Buscar

Avaliação - Base Teórica da Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação – Base Teórica da Educação Infantil – 1 TENTATIVA
1) Em 1883, no Rio de Janeiro, foi realizada a Primeira Exposição Pedagógica, na qual os jardins-de-infância eram entendidos como “locais perigosos”, pois poderiam acarretar diversos traumas às crianças, entre eles a escolaridade precoce e a retirada da criança do ambiente familiar e com isto:
· Poderia refletir-se em problemas financeiros
· Poderia refletir-se em problemas de aprendizagem no ensino regular.
· Poderia refletir-se em problemas de aprendizagem no ensino superior.
· Poderia refletir em problemas de comportamento.
2) Segundo Áries, até o século XVII, a socialização da criança e a transmissão de valores e de conhecimentos não eram assegurados:
· Pelos professores
· Por outros adultos
· Pela família
· Pelo estado
3) É incorreto afirmar que:
· O período de 1945 a 1964 é caracterizado pelo populismo e marcado pelo otimismo resultante da esperança de um desenvolvimento acelerado.
· Pode-se afirmar que estão em pé de igualdade a escola, creche e pré-escola; a partir da função social que lhes é atribuída, sem fazer menção à qualidade que cada uma tem, a partir da consideração que a educação infantil tem função especifica a de educar e cuidar.
· Com a Constituição Federal de 1988, foi garantido pela primeira vez na história da educação infantil brasileira o direito das crianças de 0 a 6 anos frequentarem creches e pré-escolas.
· Analisar o RCNEI requer a compreensão de qual é a forma de educação que se quer, pois segundo ZOTTI, “compreender o currículo oficial também possibilita analisar, com base nas intenções presentes nas políticas oficiais, a realidade educativa do cotidiano da prática escolar” (2004, p.10).
4) De acordo com o que foi estudado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
A (  ) As crianças da área urbana eram colocadas nas “rodas expostas” para serem recolhidas pelas instituições religiosas, muitas dessas crianças eram de mães que pertenciam às famílias tradicionais.
B (    ) No final do século XIX, Surge no Brasil a ideia de “jardim-de-infância” que foi recebida com muito entusiasmo por alguns setores sociais, mas gerou muito discussão, pois a elite não queria que o poder público não se responsabilizasse pelo atendimento às crianças carentes.
C (  ) A Educação infantil terminou sendo um bem da criança burguesa, e uma proposta ótima das crianças pobres.
D (  ) Com isso da Educação Infantil no Brasil ter sido institucionalizada como direito das crianças, todas têm acesso a um atendimento de qualidade, com professores que conhecem os pressupostos pedagógicos que devem direcionar o trabalho com crianças pequenas, caracterizando a especificidade da Educação Infantil.
· F, V, V, V
· V, F, V, V
· V, V, F, F
· V, V, V, F
5) Qual a importância e a necessidade dos professores conhecerem sua função e a necessidade da escola de uma atenção especial à organização curricular? Marque a alternativa correta:
· O aluno jamais deixa de aprender e ensinar, pois permanece todo o tempo construindo o conhecimento e nunca será tarde para se aprender.
· A sociedade jamais deixa de aprender e ensinar, pois permanece todo o tempo construindo o conhecimento e nunca será tarde para se aprender.
· A coordenação jamais deixa de aprender e ensinar, pois permanece todo o tempo construindo o conhecimento e nunca será tarde para se aprender.
· O professor jamais deixa de aprender e ensinar, pois permanece todo o tempo construindo o conhecimento e nunca será tarde para se aprender.
6) KUHLMANN JUNIOR, afirma que:
I. O sistema Froebel não é exclusivamente pedagógico, pois se implanta em instituições sociais e culturais, e as demais instituições também não deixam de ser pensadas a partir de ideias pedagógicas.
II. O A interpretação que acompanha a história da educação infantil, de que as instituições para crianças pobres, como creches e salas de asilos, tiveram uma identidade e uma trajetória distinta do jardim-de-infância com um caráter exclusivamente assistencial, distante de preocupações educacionais, desconsidera inúmeras evidências das inter-relações que produziram entre elas.
III. O “a sala de asilo francesa, desde os primeiros textos oficiais, foi concebida sob uma perspectiva de prover cuidados e educação moral e intelectual às crianças”.
· As opções I e II estão corretas.
· Somente a opção I está correta.
· Todas as opções estão erradas.
· Todas as opções estão corretas.
7) Movimento brasileiro que trouxe uma proposta educacional renovadora, procurando atender às mudanças socioeconômicas e políticas que o país estava sofrendo.
· Escola para todos.
· Educação integrada
· Nova escola
· Valorização da Infância
 8) O coordenador pedagógico deve ser um professor experiente que irá contribuir para que o trabalho dos outros professores aconteça de forma organizada e efetiva assim promovendo o:
I. desenvolvimento dos alunos, além de cuidar também do desenvolvimento do professor.
II. desenvolvimento do aluno apenas.
III. desenvolvimento do professor apenas.
· A opção I está correta.
· A opção II está correta.
· Todas as opções estão erradas.
· Todas as opções estão corretas.
9) Conhecer o que diz as Diretrizes Gerais do MEC para a educação Infantil é de fundamental importância e necessária ao grupo docente, por que?
· Encontrará nelas apoio para exercer suas funções com competência e segurança, acrescentando aprendizagens específicas de acordo com a faixa etária desse segmento educacional.
· Porque o desenvolvimentismo, que até então fora marcado pelo nacionalismo, começa a entrar em contradição com o início da internacionalização da economia, resultante da instalação em maior número das multinacionais.
· Porque devem cumprir todo o conteúdo que está proposto no livro, caso não cumpra, não estará seguindo o currículo conforme o que foi programado no início do ano.
· Porque ainda não pensamento: na minoridade intelectual, moral, humana. Um ser humano em potencial, logo sem direito.
10) KRAMER (1995); KISHIMOTO (1988); KUHLMANN JUNIOR (2001) apresentam diferentes fases no atendimento à criança pequena. A fase da filantropia aconteceu durante o período colonial e caracterizou-se por________________. A fase higienista que ocorreu durante o século XIX e início do século XX caracterizou-se__________________.
· Por atender as crianças órfãs e abandonadas, pela ampliação do atendimento
· Por ser uma organização de caridade, por atender as crianças órfãs
· Pela ampliação do atendimento, por ser uma organização de caridade
· Pela conceituação material , por ser uma organização de caridade

Continue navegando