Buscar

Com base na Relação Nacional de Medicamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com base na Relação Nacional de Medicamentos - RENAME 2020, explique com as suas palavras quais são os três componentes da Assistência Farmacêutica. Dê pelo menos um exemplo de fármaco de cada componente e como se dá a forma de acesso a esse medicamento, isto é, em qual serviço de saúde o paciente deveria ir e quais documentos ele precisaria apresentar.
Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. A Assistência Farmacêutica constitui um desses blocos e se divide em três Componentes: Componente Básico, Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica e Componente Especializado.
· Componente Básico: Medicamentos essenciais, aqueles de assistência a doenças mais prevalentes, atenção primaria em saúde. Os medicamentos que estão disponíveis no Componente Básico da Assistência Farmacêutica são destinados à Atenção Básica à Saúde. O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e distribuição dos medicamentos insulina humana NPH, insulina humana regular, clindamicina 300 mg e rifampicina 300 mg exclusivamente para tratamento de hidradenite supurativa moderada e dos itens que compõem o Programa Saúde da Mulher: contraceptivos orais e injetáveis, dispositivo intrauterino (DIU) e diafragma. Ex: ácido acetilsalicílico, 100 mg comprimido, 500 mg comprimido
Ácido fólico, 5 mg comprimido; 0,2 mg/ml solução oral
· Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica: medicamentos para cuidados contínuos, tratamentos, destinados a protocolos clínicas e diretrizes terapêuticas. Os recursos financeiros do Ministério da Saúde para o componente Estratégico são para aquisição de medicamentos de programas considerados estratégicos no cuidado da saúde, também dispensados na rede básica de saúde. São medicamentos para o tratamento de Tuberculose, Hanseníase, o Combate ao Tabagismo, para a Alimentação e Nutrição e para as Endemias Focais (Ex: Malária, Leishmaniose, Dengue, dentre outras), Coagulopatias e DST/AIDS. Esses medicamentos são adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados e/ou municípios de acordo com programação informada pelos Estados e Municípios. Regulamentação: legislação específica que define os programas estratégicos do Ministério da Saúde. Documentos norteadores de uso dos medicamentos: protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (pcdts), diretrizes específicas para as doenças que fazem parte do escopo dos programas estratégicos do Ministério da Saúde e Formulário Terapêutico Nacional (FTN). Instrumento de registro: Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), sistemas específicos dos programas estratégicos e sistemas municipais e estaduais próprios.
Ex: soro antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus) cada ml contém imunoglobulinas que neutralizam, no mínimo, 1,5 dose mínima mortal (DMM) de veneno de Tityus serrulatus (1,5 DMM/ml), 1,5 DMM de veneno de Phoneutria nigriventer (1,5 DMM/ml) e 15 dose mínima necrosante (DMN) de veneno de Loxosceles gaucho(15 DMN/ml) solução injetável
· Componente Especializado: medicamentos para tratamentos de doenças endêmicas e epidêmicas estão divididos em três grupos com características, responsabilidades e formas de organização distintas.
· O Grupo 1 é aquele cujo financiamento está sob a responsabilidade exclusiva da União. É constituído por medicamentos que representam elevado impacto financeiro para o Componente, por aqueles indicados para as doenças com tratamento mais complexo. Os medicamentos do Grupo 1 se dividem em:
· Grupo 1A – medicamentos com aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde e responsabilidade pelo armazenamento, distribuição e dispensação das Secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal.
· Grupo 1B – medicamentos adquiridos pelos Estados com transferência de recursos financeiros pelo Ministério da Saúde a título de ressarcimento, na modalidade Fundo a Fundo, e responsabilidade pelo armazenamento, distribuição e dispensação das Secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal.
· O Grupo 2 é constituído por medicamentos sob responsabilidade das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal pelo financiamento, aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação.
· O Grupo 3 é constituído por medicamentos sob responsabilidade das Secretarias de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios para aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação e que está estabelecida em ato normativo específico que regulamenta o Componente Básico da Assistência Farmacêutica.
Regulamentação: legislação específica que define o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Documentos norteadores de uso dos medicamentos: protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (pcdts) definidos pelo Ministério da Saúde. Instrumento de registro: Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), sistemas estaduais próprios e Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS).
Ex: Adalimumabe, 40 mg, solução injetável
Bromidrato de Galantamina, 8 mg cápsula de liberação prolongada,16 mg cápsula de liberação prolongada, 24 mg cápsula de liberação prolongada

Mais conteúdos dessa disciplina