Buscar

Consumismo na sociedade moderna

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES CAMPUS GUARAPARI
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MARKETING I
VINICIUS LORDES DIAS
Alex Paulo da Silva
O capitalismo, atualmente, é elemento com grande participação em maioria da população mundial. Junto dele, cresce a necessidade de consumo dos indivíduos. E a partir do momento em que o comércio se tornou algo com maior acessibilidade a toda sociedade e com o aumento progressivo do valor dos bens de consumo, a sociedade moderna começou a se perder e os humanos começaram a ter valor de mercado.
A partir disso, o consumo e o consumismo que são duas palavras atuais e que discrimina bem a práticas das pessoas no dia a dia. Uma vez que as mesmas buscam a satisfação de seus anseios, anseios estes que muitas vezes não correspondem as necessidades básicas para a sobrevivência humana.
O consumismo se tornou uma prática exercida pelas pessoas, independente da raça, credo, condição social gênero ou situação econômica. Por sua vez, o ato de consumir é parte da sobrevivência humana. Bauman define consumo como uma condição, e um aspecto, permanente e irremovível, sem limites temporais ou históricos; um elemento inseparável da sobrevivência biológica que nós humanos compartilhamos com todos os outros organismos vivos. BAUMAN, 2008, p. 37.
O consumismo na sociedade moderna se dá pela necessidade na satisfação dos prazeres pessoais, onde as pessoas deixam a necessidade do consumo de lado e passam a consumir levados pela vaidade. Deixam de consumir roupas e alimentos, por exemplo, para consumir produtos atuais e mais modernos com o intuito de elevar e/ou garantir um status, dando-lhe uma aceitação perante a sociedade, e com isso tornando a pessoa feliz. Gerando assim um consumo hedonista, um consumo de aparência.
Por fim, o ser humano continua seguindo a sua busca pela satisfação e felicidade, e para isso utiliza o consumismo como ferramenta fundamental como para tal alcance, seja por mero status ou simplesmente pelo prazer de efetuar uma compra. O que proporciona cada vez mais a perpetuação de uma sociedade ainda mais consumista, símbolo de uma sociedade capitalista e moderna.
Referências:
RETONDAR, Anderson Moebus. A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como "contexto social" de produção de subjetividades. Brasilia. 18 de julho de 2018. Disponível em <https://www.scielo.br/j/se/a/nvqttKf4ZsZ5zy6ss9V8C7r/?lang=pt>.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
DE MOURA, Roldão Alves. Consumo ou consumismo: uma necessidade humana?. São Bernardo do Campo, 2018.

Continue navegando