Buscar

Resumo direito empresarial av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo direito empresarial av1 
Nomenclatura
Empresário individual
Registro Público de Empresas Mercantis.. ( RPEM ) as empresas que não são de caráter intelectual se registra neste local.
Sociedade Simples ( ADVOGADOS, MEDICOS), esta não é registrado na (RPEM)
Incapaz pode ter empresa?
Empresário individual: Incapaz não pode iniciar uma empresa (atividade embrionária), mas pode continuar uma empresa (atividade continuada) que já existe (herdou a empresa do pai morto).
Empresário coletivo: o incapaz pode permanecer em sociedade continuada em caso de morte de seus pais.
Impedimentos de uma pessoa assumir uma empresa:
1. Incapazes (No caso de iniciar uma empresa)
2. Estrangeiros
3. Casados em (regime de comunhão universal de bens) (separação obrigatória. + de 70 que se casa)
4. Servidores Públicos (eles podem ser sócios que não seja os cabeças)
5. Falidos não reabilitados
Empresário individual: responsabilidade ilimitada. É o cara que coloca a mão na massa.
Sociedade Unipessoal: o nome diz, é uma sociedade com uma única pessoa que responde limitadamente. não precisa de um inicio de capital de 100x o salário mínimo como era o caso da falecida eireli.
Sociedade Simples (atividade que o afim é realizado pelos sócios, Médicos, advogados)
1. Simples Pura: No caso é quando os sócios colocam seu dinheiro na sociedade e eles colocam sua mão de obra no trabalho, e ele respondem ilimitadamente
2. Sociedade simples limitada: Neste caso, os sócios colocam seu capital social na sociedade e responder pelo quião colocado na empresa.
Sociedade empresária (atividades afins, é terceirizado, um medico socio contrata mais médicos para ajuda-los, fazendo a sociedade se tornar empresarial).
1. Sociedade nome coletivo: os sócios respondem ilimitadamente, esta empresa necessita que todos os sócios sejam pessoas físicas.
2. Sociedade Comandita Simples: Neste caso existe dois tipos de sócios, os comanditários que são os sócios que responde limitadamente, eles só entram com o dinheiro, não comandam a sociedade e o socio comanditados que é o socio que responde ilimitadamente, manda na sociedade e responde por tudo.
3. Sociedade em comandita pode ações: É como a sociedade comandita mas o capital da empresa é realizada por ações, as normais são regularizada por eles, o comandita responde ilimitadamente.
4. Sociedade anônimos: neste caso, os sócios são acionista, quem tiver mais ações da empresa é que comanda o negócio, e todos responde limitadamente.
Sociedade não personificada 
1. Sociedade em comum: são sociedade que os sócios fizeram a documentação, assinaram, mas não levaram a registro, enquanto a empresa não for registrada, a sociedade é em comum, caso eles não registrem, os sócios respondem ilimitadamente.
2. Sociedade em conta participação SCP: Neste caso a empresa é uma sociedade em comum (não registrada) e vem uma outra pessoa e investe na sociedade (mas de forma oculta). Neste caso a uma sociedade entre os sócios, mas não com a junta comercial.

Outros materiais