Buscar

Atividade contextualizada aspec (1)

Prévia do material em texto

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Nome: 
Matrícula: 
Curso: Bacharel edducação física
Para entender melhor vamos começar o que é bullying: bullying, que segnifica oprimir, intimidar, ameaçar e maltratar. É uma atitude covarde e perversa de pessoas que pratica atos de violência, seja ela física ou psicológica, tais como: xingamentos, intimidações e humilhações contra certas pessoas.
 
As pessoas que cometem bullying são pessoas que querem ser melhores que as outras humilhando e até mesmo agredindo uma determinada pessoa para serem vistas como superiores em um determinado grupo, os agressores são tão covardes que não assumem os seus atos. Essa prática é muito comum no ambiente de trabalho e nas escolas, nas escolas o bulliyng acontece com bastante frequência a muito tempo, deixando sequelas permanente na vítima. As escolas é um local onde acontece vários conflitos devido as diferenças culturais, sejam elas: valores famililiares, culturais, religiosos e étnicos. As pessoas que são vitimas de bullying nas escolas são: os timidos, alunos novatos, os que tem algum tipo de deficiência e até mesmo os mais inteligentes sofrem causando inveja nos menos estudiosos, as pessoas gordas ou magras demais, pessoas com estatura baixa também são alvos frequentes, as vítimas sofrem manifestações de varias formas e modos distintos, seja elas verbais(insultos, apelidos pejorativos, xingamentos e comentarios diminuitivos), física(bater, cuspir, agredir, etc..). Geralmente a vítimas do bullying ficam caladas, acarreta sofrimento psíquico, diminuição da autoestima, isolamento, prejuizos no aprendizado e desempenho acadêmico e até mesmo leva a vitima a cometer suicídio com um quadro de depressão avançado, fazendo com que muitos abandonem os estudos. Tambem devido a internet existe o cyberbullying realizado nas mídeas sociais, onde os ataques são cada vez mais frequêntes.
 
Um rápido exemplo de buliying visto em noticiarios: quando ocorre uma chacina em determinado colégio ou até mesmo em faculdades, quando é estudado o perfil da pessoa que cometeu o crime e constatatado que a pessoa foi vitima de bulling durante a adolecência, por isso que é muito importante que os educadores possam combater de forma mas rigorosa essas atitudes.
Para prevenir e combater o bullying nas escolas é necessário o empenho de todos os educadores. Infelizmente o bullying é um problema mudial. 
Para tentar combater o bullying vou citar alguns exemplos:
Explicar aos alunos os casos e as consequências que o bullying podem causar.
Ficar atento ao comportamento dos aluno
Conversar com os alunos e escultar reclamações e sugestões.
Estimular aos alunos se houver casos de bullyng informar os educadores.
Encinar desde cedo as crianças a respeito do preconceito. 
Enterferir rápido para previnir que o prblema se agrave.
Os pais devem informar aos professores o comportamento dos filhos para encontrar soluções conjuntas. 
Reuniao com alunos com dialogos que favoreçam laços afetivos e melhores as qualidades das relações.
incentivar a prática de esportes que é muito importante e gera cooperação e socialização entre os estudantes.
Fazer reuniões com os pais expliicando os maleficios que o bullying pode causar na mente das crianças.
Obs: A Lei 13.185/2015 impotante passo do poder legislativo no combate ao bullying, por instituir um Programa de Combate à Inimidação Sistemática. Importante: os pais dos agressores e as escolas em que o bullying ocorre podem ser responsabilizados cívilmente.
 
REFERÊNCIAS:
http//www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/bullying-nas escolas
https://www.scielo.br/j/tce/a/3zS6tSTHCvCRsC6g6bCpxCH/
http//pesic.bvsalud.org

Continue navegando