Buscar

AV1 - Aprendizagem e Controle Motor


Continue navegando


Prévia do material em texto

Resposta
2.Considerando que o processo de aprendizagem motora é constituindo por um complexo de maturação neural e fisiológico. Podemos compreender a sequência dos movimentos motores como fases neurais. Informe na ordem sequencial as fases neurais do desenvolvimento motor 
R= Fase motora refletiva; fase motora rudimentar; fase motora fundamental e fase motora especializada. 
3.Podemos observar nos recém-nascidos recursos para movimentar seu corpo que não precisam ser aprendidos, esses movimentos são compreendidos como involuntários. A capacidade do recém-nascido de coletar informações recebidas ainda dentro do útero materno, corresponde a qual estágio do desenvolvimento? 
R= Essa capacidade corresponde ao estágio de desenvolvimento de “CODIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES”.
4.Claudia Cristina, profissional de Educação Física elaborou um plano de aula para uma aluna de 7 anos de idade. Para atender aos objetivos propostos para a pequena atleta de Ginástica Rítmica (GR) a profissional planejou com base nos pressupostos teóricos da aprendizagem motora, as seguintes atividades: - Caminhar por uma plataforma estreita no chão, quicando a bola de um lado e do outro. Com base nessa situação quais habilidades motoras foram trabalhadas nessa atividade.
R= Foram trabalhadas nessa situação as habilidades motoras de locomoção, “LOCOMOTORAS”: andar; correr; saltar; saltitar e as manipuláveis, “MANIPULATIVAS”: alcançar; segurar e soltar; lançar; receber e chutar. 
5.Uma das características da Educação Física escolar é o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades motoras (Böhme, 2011). O movimento axial de rolamento e equilíbrio estático são características de qual habilidade motora
R= São características da habilidade “ESTABILIZADORA”: equilíbrio dinâmico; equilíbrio estático e os movimentos axiais. 
6.A dificuldade de aprendizagem se manifesta em áreas da leitura, da escrita, do raciocínio ou da matemática, sendo essa dificuldade proveniente de uma disfunção interna no processamento de informação, principalmente, envolvendo o funcionamento da linguagem, do pensamento, da percepção, da memória e da inteligência (Konkiewitz, 2013). Trata-se de uma condição inerente a criança, ou seja, de origem neurológica. Quais as condições neurológicas estão relacionadas aos fatores descritos acima?
R= A “DISLEXIA” que é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.