Buscar

GABARITO DA PROVA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649695) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22612821
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Chiavenato (1991), a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção. "O Planejamento e o Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle" (CHIAVENATO, 1991, p. 82). Tubino (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Portanto, em termos simples, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido. Há, entre os autores da área, uma certa divergência quanto às fases ou atividades do PCP. Conforme Machiline (1986), a classificação é a seguinte: programação, roteiro, aprazamento, liberação e controle. Diante dos fatos apresentados no PCP (Planejamento e Controle de Produção), existem duas ferramentas importantes para controlar a produção, o controle empurrado e o puxado. Disserte sobre essas ferramentas.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração da Produção. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.
MACHILINE, Claude et al. Manual de Administração da Produção . Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1987.
	Resposta Esperada:
Controle empurrado: do inglês ?push system?, o sistema de produção empurrada é determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto, ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requerimento Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa. O chamado fluxo contínuo de produção também não tem importância neste modelo de produção, uma vez que a produção ocorre isoladamente em cada unidade fabril utilizada no processo. Desta forma, é enviada uma ordem de produção ao setor responsável, que produz os itens e depois os ?empurra? para a próxima etapa do processo produtivo, daí o nome ?produção empurrada?. O controle do que deve ser produzido, qual quantidade e em que momento é realizado pelo MRP.
Controle puxado: do inglês ?pull system?, a produção puxada controla as operações fabris sem a utilização de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produção empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importância. Aqui, a demanda gerada pelo cliente é o ?start? da produção. O controle de o que, quando e como produzir é determinado pela quantidade de produtos em estoque. Assim, a operação final do processo ?percebe? a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado. Desta forma, cada processo produtivo ?puxa? as peças fabricadas no processo anterior, eliminando assim a programação das etapas do processo produtivo através do MRP. Neste tipo de produção, o consumo do cliente é que determina a quantidade produzida, gerando o que chamamos de sistema com nível mínimo de inventário.
	2.
	As organizações de qualquer ramo de negócio têm como finalidade a prestação de serviços ou a venda de um produto. São levados em consideração o atendimento, a qualidade, o preço, a logística, entre outros fatores para que o cliente esteja satisfeito com o que receberá. Além disso, as empresas esperam que além da satisfação do cliente, alcancem uma maior expectativa do serviço ou bem que esteja recebendo. Como a concorrência está cada vez maior, as empresas buscam a competitividade para atraí-los e, consequentemente, finalizar com a aquisição do bem ou serviço que está sendo apresentado. Com relação ao bem e aos serviços, existem duas características: tangíveis e intangíveis. Disserte sobre essas características.
	Resposta Esperada:
Tangíveis: são produtos palpáveis, podem ser tocados, ou seja, o cliente está usufruindo e a qualidade pode ser visualizada antes da compra, o consumidor não tem contato com a produção. Ex.: eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, veículos etc.
Intangíveis: são produtos que não podem ser palpáveis e estocados, ou seja, o consumidor tem maior contato com o produto/serviço, a qualidade possui certa dificuldade para qualificar, e o produto e serviço ocorrem ao mesmo tempo. Ex.: restaurantes, cabeleireiro, massagem, treinamentos, clínicas etc.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando