Buscar

apol 2 - quimica inorganica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na tabela periódica, os elementos do grupo 1 são chamados de metais alcalinos. Recebem esse nome por serem facilmente encontrados sob a forma de bases de Arrhenius (álcalis)”.
Após esta avaliação, caso queira consultar integralmente o trecho, ele estará disponível em: CHRISTOFF, P.  Química inorgânica: tabelando com a Química. Curitiba: Interesaberes, 2021, p. 292.
Sobre essas informações e os conteúdos do livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química, assinale a alternativa correta acerca das propriedades dos metais alcalinos.
	
	A
	Os metais alcalinos são reativos, têm grande tendência a perderem os seus elétrons de valência dos orbitais p incompletos.
	
	B
	Os elementos do grupo 1 tendem a formar soluções com pH ácido quando dissolvidos em água, pois a sua reação formará íons hidrônio.
	
	C
	Metais alcalinos tendem a perder ao menos dois elétrons da camada de valência para atingirem a configuração eletrônica do gás nobre do nível anterior.
	
	D
	Os metais alcalinos reagem com a água, produzindo soluções básicas, pois liberam hidróxido no meio reacional.
	
	E
	Ao reagir com o hidrogênio os metais alcalinos reagem recebendo dois pares de elétrons, produzindo H2+ e M2-.
Os elementos do grupo 2 já eram conhecidos desde a Idade Média, porém a maioria deles foi isolada a partir dos respectivos óxidos ou cloretos por meio da eletrólise”.
Após esta avaliação, caso queira consultar integralmente o trecho, ele estará disponível em: CHRISTOFF, P.  Química inorgânica: tabelando com a Química. Curitiba: Interesaberes, 2021, p. 298.
Segundo o texto e o que foi estudado no livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química, assinale a alternativa correta sobre os metais do grupo 2.
	
	A
	Os metais alcalinoterrosos, diferentemente dos alcalinos, não podem ser obtidos por eletrólise, pois esses íons formam gases tóxicos.
	
	B
	Ao aquecer os cátions desses metais em um teste de chamas não é possível diferenciá-los, pois todos emitem as mesmas cores.
	
	C
	O rádio não apresenta aplicações relevantes para o ser humano, por isso não é utilizado em nenhuma aplicação importante.
	
	D
	Os metais alcalinoterrosos são mais reativos do que os metais alcalinos, afinal eles possuem o subnível de valência ns1 semipreenchido.
	
	E
	O gás hidrogênio pode ser produzido por reações com metais do grupo 1 ou 2 da tabela periódica em laboratório. Para isso, o metal é oxidado e o H+ é reduzido.
O lítio apresenta várias aplicações [...] são usados na composição de pilhas e baterias recarregáveis. [...] As principais aplicações do sódio em nosso cotidiano são as seguintes: é empregado na produção de sabões, na indústria química, na alimentação e na composição de fertilizantes.”
Após esta avaliação, caso queira consultar integralmente o trecho, ele estará disponível em: CHRISTOFF, P.  Química inorgânica: tabelando com a Química. Curitiba: Interesaberes, 2021, p. 294-295.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química sobre os metais alcalinos, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Ao longo do grupo dos metais alcalinos a tendência é a diminuição do raio atômico ao descermos na tabela periódica.
	
	B
	O Na é um elemento altamente tóxico para organismo humano. Dessa forma, o ser humano não pode consumir sais que contenham o íon sódio.
	
	C
	Todos os metais alcalinos são altamente reativos e tendem a perder um único elétron da camada de valência que se encontra em ns1.
	
	D
	O lítio e o sódio não podem ser obtidos através de processos de eletrólise ígnea. A sua obtenção é exclusivamente por mineração.
	
	E
	Os metais alcalinos apresentam abundância relativa na crosta terrestre, os elementos mais abundantes entre esses são o frâncio (Fr) e o césio (Cs).

Continue navegando