Buscar

Uma escola para todos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Uma escola para todos
01 - Conforme Heidrich (2009, s/p) desde que os estudos sobre a psicogênese da língua escrita, como os da pesquisadora argentina Emilia Ferreiro, foram divulgados no Brasil, na década de 1980, há a clareza de que as crianças não aprendem no mesmo ritmo nem da mesma forma. “É preciso elaborar um plano educacional para cada estudante”, recomenda Mantoan, especialista em inclusão e professora da Universidade Estadual de Campinas. Existem vários tipos de flexibilização e ela precisa acontecer na escola em quatro frentes principais:
 A) espaço, tempo, conteúdo, desenvolvimento
 B) tempo, espaço, disciplina, conteúdo,
 C) espaço, tempo, conteúdo, recursos
 D) recursos, desenvolvimento, tempo, disciplina
02 - No Brasil, o ensino especial desenvolveu-se em meio às políticas sociais do Estado de Bem-estar Social que não passou de um “arremedo” comparado aos países desenvolvidos. Com base nisso, complete as sentenças abaixo, e assinale a alternativa correta: Atualmente, na versão neoliberal do _________________, que descarta absolutamente medidas que atenuem os problemas sociais por parte do ________________, estamos convivendo com o movimento chamado de Integração da Pessoa Portadora de _______________ na Rede Regular de Ensino.
 A) Socialismo, Governo, Deficiência
 B) Capitalismo, Estado, Deficiência
 C) Socialismo, Município, Síndrome
 D) Capitalismo, Governo, Síndrome
03 - A Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais tem como princípio fundamental que:
 A) As escolas devem acolher a todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
 B) O entendimento da deficiência como limitação, falha ou defeito leva-nos a pensar na concepção do homem como máquina, com uma correlação mecanicista entre órgãos e funções.
 C) As relações educativas não se dão somente dentro da escola, mas em todas as relações sociais que travamos, os indivíduos que apresentam sequelas motoras estão imersos em um caldo de relações cuja base está centrada em mantê-los deficientes.
 D) n.r.a
04 - Conforme Gentili (1995), as sociedades dualizadas - sociedades de “ganhadores” e “perdedores”, de insiders e outsiders, de “integrados” e “excluídos”, longe de se apresentarem como um desvio patológico do aparentemente necessário processo de integração social, que deveria caracterizar as sociedades modernas, constitui hoje uma evidência indisfarçável da normalidade que regula o desenvolvimento contemporâneo das sociedades:
 A) competitivas
 B) participativas
 C) modernas
 D) n.r.a
05 - Leia atentamente as questões abaixo e marque a alternativa correta, no que diz respeito a : Educação inclusiva – Deficiência auditiva: I- Para Fontes (2010, s/p) o deficiente auditivo é classificado como surdo, quando sua audição não é funcional na vida comum e hipoacústico aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. II- A deficiência visual pode ser de origem congênita, causada por viroses materna doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez ou adquirida, causada por ingestão de remédios que lesam o nervo auditivo, exposição a sons impactantes, viroses, predisposição genética, meningite, etc. III- A surdez é um defeito invisível. Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas, a não ser quando começa a faltar a nós próprios.
 A) Estão corretas as afirmativas I e II **** rever ****
 B) Estão corretas as afirmativas I e III
 C) Todas as afirmativas estão erradas
 D) Todas as afirmativas estão corretas
06 - Conforme Mattos (s/d, s/p) o estigma se interpõe, atualmente, em todas as relações, como um constructo social que é internalizado pela maioria das pessoas como:
 A) “coisa anormal”
 B) “coisa estranha”
 C) “coisa normal”
 D) n.r.a
07 - LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos, EXCETO:
 A) fonológico,
 B) morfológico,
 C) sintático
 D) léxico
08 - De acordo com Pantaleão (2010, s/p) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 define no artigo 58, que :
 A) É primordial que a escola, as salas de aula e os profissionais que ali trabalham sejam preparados para que o ensino aconteça.
 B) A educação especial como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para os educandos com necessidades especiais.
 C) Deve-se adequar o currículo, o projeto pedagógico e o planejamento das aulas. Com isso, os alunos têm a oportunidade de aprender cada um dentro das suas possibilidades.
 D) É necessário adaptar o ambiente para que todos tenham acesso às dependências escolares.
09 - Para Heidrich (2009, s/p) ao longo da história da Educação, as escolas trataram as crianças com deficiência como incapazes, necessitando de tratamento médico, não de ensino. Essa perspectiva começou a mudar a partir de 1948, com a Declaração Universal de Direitos Humanos, que garantiu o direito de todos à :
 A) Educação
 B) Libertação
 C) Igualdade
 D) n.r.a
10 - Conforme Garcia (s/d, s/p) podemos encontrar uma concepção de desenvolvimento humano centrada no indivíduo. Com base nesse autor, coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Embora utilize a expressão “necessidades especiais” ao contrario da já pejorativa “portador de deficiência”, entende que a necessidade é fruto da limitação da criança e não do conjunto das relações sociais em que a criança vive. ( ) Modifica-se a expressão, mas continua sendo uma visão individualizada do desenvolvimento humano. ( ) Para atender s “necessidades educativas especiais” propõe uma “pedagogia centralizada na criança”, o que deixa claro mais uma vez que as relações sociais, para esse documento, não se pautam em princípios como as diferenças de classe e a história. ( ) Fazer a integração esquecendo os professores do ensino regular poderia ser desastroso em nosso entender.
 A) F, V, V, F
 B) V, F, F ,V
 C) F, V ,V ,V
 D) V, V, V, V

Continue navegando