Buscar

portifólio de pisc

Prévia do material em texto

Aula 01 14/02/2023
· Apresentação da Disciplina : Na apresentação nos é dado as boas vindas e descrito o quanto é importante a jornada de aprendizado e ressaltando a importância da pró atividade para a busca do conhecimento.
· Planejamento Pedagógico:
1. Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
2. Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
3. Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
4. Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante modificação;
5. 	Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades .
· Apresentação da Professora
1. Maria Carla Vieira Pinho :Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Concluiu Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2009, pós-graduada em Saúde Coletiva (2004), em Educação Profissional na Área da Saúde (2002) e em Centro Cirúrgico e Central de Material (2002). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de pesquisa de Gestão do Cuidado. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atuou como enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) em Londrina - PR, tendo sido responsável pelos programas de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama e Planejamento Familiar do município de 2007 a 2009. Foi professora com vínculo estatutário da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Paraná, atuando como professora de Enfermagem no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina - PR. Atualmente é professora do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva.
· Sistema de Avaliação
1. 	N1 Peso 4 A1 Avaliação(Ões) A Ser(Em) Definida(S) De Acordo Com Os Objetivos De Aprendizagem Da Disciplina 0 À 10 .
2. N2 Peso 6 A2 Avaliação(Ões) A Ser(Em) Definida(S) De Acordo Com Os Objetivos De Aprendizagem Da Disciplina (9,0 Pontos) Aps – Atividade Prática Supervisionada (1,0 Ponto)
3. Sub – Avaliação Substitutiva (APENAS Se O Aluno Não Realizar A A2 Ou Não Alcançar A Média 6,0 Na Disciplina. Substitui A Nota Da A2 Apenas Quando A Nota Da Sub For Superior) 0 À 10 Ou + Cálculo Média Final (MF) (N1*0,4) + (N2*0,6) .
· Cronograma
	AULA
	DATA (TERÇA)
	TEMA
	1
	14/02/23
	Apresentação da disciplina e contrato pedagógico , dimensões do trabalho interprofissional e das praticas colaborativas
	2
	21/02/23
	CARNAVAL
	3
	28/02/23
	Conceito ampliado de saúde , redes de atenção a saúde e carta de direito dos usuarios do SUS ,indicadores de saúde , humanização e estratégia de avaliação de impacto das ações de saúde
	4
	07/03/23
	Etapas do projeto de intervenção e arco de Marguerez
	5
	14/03/23
	Levantamento das necessidades da comunidade por meio de observação e entrevista
	6
	21/03/23
	Observação da realidade e reconhecimento do território de abrangencia , o ¨viver no território¨, infraestrutura sanitaria , acessibilidade e equipamentos sociais ( escola , igreja ,comércio e lazer), estratégia saúde da família , atividade externa 3h
	7
	28/03/23
	Observação da realidade e caracteristicas do programa de agentes comunitários de saúde e areas de abrangencia , processo de trabalho do ACS , principais instrumentos , sistema de informação (etapa 1 do projeto de intervenção – prática comunitária)
	8
	04/04/23
	Levantamento de pontos chaves , discussão dos problemas , trabalho com necessidades e priorização de problemas ( etapa 2: definição das prioridades).
	9
	11/04/23
	Planejamento das intervenções e elaboração do projeto – caracterização social , demografica e epidemiológica da comunidade ( etapa 3: teorização) . Planejamento da execução do projeto de intervenção ( etapa 4: levantamento de hipóteses)
	10
	18/04/23
	PROVA N1
	11
	25/04/23
	Promoção da saúde , N1 entrega do projeto de intervenção
	12
	02/05/23
	Devolutiva da prova e dos projetos de intervenção , planejamento da execução do projeto de intervenção , discussão do projeto de intervenção proposto para uma comunidade.
	13
	09/05/23
	Aplicação do projeto de intervenção ( etapa 5: prática comunitária) , atividade externa 3h ,
	14
	16/05/23
	Aplicação do projeto de intervenção ( etapa 5: prática comunitária) , atividade externa 3h , entrega do portifólio individual parte da aps .
	15
	23/05/23
	Avaliação e sistematização das intervenções , avaliação dos
	
	
	impactos e resultado das intervenções (prática comunitária) , atividade externa 3h , feedback coletivo APS.
	16
	30/05/23
	Entrega dos relatórios finais para os grupos comunitários (prática comunitária) , atividade externa 3h,
	17
	06/06/23
	PROVA N2 , apresentação entre grupos dos projetos realizados , entrega do relatório final dos grupos
	18
	13/06/23
	Avaliação final – apresentação entre grupos – mostra pisc
	19
	20/06/23
	Devolutiva aos alunos da avaliação dos projetos
	20
	27/06/23
	Encerramento das atividades do semestre
Aula 02 28/02/2023
· Temas Iniciais de PISC
· Em aula , discutimos os objetivos de aprendizagem , programas e serviços de saúde , determinantes sociais , estratégia saúde da família , rede de atenção à saúde (RAS) , objetivos de desenvolvimento sustentavel.
1. Programas e Serviços de Saúde: Um programa de saúde é um conjunto de ações implementadas por um governo com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população. Assim, as autoridades promovem campanhas de prevenção e garantem o aceso democrático e em massa às unidades de saúde. Em geral, um programa de saúde consta de diversas partes. Primeiramente, é preparada uma introdução, com os antecedentes e a missão que será cumprida pelo programa. Depois, é realizado um diagnóstico da situação atual, o qual pode incluir uma síntese de avaliação de planos similares que tenham sido anteriormente implementados.Depois do diagnóstico, é apresentado o plano (com a programação de atividades) e, por vezes, também são detalhadas as conclusões relativamente aos resultados que se esperam conseguir. Os programas de saúde têm como objetivo melhorar a saúde da população em geral e isso impacta no desenvolvimento de um país, estado ou cidade tem. Como tal, o programa de saúde é um instrumento para operacionalizar as políticas de saúde através do planeamento, da execução e avaliação de ações de promoção, prevenção, tratamento (cuidados) e recuperação da saúde.Existem vários tipos de programas de saúde. Por exemplo, consoante a área geográfica de aplicação, um programa de saúde pode ser nacional, provincial ou municipal. Os programas também se podem destinar a satisfazer as necessidades de um campo específico da saúde.
2. Determinantes Sociais: De acordo com definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais,
psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego. Estudos sobre determinantes sociais apontam que há distintas abordagens possíveis. Além disso, que há uma variação quanto à compreensão sobre os mecanismos que acarretam em iniquidades de saúde. Por isso, os determinantes sociais não podem ser avaliados somentepelas doenças geradas, pois vão além, influenciando todas as dimensões do processo de saúde das populações, tanto do ponto de vista do indivíduo, quanto da coletividade na qual ele se insere.Entre os desafios para entender a relação entre determinantes sociais e saúde está o estabelecimento de uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, não havendo uma simples relação direta de causa-efeito .Daí a importância do setor saúde se somar aos demais setores da sociedade no combate às iniquidades. Todas as políticas que assegurem a redução das desigualdades sociais e que proporcionem melhores condições de mobilidade, trabalho e lazer são importantes neste processo, além da própria conscientização do indivíduo sobre sua participação pessoal no processo de produção da saúde e da qualidade de vida.
3. Estratégia Saúde da Família: Visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do SUS, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e
(IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.Mais informações sobre as atribuições das equipes de Saúde da Família, assim como de cada profissional .É prevista, ainda, a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde como uma possibilidade para a reorganização inicial da atenção básica com vistas à implantação gradual da ESF ou como uma forma de agregar os agentes comunitários a outras maneiras de organização da atenção básica. Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por
equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.
4. Rede de Atenção à Saúde (RAS): São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.Tem como proposta lidar com projetos e processos complexos de gestão e atenção à saúde, onde há interação de diferentes agentes e onde se manifesta uma crescente demanda por ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde e por participação da sociedade civil organizada.As redes temáticas acordadas de forma tripartite . As RAS são sistematizadas para responder a condições específicas de saúde, por meio de um ciclo completo de atendimentos , que implica a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis Atenção Primária, Secundária e Terciária. Devem ter foco na população, de forma integral, por meio de serviço contínuo de cuidados que visem prioritariamente à promoção da saúde.
5. Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. ( pôr fim à pobreza e à fome, em todas as suas formas, e estimular uma agricultura sustentável; garantir uma vida saudável e promover bem-estar a todos ; propiciar uma educação que inclua a todos, que seja equitativa e de qualidade e prover oportunidades de aprendizagem durante toda a vida para todos , alcançar a igualdade entre homens e mulheres ; garantir acesso à água e ao saneamento para todos; possibilitar acesso à energia limpa ; garantir trabalho decente e crescimento econômico sustentável; promover o desenvolvimento da indústria, fomentar a inovação e garantir infraestrutura; reduzir as desigualdades no país; assegurar que as cidades e os assentamentos humanos sejam seguros, inclusivos, sustentáveis;oportunizar modalidades de consumo e produção sustentáveis, adotar medidas para combater as mudanças climáticas e seus efeitos; conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos; proteger a vida sobre a terra ; promover sociedades pacíficas e inclusivas e garantir a justiça para todos; fortalecer os meios de implementação, usar dados abertos e estatísticas e revitalizar alianças e parcerias.
Aula 03 07/03/2023
· Projeto de Intervenção – metodologia e problematização.
· Discutido a problematização, metodologia da resolução de problemas com o Arco de Marguerez.
· Etapas do Arco de Marguerez
1. Observação da Realidade : é composta por uma unidade de estudo ou tema. Os alunos são orientados a olharem o contexto no qual estão inseridos, registrando os detalhes que fazem parte da ligação entre o contexto e a unidade de estudo e/ou o tema escolhido a ser trabalhado. Essa observação permite que os indivíduos identifiquem as carências, incongruências e as complexidades, transformando-as em problemas que, posteriormente, serão problematizados em uma discussão entre os grupos, podendo ser elencados vários problemas ou apenas um. A discussão oriunda da problematização ajudará no refinamento de um problema que servirá de base para as outras etapas que compõem a metodologia da problematização
2. Pontos Chaves: Somos estimulados a pensar nas possíveis causas do
problema identificado: “Por que será que esse problema existe?. Assim, com as informações disponíveis, passamos a perceber que os problemas de ordem social (os da educação, da atenção à saúde, da cultura, das relações sociais
etc.) são complexos e geralmente multideterminados” A complexidade na elaboração do problema faz com que nós sejamos mais críticos, contextualizando em uma busca pela solução. Partindo da criticidade, os indivíduos têm a tarefa de formular pontos para facilitar o entendimento e, posteriormente, interferindo no contexto no qual o problema surgiu, esses pontos são os chamados pontos-chaves .
3. Teorização: A teorização faz com que nós busquemos por conhecimento para auxiliar no entendimento dos pontos-chaves e causas dos problemas escolhidos. A busca por informações pode ocorrer em diversos contextos, sejam bibliotecas, revistas específicas, entre outros, desde que seguindo a formulação dos pontos-chaves, norteando a procura e obtendo as informações necessárias para serem analisadas quanto a sua contribuição para a possível resolução do problema . A análise do material encontrado na etapa de teorização permite que nós formulemos algumas ideias ou hipóteses de solução para os problemas, essas “hipóteses de solução” fazem parte da quarta etapa, fornecendo os elementos essenciais para que possamos elaborar criticamente algumas possíveis soluções acerca dos problemas escolhidos.
4. Hipotese de Solução: As hipóteses surgem após o nosso aprofundamento teórico , pois necessitamos compreender os diversos aspectos que envolvem os problemas.
5. Aplicação da Realidade: As cinco etapas descritas acima constituem o Arcode Maguerez e devemos levar ser levados a praticar um diálogo com “ação - reflexão - ação, ou dito de outra maneira, a relação prática - teoria - prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e
aprendizagem, a realidade social”. Assim a Metodologia da Problematização tem uma orientação geral como todo método, caminhando por etapas distintas e encadeadas a partir de um problema detectado na realidade. Constitui-se uma
verdadeira metodologia, entendida como um conjunto de métodos, técnicas, procedimentos ou atividades intencionalmente selecionados e organizados em cada etapa, de acordo com a natureza do problema em estudo e as condições gerais dos participantes. Volta-se para a realização do propósito maior que é prepararmos para tomar consciência do nosso mundo e atuar intencionalmente para transformá-lo, sempre para melhor, para um mundo e uma sociedade que permitam uma vida mais digna para o próprio homem. Dessa forma, cada etapa constituinte do Arco de Maguerez, é essencial para que a metodologia da problematização transcorra da melhor forma possível, contribuindo para a identificação dos problemas que permeiam os diversos contextos e também de suas possíveis resoluções, observando a realidade e discutindo coletivamente, estimulando a criticidade e a tomada de decisões por parte dos indivíduos envolvidos no processo de construção do conhecimento.
Aula 04 E 05 14 e 21/03/2023
· Leitura de Material
1. Texto: Lugares e Transformações . O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre o homens e a natureza ... Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano. Digamos que o ser humano, ou seja, o homem faz muitas transformações no espaço geográfico, como por exemplo prédios, casas, bares, escolas e lugares para lazer. Modificando a aparencia que antes existia nos lugares . São as cidades de hoje. Antes daquela casa, havia um local verde cheio de árvores. O espaço geográfico é essa transformação do meio natural, é o produto da atuação do homem sobre o meio em que vive. Sim os lugares continuam em transformação,essas alterações são observadas na paisagem como podemos ver , mais carros nas ruas ,fabricas enormes , e edifícios e na vida dos grupos sociais que está envolvido em todas essa tranformações , tudo isso é em razão das técncas e da tecnologia .As praças passaram por muitas mudanças no decorrer dos anos um fator importante se deu por meio do acelerado crescimento urbano. A transformação das paisagens se deve ao ser humano e sua sede por expandir terras para que suas máquinas trabalhem . Derrubando assim tudo o que vê pela frente.Destruindo paisagens que nos tratariam paz futuramente ou até mesmo nos trariam oxigênio para nós e para as próximas gerações.
· Projeto de intervenção
1. Sugestão para Observação da Realidade
2. Formação dos Grupos
· Escolha do Tema para o trabalho
1. Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo – AOESP.
Aula 06 28/03/2023
· Discusão sobre os Pontos-chaves:
1. Observação da Realidade e Identificação dos Problemas .
2. Realizada ligação para AOESP , recolher informações, marcar dia de visita fisica.
Aula 07 04/04/2023
· Teorização
1. Discutimos em grupo , por video chamada , sobre a teorização , procura de referencias em literaturas e pesquisas bibliograficas.
2. Discutido o formato do trabalho , inicio do esqueleto .
3. Realizada visita fisica a AOESP para reconhecimento de espaço fisico , rotina do local e esclarecimento de algumas duvidas .
Aula 08 11/04/2023
· Hipotese de Solução
1. Conversado por video conferencia , pós aula online , o que poderiamos melhorar , acrescentar ou retirar , o que poderiamos fazer para solucionar os problemas levantados
2. Realizamos um fluxograma da Realidade x Expectativa (Ideal).
Aula 09 18/04/2023
· Prova Teórica N1
Aula 10 25/04/2023
· Devolutiva da Prova
1. Retirada duvidas sobre a prova com a professora
2. Um breve pronunciamento da professora sobre a nossa turma
3. Observações sobre o andamento das nossas aulas e sobre a satisfação da professora
4. Entrega da primeira parte do trabalho para analise .
Aula 11 02/05/2023
· Devolutiva da primeira parte do trabalho com as considerações da professora
· Discussão em grupo sobre o que deveriamos aprimorar no trabalho
· Pesquisas no google academico para enriquecimento de material do trabalho
· Aperfeiçoamento de alguns pontos chaves levantados pela professora .

Continue navegando