Buscar

Alimentos funcionais e compostos bioativos


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alimentos funcionais e compostos bioativos
Desafio
Os alimentos funcionais se tornaram uma tendência nas gôndolas dos supermercados. A preocupação crescente pela saúde e bem-estar faz com que eles sejam muito procurados pelos consumidores que investem em produtos que possuem um custo maior, porém fornecem maior valor nutricional e benefícios à saúde.
Com a regulamentação desses alimentos e a crescente comprovação científica das substâncias bioativas presentes nos mesmos, o consumidor sente uma maior segurança ao adquiri-los. Alguns exemplos desses alimentos são as manteigas ricas em ômega 3, os leites enriquecidos com prebióticos, os sucos contendo fitoquímicos e os leites fermentados, porém, a cada dia, surge no mercado um produto novo.
Você é o nutricionista do departamento de criação e pesquisa de novos produtos de uma grande indústria de alimentos que processa grãos e cereais e que tem por missão utilizar apenas matéria-prima orgânica.
O chefe de departamento solicitou a criação de uma mistura para bolo utilizando prebióticos em sua composição, pois a empresa quer iniciar uma nova linha de produtos com essa substância bioativa.
a) Descreva o que são prebióticos e suas funções.
b) Selecione 5 alimentos da lista que contenham prebióticos.
c) Descreva os ingredientes que você escolheria para elaborar a mistura para bolo utilizando alguns prebióticos da lista. Lembre-se que é uma mistura para bolo e que o consumidor irá acrescentar outros ingredientes em casa, como óleo, ovos e água.
Padrão de resposta esperado
a) Prebióticos são componentes alimentares não-digeríveis que chegam intactos ao intestino e estimulam seletivamente a proliferação de bactérias benéficas no cólon. Esses componentes atuam mais frequentemente no intestino grosso, embora possam ter também algum impacto sobre os micro-organismos do intestino delgado.
Benefícios dos prebióticos:
- Alteram a composição da flora intestinal de tal forma que as bactérias com potencial de promoção de saúde tornam-se a maioria predominante;
- Aumentam a biodisponibilidade de cálcio;
- Reduzem risco de câncer de cólon;
- Aumentam o peristaltismo intestinal, reduzindo a constipação;
- Atuam na saciedade e reduzem a fome;
- Diminuem a glicemia E;
- Reduzem os níveis de triglicerídeos e LDL-colesterol.
b) Farelo de aveia, trigo integral, farinha de banana verde, xilitol, inulina.
c) Farinhas integrais (farinha de aveia, farinha de linhaça), farelo de aveia, açúcar mascavo, cacau em pó, nozes, castanhas, xilitol e inulina.

Continue navegando