Buscar

Petição 8 CORRIGIDA

Prévia do material em texto

MM. JUÍZO DA VARA... CÍVEL DE JOÃO PESSOA/PB
 		CONDOMÍNIO SPARTACUS, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, localizado na Rua Rubi, 300, no município de João Pessoa, representado pelo sindico, nome, portador do CPF, conforme consta na Ata de Eleição anexa, vem, respeitosamente perante V. Exa., por seu advogado devidamente constituído pelo instrumento de mandato anexo, propor a presente:
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA
pelo procedimento comum, em face de FELIZBERTO, brasileiro, estado civil, profissão, portador da Carteira de Identidade nº, expedido pelo, inscrito no CPF sob nº, endereço eletrônico, residente e domiciliado em João Pessoa/PB, pelos fatos e fundamentos jurídicos que serão expostos a seguir:
I - GRATUIDADE DE JUSTIÇA
 Solicita a Justiça Gratuita, por não ter condições de arcar com as despesas e encargos processuais, nos termos da Lei nº 1.060/50 com as alterações da Lei 7.510/86 c/c art. 1072 do novo CPC.
II- DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU MEDIAÇÃO 
 
O AUTOR manifesta interesse pela realização da audiência de conciliação ou mediação conforme arts. 319 e 334 CPC.
III - DOS FATOS
	
 O AUTOR aprovou, por meio de uma assembleia geral extraordinária, a realização de obras de recuperação e manutenção do edifício. No entanto, durante a realização da obra, foi constatado um rompimento na tubulação de esgoto na coluna do prédio, no apartamento logo abaixo da unidade 501, de propriedade do RÉU. 
 Diante destes fatos, o condomínio fez inúmeros contatos com RÉU, seja por meio de notificações ou comunicação pessoal. Contudo o RÉU insiste em negar acesso ao apartamento, dificultando o trabalho de manutenção. Esta conduta prejudica os demais moradores e especialmente um idoso e um deficiente que residem na unidade 401, colocando em risco a saúde e a segurança da coletividade.
IV – DOS FUNDAMENTOS 
 
		O Código Civil brasileiro reconhece que ocorre o ato ilícito, conforme o art. 186 do CC, quando aquele que, por negligencia, causa dano a outrem por omissão voluntária. Ademias, neste caso, o Réu possui a obrigação de fazer decorrente da situação prejudicial à saúde e a segurança que afeta toda a coletividade que usufrui o condomínio. 
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Além disso, o RÉU possui o dever de reparar os danos causados, em razão do ato ilícito praticado que colocou em risco os demais direitos dos outros moradores, conforme o art. 927 do CC. 
Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
Não obstante, a conduta negligente do RÉU dificulta o processo de manutenção constatado no rompimento da tubulação de esgoto, sendo certo que gera risco iminente à saúde e à segurança dos moradores, em especial os que residem na unidade 401, um idoso e uma pessoa com deficiência, pois encontram-se em situação de vulnerabilidade. 
Estes problemas tendem a piorar já que o RÉU se recusa a autorizar o condomínio de adentrar em seu apartamento. 
Dessa maneira o RÉU fere diversos aspectos referentes aos direitos da vizinhança, os quais são de sua plena ciência, em razão da aquisição do apartamento em regime de condomínio, segundo os artigos 1.336, IV C/C 1.348, I, III e V do Código Civil. 
Art. 1.336. São deveres do condômino:
IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.
Art. 1.348. Compete ao síndico:
I - convocar a assembleia dos condôminos;
III - dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI - DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPADA 
Faz-se necessário a concessão da tutela provisória de urgência antecipada, tendo em vista que o AUTOR demonstra verossimilhança das alegações narradas e pela probabilidade do direito.
Com a finalidade que se dê, de forma impositiva, o estabelecimento da obrigação de fazer para o réu, para que este permita a entrada dos funcionários para efetiva recuperação da tubulação de esgoto, já que a atitude do RÉU demonstra negligencia e risco para à saúde e para segurança da coletividade
Em face da urgência, uma vez que tal atitude do RÉU demonstra negligencia e coloca em risco à saúde e à segurança dos demais moradores, prejudicando, em especial, um idoso e um deficiente físico.
Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.
 
VII - DOS PEDIDOS
Sendo assim, o AUTOR vem requerer ao D.Juízo:
1. que seja deferido o pedido de Gratuidade de Justiça pleiteada no preâmbulo desta exordial; 
2. a concessão da tutela provisória urgência, determinando que seja conferida a obrigação de fazer, sob pena de multa diária no valor do salário mínimo atual;
3. que seja designada audiência de conciliação ou mediação e a consequente citação do RÉU para comparecer em audiência de conciliação ou mediação, ficando ciente de que não havendo acordo, iniciará o prazo para contestar, na forma da lei – art. 334 NCPC;
4. a procedência do presente pedido com a condenação do RÉU na AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/ PEDIDO DE TUTELA , uma vez que ocorre ato ilícito e probabilidade do direito e perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, conforme art. 186, 927, 1.336, IV, 1.348, I, III e V do CC C/C art. 300 do CPC;
5. a condenação do RÉU em custas processuais e honorários sucumbenciais.
VIII - DAS PROVAS
 
				Protesta, ainda, a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 369 e seguintes do CPC, em especial a prova documental, a prova pericial, a testemunhal e o depoimento pessoal do Réu.
DO VALOR DA CAUSA 
Atribui-se a presente o valor de R$ 1.302,00 (mil trezentos e dois). 
Nestes Termos,
Pede deferimento.
Local, .... de ......... de .........
ADVOGADO
OAB/RJ N°

Continue navegando