Buscar

Fragilização do sistema de proteção social pelo enfraquecimento do SUAS

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL
LARISSA MARIA ALVES NEI
A fragilização do sistema de proteção social e a violação de direitos pelo enfraquecimento do SUAS
Dois Vizinhos
2022
LARISSA MARIA ALVES NEI
A fragilização do sistema de proteção social e a violação de direitos pelo enfraquecimento do SUAS
Trabalho apresentado à Unopar, como requisito parcial à aprovação no quarto semestre do curso de Serviço Social. 
Atividades Complementares.
	
Dois Vizinhos
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DESENVOLVIMENTO	4
CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
REFERÊNCIAS	8
INTRODUÇÃO
	O trabalho aqui apresentado traz a temática “A fragilização do sistema de proteção social e a violação de direitos pelo enfraquecimento do SUAS”, um assunto bastante interessante para o momento que estamos enfrentando devido à importância do SUAS nos dias atuais e também para obter conhecimento sobre o tema e estar nos aprofundamento ainda mais a teoria, contribuindo com a formação.
	O portfólio aqui desenvolvido tem como objetivo principal analisar e obter conhecimento a respeito do tema solicitado, buscando mais conhecimento, relacionando teoria e prática favorecendo a aprendizagem. O tema trará maior compressão a respeito do SUAS sendo de extrema importância de a assistência social estar ciente e tendo o conhecimento a respeito.
O trabalho trás um conteúdo repleto de conhecimento apartir do tema central e ele vem ao encontro do que estamos passando, enfrentando, assim o trabalho vem a somar através dos assuntos atuais e de grande relevância para o entendimento na busca de achar caminhos a que venha contribuir com a realidade. 
Assim, o trabalho foi dividido em três partes, sendo a primeira o momento de descrever as considerações iniciais do assunto, já no segundo momento será apresentado o desenvolvimento do trabalho e no terceiro momento será feito as considerações finais e no ultimo momento será apresentado às referências bibliográficas.
3
DESENVOLVIMENTO
 
	Serviço Social está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas às políticas sociais públicas, tendo como objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, a fim de garantir atendimento humanizado e efetivação dos direitos, porém nem sempre acontece assim, visto que nem sempre isso é possível visto que os direitos humanos assim como os direitos sociais ficam muitas vezes em segundo plano para muitos, pois o direito é prioridade mais apenas uma pequena parcela da humanidade muito diferente do que é previsto por lei. O direito humano está dividido em duas partes, uma antes e a outra depois da segunda guerra mundial. Devido às transformações no mundo e os princípios da universalidade, do direito natural, a vida, à liberdade ao pensamento.
 	A luta pela garantia dos direitos humanos até  nos dias atuais ainda existe devido à violação dos direitos já conquistados, pois a classe dominante se faz presente, e é notório a sua dominação perante a sociedade.
	 É preciso romper a desigualdade lutar pelo direito de todos, sendo que a atuação de um profissional do serviço social se torna primordial na busca por mecanismos de proteção social que tenham finalidade de viabilizar bons resultados e ações positivas na sociedade.
	O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) busca garantir a proteção social aos cidadãos e está presente em todo Brasil. Tem como objeto de trabalho a questão social que é um conjunto de expressões o qual define a desigualdade social, o desemprego, falta de moradia, falta de alimento, estrutura precária, violência, doença, vulnerabilidade social entre outros. Essas expressões ficam em evidência com a chegada do capitalismo, na época da revolução industrial e com o passar dos anos torna ainda mais visível causando grandes impactos na sociedade.
	A ação e intervenção dos serviços sociais são desafiadoras, mas possível. Entretanto requer dados, planejamentos, execução de políticas públicas através de programas sociais que vise proporcionar melhores condições, dando atendimento adequado com seus direitos garantidos no intuito de promover bem-estar e assim reparar danos e edificar ações de cooperação, respeito e diálogo. É preciso muita lutar para garantir que os direitos humanos sejam colocados em práticas, quebrando barreiras que muitas vezes é criado pela própria sociedade.
O sistema único de assistência social tem como função a proteção social à vigilância socioassistencial e defesa de direitos dessas funções constrói campos protetivos onde oferece segurança sócio-assistenciais as quais são: segurança de rendas, segurança de acolhida, segurança de convívio, de autonomia, de apoio e auxílio.
Vale destacar que o Assistente Social precisa ter apreensão crítica nas relações sociais, realizar constantes análises do movimento da sociedade, compreender a história, resgatando os princípios fundamentais enfrentados e conquistados por parte da categoria dos assistentes sociais, pois é fundamental para que seja possível dar continuidade, repensando, refazendo, reinventando, buscando aprimorar, fazer mais e melhor as ações profissionais, se fortalecendo, tanto no quesito Serviço Sociais quanto no projeto ético político, compreendendo e sendo agente crítico reflexivo.
Desde a origem da profissão do Serviço Social se observa que o profissional busca por melhores condições de vidas, priorizando direitos e valores na sociedade. É nesta linha de pensamento que até hoje os/as Assistentes Sociais trilham sua atuação e cada vez mais realizam constantes análises do movimento da sociedade, compreendendo a história, resgatando os princípios fundamentais enfrentados e conquistados por parte da categoria dos Assistentes Sociais, pois é fundamental para que seja possível dar continuidade, repensando, refazendo, reinventando, buscando aprimorar, fazer mais e melhor as ações profissionais, se fortalecendo, tanto no quesito, serviço social quanto no projeto ético político, compreendendo e sendo agente crítico reflexivo às transformações da sociedade.
Ao Assistente Social, é imprescindível para atender e suprir as necessidades, social, física e psicológica das vítimas, bem como, amparar, para isso é necessário e urgente que se desenvolva meios alternativos, com o propósito de acolher as vítimas que sofrem agressões de diversas formas e muitas vezes acabam se tornando coniventes de seus agressores, por não terem aonde irem ou não são bem instruídas.
Assim, os níveis de proteção e recepção serão postos em práticas com maior amplitude e eficácia em vista dos elevados índices de violência doméstica. Ou seja, uma nova forma de agir, tornando-se a lei mais beneficia à proteção da vítima. Outro ponto a ser trabalho é a fraternidade a qual é um ponto importantíssimo meio alternativo no combate a violência doméstica, pois a vítima irá precisar estar recebendo apoio de familiares e amigos para todos os traumas que foram vivenciados naquele relacionamento abusivo. 
É visível que a Assistência Social tem grandes desafios, e requer sempre estar se aperfeiçoando como profissionais, capacitados e busquem sempre reformular suas práticas, com o objetivo de fazer seu trabalho da melhor maneira possível, garantindo integralidade, equidade, e de eficiência nos serviços prestados.
O SUAS  vem sofrendo enfraquecimento diante da situação atual que a sociedade se encontra devido a pandemia e tudo que com ela originou. O número de pessoas com necessidades de acolhimento, na questão de renda, de assistência médica, alimentícia, se tornou ainda maior com a pandemia, aumentando a crise e a necessidade de um sistema de proteção ainda maior para a população para promover mais benefícios, proteção e cuidado e assim prevenir e reverter tal violação potencializando as condições encontradas na humanidade diante de tantas dificuldades vindas com a pandemia.
  O impacto foi grande aumentando a desigualdade, aumentando a violência, fazendo com que o SUAS se preocupasse ainda mais na busca de soluções.  Entende-se que oSUAS é uma força social que pode ser potencializada e diante de tal situação pode ser o caminho para enfrentar a desigualdade dando a proteção social e devido os direitos para a  população que enfrenta tal impacto tornando assim uma sociedade humana livre e socialmente igualitária.
A ação e intervenção profissional dos Assistentes Sociais em demandas familiares, inclusive na questão da violência, se apresentam desafiadora, mas possível. O Assistente Social é um profissional que batalha e auxilia a busca pelos direitos da população, sendo assim tem papel fundamental na atuação frente a casos de violência, neste caso específico, tendo as mulheres em situação de violência familiar e doméstica.
É necessário trabalhar essa questão da situação de vulnerabilidade da vitima de forma aprofundada, buscando estratégias de combate para evita-la e uma das alternativas é fazer um trabalho de conscientização, buscando meios de combater, daí a necessidade urgente de um trabalho sobre a temática, através de treinamentos, aperfeiçoamento, leitura, investigação, palestras, mobilizações sociais, trabalho feito na mídia, com divulgação acirrada.
Logo, é necessário promover um atendimento qualificado, dando apoio, cuidado e orientação de forma que venha propiciar um atendimento de qualidade à paciente vitima da violência. Esse atendimento deve contar com profissionais qualificados e preparados para atender com dignidade para dar assistência eficaz de maneira que venha garantir um atendimento eficiente. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho me fez refletir sobre “A fragilização do sistema de proteção social e a violação de direitos pelo enfraquecimento do SUAS”. Percebesse que a o trabalho do SUAS sempre foi muito importante para combater a desigualdade e proporcionar direitos para todos e com a pandemia o SUAS se tornou primordial, porém devido ao numero significativo da vulnerabilidade sociais e os aumento significativo da pobreza, é notório o enfraquecimento do Sistema Único de Assistência Social, assim como é nítido sua importância na sociedade.
Assim, percebesse da importância da realização deste trabalho o qual possibilitou um entendimento ainda maior sobre o SUAS, sua importância na sociedade, os problemas sociais devido à pandemia e a importância da assistência social na sociedade. 
Entende-se assim que o SUAS é de extrema importante para a sociedade, para os mais necessitados, na busca de promover melhores condições de vida, vale destacar que os serviços prestados promove melhores condições aos mais necessitados, garantindo seus direitos, podendo auxiliar aqueles que precisam, dando suporte e orientação, sendo responsável por atuar na prática no combate às desigualdades existentes na sociedade, sua importância é nítida, pois com seu trabalho é possível através de dados, informações, planejamentos, execução de políticas públicas através de programas sociais que visa proporcionar melhores condições, bem-estar e integração dos indivíduos menos favorecidos na sociedade.
Contudo, acredito que o trabalho foi bastante válido, pois além de contribuir positivamente através do conhecimento adquirido, possibilitou trazer ainda mais clareza a respeito do tema abordado. 
.
REFERÊNCIAS
LOPES, Márcia Helena Carvalho, RIZZOTTI, Maria Luiza, SILVEIRA, Jucimeri Isolda. Configuração do Sistema de Proteção Social Brasileiro e Seus Desafios: Um Olhar para o Sistema Único de Assistência Social no Contexto de Pandemia. Publicado em 3 de Setembro de 2020. https://direitosfundamentais.org.br/configuracao-do-sistema-de-protecao-social-brasileiro-e-seus-desafios-um-olhar-para-o-sistema-unico-de-assistencia-social-no-contexto-de-pandemia/ Consulta em 27 de março de 2022.
MATTEI, Lauro Francisco. Sistema de proteção social brasileiro enquanto instrumento de combate à pobreza1. Revista Katálysis, v. 22, p. 57-65, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/XVMxSPvRYVVj86YGbSqj56N/?lang=pt Consulta em 27 de março de 2022.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dois Vizinhos
 
202
2
 
 
 
 
 
LARISSA
 
MARIA ALVES NEI
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SERVIÇO SOCIAL
 
 
A fragilização do sistema de proteção social e a violação de direitos 
pelo enfraquecimento do SUAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dois Vizinhos 
2022 
 
 
 
 
LARISSA MARIA ALVES NEI 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SERVIÇO SOCIAL 
 
A fragilização do sistema de proteção social e a violação de direitos 
pelo enfraquecimento do SUAS

Continue navegando