Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio
A partir dos anos 1950, inúmeras pessoas do meio rural perderam seus empregos devido à mecanização e tiveram a migração para cidade como saída na busca por oportunidades, intensificando o processo de urbanização. Diversos estudos, como Camarano e Abramovay (1999), Morais, Rodrigues e Gerhardt (2008) e Peres (2009), contribuem com o tema ao qualificarem que a realidade do meio rural brasileiro é composta pelo envelhecimento da população e a baixa retenção de jovens no campo.
Suponha que você é extensionista e está realizando uma pesquisa com a finalidade de compreender o perfil demográfico do meio rural. Seu objetivo é compreender e apontar soluções para a questão do envelhecimento da população do meio rural, uma vez que os jovens preferem viver em cidades.
Sendo assim, indique estratégias para:
a) Melhorar a qualidade de vida da população idosa no espaço rural.
b) Provocar o interesse dos jovens pela vida no campo.
Padrão de resposta esperado
a) Com o envelhecimento da população rural, a preocupação com o acesso ao serviço de saúde se torna importante. Portanto, é vital proporcionar um serviço de saúde de qualidade aos idosos, incluindo cuidados paliativos e reativos. Problemas de saúde podem, ainda, estar relacionados ao uso incorreto dos produtos fitossanitários, que ocasionam contaminação e efeitos colaterais aos produtores rurais, sendo necessária, então, a conscientização da importância em se aplicar corretamente os produtos (dosagem e uso de EPI). Em adição, a melhor distribuição de renda, uma melhor gestão da propriedade e a sucessão poderiam ser explorados para melhorar a qualidade de vida dos idosos no campo.
b) Para reter o jovem no campo e fazê-lo se interessar pela vida no meio rural é necessário demonstrar que o meio rural não é atrasado em relação à cidade, podendo ter uma qualidade de vida igual ou superior à urbana. A possibilidade de carreira deve ser explorada, visto que a necessidade de profissionais qualificados cresce (o agronegócio representa mais de um terço da riqueza produzida no país), permitindo o crescimento profissional e uma carreira ligada ao meio rural. Outro ponto está na mudança do perfil dos produtores rurais, já que a sucessão familiar vem sendo trabalhada para mostrar ao jovem que a atividade agropecuária é uma atrativa fonte de renda.

Mais conteúdos dessa disciplina