Buscar

2 - Pena de Morte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

https://www.politize.com.br/pena-de-morte-brasil-argumentos/
02 – Pena de Morte
Pena de morte, também chamada de pena capital é quando a pessoa recebe como sentença por um juiz, após transitado em julgado, a pena de morte
É polêmico, porém, utilizada em diversos países e já foi inclusive usada no Brasil
O brasil aceita a pena de morte?
Diria que em regra não, inclusive a CF no art 5º fala que não haverá pena de morte, salvo nos casos de guerra declarada.
A pena de morte vai contra o direito a vida, direito fundamental do art 5º. O direito à vida tem um sentido positivo, de permanecer vivo, e negativo, de ter uma vida digna. Então seria inconstitucional colocar uma pena de morte no Brasil pois viola diretamente o direito fundamental à vida, além de que a própria constituição trás a única exceção que aceita pena de morte.
Quando o Brasil utilizou a pena de morte e porque foi abolida
A pena capital já foi utilizada no Brasil, antes do surgimento da constituição, quando foi abolida. Essa pena era usada para reprimir e amedrontar os escravos. Com a abolição da escravidão e com o surgimento da constituição, a pena de morte foi abolida
Após a proclamação da república a pena de morte nunca foi aplicada, mesmo durante a segunda guerra mundial 
A favor:
Se falar que é uma execução, que é brincar de Deus falar: a execução consiste na morte da pessoa sem o devido processo legal. Execução é praticado em ditaduras em que a pessoa não tem a menor chance de se defender
Diminuir violência: Garante que os criminosos não retornem às ruas para praticar crimes, o que muitas vezes acontece. Além disso, eles pensariam duas vezes antes de praticar algum crime, pois a reprimenda seria muito mais grave
Diminuir gastos no sistema prisional: Manter presos é um gasto muito grande. Cidadãos honestos estão pagando impostos para sustentar pessoas que cometeram crimes terríveis. O dinheiro público poderia ser melhor utilizado como na educação e na saúde
Os custos de manutenção de um preso no Brasil variam de acordo com a unidade prisional e a região do país. De maneira geral, o custo médio mensal de um preso no Brasil é de cerca de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais) por mês, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2020. 
Além dos custos diretos de manutenção do preso, o Estado também oferece alguns auxílios aos detentos e suas famílias. Por exemplo, os presos têm direito a assistência médica, jurídica e social, além de benefícios como a remição da pena pelo trabalho e estudos realizados na prisão. Além disso, algumas famílias de presos podem receber o auxílio-reclusão, que é um benefício pago pelo INSS para ajudar nas despesas da família enquanto o preso está detido.
· Custo do aluno de educação básica: 470,00
· Valor do salário mínimo: 1320,00
· Valor do auxilio reclusão: 1302,00
· Custos de manutenção de um preso: 2.600,00
Ou seja 1 preso daria para pagar a despesa de 5 alunos de uma escola pública. Quando a pessoa é presa a família recebe auxílio reclusão quase igual ao valor do salário mínimo que trabalhadores honestos que pagam seus impostos recebem. O custo de manter um preso é muito alto, ainda mais se for pra manter alguém que cometeu crimes terríveis. Muito melhor seria se esse recurso fosse alocado para outro setor.
Diminuir a superlotação dos presídios: A superlotação dos presídios e as péssimas condições são as principais razões para o surgimento da facção, o que também é razão de crises, como a que aconteceu recentemente no Rio Grande do Norte nesse ano. A pena de morte poderia ser uma solução para desafogar o sistema prisional brasileiro, tirando de circulação os piores criminosos que oferecem um perigo para a sociedade.
Evitaria novas mortes: Um estudo realizado por economista na Universidade de Houston mostrou que cada execução evitou entre 11 e 18 homicídios no Texa.
Justiça para as vítimas e suas famílias: A pena de morte é vista como uma forma de justiça para as vítimas e suas famílias, pois é uma punição que corresponde à gravidade do crime cometido. É também uma forma de garantir que o criminoso não volte a cometer o mesmo crime e não represente mais uma ameaça à sociedade.
Contra:
Repudiada por diversas organizações internacionais ao redor do mundo
A maiorias dos países são contra: Dos 193 países, 102 já erradicaram
Não há relação entre pena de morte e diminuição da criminalidade: um estudo realizado por pesquisadores especialistas em pena de morte chegaram a conclusão que a pena de morte não tem qualquer impacto com a diminuição da criminalidade. A prisão perpétua poderia ser uma melhor alternativa, já que tiraria o criminoso da rua sem chance de retornar, o que teria o mesmo efeito da pena de morte, mas preservando a vida do preso
Já existe pena de morte: as pessoas que defendem a pena de morte são sobretudo a elite brasileira, que ignora o fato que diversas pessoas em situação de vulnerabilidade já são mortas por causa da criminalidade, sobretudo negros e pobres. O fato de matar um ou outro criminoso não vai mudar toda uma situação social, não vai acabar com a facção que existe. Mata o líder hoje mas amanhã já tem outro pra substituir. É preciso atacar na raíz do problema, que é mudar a situação social das camadas mais pobres da população
Há muita gente presa que é inocente: Uma coisa que é um fato: A justiça brasileira é falha, acontecem muitas injustiças, criminosos são inocentados, inocentes são condenados. Nem sempre a pessoa condenada praticou o crime. Imagine que desastre seria aplicar a pena de morte no Brasil, quanta gente inocente poderia morrer injustamente
Problemas durante o procedimento: A Anistia Internacional aponta como alguns dos problemas as confissões obtidas por meio de tortura, imposição de pena de morte automática para alguns tipos de crime, sem qualquer julgamento e diversos outros desrespeitos às regras firmadas por acordos internacionais. 
Filme A Condenação: É um filme baseado em fatos reais de uma jovem que abre mão do casamento e da convivência com filhos para cursar uma faculdade de direito e provar a inocência do seu irmão, condenado a prisão perpétua por um assassinato, que não cometeu. 
Não havia nenhuma prova concreta, apenas duas testemunhas afirmando ter sido ele, o que depois ficou provado que elas estavam mentindo. Juntamente com um exame de sangue de tipagem sanguínea, o que também não prova nada, pois na época não havia teste de DNA. Mas isso foi suficiente para o júri o condenar para prisão perpetua. Nesse estado não havia pena de morte, se tivesse seu irmao seria executado. 
 Assim, após passar 18 anos preso foi feito um exame de compatibilidade de DNA com a arma de crime e ela conseguiu provar a inocência do seu irmão.
Graças ao teste de DNA, essa advogada, na vida real, conseguiu anular 242 sentenças, inclusive 17 pessoas que estavam no corredor da morte.
Mas como isso é relevante? Pois isso é apenas um exemplo de como o sistema judiciário pode ser falho, há muitas pessoas condenadas injustamente, inclusive algumas delas já foram condenadas a morte.

Continue navegando