Buscar

N1 Tecnologias assistivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No caso apresentado acontece a situação do aluno cego de nome Bruno que deverá realizar uma atividade de Geografia: Observar uma paisagem de seu cotidiano e a desenhar em uma folha de papel sulfite sua experiência. Para a situação-problema descrevo três possíveis soluções. 
Solução 01: O Uso do Computador
Muitos são os recursos que podemos usar para nos comunicarmos com as pessoas, transpondo os limites de tempo e espaço. Nesse sentido, podemos afirmar que as tecnologias digitais fazem parte do nosso cotidiano e, principalmente, os benefícios são cada vez mais notados no processo de aprendizagem tanto de alunos que apresentem uma deficiência quanto os que não possuem. Pensando nisso, o uso do computador pode auxiliar o aluno Bruno na realização da atividade com busca de sites de audiodescrição. 
Solução 02: Descrevendo o que está ao seu redor por um aplicativo NVDA
Os recursos da tecnologia assistiva permitem que as pessoas acometidas pela cegueira utilizem diversos recursos para comunicar-se com outras pessoas, por exemplo, pelos computadores e dispositivos móveis. O aplicativo NVDA (NonVisual Desktop Access) é uma ferramenta útil para que Bruno descreva uma paisagem com detalhes. 
Solução 03: Descrevendo o que está ao seu redor por um professor auxiliar
Existem muitos recursos de tecnologia assistiva simples, de baixo custo e baixa tecnologia, que podem ser disponibilizados para atender as necessidades específicas de cada aluno e aprimorar o trabalho docente. Um exemplo é o Aplicativo be my eyes, de forma gratuita ele pode ser usado junto com o mediador, O App é composto por uma comunidade global de pessoas cegas ou com visão limitada, em conjunto com voluntários sem deficiência visual, que fazem audiodescrição. 
 Valle, 2014 escreve que o professor ao se deparar com as necessidades de uma educação inclusiva, chega à conclusão que ensinar é um ato complexo, que requer a alternância constante entre conjuntos de habilidades múltiplas e simultâneas nem todas passíveis de serem ensinadas em escolas de formação de professores. Por isso a importância da busca por conhecimento e especializações, em uma reflexão sobre a prática educativa e inclusiva. 
 
Referência bibliográfica
PESSI, Ingrid Gayer; CRUZ, Tais. Inclusão e tecnologias assistivas. [Roteiro de Estudos]: Ânima, 2020. E-book. Acesso em: 13 mai. 2023.
VALLE, Jan W.; CONNOR, David J. Ressignificando a deficiência. [Minha Biblioteca]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788580553437. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553437/. Acesso em: 13 mai. 2023.

Continue navegando