Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio
A cadeia de frango tem grande relevância para o agronegócio do Brasil. Essa cadeia usa a integração entre os produtores rurais (integrado) e a agroindústria (integradora) para a coordenação de sua cadeia de suprimentos, porém a ocorrência de riscos pode influenciar seu funcionamento e seu desempenho.
Como engenheiro agrônomo, você foi chamado para dar assistência a um grupo de avicultores que faz parte de uma cadeia agroindustrial de frango de corte no munícipio de Ubá/MG.
Ao visitar os avicultores, você observou as seguintes situações: número excessivo de animais por galpão, contaminação da ração e condições ruins das estradas.
Com base em informações acerca do assunto, quais as estratégias de mitigação contra esses riscos você recomendaria aos avicultores? 
Padrão de resposta esperado
Para evitar e/ou controlar esses riscos, as estratégias de mitigação seriam as seguintes:
- Elevação dos contratos de integração para que os estipulados pela agroindústria tenham sua capacidade máxima produtiva por galpão/lote dobrada referente ao valor atual.
- Um dos principais problemas da cadeia avícola é a presença de produtos contaminados ou toxinas nas matérias-primas utilizadas na fabricação da ração, por isso, é necessária a rastreabilidade da matéria-prima para diminuir a contaminação da ração.
- Contratos de integração mais eficientes e rigorosos, obrigando a integradora a manter as estradas acessíveis e transitáveis. Dessa forma,  as agroindústrias conseguiriam transportar de forma eficiente e satisfatória tanto o seu produto final quanto seus insumos; uma vez que as precárias situações das estradas do país causam grandes perdas para todo o agronegócio, além de elevarem os custos e diminuírem a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo.

Mais conteúdos dessa disciplina