Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - Bromatologia - AULA 2

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BROMATOLOGIA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: André da Silva Dantas
	MATRÍCULA:01466060
	CURSO: Farmácia
	POLO: Mossoró/RN
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Germana Rebouças
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
			TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula (relatar os principais métodos de determinação de lipídeos e o que foi utilizado em aula, importância para a composição centesimal, os métodos referentes a deterioração de lipídeos e como evita-los)
Alguns métodos de extração de lipídeos, os métodos mais utilizados para avaliação do teor de lipídeos em alimentos e ingredientes alimentícios são os métodos de extração Soxhlet, solvente a quente, solvente a frio, hidrólise ácida e alcalina. É importante para transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) para as células, fornecer ácidos graxos essenciais, melhorar o sabor e palatabilidade dos alimentos, melhorar a textura dos alimentos e odores. A reação de deterioração dos lipídios pode ser provocada por enzimas ou agentes químicos (ácidos e bases), onde ocorre a formação de ácidos graxos livres (acidez), saturados e insaturados.
2. Materiais utilizados.
- Amostra: queijo coalho;
- Solução: Éter etílico P.A – ACS;
- Proveta; 
- Dessecador com acilico;
- Copinho; 
- Aparelho de Shoxhtet;
- Papel filtro;
- Pinça;
- Balança analítica;
- Espátula; 
- Almofariz e pistilo.
3. Realizar os cálculos.
% gordura=N x 100/P
% gordura + 1,5 x 100/5
Gordura =30%
			TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula, relatando a importância da determinação do teor de proteínas para a composição centesimal dos alimentos.
A importância da determinação do teor de proteínas para a composição centesimal dos alimentos, foi abordado em aula prática que, as proteínas elas são macro nutrientes que estão presentes nos alimentos que são constituídos por uma cadeia de aminoácidos úmidos por ligações peptídicas. Apresentam funções estruturais, de transporte hormonal de armazenamento e defesa, o qual diferenciam-se quimicamente das outras frações de nutrientes que formam um alimento por dispor de um átomo nitrogênio em sua composição, sendo assim, particularidade, pode-se indicar a quantidade de proteínas que estão presentes nos alimentos
2. Determinar o teor de proteínas das amostras estudadas.
3,1x 0,1x 0,0014x 6,25x 100 = 0,27%Sendo assim temos 27% de proteína na amostra e como a amostra é bacon determinamos que a sua maior composição é lipídios.
			TEMA DE AULA: ANÁLISE DE LEITE 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula, ressaltando a importância das análises que atestam a qualidade do leite, diante das constantes falsificações. 
Em aula prática a professora começou relatando o tema e explicando que o leite é tido como uma emulsão, ou melhor, ele apresenta partículas em suspensão que estão espalhadas na água. Sendo assim, estas partículas são micelas de gorduras e proteínas e são responsáveis pela densidade e cor do leite. Desta forma, para poder avaliar a qualidade e integridade do leite é e são necessários realizar várias análises físico-químicas que serão abordadas aqui na aula prática.
2. Apresentar os resultados das análises realizadas no leite.
Analise – Acidez: foi observado o ponto de virada com uma coloração rósea clara; 
Analise – Peroxidase: foi observado a presença de coloração salmão no leite pasteurizado, isso significa que ainda tem a enzima presente; 
Analise – Identificação de amido: ficando na coloração azul, indica que foi adulterado, o que permanece na cor normal de leite, indica que não houve adulteração. 
Analise – Determinação do PH: realizado leitura no aparelho de pHmetro com resultado de 7,1 de pH no leite. 
Analise – Densidade: nessa analise a professora teve o resultado de 1,0 51 de densidade, onde a mesma avaliou e disse ser densidade normal.
REFERENCIAS:
https://www.sanarsaude.com/resumos/determinacao-quantitativa-de-proteinas-em-alimentos
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4111167/mod_resource/content/1/LIPIDIOS.pdf

Continue navegando