Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod 766476)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:766476)Administração da Produção (ADM64)
Prova52814535
Período para responder25/08/2022 - 09/09/2022
Parte superior do formulário
1Segundo Chiavenato (1991), a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção. "O Planejamento e o Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle" (CHIAVENATO, 1991, p. 82). Tubino (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Portanto, em termos simples, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido. Há, entre os autores da área, uma certa divergência quanto às fases ou atividades do PCP. Conforme Machiline (1986), a classificação é a seguinte: programação, roteiro, aprazamento, liberação e controle. Diante dos fatos apresentados no PCP (Planejamento e Controle de Produção), existem duas ferramentas importantes para controlar a produção, o controle empurrado e o puxado. Disserte sobre essas ferramentas. FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração da Produção. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991. MACHILINE, Claude et al. Manual de Administração da Produção . Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1987.
O sistema empurrado é determinado a partir do comportamento do mercado, normalmente praticado por empresas que trabalham com previsão de demanda, produzindo lotes de tamanho padrão. Aqui, o fluxo contínuo de produção não determina o ritmo, enviando uma ordem de produção ao setor responsável, que produz os itens e depois os leva para a próxima etapa do processo produtivo. O controle do que deve ser produzido, qual quantidade e em que momento é realizado pelos sistemas de administração da produção. Como exemplo de indústrias que trabalham continuamente com o sistema empurrado, estão automobilísticas, medicamentos, móveis e bebidas.
Por outro lado, o sistema puxado, baseado na redução de perdas e ganho de eficiência em todo o setor produtivo, a empresa produz somente o necessário, após demanda gerada pelo cliente, eliminando desperdícios e dentro do tempo mais adequado, ou seja, quando houver demanda, produz para repor o consumo gerado.
2O ciclo de vida do produto possui uma história que começa desde o lançamento até o seu declínio - salvo alguns objetos raros que perduram para sempre no mercado, a exemplo do martelo e outros utensílios. A máquina fotográfica analógica é um exemplo clássico de vida e morte desse ciclo. Durante muito tempo o usuário precisou comprar um rolo de filme para fotografar. Limitado pela quantidade de cliques, o filme acabava e era encaminhado para o processo de revelação das fotografias. Logo, vieram as câmeras digitais e esses produtos ficaram obsoletos. Fato semelhante aconteceu com a vitrola e o disco de vinil, que foram substituídos pelos aparelhos de CDs, que em seguida foram trocados por entradas USB e músicas em formato mp3. Disserte sobre as fases do ciclo de vida de um produto. FONTE: http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/entenda-o-que-e-o-ciclo-de-vida-do-produto/. Acesso em: 16 jun. 2018.
O ciclo de vida de um produto tem 4 fases, que são introdução, crescimento, maturidade e declínio:
Introdução - Nesse período, há pouca ou nenhuma concorrência. Essa fase acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a crescer. A produção ainda é pequena e requer investimentos em tecnologia, marketing, publicidade, embalagem e distribuição.
Crescimento - Até esse momento, uma parcela da clientela já tomou conhecimento do produto e enxerga nele algum valor. As vendas começam a aumentar e os lucros favorecem a produção em escala. Com isso, começam a surgir os primeiros concorrentes.
Maturidade - Nessa fase os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços. É caracterizada pelo ápice das vendas e, ao mesmo tempo, a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro.
Declínio - O início dessa fase marca o momento em que a empresa deve se organizar no sentido de avaliar como e quando retirar o produto do mercado sem sofrer perdas. As vendas começam a cair e entram no estágio de declínio. O produto perde valor e importância e pode ser rapidamente substituído pelo concorrente mais criativo.

Continue navegando

Outros materiais