Buscar

Atividade 1 (A1) - Segurança em dispositivos móveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1 (A1) - Segurança em dispositivos móveis
A evolução dos dispositivos móveis.
A real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo. Foi a parti de abril de 1973 que todas as teorias comprovam que o celular funciona perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugeria em 1947 foi projetada de maneira correta.
A primeira geração de telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros.
A maioria dos celulares pesava em média 1kg e tinha dimensões absurdas de quase 30 centímetro de altura.
Em 1983 o primeiro telefone móvel chegando ao mercado.
Em 1983, dez anos depois do primeiro teste realizado com um aparelho móvel, a novidade chegou ao mercado. Produzido pela Motorola o DynaTAC 8000x era um equipamento grande que pesava quase 800 gramas e tinha 33 centímetros de altura. Embora a tela force de LED, Só era exibida uma linha de texto.
Em 1989 os aparelhos diminuíram e ganharam o flip.
Seis anos após o lançamento do primeiro DynaTEC em 1989, uma versão menor do aparelho chegou às lojas com 11 centímetros a menos e metade do peso, o MicroTAC 9800x trazia um Design inovador com a frente de flip, que consistia em uma tampa que abre e fecha sobre o teclado Ele foi lançado com a proposta de ser um “telefone de bolso”, para ser carregado para os lugares de um jeito mais prático que o anterior.
Em 1994 as telas passaram a ser sensíveis ao toque, considerando o primeiro smartphone do mundo, pode ter mais funcionalidades que os demais celulares, o IBM Simon passou a ser comercializado em agosto de 1994. Ele contava com uma tecnologia muito comum hoje, mas inovadora para época as telas touchscreen.
Além disso ele apresentava ferramentas com calendários, calculadora e bloco de notas, mas tanta novidade não conquistou o público da época.
Em 1996 os primeiros passos para o acesso à internet.
O Nokia 9000 Communicator foi o primeiro celular comercializado a acessar a internet. Entre tanto apenas duas operadoras da Finlândia Viabilizavam essa conexão, visualmente, ele dava a ideia de um celular comum, mas se tratava de um modelo flip com teclado QWERTY, tela larga na horizontal é botões extras para ajudar na navegação. Entretanto, a dificuldade de acesso e custo fez com que a conectividade fosse deixada de lado.
Em 1998 um pouco de cor para os aparelhos.
O S10 foi o primeiro modelo lançado pela Siemens que revolucionou os celulares, trazendo diferente cores para a tela. Embora fossem apenas quatro (azul, branco, verde e vermelho), essa tecnologia foi visada como uma grande inovação. Dois anos depois, a Nokia lançou o 9210, com um LCD de 4.096 cores.
Em 2001 um novo recurso a câmera.
O J-SH04 da Sharp chegou às lojas para revolucionar o mercado em 2001. Ele trazia uma inovação que é essencial até nos dias de hoje: o celular com câmera fotográfica. Ele permitia tirar fotos de 0,1 megapixel e enviá-las para outras pessoas diretamente do aparelho. Pouco tempo antes, a Samsung também lançou um celular que possuía câmera acoplada, mas pela falta de conectividade entre ela e o aparelho, não impactou tanto quanto o J-SH04.
Em 2007 uma maçã tomou conta do mercado de celulares.
Durante um evento da Apple, em janeiro de 2007, as pessoas conheceram o aparelho que revolucionou o mercado de dispositivos móveis: o iPhone 2G. Poucos meses depois do lançamento, mais de 1 milhão de unidades já tinham sido vendidas.
O iPhone 2G trouxe ao mercado um grande diferencial: os teclados físicos foram substituídos pela versão na tela, que era sensível ao toque. Ele contava com a primeira versão do sistema operacional iOS, desenvolvido especificamente para o produto. Com ele, surgiram também os aplicativos, incialmente vindos apenas de fábrica, e depois comprados pela loja virtual, a App Store.
Em 2008 o robozinho que ganhou o mundo.
Em setembro de 2008, o T-Mobile G1 trazia uma inovação: o sistema operacional desenvolvido pela Google, chamado de Android, que iria competir, posteriormente, com o sistema iOS da Apple. Ele trouxe consigo o Android Market, a loja de aplicativos da marca conhecida hoje como Google Play.
No ano seguinte, a terceira versão foi lançada e deu início ao hábito da marca de batizar o sistema com apelidos relacionados a sobremesas. O primeiro foi denominado Cupcake. O Android foi ganhando espaço e, atualmente, mais de 90% dos smartphones vendidos rodam este sistema operacional.
Ano de 2011 conhecendo os assistentes pessoais.
Lançada há 6 anos, a Siri, primeiro assistente pessoal de voz, marcou a evolução no relacionamento entre as pessoas e a tecnologia. Criada para controlar o smartphone apenas com a fala, esses serviços ganharam uma função extra: a de amiga virtual para o usuário.
Atualmente, além dos usuários de iOS, que contam com a Siri, os de Android também podem dar os comandos de voz para o Google Assistente. Outras marcas também estão lançando suas próprias versões, como o Bixby, da Samsung e a Alexa da Amazon.
E pensar que há pouco mais de três décadas não era possível imaginar tudo o que um celular poderia fazer, não é mesmo? Mas o mundo tecnológico não para e estamos sempre aprendendo coisas novas. Se você se interessa por tecnologias, faça o teste para provar se você realmente sabe tudo sobre o assunto.
Irei relatar algumas das possíveis ameaças aos dispositivos móveis.
· 1) Vazamento de dados.
· 2) Wi-Fi sem proteção.
· 3) Falsificação de redes.
· 4) Ataques de phishing.
· 5) Spyware
· 6) Quebra de criptografia.
· 7) Controle inadequado de sessão
Esses são os mecanismos de Mitigação adequados para se garantir a segurança dos dispositivos móveis veja abaixo!
· Possuir um antivírus no aparelho.
· Alteração de senhas periodicamente.
· Cautela ao abrir e-mails.
· Uso de redes Wi-Fi abertas.
· Modificação do sistema.
· Navegação segura.
· Backup na nuvem.