Buscar

Controle - EMS

Prévia do material em texto

Marina Borges - 141550
Onde o farmacêutico pode trabalhar, que influencie na produção?
Influenciando na produção, pudemos ver o farmacêutico trabalhando na garantia da qualidade e no controle de qualidade, na aquisição de matérias primas, controle de produção e processos, pesquisa e desenvolvimento.
No controle de qualidade, o farmacêutico é responsável por coletar as amostras da produção e analisá-las com o uso de equipamentos disponíveis que sejam aceitos pelas regulamentações do país. Com esses resultados, o farmacêutico liberará ou não o lote do produto para seguir a produção ou para a venda. Caso haja algum problema com a formulação, esse é um momento onde pode-se detectar e, muitas vezes, consertar este problema sem que haja grandes perdas de produto. É feito o controle de qualidade da água utilizada e de cada etapa da produção. É o farmacêutico quem assinará o documento final de liberação, a partir dos resultados obtidos e da interpretação destes. Como cada lote possui a sua rastreabilidade, caso haja algum problema nas próximas etapas, é possível verificar quem foi o responsável por aprovar tal lote ou processo.
A aquisição de matérias-primas é de extrema importância dentro da indústria e deve levar em consideração não apenas o uso, a velocidade de produção e a validade de cada componente, mas também o espaço disponível para estoque. Esta não é uma área privativa do farmacêutico. Além disso, será necessário verificar as condições de transporte e da qualidade de cada componente do produto final antes de iniciar a produção.
A garantia da qualidade está presente também na validação. Um dos pontos mais importantes de validação é o documento referente às limpezas realizadas entre uma produção e outra. É necessário garantir que a limpeza foi eficaz e que não haverá contaminação no próximo produto a passar pelo maquinário do processo. Boa parte do tempo de produção da indústria está limitada pela limpeza. 
A pesquisa e desenvolvimento da indústria é também um ponto muito importante de atuação do farmacêutico, mesmo dentro de indústrias de genéricos. A cada ano há a quebra de patente de alguns medicamentos que interessam para esta indústria e a pesquisa para desenvolvimento de genéricos deve ser realizada antes dessa data, o mais rápido possível, para que no momento que a quebra de patente ocorra, já seja possível começar a produção do novo genérico. 
O farmacêutico pode trabalhar na produção e no controle e desenvolvimento de processos, por ter o conhecimento necessário para, dentro de uma equipe multidisciplinar (como, por exemplo, engenheiros mecânicos ou de produção), alterar algum processo de forma que a produção se torne mais eficiente, mais rápida e lucrativa.

Continue navegando