Buscar

PSICOLOGIA EM SAUDE

Prévia do material em texto

Há uma ideia em que o corpo quanto mais perfeito, quanto mais agradável e harmônico for, irá contribuir para facilitar a vida, como se a beleza abrisse portas para sociedade junto ao desenvolvimento humano. Existe uma pressão social para que se enquadre nas medidas preconizadas, como se para ser feliz, precise ter a estética impecável. 
O culto do corpo perfeito existente ainda mais forte e disseminado pelas mídias sociais, dita que a felicidade é ser magro, sem gorduras e de beleza escultural; o que se transforma em armadilha, pois para conseguir o tão almejado corpo perfeito, homens e mulheres recorrem a intervenção cirúrgicas, dietas mirabolantes e injeções milagrosas, em contrapartida, pagam um preço alto por isso. Por muitas vezes resulta em deformação, doenças ou até mesmo ocasionando a morte. 
 Essa imposição de beleza padronizada pode acarretar em problemas gravíssimos e desencadear distúrbios de psíquicos e alimentares, como por exemplo a vigorexia, que se trata de transtorno dimórfico muscular, onde o indivíduo já com os músculos avantajados se enxerga sempre franzino e mantém a busca por mais musculo de forma excessiva.
O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum como a anorexia quando a pessoa se vê sempre acima do peso e a busca pela magreza passa dos limites saudáveis.
 Resumindo a questão, os danos físicos e psicológicos são profundos para quem tende a insistir em buscar o sonhado corpo perfeito, formando a ilusão de que para ser saudável necessita ser magro e travando uma guerra consigo próprio, se auto rejeitando para chegar ao resultado almejado. 
Para ser saudável não dependemos de beleza e perfeição corporal, mas sim ser feliz consigo mesma, aceitando suas marcas, encontrando equilíbrio entre mente e espirito; ter mente sã, corpo são.
Referência:
· SOARES, C.L. Imagens do Corpo “Educando”: Um Olhar Sobre a Ginástica no Século XIX. Pesquisa Histórica em Educação Física, v. 02.
· MATTOS, Rafael. A Sociologia do Corpo é a Sociologia da Educação Física. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

Continue navegando