Buscar

aquatica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANÁLISE DO EXERCÍCIO AQUÁTICO COMO ATIVIDADE PARA GESTANTES 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Thais Fernanda Dos Santos
	MATRÍCULA:01360816
	CURSO: Fisioterapia
	POLO: Graças- Recife/PE
 
				TEMA DE AULA: FISIOTERAPIA AQUÁTICA EM GESTANTES
RELATÓRIO:
1. Descrever os objetivos do exercício aquático durante a gestação.
 
A prática regular de atividade física é realidade para muitas mulheres que matem ou iniciam a gestação, sendo o exercício aquático o ideal para a gestante. As atividades realizadas na água recebem inúmeras denominações entre elas exercício aquático ou em imersão e hidroginástica.
A gestação é um processo fisiológico compreendido pela sequência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. Durante a gestação observa-se que o aparecimento de algias posturais, também chamadas de dores nas costas e principalmente as lombalgias, é muito comum. Essas dores aumentam principalmente se a mulher apresentava esta queixa antes de engravidar. A limitação funcional para as atividades da vida diária e prática também pode ser prejudicada durante a gestação e após o parto.
2. Descrever os principais exercícios aquáticos que podemos utilizar de forma preventiva ou em tratamento para gestantes.
● A Hidroginástica, por ser uma atividade realizada em meio liquido, traz inúmeras vantagens tais como: melhora do retorno venoso, menor ganho de peso, menor estresse articular, dentre outros, e por este motivo é recomendada às gestantes.
● Watsu para as gestantes trás muitos benefícios como, trazer leveza corporal, reduzir o cansaço, melhorar as dores na coluna e dores gerais, melhorar a circulação e edemas, a respiração é facilitada, o seu bebê recebe mais oxigênio melhorando seu desenvolvimento, traz relaxamento para mãe e bebê, melhora a qualidade do sono, traz equilibrio emocional e psicológico, é um momento de grande contato com seu bebe, auxiliando no preparo para o parto.
● A natação é um dos exercícios mais recomendados para mulheres grávidas. Isso porque a água ajuda a amortecer todo o peso do corpo, permitindo que os movimentos difíceis possam ser realizados facilmente.
As forças físicas da água atuam sobre o organismo imerso, provocando alterações fisiológicas extensas que afetam quase todos os sistemas. Para a paciente grávida a temperatura abaixo de 25ºC pode ser desconfortável, já temperatura acima de 34º podem causar fadiga excessiva e náuseas. Dessa forma para aulas com exercícios de movimentos mais constantes a temperatura ideal da água para a paciente gestante é de 26ºC a 30ºC.

Outros materiais