Buscar

Resumo da Palestra - Psicologia e Serviço Social nas Escolas - Diálogos necessários

Prévia do material em texto

Curso: Serviço Social / 2023.1
-O Evento Psicologia e Serviço Social nas Escolas: Diálogos Necessários
	Inicialmente foi realizada abertura do evento com a coordenadora Jane Meyre Silva Costa, representante do curso de Serviço Social que falou sobre a Lei n° 13.935/2019, em que determina a inclusão obrigatória dos profissionais de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas da edução básica. 
	Essa lei prevê a presença obrigatória desses profissionais, contudo apesar do reconhecimento da importância desses profissionais, infelizmente a implementação dessa lei tem encontrado muitas barreiras que impossibilita a contratação e efetivação da referida lei. A politica da Educação é assegurada com um direito, tal como definido constitucionalmente, ficando a escola impedida de cumprir a sua missão. 
	Os palestrantes começaram os debates dialogando que esses ataques não são de agora, que já aconteceram em outros países, que os ataques estão acontecendo com mais intensidades aqui no Brasil. 
A professora Márcia Monte destacou que a violência dentro das escolas, não começa hoje. Começou explicar sobre a educação brasileira, e contar histórias da época da Colônia que começava a violência da educação entre povo indígenas e os portugueses. Na Colônia e no Império que os homens tinham mais direitos de estudar “os meninos livres’’ e que as meninas tinham que estudar a prática integral do lar, com atividades domésticas. 
	A Professora Karen Stefanny, psicóloga participante do evento, reforçou que há uma cobrança muito grande para categoria de psicólogos, mas que seria necessário a presença de uma equipe multidisciplinar com a finalidade de trabalhar com as famílias e alunos, incluindo a importância do Assistente Social, e o acompanhamento psicossocial.
	De acordo com a cartilha do Cfess, sobre o trabalho do Assistente Social na Educação, “A inserção de assistentes sociais na Política de Educação, responde sobretudo às requisições socioinstitucionais de ampliação das condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades de educação” (CFESS, 2018, p. 15). 
	Diante dos casos vistos na mídia, reforça-se a importância da presença do profissional de Serviço Social, com intuito de realizar um trabalho multiprofissional e garantir o direito a Educação de qualidade. 
Fortaleza, 28 de Abril de 2023.

Mais conteúdos dessa disciplina