Buscar

FORMAÇÃO INTEGRAL EM SAUDE - AVALIAÇÃO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), sem profissional específico para fazê-lo, faz parte de todos os encontros do serviço de saúde, com postura ética que implica a escuta do usuário em suas queixas. O acolhimento se constitui em um instrumento que deve ser abordado na recepção aos usuários, evidenciando as dinâmicas e os critérios de acessibilidades aos usuários. Com relação ao acolhimento e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Deve garantir a resolubilidade que é o objetivo do trabalho em saúde, resolver efetivamente o problema do usuário. ( ) É uma ferramenta, ou uma fase do atendimento nos serviços de saúde, que vem ganhando importância e conceitos próprios, como um arranjo tecnológico que busca garantir acesso aos usuários com o objetivo de escutar todos os pacientes, resolver os problemas mais simples e/ou referenciá-los se necessário, abrindo os serviços para a demanda. ( ) Reorganizar o processo de trabalho, a fim de que desloque seu eixo central, do médico, para uma equipe multiprofissional, equipe de acolhimento, que se encarregue de uma escuta do usuário comprometendo-se a resolver seu problema de saúde. ( ) É uma ferramenta assistencial, humanizadora de solidariedade e cidadania que não busca e nem qualifica a relação trabalhador-usuário, e deve ser desenvolvida somente antes do atendimento por todos os profissionais, quando o usuário recebe uma assistência integral e multiprofissional adequada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - F - V.
C
V - V - V - V.
D
V - F - F - F.
2
Sobre os ACS (Agentes comunitários de saúde) é correto afirmar que:
1. São profissionais da saúde que tem como atividade principal garantir um bom atendimento ao indivíduo quando este chega ao atendimento terciário.
2. Fazem visitas (com frequência mínima mensal) dentro da sua região, para identificar problema de saúde na população.
3. Fazem parte de suas atribuições pesar e medir as crianças menores de dois anos, incentivar o aleitamento materno e acompanhar a vacinação das crianças e gestantes.
4. Foram pensados para que realizassem a integração entre os profissionais, a população e as unidades de saúde.
Assinale a alternativa CORRETA: 
A
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B
As afirmativas II e III estão corretas.
C
As afirmativas I e IV estão corretas.
D
Somente a afirmativa I está correta.
3
Em situação hipotética, um indivíduo adulto vítima de fratura em membro inferior esquerdo perpassa o seguinte percurso de atendimento: atendimento móvel, hospitalar em pronto-socorro e acompanhamento domiciliar para a reabilitação. As ações combinadas no atendimento em diferentes âmbitos de atenção à saúde correspondem ao princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde denominado:
Assinale a alternativa CORRETA: 
A
Universalidade.
B
Integralidade.
C
Equidade.
D
Resiliência.
4O modelo assistencial é o modo como são organizadas, em uma determinada sociedade, as ações de atenção à saúde, envolvendo aspectos assistenciais e tecnológicos. Isso é uma forma de organização e articulação entre os recursos físicos, humanos e tecnológicos disponíveis, utilizados para o enfrentamento das dificuldades relacionadas à saúde de uma coletividade. No Brasil, centraliza três tipos de modelos assistenciais que competem ou se agregam entre si. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Modelo Médico-Assistencial Privatista. II- Modelo Assistencial Sanitarista. III- Modelo Alternativo. ( ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo e seus propósitos são a integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde, dispostos a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS. ( ) É o modelo mais conhecido e dominante no Brasil, sendo utilizado pelos setores públicos e privados, de caráter curativo, só exigido quando o indivíduo está doente, não tem cobertura integral da população nem compromisso com o impacto de qualidade da saúde da população. ( ) Segue a saúde pública tradicional, apoiado em campanhas de vacinação e combate a endemias e programas especiais, apresentando uma gestão centralizada e está vinculado ao Ministério da Saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - I.
B
II - III - I.
C
I - II - III.
D
III - I - II.
5O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade no SUS. Entre as precedências definidas estão a diminuição da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias, controle do câncer de colo de útero e da mama, entre outras (BRASIL, 2006). A partir do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Pacto pela vida. II- Pacto em defesa. III- Pacto de gestão. ( ) Busca consolidar a política pública de saúde como uma política de Estado e não de governo e suas prioridades são: implementar um projeto permanente de mobilização social com a finalidade, entre outras, de mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal. ( ) Estabelece como prioridades: saúde do idoso; câncer de colo de útero e de mama; mortalidade infantil e materna; doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica à saúde. ( ) Visa tornar mais claro as atribuições e dar maior autonomia aos Estados e municípios, definindo responsabilidades em cada esfera de governo, com ênfase na descentralização; regionalização; financiamento; programação pactuada e integrada; regulação; participação e controle social; planejamento; gestão do trabalho e educação na saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 399, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Diário Oficial da União, 2006.
A
I - II - III.
B
III - II - I.
C
II - III - I.
D
II - I - III.
6O programa de saúde da família o PSF foi criado pelo ministério da Saúde como uma estratégia que visa à reorientação do modelo assistencial, substituindo o modelo tradicional de assistência orientado para a cura de doenças e hospitalocêntrico, por um modelo cujas principais características são o enfoque sobre a família (PSF). Inicialmente, o PSF tinha como objetivo tornar-se um instrumento de reorganização do sistema de saúde nacional e da municipalização e sua implantação seria apenas em áreas de risco, assim o PSF, pela Portaria nº 648/06, passou a ser denominado Estratégia Saúde da Família (ESF). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o motivo desta alteração de nomenclatura:
A
Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
B
Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência sem criar compromisso e responsabilidade, mas partilhar os problemas entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
C
Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, desfavorecendo a consolidação do SUS.
D
Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência, sem a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade e sem compartilhar os serviços de saúde com a população.
7A Política Nacional de Humanização(PNH) tem como proposta a mudança dos modelos de atenção e gestão que estão baseados na racionalidade biomédica (fragmentados, hierarquizados, centrados na doença e no atendimento hospitalar). Com relação à PNH e seus objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Assegurar atenção integral à população e estratégias de ampliar a condição de direitos e de cidadania das pessoas, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. ( ) Incentivar a demissão voluntária dos trabalhadores do SUS, oportunizando a gestores, conselheiros de saúde e organizações da sociedade civil indicarem profissionais para trabalhar na saúde. ( ) Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselheiros de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgências e universitários. ( ) Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - F - F.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - V.
8
É um agrupamento tecnológico aplicado pela organização dos serviços de saúde em espaços-populações delimitados, associando grupos populacionais, ações sobre o ambiente, equipamentos comunitários e usuários de distintas unidades prestadoras de serviços de saúde de múltiplas complexidades, como por exemplo, hospitais, postos e centros de saúde. É a forma de organização tecnológica do processo de prestação de serviços em saúde. 
No que corresponde esse modelo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Modelo de infraestrutura.
B
Modelo de prestação de serviços.
C
Modelo de organização de recursos.
D
Modelo assistencial de saúde.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
9
Na Tentativa de reorganizar a prática assistencial, foi criado em 1994 o Programa Saúde da Família ( PSF) , pelo Ministério da Saúde. 
Sobre quais os atributos desse novo modelo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Integralidade e hierarquização.
B
Caráter substitutivo.
C
Integralidade no cuidado e longitudinalidade.
D
Equipe multiprofissional.
10
O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
Sobre como é classificada a Hierarquização da atenção a saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A
Primário, Secundário e Terceário.
B
Primário, Quarteto e Terceário.
C
Primeiro, Dianteiro e Terceiro.
D
Primeira, Segunda e Terceira.

Continue navegando