e nos sistemas de apoio, considerando a classificação de ________________ (1) e delimitando o percurso terapêutico dos usuários. São responsáveis por orientar o processo de condição de saúde incluindo as ações promocionais, ________________ (2), ________________ (3), cuidadoras, reabilitadoras e paliativas à determinada doença crônica.
Assinale a resposta que apresenta as palavras que preencham as lacunas:
a. risco (1), integrais (2) e curativas (3).
b. risco (1), preventivas (2) e coletivas (3).
c. complexidade (1), preventivas (2) e coletivas (3)
d. risco (1), preventivas (2) e curativas (3)
e. complexidade (1), preventivas (2) e individuais (3).

A atenção especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) corresponde a um conjunto de pontos de atenção com diferentes densidades tecnológicas que realiza serviços de urgência e emergência e ambulatoriais especializados e hospitalares, apoiando e complementando os serviços da Atenção Básica (AB) de forma resolutiva e em tempo oportuno.
Sobre as competências dos serviços ambulatoriais é correto afirmar que:
a. realizar ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta para os serviços de AB.
b. orientar o usuário com relação ao retorno à AB e/ ou ao acompanhamento neste ponto de atenção e realizar ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças crônicas.
c. encaminhar para os serviços hospitalares os casos diagnosticados para procedimentos clínicos ou cirúrgicos, de diagnósticos ou internação, em função de complicações das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta para os serviços de AB.
d. prestar cuidado integral e multiprofissional às internações eletivas ou de urgência e programar alta hospitalar.
e. Acionar a Academia da Saúde e/ou outros equipamentos disponíveis e prestar apoio matricial às equipes da AB.

As Redes de Atenção à Saúde são uma nova conformação de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados que permitam ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde, no tempo, lugar, com qualidade e custo certos, de forma humanizada, com equidade e com responsabilidades sanitária e econômica.
No contexto da RAS, avalie a seguir as assertivas a respeito dos componentes fundamentais das RAS:
I. A população, a conformação operacional e o modelo de atenção à saúde são os elementos que compõem as RAS.
II. O centro de comunicação de qualquer rede é a atenção primária em saúde.
III. Os pontos de atenção são representados pelos serviços de saúde secundários e terciários.
IV. O sistema de apoio representa todos os sistemas de gestão da informação, de apoio diagnóstico-terapêutico e assistência farmacêutica.
V. O sistema logístico representa o transporte em saúde e o prontuário clínico e cartão de identificação dos usuários.
a. II, III, IV e V são verdadeiras
b. II, IV e V são verdadeiras
c. Todas são verdadeiras
d. I, II e III são verdadeiras
e. I, II, III e IV são verdadeiras

O conceito ampliado de saúde, definido a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), caracteriza o nível de saúde da população brasileira a partir de determinantes e condicionantes de saúde como a alimentação, moradia, trabalho, renda, educação e transporte.
Nesta visão mais macro do que é saúde vai de encontro com os ideais das políticas públicas de saúde, uma vez que asseguram o direito à saúde digna. Neste contexto assinale a resposta que melhor define o que são as políticas públicas de saúde:
a. práticas aplicadas à saúde a partir dos nossos deputados e vereadores, sem a participação de instituições ou da população.
b. redes de atenção que organizam o Sistema Único de Saúde, possibilitando responder às condições de saúde da população.
c. planejamento político definido pela população a partir das votações eleitorais.
d. atividades e projetos desenvolvidos pelo setor privado de saúde para atender as demandas específicas da rede conveniada em saúde.
e. planos e estratégias desenvolvidos pelo governo e que pode contar com a participação das instituições públicas ou privadas em saúde.

A pandemia da COVID-19 é o exemplo mais atual sobre a formulação de estratégias e políticas de saúde. A partir da identificação do primeiro caso de COVID-19 protocolos foram adotados, suprimentos, insumos e mão-de-obra foram ofertados na tentativa de combater a propagação do vírus e proteger a população.
Assinale a resposta correta que representa a ordem sequencial das etapas de formulação das políticas públicas de saúde assinale:
a. Acompanhamento do problema, diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução e implementação da solução.
b. Formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução, implementação da solução, acompanhamento do problema e diagnóstico do problema.
c. Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução, implementação da solução e acompanhamento do problema.
d. Acompanhamento do problema, diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, implementação da solução e tomada de decisão na escolha de uma solução.
e. Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, implementação da solução e tomada de decisão na escolha de uma solução e acompanhamento do problema.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) muda o modelo de atenção até então vigente.
Assinale a resposta correta que indica o cenário do Sistema Único de Saúde (SUS) anterior a sua implementação:
a. sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade, mas preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
b. sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
c. sistema de saúde fragmentado, mas de alta resolutividade e preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
d. sistema de saúde integrado, mas de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
e. sistema de saúde integrado, preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas, mas de baixa resolutividade.

As doenças crônicas representam um problema de saúde pública de grande complexidade uma vez que correspondem a 72% das causas de morte e carregam uma forte carga de morbidade. Sendo assim, em 2011 foi elaborado o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 com o objetivo de preparar o país para enfrentar e deter as DCNT como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, assim como abordar os fatores de riscos a tendo algumas metas a serem cumpridas.
Assinale a resposta correta que representa algumas dessas metas:
a. Manter as taxas de mortalidade prematura por DCNT, reduzir a prevalência do consumo de álcool e aumentar o consumo de hortaliças e frutas.
b. reduzir a obesidade e crianças, aumentar a prevalência de atividade física e aumentar a cobertura de mamografia em mulheres com 50 a 69 anos de idade.
c. reduzir a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos de idade, aumentar o consumo de hortaliças e verduras e reduzir a prevalência do tabagismo.
d. Manter o consumo médio de sal, aumentar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos de idade e deter o crescimento de obesidade em adultos.
e. Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer, reduzir o consumo médio de açúcar e reduzir a prevalência de tabagismo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. O Pacto da Saúde em 2006 garante o financiamento para a Vigilância em Saúde a partir do piso fixo, o piso variável e a assistência financeira aos agentes de combate às endemias.
Neste contexto, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) se relaciona a qual(ais) destes componentes:
a. piso fixo de vigilância em saúde
b. assistência financeira aos agentes de combate às endemias
c. piso variável de vigilância em saúde
d. piso fixo e variável de vigilância em saúde
e. piso fixo, piso variável e assistência financeira aos agentes de combate às endemias

(UFRN-2016 adaptado) No ano de 2013, o Ministério da Saúde criou o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), objetivando induzir o aperfeiçoamento das ações nessa área.
Sobre o PQA-VS, coloque "V" para as alternativas verdadeiras e "F" para as falsas.
( ) Propõe a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.
( ) A adesão ao Programa é voluntária, não havendo aporte adicional de recursos financeiros.
( ) As exigências para o cumprimento de metas pactuadas não varia de acordo com o porte populacional do município.
( ) Visa estimular o processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios.
a. F, F, F e V
b. V, F, V e V
c. V, F, F e V
d. F, F, V e V
e. V, V, V e V

A portaria GM/MS nº 483, de 1º de abril de 2014, redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado.
Assinale a alternativa que apresenta alguns pontos de atenção dessa RAS:
a. unidade básica de saúde, academia de saúde e unidade hospitalar
b. ambulatório de especialidades, centro de reabilitação e telessaúde
c. unidade básica de saúde, centro de apoio psicossocial e unidade hospitalar
d. melhor em casa, telessaúde e centro de referência ao idoso
e. centro de referência da assistência social, academia de saúde e centro de parto normal

Leia a frase a seguir: "As linhas de cuidado representam ações e serviços que devem estar presentes em diferentes pontos de atenção da rede e nos sistemas de apoio, considerando a classificação de ________________ (1) e delimitando o percurso terapêutico dos usuários. São responsáveis por orientar o processo de condição de saúde incluindo as ações promocionais, ________________ (2), ________________ (3), cuidadoras, reabilitadoras e paliativas à determinada doença crônica.
Assinale a resposta que apresenta as palavras que preencham as lacunas:
a. risco (1), integrais (2) e curativas (3).
b. risco (1), preventivas (2) e coletivas (3).
c. complexidade (1), preventivas (2) e coletivas (3)
d. risco (1), preventivas (2) e curativas (3)
e. complexidade (1), preventivas (2) e individuais (3).

A atenção especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) corresponde a um conjunto de pontos de atenção com diferentes densidades tecnológicas que realiza serviços de urgência e emergência e ambulatoriais especializados e hospitalares, apoiando e complementando os serviços da Atenção Básica (AB) de forma resolutiva e em tempo oportuno.
Sobre as competências dos serviços ambulatoriais é correto afirmar que:
a. realizar ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta para os serviços de AB.
b. orientar o usuário com relação ao retorno à AB e/ ou ao acompanhamento neste ponto de atenção e realizar ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças crônicas.
c. encaminhar para os serviços hospitalares os casos diagnosticados para procedimentos clínicos ou cirúrgicos, de diagnósticos ou internação, em função de complicações das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta para os serviços de AB.
d. prestar cuidado integral e multiprofissional às internações eletivas ou de urgência e programar alta hospitalar.
e. Acionar a Academia da Saúde e/ou outros equipamentos disponíveis e prestar apoio matricial às equipes da AB.

As Redes de Atenção à Saúde são uma nova conformação de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados que permitam ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde, no tempo, lugar, com qualidade e custo certos, de forma humanizada, com equidade e com responsabilidades sanitária e econômica.
No contexto da RAS, avalie a seguir as assertivas a respeito dos componentes fundamentais das RAS:
I. A população, a conformação operacional e o modelo de atenção à saúde são os elementos que compõem as RAS.
II. O centro de comunicação de qualquer rede é a atenção primária em saúde.
III. Os pontos de atenção são representados pelos serviços de saúde secundários e terciários.
IV. O sistema de apoio representa todos os sistemas de gestão da informação, de apoio diagnóstico-terapêutico e assistência farmacêutica.
V. O sistema logístico representa o transporte em saúde e o prontuário clínico e cartão de identificação dos usuários.
a. II, III, IV e V são verdadeiras
b. II, IV e V são verdadeiras
c. Todas são verdadeiras
d. I, II e III são verdadeiras
e. I, II, III e IV são verdadeiras

O conceito ampliado de saúde, definido a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), caracteriza o nível de saúde da população brasileira a partir de determinantes e condicionantes de saúde como a alimentação, moradia, trabalho, renda, educação e transporte.
Nesta visão mais macro do que é saúde vai de encontro com os ideais das políticas públicas de saúde, uma vez que asseguram o direito à saúde digna. Neste contexto assinale a resposta que melhor define o que são as políticas públicas de saúde:
a. práticas aplicadas à saúde a partir dos nossos deputados e vereadores, sem a participação de instituições ou da população.
b. redes de atenção que organizam o Sistema Único de Saúde, possibilitando responder às condições de saúde da população.
c. planejamento político definido pela população a partir das votações eleitorais.
d. atividades e projetos desenvolvidos pelo setor privado de saúde para atender as demandas específicas da rede conveniada em saúde.
e. planos e estratégias desenvolvidos pelo governo e que pode contar com a participação das instituições públicas ou privadas em saúde.

A pandemia da COVID-19 é o exemplo mais atual sobre a formulação de estratégias e políticas de saúde. A partir da identificação do primeiro caso de COVID-19 protocolos foram adotados, suprimentos, insumos e mão-de-obra foram ofertados na tentativa de combater a propagação do vírus e proteger a população.
Assinale a resposta correta que representa a ordem sequencial das etapas de formulação das políticas públicas de saúde assinale:
a. Acompanhamento do problema, diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução e implementação da solução.
b. Formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução, implementação da solução, acompanhamento do problema e diagnóstico do problema.
c. Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução, implementação da solução e acompanhamento do problema.
d. Acompanhamento do problema, diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, implementação da solução e tomada de decisão na escolha de uma solução.
e. Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, implementação da solução e tomada de decisão na escolha de uma solução e acompanhamento do problema.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) muda o modelo de atenção até então vigente.
Assinale a resposta correta que indica o cenário do Sistema Único de Saúde (SUS) anterior a sua implementação:
a. sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade, mas preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
b. sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
c. sistema de saúde fragmentado, mas de alta resolutividade e preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
d. sistema de saúde integrado, mas de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas
e. sistema de saúde integrado, preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas, mas de baixa resolutividade.

As doenças crônicas representam um problema de saúde pública de grande complexidade uma vez que correspondem a 72% das causas de morte e carregam uma forte carga de morbidade. Sendo assim, em 2011 foi elaborado o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 com o objetivo de preparar o país para enfrentar e deter as DCNT como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, assim como abordar os fatores de riscos a tendo algumas metas a serem cumpridas.
Assinale a resposta correta que representa algumas dessas metas:
a. Manter as taxas de mortalidade prematura por DCNT, reduzir a prevalência do consumo de álcool e aumentar o consumo de hortaliças e frutas.
b. reduzir a obesidade e crianças, aumentar a prevalência de atividade física e aumentar a cobertura de mamografia em mulheres com 50 a 69 anos de idade.
c. reduzir a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos de idade, aumentar o consumo de hortaliças e verduras e reduzir a prevalência do tabagismo.
d. Manter o consumo médio de sal, aumentar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos de idade e deter o crescimento de obesidade em adultos.
e. Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer, reduzir o consumo médio de açúcar e reduzir a prevalência de tabagismo.

Prévia do material em texto

04/05/2023, 08:39 Avaliação Teórica (N1) - Políticas Públicas de Saúde: Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=269434&cmid=307579 1/6
Iniciado em segunda, 18 abr 2022, 21:13
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 18 abr 2022, 22:07
Tempo
empregado
53 minutos 19 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores
de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de
situação de saúde da população brasileira. O Pacto da Saúde em 2006 garante o �nanciamento para a Vigilância em Saúde a partir do
piso �xo, o piso variável e a assistência �nanceira aos agentes de combate às endemias. Neste contexto, o Programa de Quali�cação
das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) se relaciona a qual(ais) destes componentes:
a. piso �xo de vigilância em saúde
b. assistência �nanceira aos agentes de combate às endemias
c. piso variável de vigilância em saúde
d. piso �xo e variável de vigilância em saúde
e. piso �xo, piso variável e assistência �nanceira aos agentes de combate às endemias
Good work
A resposta correta é: piso variável de vigilância em saúde
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
5 LR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
04/05/2023, 08:39 Avaliação Teórica (N1) - Políticas Públicas de Saúde: Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=269434&cmid=307579 2/6
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
(UFRN-2016 adaptado) No ano de 2013, o Ministério da Saúde criou o Programa de Quali�cação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-
VS), objetivando induzir o aperfeiçoamento das ações nessa área. Sobre o PQA-VS, coloque "V" para as alternativas verdadeiras e "F"
para as falsas.
( ) Propõe a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.
( ) A adesão ao Programa é voluntária, não havendo aporte adicional de recursos �nanceiros.
( ) As exigências para o cumprimento de metas pactuadas não varia de acordo com o porte populacional do município.
( ) Visa estimular o processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de
trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios.
Marque a alternativa com a sequência correta:
a. F, F, F e V
b. V, F, V e V
c. V, F, F e V
d. F, F, V e V
e. V, V, V e V
Good work
A resposta correta é: V, F, F e V
A portaria GM/MS nº 483, de 1º de abril de 2014, rede�ne a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. Assinale a alternativa que
apresenta alguns pontos de atenção dessa RAS:
a. unidade básica de saúde, academia de saúde e unidade hospitalar
b. ambulatório de especialidades, centro de reabilitação e telessaúde
c. unidade básica de saúde, centro de apoio psicossocial e unidade hospitalar
d. melhor em casa, telessaúde e centro de referência ao idoso
e. centro de referência da assistência social, academia de saúde e centro de parto normal
Good work
A resposta correta é: unidade básica de saúde, academia de saúde e unidade hospitalar
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
5 LR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
04/05/2023, 08:39 Avaliação Teórica (N1) - Políticas Públicas de Saúde: Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=269434&cmid=307579 3/6
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Leia a frase a seguir: "As linhas de cuidado representam ações e serviços que devem estar presentes em diferentes pontos de atenção
da rede e nos sistemas de apoio, considerando a classi�cação de ________________ (1) e delimitando o percurso terapêutico dos usuários.
São responsáveis por orientar o processo de condição de saúde incluindo as ações promocionais, ________________ (2), ________________ (3),
cuidadoras, reabilitadoras e paliativas à determinada doença crônica. Assinale a resposta que apresenta as palavras que preencham as
lacunas:
a. risco (1), integrais (2) e curativas (3).
b. risco (1), preventivas (2) e coletivas (3).
c. complexidade (1), preventivas (2) e coletivas (3)
d. risco (1), preventivas (2) e curativas (3)
e. complexidade (1), preventivas (2) e individuais (3).
Good work
A resposta correta é: risco (1), preventivas (2) e curativas (3)
A atenção especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) corresponde a um conjunto de pontos de atenção com diferentes
densidades tecnológicas que realiza serviços de urgência e emergência e ambulatoriais especializados e hospitalares, apoiando e
complementando os serviços da Atenção Básica (AB) de forma resolutiva e em tempo oportuno. Sobre as competências dos serviços
ambulatoriais é correto a�rmar que:
a. realizar ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta para
os serviços de AB.
b. orientar o usuário com relação ao retorno à AB e/ ou ao acompanhamento neste ponto de atenção e realizar ações de
promoção da saúde e de prevenção das doenças crônicas.
c. encaminhar para os serviços hospitalares os casos diagnosticados para procedimentos clínicos ou cirúrgicos, de
diagnósticos ou internação, em função de complicações das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta
para os serviços de AB.

d. prestar cuidado integral e multipro�ssional às internações eletivas ou de urgência e programar alta hospitalar.
e. Acionar a Academia da Saúde e/ou outros equipamentos disponíveis e prestar apoio matricial às equipes da AB.
Good work
A resposta correta é: encaminhar para os serviços hospitalares os casos diagnosticados para procedimentos clínicos ou cirúrgicos, de
diagnósticos ou internação, em função de complicações das doenças crônicas e realizar contrarreferência em casos de alta para os
serviços de AB.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
5 LR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
04/05/2023, 08:39 Avaliação Teórica (N1) - Políticas Públicas de Saúde: Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=269434&cmid=307579 4/6
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
As Redesde Atenção à Saúde são uma nova conformação de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados que
permitam ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde, no tempo,
lugar, com qualidade e custo certos, de forma humanizada, com equidade e com responsabilidades sanitária e econômica. No contexto
da RAS, avalie a seguir as assertivas a respeito dos componentes fundamentais das RAS:
I. A população, a conformação operacional e o modelo de atenção à saúde são os elementos que compõem as RAS.
II. O centro de comunicação de qualquer rede é a atenção primária em saúde.
III. Os pontos de atenção são representados pelos serviços de saúde secundários e terciários.
IV. O sistema de apoio representa todos os sistemas de gestão da informação, de apoio diagnóstico-terapêutico e assistência
farmacêutica.
V. O sistema logístico representa o transporte em saúde e o prontuário clínico e cartão de identi�cação dos usuários.
Assinale a resposta que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
a. II, III, IV e V são verdadeiras
b. II, IV e V são verdadeiras
c. Todas são verdadeiras
d. I, II e III são verdadeiras
e. I, II, III e IV são verdadeiras
Good work
A resposta correta é: Todas são verdadeiras
O conceito ampliado de saúde, de�nido a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), caracteriza o nível de saúde da população
brasileira a partir de determinantes e condicionantes de saúde como a alimentação, moradia, trabalho, renda, educação e transporte.
Essa visão mais macro do que é saúde vai de encontro com os ideais das políticas públicas de saúde, uma vez que asseguram o direito
à saúde digna. Neste contexto assinale a resposta que melhor de�ne o que são as políticas públicas de saúde:
a. práticas aplicadas à saúde a partir dos nossos deputados e vereadores, sem a participação de instituições ou da população.
b. redes de atenção que organizam o Sistema Único de Saúde, possibilitando responder às condições de saúde da população.
c. planejamento político de�nido pela população a partir das votações eleitorais.
d. atividades e projetos desenvolvidos pelo setor privado de saúde para atender as demandas especí�cas da rede conveniada em
saúde.
e. planos e estratégias desenvolvidos pelo governo e que pode contar com a participação das instituições públicas ou
privadas em saúde.

Good work
A resposta correta é: planos e estratégias desenvolvidos pelo governo e que pode contar com a participação das instituições públicas
ou privadas em saúde.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
5 LR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
04/05/2023, 08:39 Avaliação Teórica (N1) - Políticas Públicas de Saúde: Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=269434&cmid=307579 5/6
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A pandemia da COVID-19 é o exemplo mais atual sobre a formulação de estratégias e políticas de saúde. A partir da identi�cação do
primeiro caso de COVID-19 protocolos foram adotados, suprimentos, insumos e mão-de-obra foram ofertados na tentativa de
combater a propagação do vírus e proteger a população. Assinale a resposta correta que representa a ordem sequencial das etapas de
formulação das políticas públicas de saúde assinale:
a. Acompanhamento do problema, diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha
de uma solução e implementação da solução.
b. Formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução, implementação da solução,
acompanhamento do problema e diagnóstico do problema.
c. Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução,
implementação da solução e acompanhamento do problema.

d. Acompanhamento do problema, diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, implementação da solução e
tomada de decisão na escolha de uma solução.
e. Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, implementação da solução e tomada de decisão na escolha de
uma solução e acompanhamento do problema.
Good work
A resposta correta é: Diagnóstico do problema, formulação das possíveis soluções, tomada de decisão na escolha de uma solução,
implementação da solução e acompanhamento do problema.
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) muda o modelo de atenção até então vigente. Assinale a resposta correta que indica o cenário do
Sistema Único de Saúde (SUS) anterior a sua implementação:
a. sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade, mas preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as
doenças crônicas
b. sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos,
sobretudo as doenças crônicas

c. sistema de saúde fragmentado, mas de alta resolutividade e preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as
doenças crônicas
d. sistema de saúde integrado, mas de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo
as doenças crônicas
e. sistema de saúde integrado, preparado para lidar com os problemas complexos, sobretudo as doenças crônicas, mas de baixa
resolutividade.
Good work
A resposta correta é: sistema de saúde fragmentado, de baixa resolutividade e despreparado para lidar com os problemas complexos,
sobretudo as doenças crônicas
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
5 LR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
04/05/2023, 08:39 Avaliação Teórica (N1) - Políticas Públicas de Saúde: Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=269434&cmid=307579 6/6
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
As doenças crônicas representam um problema de saúde pública de grande complexidade uma vez que correspondem a 72% das
causas de morte e carregam uma forte carga de morbidade. Sendo assim, em 2011 foi elaborado o Plano de Ações Estratégicas para o
Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 com o objetivo de preparar o país para enfrentar
e deter as DCNT como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, assim como abordar os fatores de riscos a tendo algumas
metas a serem cumpridas. Assinale a resposta correta que representa algumas dessas metas:
a. Manter as taxas de mortalidade prematura por DCNT, reduzir a prevalência do consumo de álcool e aumentar o consumo de
hortaliças e frutas.
b. reduzir a obesidade e crianças, aumentar a prevalência de atividade física e aumentar a cobertura de mamogra�a em
mulheres com 50 a 69 anos de idade.

c. reduzir a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos de idade, aumentar o
consumo de hortaliças e verduras e reduzir a prevalência do tabagismo.
d. Manter o consumo médio de sal, aumentar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64
anos de idade e deter o crescimento de obesidade em adultos.
e. Tratar 100%das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer, reduzir o consumo médio de açúcar e reduzir a
prevalência de tabagismo.
Good work
A resposta correta é: reduzir a obesidade e crianças, aumentar a prevalência de atividade física e aumentar a cobertura de mamogra�a
em mulheres com 50 a 69 anos de idade.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
5 LR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236

Mais conteúdos dessa disciplina