Buscar

Prova de Micologia e Virologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Enunciado As micoses subcutâneas podem ser introduzidas de forma traumática através da pele. Podem envolver camadas mais profundas da derme, do tecido subcutâneo e do osso, mas não costumam se disseminar para órgãos distantes. O curso clínico mostra-se crônico e insidioso. Os agentes causais são, muitas vezes, de baixo potencial patogênico e são comumente isolados do solo, da madeira e de vegetação em decomposição, o que justifica a comum exposição de forma ocupacional ou relacionada a passatempos. A tríade: tumefação, fístulas drenantes e produção de grãos, define clinicamente qual micose subcutânea:
Alternativa correta ( C ) Micetoma
Alternativa marcada ( C ) Micetoma
Justificativa Micetoma é uma infecção subcutânea crônica, progressiva e localizada, que acomete os pés, os membros superiores ou as costas. Essa doença surge quando fungos entram no organismo humano por meio de um trauma na pele. A doença começa, na maioria dos casos, como um nódulo subcutâneo único, pequeno e indolor. O nódulo aumenta lentamente em tamanho, disseminando-se para os tecidos subjacentes e, em última instância, desenvolve traçados fistulosos subcutâneos abaixo da lesão, com o aparecimento de novos nódulos subcutâneos de crescimento lento. Esses traçados exteriorizam-se para a superfície e drenam material purulento com grânulos.
2. Enunciado Um homem de 35 anos é levado ao centro de rastreamento na Libéria com uma história de 3 dias de diarreia, vômitos e febre. Ele relata que esteve no funeral de um enfermeiro que morreu em decorrência de infecção pelo vírus transmitido por morcegos há 2 semanas. Ele desenvolveu disfagia e soluços há 24 horas, mas está se alimentando normalmente. Ele não tem sintomas de sangramento. No exame físico, descobriu-se que ele apresenta hiperemia conjuntival leve, um exantema maculopapular fraco no tronco, sensibilidade epigástrica leve e hepatomegalia. Seus sinais vitais na internação são: temperatura de 38.3 °C, frequência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 115/62 mmHg, frequência respiratória de 25 respirações por minuto e saturação de oxigênio de 99%. 
Refere-se a:
Alternativa correta ( A ) Vírus do Ebola
Alternativa marcada ( A ) Vírus do Ebola
Justificativa Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebe o nome do local onde foi identificado. Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola.
3. Enunciado A paracoccidioidomicose é a micose sistêmica mais importante da América Latina, sendo que 80% dos pacientes com esta micose são diagnosticados no Brasil. O exame direto e o cultivo do material clínico são fundamentais para o diagnóstico da doença. A identificação desse fungo é caracterizada pela presença de:
Alternativa correta ( C ) leveduras multibrotantes (roda de leme) no exame direto do material clínico, crescimento de leveduras durante o cultivo a 37 ºC e de fungos filamentosos à temperatura ambiente.
Alternativa marcada ( C ) leveduras multibrotantes (roda de leme) no exame direto do material clínico, crescimento de leveduras durante o cultivo a 37 ºC e de fungos filamentosos à temperatura ambiente.
Justificativa Paracoccidioidomicose é uma micose progressiva de pele, mucosas, linfonodos e órgãos internos causada por Paracoccidioides brasiliensis. Os sintomas são úlceras de pele, adenite e dor no órgão abdominal envolvido. O diagnóstico é clínico e microscópico, confirmado por cultura. O tratamento é feito com azóis (p. ex., itraconazol), anfotericina B, ou sulfonamidas. O diagnóstico é feito por cultura, embora a presença de grandes leveduras (frequentemente, > 15 micrômetros) nos espécimes, formando brotamentos múltiplos característicos, forneça forte evidência presuntiva (roda de leme). Como a cultura do P. brasiliensis pode representar um risco biológico importante para a equipe do laboratório, o laboratório deve ser notificado sobre a suspeita diagnóstica. 
4. Enunciado O vírus Zika é um flavivírus filogeneticamente relacionado com o vírus dengue, vírus da febre-amarela e vírus do Nilo Ocidental. É considerado uma arbovirose emergente transmitida por mosquitos. No que diz respeito ao Zika Vírus (ZIKV), assinale a afirmação VERDADEIRA.
Alternativa correta ( A ) Provoca febre, vômitos, tosse, dores no corpo, sendo o sintoma mais grave a paralisia dos membros inferiores.
Alternativa marcada ( A ) Provoca febre, vômitos, tosse, dores no corpo, sendo o sintoma mais grave a paralisia dos membros inferiores.
Justificativa O Zika é um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Tem essa denominação por ter sido identificado na floresta Zika, em Uganda, na África. Até o momento, a única forma de infecção pelo vírus Zika ocorre pela picada do mosquito contaminado; não há evidências de transmissão do vírus por meio do leite materno, assim como por urina, saliva ou sêmen.
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. Em geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito.
5. Enunciado O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, que vem acometendo a população mundial nos últimos anos. Para evitar a propagação do vírus, é recomendado o uso de álcool e a lavagem das mãos com sabão. O uso destas medidas de prevenção afeta diretamente qual estrutura do vírus?
Alternativa correta ( D ) Envelope.
Alternativa marcada ( D ) Envelope.
Justificativa Os coronavírus possuem um genoma constituído por uma única cadeia de RNA envolto em algumas proteínas e uma camada externa chamado “envelope”, derivada das membranas celulares.  Como todos os vírus “envelopados” (tal como o HIV e os herpes vírus), são sensíveis a sabões, detergentes e solventes de gorduras. Nesse envelope, são inseridas proteínas, muitas vezes contendo açúcares, que fazem parte da camada mais externa da partícula viral ou “vírion”.  
O sabão atua destruindo a camada de gordura e proteína, fazendo com que o vírus perca seu poder de infecciosidade. As moléculas de sabão na água se conectam ao envelope de lipídio e o destroem. As partículas virais são levadas pela água.
6. Enunciado O diagnóstico laboratorial das viroses tem sido dividido em diagnóstico clássico, que inclui as técnicas e identificação de vírus, e a sorologia e o diagnóstico rápido das viroses, que visa a demonstração direta do vírus, de antígenos ou de ácidos nucleicos virais em amostras clínicas. Sobre as infecções virais, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativa correta ( E ) Para diagnóstico do vírus do HIV são realizados ensaios de triagem imunonenzimáticos (ELISA) e os ensaios confirmatórios utilizados são: Imunofluorescência indireta, Imunoblot e Western blot.
Alternativa marcada ( E )Para diagnóstico do vírus do HIV são realizados ensaios de triagem imunonenzimáticos (ELISA) e os ensaios confirmatórios utilizados são: Imunofluorescência indireta, Imunoblot e Western blot.
Justificativa Um dos principais exames laboratoriais, denominado ELISA, foi desenvolvido para o diagnóstico da infecção, logo após a descoberta do HIV. Existem quatro gerações diferentes de ELISA, cada uma com suas características.
O teste ELISA permite detectar anticorpos específicos no sangue, nãose pesquisa diretamente a presença do vírus. É uma técnica que utiliza uma quantidade maior de sangue e o resultado demora alguns dias para sair.
Há também outros testes complementares que utilizam diferentes princípios para detecção do HIV. São eles: Western Blot (WB), imunoblot (IB) ou imunoensaios em linha (LIA).
7. Enunciado Paciente do sexo feminino com 35 anos de idade foi ao laboratório para realização de exame micológico, a paciente apresentava lesões eritematosas, úmidas, com bordas mal definidas e escamosas, nas regiões inframamárias. Qual a provável patologia e quais os fatores predisponentes?
Alternativa correta ( C ) Candidíase, Diabetes e Gravidez.
Alternativa marcada ( C ) Candidíase, Diabetes e Gravidez.
Justificativa Andidíase é infecção da pele e da mucosa por Candida spp, mais comumente Candida albicans. A infecção pode ocorrer em qualquer lugar, sendo mais comum em dobras da pele, espaços entre os artelhos, genitais, cutículas e mucosa oral. Os sinais e sintomas variam de acordo com o local. O diagnóstico baseia-se na aparência clínica e/ou no exame de lâmina com hidróxido de potássio dos raspados de pele. O tratamento é feito com agentes secativos e antifúngicos.
8. Enunciado Homem, 28 anos, feirante, casado, natural de Belém e residente em Ananindeua. Há alguns meses iniciou quadro clínico com algumas lesões homocrômicas, com fina descamação, pequenas (menos de 1 cm de diâmetro), afastadas umas das outras. Com a evolução foram aumentando em número e tamanho e tornando-se confluentes, acometendo a região torácica anterior e região dorsal. Refere como único sintoma o prurido, que é esporádico e não é intenso, relacionado principalmente ao suor. Refere-se a:
Alternativa correta ( B ) Pitiriase versicolor
Alternativa marcada ( B ) Pitiriase versicolor
Justificativa Pitiríase versicolor define uma infecção fúngica superficial caracterizada por alterações na pigmentação cutânea. O distúrbio de pigmentação é devido à colonização do estrato córneo por um fungo dimórfico, lipofílico, encontrado na flora normal da pele, conhecido como Malassezia furfur. Manifesta-se por manchas redondas ou ovais, recobertas por escamas finas, no tronco e braços. Estas manchas podem variar do branco indo até o vermelho e o castanho, por isto é chamada de versicolor.
9. Enunciado A varicela, também conhecida por catapora, é uma infecção altamente contagiosa causada por um herpes vírus denominado varicela zoster (VVZ). É uma doença relativamente comum no final do inverno e início da primavera, quando normalmente ocorrem surtos. A respeito da varicela assinale a opção CORRETA.
(    ) A transmissão da catapora dá-se pelo contato direto com saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada.
(    ) Também pode ser transmitida  pelo contato com o líquido do interior das vesículas.
(    ) Não existe vacina para combate dessa doença.
Sequência CORRETA:
Alternativa correta ( A ) V V F
Alternativa marcada ( A ) V V F
Justificativa A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira). Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.
Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.
As principais medidas de prevenção e controle da catapora (varicela) são: Vacinação. Lavar as mãos após tocar nas lesões. Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas. A Vacina Varicela é uma vacina atenuada (feita com vírus vivos enfraquecidos) que protege contra a infecção causada pelo vírus Varicella zoster e previne a doença, também chamada de catapora, em casos mais graves.
10. Enunciado Observe as afirmativas a seguir, em relação às micoses cutâneas superficiais:
I. A tinea nigra caracteriza-se por máculas esbranquiçadas assintomáticas, com limites precisos e clareamento progressivo.
II. Na pitiríase versicolor na pele afetada visualizam-se os sinais da descamação, conhecido como sinal de Zireli.
III. A piedra Branca é uma tricopatia nodular, que atinge o couro cabeludo, benigno e de baixo contágio.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativa correta ( D ) Apenas a afirmativa II está correta.
Alternativa marcada ( E )Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Justificativa Pitiríase versicolor: Também conhecida por pano branco ou micose de praia, é um tipo de micose causado pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. O sinal de Zileri positivo (a presença de descamação fina na superfície das lesões após distensão da pele) ou de Besnier (descamação fina após o raspar da lesão com as unhas) reforçam a suspeita diagnóstica. 
Tinea nigra é uma rara micose superficial causada pelo fungo Hortaea werneckii. Esta infecção apresenta-se como mancha assintomática acastanhada ou enegrecida, mais frequentemente na região palmo-plantar.
Piedra branca é uma infecção fúngica rara, assintomática do pelo, causada por fungos do gênero Trichosporon. Caracteriza-se por nódulos com coloração que varia do branco ao castanho-claro, aderidos à haste do pelo.

Continue navegando